Ricardo Sá Pinto - Treinador do Sporting Clube de Portugal

:arrow: Amen Lion73

Lion73, se a preocupação é justiça e contextualização, então há que começar por fazê-la logo num ponto importante: 30 e tal milhões de euros e um plantel (des)construído à imagem e semelhança de… Domingos. Que se desculpabilizou muitas vezes com os jogadores, a sua qualidade, preparação e desempenho em campo, posteriormente, desde logo ao princípio, nas primeiras adversidades.

E não deixa de ser curioso que isso (desculpas com os jogadores) será algo que dificilmente verei Sá Pinto fazer, de forma repetida e metódica como forma de justificar maus jogos e resultados. Com um plantel que não foi ele que construiu. E por uma questão de carácter, respeito pelos jogadores e… consideração. Pelo… Sportinguismo. O coração de Leão.

É que aí é que a porca torce o rabo. Essa contextualização, a primeira que devia ser feita, a mais óbvia e justa de todas… é algo que aos fãs de Domingos (e detractores de Sá Pinto) lhes custa fazer. Basta ver a frase que escolhi para integrar na minha assinatura, que marca logo a diferença na apresentação de Sá Pinto e que logo aí o distingue da atitude e comportamento (e contextualização) do antecessor. São subtilezas que os mais “embrutecidos” (perdoem-me a expressão), não querem ver. E logo aí vai a justiça e a contextualização à vida… porque não interessa e é incómoda para alguns, convencidos que Domingos tinha capacidade para ser aquilo que a direcção fez dele: o fulcro do projecto e o treinador-providencial. Demorou a perceber que não era, o que alguns desde logo perceberam. Outros, ainda não, nem estão interessados nisso. Porque não é, para eles, uma questão de justiça e contextualização, mas sim de injustiça e confusão, que coloca em plano recuado a estabilidade e o rendimento do futebol do Clube, por causa de outras quezílias e questões.

Estás tão errado nessa generalização, Hulk :naughty:

Claro que dá jeito destacar precisamente o ponto lateral, e proteger o ego dos críticos, e desviar o assunto da “contextualização” que tem de ser feita, sob pena de depois não haver moral para falar em equidade de critérios. Até porque o que mais se tem visto nem são “chora-Mingos” e “Sá Pinto doubters”, muitos deles por causa… da direcção. Mas essa salganhada é responsabilidade deles. Ela só dá jeito por vezes, mas as contextualizações primordiais que têm de ser feitas, essas poucos as referem. Essa é que é essa. Fogem dela como o diabo foge da cruz. E começam a falhar logo no essencial.

Mas porque é que um crítico da Direcção e do seu comportamento quanto à destruição do futebol do Sporting (questões técnicas à parte, porque o futebol do Sporting deveria ser mais do que um bola bate no poste - que já nos prometeram que ia deixar de acontecer umas 4 ou 5 vezes, em várias Direcções), alguém que acha que há questões bastante duvidosas quanto à compra de alguns jogadores e que andar a meter o futebol (melhor, o sucesso ou insucesso) sobre os ombros única e exclusivamente de um homem tem de ser um chora-Mingos? Se a maioria até disse que Domingos estava mais que queimado, sendo a dúvida se saía agora ou no fim da época. Sendo que a maioria queria é que as coisas fossem mais além?

Mas porque é que alguém tem de ser embrutecido, apenas porque não julga o trabalho de um baseado no outro. Felizmente essa nem era para mim, até porque como disse que nem esperava mais do que aconteceu ontem, devo ser um privilegiado ou coisa assim. Por acaso nem sou.

Que raio é um Sá Pinto doubter?

[hr]
Eu estou mesmo a torcer pelo Sporting. Não torcia assim há anos! - Ok, mentira, torço sempre ao máximo, é impossível agora torcer mais. Mas, entretanto, tenho mais uns motivos para que tudo dê certo! :mrgreen:

Hulk Verde, quase sempre a generalização induz a erros de julgamento…

Daí se dizer, paga o justo pelo pecador, certo?

Ele está contente, está realizado por estar neste lugar. Isso nota-se na expressão facial, nos olhos dele.

No entanto, há que ter em conta que a sorte que tivemos ontem não vai estar lá sempre… O banco era simplesmente horrível com Ribas como a única opção de ataque e dois (!) centrais quando Rubio saiu da convocatória; as substituições, mesmo que tenham dado o empate, se tivessem sido feitas pelo Domingos caía o carmo e a trindade… Há muito que melhorar!

