Ricky van Wolfswinkel [2011-2013]

Eu já te expliquei que quem desvaloriza os penaltis és tu, por isso eu não vou nunca “não contar” os penaltis. Não me baseio naquilo que tu queres ou aquilo a que tu dás valor. Não me interessa, eu baseio-me naquilo a que eu dou valor. E para além disso, já a contar com isso ainda lá escrevi isso mesmo do “(vá tirem lá os penaltis como tanto gostam)”. Pronto e lendo isto tu tiras, se quiseres, eu não, até porque eu conheço os números, sei quantos foram, não me baralho nem invento.

Quando te vês obrigado a dar essa cambalhota monumental para ires buscar golos do Postiga no Porto (a sério ?!) epá está tudo dito em relação à debilidade do teu argumento. O Postiga fez isso em 2006/2007 ? Bom para ele, e para o clube dele, que não era o Sporting. No Sporting (que é onde interessa) na primeira época marcou CINCO, na segunda marcou UM, e na melhor marcou MENOS UM que o Wolfs tem nesta época que ainda tem 10 jogos por disputar. Só estas três coisas deitam completamente por terra qualquer sonho de um argumento que possa haver por aí, é demasiado nonsense pensar sequer numa comparação.

PS. Neste momento o Wolfs podia fazer-vos a vontade e ir de férias para a Holanda até final do campeonato, que mesmo assim acabava a época com mais golos no total da época e no campeonato (e sem penaltis vá… lol) do que o Postiga na melhor época que fez ao serviço do Sporting. Facto.

Meu argumento?

• O Wolfswinkel é o iceman porque sabe marcar penaltys.
  • O Postiga para trás e para a frente pq o Wolfswinkel marcava muito mais
  • O dogma dos números

Se nao gostas desses 3 argumentos, estás a bater à porta errada nao fui eu que insisti neles 2 anos seguidos :angel:

• Não sei o que é isso do iceman, eu nunca lhe chamei iceman, por isso deves ter esta conversa com quem chamou, e essa conclusão dos penaltis é outra parvoíce das tuas, também não tenho nada a ver com isso.
  • O Postiga nem merece estar na mesma frase que o Wolfswinkel, porque a participação dele no Sporting é demasiado ridícula comparada com a do Wolfswinkel.
  • Os números não mentem, pelo menos os que eu apresento aqui, já os que tu pões costumam ter muitas falhas, escolhidas a dedo. :mrgreen:

Quanto à última frase também estás um bocado baralhado, porque isso também não são certamente argumentos meus. Já no outro dia falavas comigo e vinhas-me falar dos gajos que se riram de ti quando falaste do Jackson no início da época, e depois lá te retrataste e disseste que não tinha sido eu, logo, o que é que eu tenho a ver com isso ? Nada. Quanto tiveres alguma coisa para me dizer, fala-me de coisas que eu tenha dito, não venhas é falar comigo a discutir o que outros disseram, porque eu só falo por mim.

Por fim, quando parares 5 minutos para pensar e se leres o que eu escrevo sobre o Wolfswinkel, deixando os teus ódios e visões limitadas de lado, vais chegar à conclusão que eu não vejo o Wolfswinkel como um ponta de lança fantástico, não o vejo como um finalizador irrepreensível, não o vejo como o melhor avançado que o Sporting poderia ter, não estou satisfeito por o Sporting só ter um avançado, etc etc. Assim como também não considero que o Wolfswinkel está a fazer uma grande época e com um número fantástico de golos, porque não está.

É um bom jogador, um bom avançado, gostei da contratação, gostei muito da primeira época dele, acho que tem lugar no Sporting, o que não quer dizer que seja titularíssimo, se houver concorrência à altura (que não há). É um jogador com potencial para se tornar melhor, e não o ajuda nada estar nesta piada de equipa que joga zero de futebol. Isto são tudo coisas que eu digo, tudo o resto são exageros mirabolantes que não me dizem respeito. É como aquela fantochada de quem anda no tópico do Adrien a falar em novos Pirlos e coisas do género, porque dizem que não sei quem lá num dia de trovoada, ousou pôr “Pirlo” e “Adrien” na mesma frase.

