Apesar de concordar contigo, sobre os estereotipos tenho que concordar com o leao_da_estrela, os guarda-redes africanos não sao muito bons o uníco que era (e de classe mundial) foi o n’kono de resto sao um pouco como o ricardo capazes do impossivel para bem e para o mal (kameni por exemplo, ou defende bue ou da patos do ■■■■■■■), mas não sao os unicos os guarda-redes sul-americanos tb não são grande espada! A unica razao que ofereço é que nestas zonas do globo, os putos querem jogar todos no ataque, dái a proliferação de grandes jogadores ofensivos, médios e avançados (weah, eto’o, jay jay okocha, drogba, etc).
Temos de avaliar um jogador por aquilo que ele faz e não por aquilo que é normal um jogador daquele País fazer. Certo?
Então sendo assim o Shevschenko é uma porcaria, preferia um brasileiro. A Ucrania não presta e o Brasil é o Pais mais vezes Campeão do Mundo.
Vamos todos por ai? Acham que sim?
A posição de guarda-redes é bastante específica e é preciso muita “escola” para se ser alguém.
Acontece que em África ( e noutros locais) não existe “escola”. A regra é essa, podendo existir uma ou outra excepção.
Eu também não gosto de guarda-redes africanos.
Acho que tens razão na primeira parte (e aí complementas o argumento do Barbosa): a questão não é a raça ou o país, mas sim o problema específico da escola, treino e aprendizagem futebolística.
Mas já não concordo quando dizes que não existe escola em África. Em primeiro lugar, falar assim por cima de um continente inteiro (onde se calhar há mais guarda-redes do que jogadores de futebol em Portugal) é muito superficial. Depois, há escolas importantes em África - basta pensar naquelas que clubes como o Arsenal ou o Beveren (penso que é esta a equipa) têm na Zâmbia, etc.
Lá está, é como diria o Barbosa: a Ucrânia não tem escola de avançados decente, portanto não vou comprar o Shevchenko.
Neste sentido, discordo em absoluto com a tua última frase. Mas aqui entramos já no domínio das opiniões.
Peço desculpa, voltando à questão do tópico, não estou 100% convencido com a negociata.
Apesar de não ser 100% fan do Ricardo, penso que fez uma grande época e, de facto, já tinha ganho aquela estabilidade que lhe faltava. Basta dizer que fomos das melhores defesas da Europa (se não a melhor dos principais campeonatos europeus, não tenho a certeza). Por outro lado, também era aquele orgulho por vê-lo safar-se na selecção em representação do nosso clube.
Neste sentido, vendê-lo por 3M€, para depois ainda por cima gastar 1M€ ou 2M€ (não sei em que ficou afinal) por um guarda-redes estrangeiro que tanto pode ser um Ivkovik como um Kralj… Não sei não.
Pronto, podemos dizer que o jogador tinha vontade de sair (tal como o Nani, o CR, etc.). Mas porque é que o SCP é sempre tão sensível a estas coisas? Não que me goste de comparar a seres pouco humanos, mas o Simongo há anos que está mortinho por sair do Benfica (até já apanhou charter para Liverpool a correr) e não vemos ninguem lá “fazer um jeitinho” para satisfazer a vontade do homem.
Atenção, não quero aqui dar uma de patrão capitalista. Mas faz-me confusão, às vezes somos muito bonzinhos. Se calhar, se não o fôssemos às vezes, o Cris Ró tinha jogado mais uma época em Alvalade…
Existem diversos clubes, não com a força economica e infraestruturas equiparaveis ás Europeias que tem uma escola de Futebol, nomeadamente de Guarda-Redes. Eles chegam a ter escolas somentes para a “criação” de Guarda-redes, evidentemente que não podem ter todos qualidade mas existem alguns bons guarda-redes africanos, até porque geralmente conseguem ser os mais elásticos.
O Enyama há dois anos era um talento, e caso não tivesse aquele problema familiar que segundo consta arruinou um pouco o seu rendimento, neste momento já estava na Europa e não seria num clube como o Sporting. Não estou a exagerar em lado nenhum, eu mesmo já fui guarda redes e consigo ter a noção dum conjunto de factores que com apenas 18 anos são extremamente complicados de atingir, e ele já os tinha todos. Estou a tentar ser mais compreensivel, mas dando um exemplo especifico de um aspecto que com apenas 18 anos é complicadissimo de obter é a percepcção donde a bola vai cair.
Sim, os guarda redes têm e devem ter esta noção. É preciso adivinhar o que os outros jogadores podem fazer para evitar alguns dissabores, e aqui não falo em reflexos mas em algo mais profundo, ao ponto de poderem ser considerado mind-games. Quem nunca foi guarda redes é um bocado complicado entender o que eu estou a dizer, mas se o Incitatus aparecer por aqui ele dá um ar da sua graça.
Existem jogadores que com a idade ficam bons, existem jogadores que depois de formados são bons e existem jogadores que nascem bons. O Enyama enquadra-se no ultimo sector.
O Dudek para alguns não servia para o Sporting. Para o Real Madrid serviu
O Dudek é um grande franganeiro. Mas dos grandes mesmo. Faz grandes defesas tb… Mas dá casas com uma regularidade impressionante… Só n dá mais pq não o põem a jogar assim tantas vezes.
Ou seja, não foi devido à escola africana que ficou bom. Esse Enyama se realmente já nasceu com dom para a baliza e se tem sido formado na Europa, acredito que teria mais hipóteses de vingar.
É lógico que existem bons guarda-redes em África, mas na minha opinião ficam bastante aquém dos europeus.
Além da questão da “escola” que acho que não existe em África, outro dos problemas é a questão da competitividade dos campeonatos, que não permite a todos os jogadores em geral que evoluam como evoluariam na Europa.
Estamos a falar do Real Madrid que em tempos comprou o Secretário e agora deu 30 milhões pelo Pepe, certo?
Acho que não serve de exemplo…
Exactamente…
Eu só respondi desta forma porque vieram dizer que não gostavam de guarda redes africanos como resposta ao Enyama, quando o mesmo é um jogador doutro mundo. Pelo menos assim o era, neste momento desconheço.
O Continente Africano e o Europeu são mundos diferentes em todas as temáticas, claro que se ele tivesse vindo para a Europa fazer a sua formação, era provavelmente um dos melhores do Mundo.
Cheira-me que o eleito será o Stoijkovic.