[move] :victory: ÍDOLO :victory:[/move]

[move] :victory: ENORME :victory:[/move]

[move] :victory: LEÃO! :victory:[/move]

Não sei se reparaste, mas eu encaixo-me à vontade nessa descrição. Será que estou a criticar-me a mim mesmo, por estar a defender esse ponto de vista? Dou-te uma pista: não me parece. Os chora-Mingos existem, têm é por vezes um assomo de “justiça e contextualização” e param de chorar um pouco. Mas hão-de voltar à carga com as birras. É característico. À imagem do treinador que choram. A contextualização que foi referida, continua a ser relegada para as calendas. Ninguém a faz, e era óbvia desde o início, quer do percurso do antigo treinador, quer do actual. A minha assinatura resume-o e contextualiza em parte esse ponto de carácter e profissionalismo essencial. E as diferenças são gritantes. Por uma questão de contextualização. Mas claro que a técnica para evitar esse reconhecimento, é interpelar o messangeiro, fazendo de conta que a mensagem e o seu conteúdo são fait-divers e coisas menores. E são, da parte de Domingos.

Contextualização e justiça é para os 2, foi isso que depreendi ao ler e responder ao comentário do Lion73. E fiz questão de o frisar.

Duvidadores de Sá Pinto. Muitos deles, choramingos.

:great:

Talvez. Estás a dever-me um euro que pus por ti na última almoçarada do Fórum! :mrgreen: :great:

Epa desculpa la mas nao percebes nada de futebol. As substituições foram mais que acertadas. 1o as soluçoes no banco nao eram muitas. 2o a condiçao do Izma é o que se sabe e o Schaars estava tocado. E 3o o que o jogo estava a precisar nao era bola pelo chao com passes curtos, mas sim passes mais longos e musculo no meio campo. Caso nao tenhas reparado na 2a parte jogamos bem melhor que na 1a.

Ja para nao falar, por sorte ou nao, os golos vieram dos substituitos.

Nem precisas… :slight_smile:

Nem mais, nem menos…

Se é ponto lateral, dás-lhe menos importância no total do teu post, mas não te coibiste de o colocar, pelo que terá sempre alguma importância. E por isso, não poderás ficar surpreendido que alguém o destaque, pois esse alguém (singular ou plural) poderá sentir-se atingido (nada de muito grave ;D) pela afirmação ou expressão.
E a afirmação atinge precisamente porque tentas igualar “os fãs do Domingos” a “detractores de Sá Pinto”, quando sabes que isso não é uma verdade insofismável.
Portanto, lateral ou central, não podes esperar que não se pegue nesse ponto.

E mesmo que em determinadas situações se possa criticar o Sá Pinto (mesmo que seja em pontos em que se elogiava ou não se criticava o Domingos) não podes por isso inferir que quem o faça, seja detractor do Sá Pinto e/ou fã do Domingos. Apenas tem aquela opinião naquela situação específica.

Por isso é que disse que estás errado (e acabas por ser injusto) na generalização que fizeste.

P.S.: Tal como não podes inferir que eu seja detractor do Sá Pinto (porque estarás errado se o fizeres) por eu colocar a :arrow: que vou meter a seguir.

:arrow:

Nada como esperar para ver…

Nem o Domingos era ou é o pior treinador do mundo…ou o melhor, nem o Sá Pinto será o pior ou melhor do mundo…

Em relação ao 1.º…o Domingos…a avaliação feita pelos resultados…com ou sem condicionantes…é negativo…falhou…tão simples quanto isso…na altura em que era preciso…esteve mal…e não consegui ter sucesso…há atenuantes…há condicionalismos…mas nem isso justifica tudo…já o Sá…precisa de mais algum tempo para mostrar serviço…e espero que seja feliz…isso será a nossa felicidade (embora haja sempre malta a desejar o contrário…só para ter razão…ehehehehehehehe)…

Se o 1.º teve 7 meses de trabalho…será justo dar ao Sá alguma tolerância para ver se resulta ou não…

Mas sem duvida que o Sá como treinador está a dar um jeito do caraças a muito boa gente…internamente no Clube…

Desejo rapidamente que esta Direcção faça um enorme favor aos Sportinguistas…é aliás o mesmo favor que peço ao Polga…vão para bem LONGE…sff…

:naughty:
Não é verdade.

Entretanto, o essencial do que disse continua a passar ao lado. Contra factos…

Grande discurso na flash interview, nota-se a milhas que está orgulhoso de ser treinador do grande Sporting.

Gostei também da dica sobre as claques. Para quando, em Alvalade, todas na mesma bancada?