Eu não tenho posições extremadas aqui, quem as tem és tu, com comparações ridículas com “Postigas” e com frases como “não sabe jogar à bola”, que não sei muito bem como qualificar.

Eu retratei-me do quê? Está longa a hora. O pior é quando os extremistas acertam. Previ um péssimo campeonato e ele aconteceu.
Eu só sei q este tópico é o rei dos números martelados que é meter golos de 4 competicoes com penaltys à mistura a comparar com outros jogadores em 2 competicoes, e hoje q se começa a comparar coisas iguais descobre-se o que se lê acima. É a vida

Deixa-os pensar que os outros é que são extremistas. Eles gostam de pensar assim é deixar :great:

Quando se compara fruta podre só pode dar nisto ……… :smiley:

Nem que tivesse marcado 50 golos esta época. O que disse ontem não é digno de um jogador do Sporting.

Mas o Jardel, que marcou 15 de penalty no ano dos 42, era um génio…

E será que o Ricky em mais 200 minutos não marcava mais um golito ou dois sem penaltis? :-[

Tens razão, erro meu, retratares-te foi coisa que nunca fizeste, sempre mentiste e inventaste com o maior à vontade e descaramento e nunca te retrataste, ainda no outro post voltaste a inventar ao teu belo jeito, sempre para o mesmo lado, e quando te corrigiram fizeste de conta de que não viste (vá lá que editaste de mansinho). O hábito já é tanto…

Quanto ao campeonato, parabéns, descobriste a pólvora, eu por acaso estava convencido que íamos fazer um campeonato fantástico e a esta altura estaríamos a lutar pelo título, afinal de contas o clube está em grande e temos uma direcção fantástica e competente. Ou não…

E sim este tópico é mesmo dos melhores para martelar dados, mas o único que o faz és tu. Aliás, tu não “martelas” o que tu fazes é mesmo mentir e inventar, sempre. Está provado.

Por fim, não não és extremista, podes ser muita coisa, mas extremista não. Até porque essa palavra no contexto actual do Sporting pode ter uma conotação muito específica, e não te fica nada bem.

PS. Estava convencido que o Postiga quando estava no Sporting também participava em 4 competições, mas pelos vistos não. Mais uma “martelada”.

Para mim conta mais a % de golos que dado jogador tem em relação à equipa que penalty’s, uma vez que estes fazem parte do jogo (e o Ricky até falhou 3 este ano, mas como não contam o Jungle deve tar todo feliz).

Helder Postiga
2008/09 - Sporting: 45 golos marcados/Postiga: 5 golos marcados (11,1% dos golos da equipa)
2009/10 - Sporting: 42 golos marcados/Postiga: 1 golo marcado (2,4% dos golos da equipa)
2010/11 - Sporting: 41 golos marcados/Postiga: 6 golos marcados (14,6% dos golos da equipa)
2011/12 - Não conta, apenas efectuou 3 jogos e não marcou nenhum golo. Para dado estatistico é irrelevante.

Ricky Van Wolfswinkel
2011/12 - Sporting: 47 golos marcados/RvW: 14 golos marcados (29,8% dos golos da equipa)
2012/13 - Sporting: 20 golos marcados/RvW: 7 golos marcados (35% dos golos da equipa)

Portanto, Mesmo num ano sem penalty’s concretizados, a sua média em relação à equipa subiu. Para aprofundar a os dados, irei comparar os dados deste ano de RvW com os de Éder, Cardozo e Jackson:

Éder
2012/13 - Braga: 44 golos marcados/Éder: 13 golos marcados (29,5% dos golos da equipa)

Cardozo
2012/13 - Milhafres: 50 golos marcados/Cardozo: 14 golos marcados (28% dos golos da equipa)

Jackson
2012/13 - Corruptos: 49 golos marcados/Jackson: 22 golos marcados (44,9% dos golos da equipa)

