Ricardo Esgaio

Força, com esse discurso é um favor que fazes :smiley:

Uma noite que Esgaio não quererá recordar: foi dos mais afetados pelo anticiclone dos Açores

Defesa do Sporting esteve implicado nos três golos do Santa Clara

Mal soou o apito final no Estádio de São Miguel, nos Açores, os sportinguistas acorreram às redes sociais para dizerem de sua justiça e afogarem as mágoas pela derrota (2-3) frente ao Santa Clara – a primeira a nível interno. Muitos lembraram que o campeonato é uma maratona e não há razões para perder a esperança na reconquista do título, outros preferiram escolher um ‘bode expiatório’ e elencar culpados, sendo que Ricardo Esgaio foi mesmo um dos mais visados. Sem ter como objetivo escamotear e maquilhar a exibição paupérrima dos homens de Alvalade, talvez uma das piores na presente temporada, a verdade é que o lateral-direito português foi dos que mais contribuiu para tingir a tela de preto. Além de ter estado implicado diretamente nos três golos do Santa Clara, o ex-Sp. Braga também acumulou registos menos positivos nos mais diversos dados estatísticos.

Olhando primeiramente para o momento defensivo, o defesa português fez apenas uma interceção durante os 90 minutos, assim como praticamente todos os jogadores do setor mais recuado, visto que Coates foi o melhor com apenas duas. Sim, ninguém foi extraordinariamente eficaz neste capítulo. Falemos agora das recuperações, parâmetro em que Esgaio também não foi muito cintilante. O lateral-direito acabou com quatro, e Nuno Santos, colega do flanco oposto, acumulou o dobro.

Esgaio falhou, Lincoln brilhou e Ricardinho completou a reviravolta do Santa Clara frente ao SportingNo que respeita a duelos, perdeu sete dos dez que travou, o pior entre todos os elementos da turma de Alvalade, bem longe do desempenho de Matheus Reis, que venceu 11 em 12.

Os dados falam por si e ajudam a desmistificar muito do que foi o jogo, mas claro que ter andado aos papéis nos três golos dos insulares foi mesmo o mais amargo dos indicadores. No primeiro golo, Jean Patric ganhou-lhe a frente e cabeceou à vontade dentro da área; depois, no segundo, deixou que Jean Patric cruzasse à vontade para Lincoln finalizar; por fim, deu um chuto na atmosfera e permitiu que o Santa Clara seguisse embalado para o terceiro golo, apontado por Ricardinho.

O facto de se ter encontrado naquela lateral com os inspirados Jean Patric e Lincoln não pode servir de desculpa porque, se assim fosse, tinha apresentado debilidades somente no momento defensivo e não, não foi isso que se verificou. Também com bola apresentou dificuldades. Só Coates (17) falhou mais passes do que Esgaio (11), que também juntou à estatística três perdas de bola.

Os laterais do Sporting, como bem se sabe, funcionam mais como alas, uma vez que fazem ‘piscinas’ ao longo de todo o corredor. Tanto Esgaio como Nuno Santos têm liberdade para se aventurarem no último terço do terreno e dar largura à equipa, portanto, não é de estranhar que apareçam bem colocados nos itens ofensivos. Isto num dia normal, é importante assinalar. É que o defesa português tentou apenas um cruzamento… e não deu em nada.

Contudo, colocar o ónus somente no defesa não corrobora o que sucedeu dentro das quatro linhas. Como referido acima, toda a equipa do Sporting esteve a anos-luz do que já demonstrou esta época: terceiro pior jogo a nível de perdas de bola (147) e segundo com menos eficácia em termos de interceções. A culpa não fica refém de um homem só.

Acima de tudo acho é que foi demasiado caro para o pouco que produz dentro de campo. Se tivesse vindo a custo zero ou por 1/2 milhões eu também considerava uma contratação útil, mas quando dás 5 milhões esperas outro tipo de argumentos da parte do jogador. Lá está, nada pessoal contra o rapaz e acho desde já absurdo aquilo que foram fazer nas redes sociais dele, mas que não está a justificar ter mais minutos do que o Esteves, por exemplo, não está.

1 Curtiu

Não consigo ver aquele 3° golo outra vez.

Que falta de tudo. Não tem jeito nenhum para a bola e pior, vai à bola cheio de medo.

Que falta de tesão para jogar futebol

Estou mesmo aborrecido, só de pensar que vai voltar a jogar por nós… :angry:

Continuem a malhar no Esgaio… que de todos é o que menos culpa têm…

A qualidade do Esgaio não é surpresa para ninguém…

Tal como a qualidade do Viagre , do Neto, do Tabata, do Paulinho…

O que a mim me preocupa é a quebrar do Palhinha e do Pote… parece que começam a haver muitas cabecinhas no ar…

Será que, pela enésima vez, já falhamos o timing de venda destes jogadores?

Acresce mais uma vez a preocupação de vez exposta que a nossa base de recrutamento se limita a Ricados Hortas e Tormenas…

Só existem jogadores do braga e do Famalicão, para reforçar o plantel?