Já agora, mais uma peça inacreditável do Rascord:

[b]Sá Pinto apresentou-se sem exageros PROTESTOS COMEDIDOS POR PARTE DO TÉCNICO[/b]

O primeiro jogo de Sá Pinto no banco do Sporting revelou um treinador mais interessado no apoio à equipa e nas correções aos posicionamentos dos seus jogadores do que em sublinhar hipotéticos erros da equipa de arbitragem. Desde o início que o novo técnico leonino se empenhou em aplaudir os jogadores nas boas e nas más ações, revelando contenção nos protestos – quando nada tinha a dizer aos jogadores, colocava a mãos atrás das costas e olhava para o chão.

De qualquer das formas, essa atitude premeditada de recusar protagonismo pela contestação não o impediu de, já na segunda parte, ser avisado pelo quarto árbitro para não abandonar a sua área técnica. O diálogo foi tão intenso que o juiz esloveno ainda o perseguiu e agarrou, não por reclamar decisões do árbitro, mas para dar instruções para dentro do campo. Em plena discussão, Sá Pinto virou-lhe as costas e foi falar com Rinaudo. Apercebendo-se que não tinha sido correto, foi à zona do quarto árbitro pedir-lhe desculpa. No resto, deu murros no ar nos golos do Legia, festejou os golos do Sporting, até à exuberância final com que abraçou, um a um, todos os jogadores. Stijn Schaars, que estava no balneário, subiu ainda ao relvado para o cumprimentar.

:cartao: :cartao: :cartao:

Vem dar tempo ao Godinho e Companhia para continuarem com o seu plano, sem duvida, e a sua escolha foi feita so com esse objectivo…

No entanto é a ultima protecçao, se Sa pinto falhar nao sera a sua cabeça a ser pedida pelos Sportinguistas…como no caso do domingos.

bom resultado. ponto!

queriam exibição à barça? se não houve em 7 meses, ia haver agora, por obra e graça do divino espírito sá… nto. ::slight_smile:

andámos aqui a ler posts e posts de elogios ao adversário. aguerrido, lutador, guerreiro mesmo. ambiente muito complicado. e vamos esquecer as condições de tempo e relvado, normais para equipa como a nossa (ok, o nosso relvado já andou mais longe daquilo). :mrgreen:

depois do jogo. afinal os tipos eram uns toscos f.d.d.s, devíamos ter chegado lá e espetado 4 ou 5, sem espinhas e sem os deixar respirar. ah! a exibição foi uma vergonha e as substituições outra, ainda maior!

se jogámos bem? não. mas também não vi uma exibição assim tão miserável como a pintam aqui e na cs.
vi uma equipa personalizada. que sabia o que tinha que fazer para evitar sufocos do adversário (que nunca houve, salvo uma rara excepção, a seguir ao 1º golo deles. aí sim, trememos uns minutos).

pede-se jogo directo, naquelas condições? sim, mas à maluca, como o lfl pedia na tv, só podia dar asneira. ia dar-lhes mais bola (sim, porque os pesos pesados Wolfs, Carrillo e Izmailov não iam garantir grandes ganhos nas bolas longas) e abrir uma porta para eles nos encostarem cá atrás. retirando-lhes bola, retirámos-lhes oportunidades de golo. pedia-se é mais cuidado com alguns malabarismos naquelas condições.

nem tudo correu bem. óbvio. Polga conseguiu perder 95% dos lances em que esteve envolvido. Carrillo perdeu-se na lama. e Izmailov igualmente.
e as tais perdas de bola em zona proibida, muitas vezes por “toques (tiques?) técnicos” exagerados, outras pela pressão adversária (sim, confirma, não jogámos sozinhos).

as substituições… uuui, as substituições. se fosse o minguinhos a fazê-las? se fosse o minguinhos a fazê-las e daí terem nascido os dois golos que nos deram este empate… eu calava-me! como me calei, ontem.

eu não tenho que gostar ou deixar de gostar. tenho que avaliar a sua eficácia no final do jogo. e ontem, entraram 3 e 2 deles facturaram. ponto!

coincidência? com coincidências destas posso eu bem… que os outros (os de fora, aqueles que aparecem agora aqui, de pára-quedas) questionem isso, ainda vá. agora, que até os nossos (os de sempre) o façam?

queremos ser mais papistas do que o papa. lol?

nota final para o nosso Sá (só poder dizer isto…), é apenas uma pequenina nota: postura de líder, de alguém que sabe que é com estes que vai à luta e é assim que tem que os conquistar. foi inteligente. está a ser inteligente. espero que saiba manter essa inteligência.
tacticamente não esperava grande coisa dele (exigir o impossível, é estupidez). teve o pormenor de evitar que a equipa não cedesse ao facilitismo do chutão (na minha opinião, já explicada, foi um ponto positivo, ainda que com parênteses, também já explicados).

:arrow: Pelo menos os que tiverem a cabeça no lugar e o coração de Leão no sítio.