Segundo estes dados, constata-se que a média de golos de RvW só não é superior à de Jackson Martinez, que apresenta mais 10% dos golos que o atleta do Sporting. No entanto, superioriza-se aos outros dois rivais directos, apesar de ter menos golos marcados. Relembro que a análise incide na % de golos em relação à equipa. Para finalizar o dado estatístico, vou procurar a % de golos em relação à equipa de Liedson, de forma a, numa análise mais extensa, provar que a quantidade de golos de uma equipa é factor indicativo da probabilidade do avançado marcar mais ou menos golos:

Liédson
2003/04 - Sporting: 60 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (25% dos golos da equipa)
2004/05 - Sporting: 66 golos marcados/Liédson: 25 golos marcados (37,9% dos golos da equipa)
2005/06 - Sporting: 50 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (30% dos golos da equipa)
2006/07 - Sporting: 54 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (27,8% dos golos da equipa)
2007/08 - Sporting: 46 golos marcados/Liédson: 11 golos marcados (23,9 dos golos da equipa)
2008/09 - Sporting: 45 golos marcados/Liédson: 17 golos marcados (37,8% dos golos da equipa)
2009/10 - Sporting: 42 golos marcados/Liédson: 13 golos marcados (30,9% dos golos da equipa)

Olhando para os números, é muito fácil perceber que é possível estabelecer ligações entre épocas chave e retirar os dados necessários para comprovar o que defendo:

• 2003/04 e 2007/08
  • 2004/05 e 2008/09
  • 2005/06 e 2009/10

Olhando para todos os conjuntos constatamos que, apesar da flutuação de golos marcados, a % de golos marcados se mantém idêntica, provando a tese que apresento.

A % de golos do avançado no conjunto de golos na equipa? E que tal considerarmos que o Wolfswinkel é o único jogador de campo na Liga Portuguesa que disputou todos os minutos do campeonato? E que lidera o segundo pior ataque da Liga? O ataque não será só ponto-de-lança, claro, mas como é que se pode valorizar um tipo que tem um boa % de golos num dos piores ataques? É que, apesar da época miserável, o Sporting não cria assim tão pouco jogo ofensivo. Por exemplo, todos nós temos bem retidos na memória inúmeros lances do Wolfswinkel a falhar isolado diante do guarda-redes.

E vamos mesmo valorizar os números do Ricky no campeonato? Ele, que tem um golo a cada 257 minutos? Que, para que conste, é uma média inferior à do Jéffren, no campeonato actual.

Não quero ofender ninguém (e já percebi que a margem de manobra será curta, neste tópico), mas achar que estas % são dignas de registo, quando o Ricky joga sempre e é sempre a referência ofensiva (ao contrário de outros avançados, que jogavam com apoio e criavam bem mais jogo), parece-me bastante deslocado. Se esta % é de aplaudir, que se dirá da do tipo do Moreirense, o Ghilas, que tem 10 dos 19 golos duma equipa que, dê por onde der, ainda tem menos volume ofensivo do que nós.

É que, apesar da época miserável, o Sporting não cria assim tão pouco jogo ofensivo. Por exemplo, todos nós temos bem retidos na memória inúmeros lances do Wolfswinkel a falhar isolado diante do guarda-redes.

Temos números, para termos uma ideia do que é “não cria tão pouco jogo ofensivo” e do que são “os inúmeros lances (…) a falhar isolado”, para podermos proceder a um rácio de ocasiões/eficácia?

Não quero ofender ninguém (e já percebi que a margem de manobra será curta, neste tópico), mas achar que estas % são dignas de registo, quando o Ricky joga sempre e é sempre a referência ofensiva (ao contrário de outros avançados, que jogavam com apoio e criavam bem mais jogo), parece-me bastante deslocado.

Perfeitamente legítima, a tua opinião. Tal como a minha que passa por achar “deslocada” qualquer comparação com um atleta (penso que estamos a falar de Postiga) que também falhava inúmeras vezes, quando isolado, e que não tinha assim tão pouco jogo ofensivo, e que consegue marcar menos golos que o holandês.