Em momentos de irritação o traveseiro é bom conselheiro. O Esgaio não fez um bom jogo e está ligado ao resultado. É inequivoco. Também é factual que desde o jogo com Portimonense estamos com dificuldades em gerir as transições para o ataque do adversario, a equipa está menos rotativa e é bem visivel o abaixamento de forma de alguns jogadores (com Pote à cabeça). Nos Açores ficou ainda a nu que a equipa não reagiu bem à pressão alta do advs. Posto isto…sim o Esgaio não esteve bem mas estou bem mais preocupado com tudo o resto.

Esgaio é, regra geral, um jogador regular. Não tem grandes rasgos mas cumpre. Já o mostrou N vezes esta epoca (até à esquerda - Luz por exemplo). Não é pior do que era na sexta antes do jogo. Bem sei que a descarga da frustração tolda o raciocionio…mas continuo a não perceber a vontade de amassar os nossos ativos. Há mais de 2 decadas que não percebo isso.

Adiante. Esgaio e mais 10 num dos proximos 2 jogos. Só não será assim se houver alguma limitação de ordem fisica. Assim se ganham grupos de trabalho. RA não o vai deixar cair.

1 Curtiu

Claro que há, há jogadores do rio ave, valência, Mónaco, Lille, Wolverhampton. Há muito jogador do catálogo para ser transaccionado

Carlos Fernandes: «Esgaio é um jogador que todos os treinadores querem ter»

Treinador-adjunto do Sporting deixou elogios ao jogador na antevisão ao encontro com o Leça para a Taça de Portugal

“O Esgaio é um jogador que todos os treinadores querem, pode jogar a central, lateral, lateral a jogar por dentro ou bem aberto. Se não me engano tem 6 assistências, no ano passado tinha 7. Também é porque lhe está a correr bem a época. Foi um jogo mal conseguido a nível individual aqui e ali, mas foi bem conseguido no esforço. Está a cumprir o que lhe pedimos taticamente. É alguém que faz no limite aquilo que o treinador lhe pede. Sabemos o que traz a equipa e o que ajuda os jovens. O apoio que o clube e a equipa têm de dar ao Esgaio é a 100% e diário, porque sabemos aquilo que nos dá.”

O Esgaio até a guarda redes pode jogar. Basta meterem-no lá. Provavelmente será tão bom redes como central.

3 Curtiram

Hoje dava-lhe um voto de confiança. Precisa de recuperar a confiança e nada melhor que um jogo acessível para isso acontecer.

Não está em grande forma, não parece o mesmo jogador do inicio da época. Boa assistência para o segundo golo do Tabata.

Importante assistência (7 esta época) pelo simbolismo pós jogo menos conseguido. viu-se que o grupo está com ele. Um grupo de trabalho não é feito só de Peles. :muscle:

3 Curtiram

Bom jogador para jogar com “Leças”.

Segundo o zerozero, já são mesmo 8.

Não me importo de o ter no plantel, mesmo com as limitações que tem e são sabidas. Incomoda-me o custo e, acima de tudo, incomoda-me o Porro continuar a acumular pequenas lesões que o façam ter que jogar mais tempo do que devia.

1 Curtiu

Duas assistências.

Mas hoje ninguém aparece neste tópico. O costume.

1 Curtiu

Incrível exibiçao contra uma equipa da 4a divisão :joy::joy: será que está encontrado o nível onde o jogador deveria de atuar? Mas pronto a ver se ele dá continuidade nos próximos encontros que a equipa é que ganha com isso :muscle:

1 Curtiu

Não o teria contratado pessoalmente, mas não é mau jogador (ainda que esteja muitos furos abaixo do Porro) e é um bom elemento de grupo.

Merece mais sorte do que a que teve nos Açores, ainda bem que voltou a momentos mais felizes.

Duas? Fdx a primeira não conta conta como assistência.
Jogo razoável a atacar. Alguns calafrios lá atrás juntamente com o neto. Até a fazerem faltas perigosas e completamente fora de tempo são bons.
Espero que o Porro volte depressa porque contra adversários mais fortes vamos sofrer muito por aquele lado.

Defendo aqui o Esgaio contra ódios doentios, tal como acontece com alguns outros jogadores.

Realmente no jogo anterior esteve infeliz, como toda a equipa, e este adversário também não justifica uma sobrevalorização da exibição que fez.

No entanto, acredito que nas próximas oportunidades que tenha volte ao nível regular que tem tido quando substitui o titular indiscutível na posição.

As assistências do Esgaio são muito isto. Mesmo os cruzamentos muitas vezes não são nada de especial, lembro-me assim de cabeça de um autêntico balão para o Pote que este marca de primeira. Para mim não tem nível Sporting, pode safar aqui ali quando o coletivo ajuda mas um lado direito com ele e Neto, até contra uma equipa da 4° divisão se mostrou tremido…

1 Curtiu