Tal como será legítimo da minha parte, achar que o Domingos só ganhou jogos quando o Postiga se foi. Parece que os golos começaram logo a fluir.

:hand:

Se o teu argumento assenta nessa base, então torna-se difícil debater a validade do Ricky enquanto PdL para o Sporting. É que eu tenho uma opinião totalmente divergente relativamente ao sublinhado.

sotnas,

não, não tenho números para as vezes em que o Ricky falhou isolado nesta época. Mas, fã ou não, todos concordaremos que foram demasiadas para um avançado que se pretenda acima da média. Na esmagadora maioria das vezes, limita-se a chutar, em força, quase em cima do guarda-redes (o que, não por acaso, leva a bola quase sempre contra o guarda-redes).

Mas, como não estou à espera que acreditem na minha memória (que pode ser apenas a minha), fiz alguma pesquisa. Procurei no minuto-a-minuto da Antena 1 e coloco aqui alguns lances em que, pelo que se escreve, o Wolfswinkel poderia ter feito muito, mas muito melhor. É claro que, nestes ou noutros jogos, também fez coisas boas (era o que faltava, também), mas serve isto para, à falta de pachorra para procurar vídeos (ou fazer um “best of” de falhanços do Ricky, como há em relação ao ano passado), tentar mostrar que o nosso único avançado, a meu ver, não tem estaleca para isto. Não para ser a nossa principal (e única!) referência na área. Sinceramente, acham que tem um jogo de cabeça acima da média? A sua frieza diante do guarda-redes? O remate de pé esquerdo? A velocidade? Afinal, o que tem o Ricky tão acima da média?

Se calhar, será um jogador espantoso (com companhia ou com uma equipa que crie inúmeros lances em que basta encostar para golo), mas, nas condições actuais, não me parece servir. Só isso. O resto (se serviria em condições óptimas, com uma excelente equipa nas costas), não sei. Limito-me a opinar sobre o que vejo e o que temos.

Seguem alguns links (deixei de fora lances em que, segundo o relato, Wolfswinkel não poderia ter feito bem mais. Deixei de fora também os penaties falhados, de que todos se lembrarão, assim como a única vez de que me lembro de vê-lo picar a bola sobre o guarda-redes - no caso, contra o Marítimo, em casa, numa bola que, por ter sido mal tocada, nunca na vida entraria na baliza):

Guimarães - Sporting (1ª Jornada)
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=580403&tm=3&layout=169&visual=66

84’ - Outra vez o Sporting a criar perigo pelas laterais, desta vez pelo lado esquerdo. O cruzamento é de Insua, mas Wolfswinkel volta a não conseguir desviar e Douglas segura sem problemas!

Sporting - Rio Ave (2ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=582250&tm=3&layout=169&visual=66

81’ - Oblak defende para a frente um remate forte de Carrillo e Wolfswinkel, lento a ler a jogo, não consegue a recarga.

73’ - Perdida de Wolfswinkel depois de um cabeceamento em que só acerta ligeiramente na bola, que ainda parece resvalar no poste antes de morrer nas mãos de Oblak.

41’ - Wolfswinkel controla mal a bola e perde uma ocasião flagrante.

32’ - Mais um erro infantil de Wolfswinkel a anular uma boa jogada de ataque leonino e permite o contragolpe do Rio Ave, que aparece em superioridade numérica no setor recuado. Esmael obriga Patrício a uma defesa a dois tempos.

30’ - Nivaldo é mais forte do que Wolfswinkel, lento a definir o remate, e anula mais uma jogada de perigo.

22’ - Carrillo cruza para a pequena-área do Rio Ave, mas a bola vai um pouco alta de mais para Wolfswinkel, que nada de eficaz consegue fazer.

13’ - A melhor jogada até ao momento começa numa longa abertura de Capel a lançar Insúa em velocidade pelo lado esquerdo. O cruzamento para a área do Rio Ave encontra Wolfswinkel, que remata de primeira com o pé esquerdo, mas deficientemente, não causando grandes problemas a Oblak. O avançado holandês acertou nas orelhas da bola…

Sporting - Estoril (5ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=591163&tm=3&layout=169&visual=66

90+1’ - Nem Viola, nem Wolfswinkel! Grande passe de Izmailov a cruzar a linha de golo sem que nenhum dos dois companheiros chegasse para emendar. Como é possível?

Sporting - Académica (7ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=599121&tm=3&layout=169&visual=66

76’ - Que desperdício para o Sporting! Wolfswinkel consegue isolar-se no interior da área, após passe de rutura de Izmailov, mas Ricardo, com uma grande intervenção, consegue evitar o golo!

Sporting - Setúbal (8ª Jornada):

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=600637&tm=3&layout=169&visual=66

89’ - Van Wolfswinkel manda para as nuvens! Remate do holandês, sozinho na área, muito por cima.

39’ - Van Wolfswinkel faz um remate tímido! Tentativa do holandês em empatar a partida com a bola a sair à figura de Kieszek.

Sporting - Paços (13ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=617100&tm=3&layout=169&visual=66#sthash.Ch8Cwhvy.dpuf

15’ - Grande defesa de Cássio! Brilhante passe de Pranjic em profundidade e a deixar Van Wolfswinkel na cara de Cássio, marcado por um adversário, mas a conseguir bater forte para o voo do guarda-redes do Paços de Ferreira a ceder canto.

Olhanense - Sporting (14ª Jornada):

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=619159&tm=3&layout=169&visual=66#sthash.3EAJZc4z.dpuf

90’+2 - Grande desmarcação de Wolfswinkel à entrada da área, o holandês fica frente-a-frente com Bracali, mas permite a defesa do guarda-redes do Olhanense!

Sporting - Guimarães (16ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=623075&tm=3&layout=169&visual=66

90’+3 - Que desperdício para o Sporting! Grande cruzamento de Miguel Lopes para o segundo poste, Wolfswinkel surge completamente sozinho, mas cabeceia por cima!

Sporting - Marítimo (18ª Jornada):

35’- Grande abertura de Bruma para Wolfswinkel, o holandês rematou contra Salin que fez bem a mancha. Canto para o Sporting.

Estoril - Sporting (20ª Jornada):
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=630294&tm=3&layout=169&visual=66

86’ - Wolfswinkel ficou parado a ver jogar Carrillo e desperdiça assim uma excelente jogada do colega peruano. O holandês parece ter congelado depois do falhanço aos 74 minutos.

@Tony_Cascarino

Permite-me a brincadeira, mas quem idolatra Tony Cascarino… :mrgreen:

Voltando ao tema, fã ou não, acho que temos a obrigação de ponderar as virtudes e os defeitos do Ricky e, no fim do processo, formular uma conclusão.

Eu respeito opiniões como a tua, embora queira demonstrar alguma incompreensão para com o conteúdo de algumas expressões. Eu vejo vários defeitos no Ricky. Mesmo com esses defeitos, o rapaz vai marcando uns golitos que, por sua vez, nos vão valendo alguns pontos.

Tenho sérias dúvidas que outro avançado pudesse fazer muito melhor que ele, aqui no Sporting, com o cenário actual.

O Ricky marca golos e falhará alguns, como todos os avançados que por cá passaram. Permite-me, também, questionar-te como é que aprecias Postiga, criticando o Ricky em aspectos em que o Hélder, pelo menos com a nossa camisola, lhe foi inferior (qualidade de finalização, quantidade de golos).

Também não entendo que, fazendo-se o tal balanço, se critique o Ricky sob um sem número de perspectivas, quando ele tem um rácio de golos semelhante ao de um atleta que foi um dos mais idolatrados (senão mesmo o mais glorificado) dos últimos anos, que foi o Liedson.

Afinal, o que tem o Ricky tão acima da média?

Parece-me que tem uma relação com o golo acima da média, mesmo que falhe situações que, penso que estaremos todos de acordo, podem ser vistas como incompreensíveis. Várias vezes digo cobras e lagartos do rapaz, precisamente, pelos seus falhanços. Várias vezes dou comigo a pensar que este gajo é capaz de marcar o golo mais difícil e falhar um imensamente fácil. Tal como fazia o Djaló. Só que o Djaló não marcava muitos, mesmo que os falhasse em grande proporção.

Tomemos o jogo Sporting Benfica, como referência de comparação com Cardozo. Cardozo marcou dois golos e rematou 8 vezes. Ricky marcou 1 em 2.

O ano passado, na UEFA, marcou ao City, marcou ao Metalist e marcou ao Bilbao, sempre na casa do adversário. Marcou a todo o tipo de adversários. Fazer 3 golos em 6 jogos com equipas deste calibre não pode ser uma coisa negativa, mesmo que tenha falhado alguns, pelo meio.

Imaginemos quantos golos poderá valer, numa boa equipa.

Aceito que não seja o avançado de sonho de muita gente, mas olhando para os nossos atacantes, tirando Jardel, ninguém o deixa envergonhado, na comparação do respectivo rácio de golos.

stonas,

há alguma confusão em relação ao Postiga. Eu, admirar o Postiga? Bem pelo contrário, acho-o um jogador banalíssimo, duma lentidão exasperante, mas que tem excelente imprensa. Aliás, o Ricky começa a fazer lembrar-me o Postiga exactamente por não ver ali nada especialmente acima da média e ter características muito abaixo do que se pretende (no caso do Wolfswinkel, por exemplo, será a frieza na finalização quando está apenas diante do guarda-redes). Além da boa imprensa, claro.

Vai marcando uns golitos? Vai. Tem 7 no campeonato, o que em planeta algum será uma fartura Mas, para mim, e por mim que falo, não chega. Ainda se eu visse marcar nas poucas oportunidades que tem… mas não me pareça que seja isso que acontece. Falhar consecutivamente golos isolado é, a meu ver, culpa pessoal (não da equipa que tem atrás). Seria como desculpar frangos dum guarda-redes com a má defesa que tem. Ter uma má defesa não desculpa um frango. Tal como ter uma má equipa no apoio não desculpa falhar lances fáceis. Carago, já ia sendo altura de, perante a saída do guarda-redes, picar a bola ou controná-lo, não?

Para mim, não serve para principal referência da equipa na área. Só isso. É claro que ele não tem culpa de ser a principal referência da equipa na área, mas terá em muitas outras coisas (falhar penalties, golos isolados, etc.). Não é isento de crítica e está longe, bem longe, de ser um jogador assim tão espectacular que qualquer crítica seja absurda.

Eu vou fazer um pequeno exercício aqui. Tal como tu fizeste para ir buscar esses dados, e bem fizeste, eu vou também fazer a minha análise (que não é mais que isso, a minha análise).

Ou seja, das 17 jogadas que apresentas, eu só considero erros graves do ponta de lança 7 lances (mesmo assim, bastantes, mas se contarmos o número de jogos realizados, é menos de meio erro por jogo, e o mesmo número de golos da liga (apenas na liga, se contarmos com o total torna-se em 35% de falhas e 65% de golos), o que se traduz em 50% de eficácia. Baixo sim, mas razoável, no mínimo.)

Os verdes - concordo que ele erra.
Os vermelhos - discordo por completo, é somente ler (e ver os lances) para perceber que o mérito está nos guarda-redes e defesas opositores. Pelo menos, nos lances a vermelho.
Os azuis - depende de quem lê. A meu ver, é jornalismo falacioso e mal intencionado, como pode ser erros dele.

Eu não gosto nem desgosto do holandês. É o único que temos sim, mas não é por isso que tenho que gostar ou desgostar. Acho que, no rendimento actual da equipa, podia estar bem pior do que está. Leva 13 golos esta época, podia levar mais. Mas também podiam os extremos e os médios, que se houver 3 ou 4 que tenham mais de 2 golos, é muito.
Não acho que se possa concluir que ele não chegava para um Sporting campeão nesta equipa. Não acho que se possa concluir que um jogador que leva quase 40 golos em quase 80 jogos numa equipa que vai em 11º, de momento, não chegava para uma que estivesse em 1º a lutar para ser campeão. Mas isso é a minha opinião, acho que conclusões sem haver dados para as mesmas, não são conclusões decentes. Sem termos 100% da informação nunca podemos ter 100% da conclusão.
Mas pronto, para este Sporting, vai chegando. Tomara eu que os extremos tivessem metade dos golos dele, cada um (que era o que deviam ter se soubessem fazer o seu trabalho - basta ver o que aconteceu quando o Capel “se lembrou” de entrar ao segundo poste no jogo contra o Gil Vicente, se todos os jogos fosse assim, tínhamos uma ofensiva muito melhor), era bom sinal.

BlasphX92,

olha que nem todos os lances a vermelho serão mérito do guarda-redes. Claro que haverá dose de mérito, mas nós aqui devemos analisar pelo lado que nos interessa (e será o do avançado). Isto é, se um guarda-redes defende um lance dum avançado isolado, haverá mérito para o seu lado, claro, mas será um bocadinho como quando defende um penalty: tem mérito, ok, mas não haverá sempre enorme dose de demérito por parte do avançado que falha uma oportunidade flagrante?

Neste lance, por exemplo, vais dizer-me que o Wolfswinkel não poderia ter muito, mas muito melhor? Picar a bola não é opção? Não te faz confusão um avançado que, em todo o lance, não tire os olhos da bola?

Sporting, Jogada, Wolfswinkel, 75m - SAPO Desporto

@Tony_Cascarino, aplaudo o trabalho que tiveste para provar o teu ponto de vista (pelo menos, ao contrário do que se costuma ver por aqui, parece ser uma análise sem “marteladas” e invenções mal intencionadas), ainda não vi tudo com atenção, mas quero ver se vejo, mas de preferência com vídeos de algumas jogadas, porque algumas coisas que aí estão e a forma como são descritas são sempre muito subjectivas.

Mas imagina que agora farias a mesma análise por exemplo para um jogador (Cardozo) que tem mais golos que o Wolfs, e que reconhecidamente falha vários golos, para além de que tem na sua equipa um volume atacante incomparavelmente superior ao que o nosso avançado (seja lá ele qual for) tem neste Sporting. Talvez tivesses uma surpresa se analisasses e comparasses a quantidade de golos falhada pelo Cardozo, mesmo tendo em conta essas circunstancias e o facto de sabermos que tem neste momento o dobro dos golos do Wolfs no campeonato este ano.

Neste lance, por exemplo, vais dizer-me que o Wolfswinkel não poderia ter muito, mas muito melhor? Picar a bola não é opção? Não te faz confusão um avançado que, em todo o lance, não tire os olhos da bola?

Podia ter feito melhor. Concordo.

Já não concordo com o “objectivo” da pergunta que formulas, por último. Há exemplos de bons avançados que, sem olharem para a baliza, têm uma capacidade para percepcionar onde está a baliza e que conseguem colocar a bola, dessa mesma forma.

Até te direi que, para mim, é algo surpreendente ver o Ricky falhar situações deste género, quando já marcou belíssimos golos, em que a colocação da bola foi “top notch”. Há ali uma inconsistência que não me permite dizer se é uma questão apenas técnica ou se há algo mais.

Mas isto é possível trabalhar, com tempo, com paciência e perseverança.

Agora diz-me, é mau ter um rapaz, com potencial de melhoria, que já te apresenta um rendimento razoável/bom naquela posição?

P.S. - De facto, quero desculpar-me por te ter imputado algum tipo de apreciação positiva ao Postiga. Ainda assim, “descontando” essa parte, mantenho a argumentação apresentada, que justifico pelo rendimento de um e de outro, expresso em golos.