Ricardo Andorinho

Nome: Ricardo Andorinho
Data de Nascimento: 14 de Novembro de 1976
Naturalidade: Évora - Portugal
Posição: Andebolista (ponta esquerda)

Ricardo Andorinho foi um dos melhores andebolista portugueses da sua geração. O extremo esquerdo jogou ao serviço do Sporting Clube de Portugal entre 1994 e 2004.

Em 2000 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta.

A sua saída do Sporting, resultante do corte orçamental para o Andebol e que fez todo o plantel tomar decisões individuais, foi “muito difícil afectivamente” devido à existência de “ligação afectiva muito grande” ao Clube.

Assim, em 2004, transferiu-se para o poderoso Portland San Antonio, de Espanha, tornando-se no primeiro jogador português a dar o salto para um grande. Porém, a sorte não o acompanhou. Ricardo Andorinho viu-se forçado a abandonar em 2008 a competição devido às constantes lesões. Uma rótula partida no decorrer de um jogo da Liga espanhola, entre o Portland e o Barcelona, pôs fim à sua carreira. Os tratamentos não resultaram e, um ano depois do fatídico jogo, decidiu colocar um ponto final.
“ Ainda não estou estabilizado. Os problemas começam no sono. Quando estava a competir dormia oito horas. Agora, há períodos que durmo três horas. Continuo com dores. É uma lesão impossível de tratar. Nem correr posso. ”
Vice-campeão europeu de cadetes (1994), medalha de bronze no Mundial Sub-20 (1995) e 7º no Europeu (2000), Ricardo Andorinho foi internacional por 155 vezes, nas quais marcou 528 golos.

Fonte: Wiki Sporting [url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Ricardo_Andorinho[/url]

[center][img]Início?

option=com_joomgallery&func=watermark&catid=682&id=3675&Itemid=37[/img][/center]

Palmarés pelo Sporting clube de Portugal:

1 Campeonato Nacional (2001)
4 Taças de Portugal (1998, 2001, 2003, 2004)
2 Supertaças (1998, 2002)

Foi internacional Português entre 1995 e 2006, tendo realizado 155 partidas e marcado 528 golos. Participou nos campeonatos do Mundo de 1997, 2001 e 2003.

Facebook: [url]https://www.facebook.com/ricardoandorinho[/url]
Sportingcanal: [url]sporting canal » Ricardo Andorinho
Sportingapoio: hxxp://www.sportingapoio.com/author/ricardo-andorinho/

Enorme símbolo do Sporting! :great:

Fiquei contente por o terem aceite no Orgulho Leonina! Obrigado! :great:

Para mim, é um dos maiores símbolos do andebol do Sporting, que jogava com uma garra e um amor a camisola como poucos. O jogo do título em 2001, é uma das grandes memórias que tenho.

:clap: :clap: :clap:

Sem dúvida. Grande Ricardo. :clap:

Fico triste por não ver outros nomes das modalidades por aqui.

Para mim foi também um ídolo :great: :clap:

O Maior!!! Um ídolo!

Obrigado por tudo, Ricardo! O amor com que defendias a nossa camisola jamais será esquecido!

Em épocas diferentes, mas na mesma modalidade, Carlos Silva e Ricardo Andorinho foram as minhas referências!

Tudo de bom, grande Leão!

Enorme!

Merece estar no Orgulho Leonino

Enorme

SL

Faço anos no mesmo dia do grande Ricardo Andorinho! :mrgreen:

Sem duvida um dos grandes simbolos do Sporting Clube de Portugal! :clap: :clap: :clap:

Este sim. Ídolo do verdadeiro Sporting eclético! :clap:

Grande Ricardo!! :clap:

Andamos necessitados de símbolos destes actualmente, no andebol e não só.

Enorme Sportinguista.

Merece estar aqui!!!

:clap: :clap: :clap:

Depois de terminar a carreira nunca mais teve ligação com o nosso andebol, tipo dirigente?

Enorme Andorinho, era fenomenal… :clap:

Não existe qualquer reticência relativamente à legitimidade da sua presença nesta secção. Vi-o jogar. Melhor: foi o melhor jogador de andebol que eu vi vestir a camisola do Sporting. Talvez, vá, o Carlos Ferreira signifique para mim o mesmo.

Grande jogador, grande Sportinguista, grande profissional!

Pena não ter sido titular no jogo do título, na Nave, frente ao Porto, 2000/2001. Pensei que iríamos sofrer muito por causa da ausência dele, mas a verdade é que o SCP acabou por dominar o Porto e ligar o paraíso na antiga Nave. E depois, já todos festejávamos à nossa maneira, o Ricardo lá correu para dentro do campo e festejou como poucos.

Merece estar nesta secção sim senhor! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um tópico que aqui faltava, sem dúvida! E quem acompanha minimamente as redes sociais e tem, por exemplo, o Andorinho como amigo no facebook, apercebe-se facilmente do genuíno Sportinguismo dele, aliado à enorme qualidade que tinha e que felizmente ainda pude presenciar.

Nao.
Só como espectador.

Tem agora responsabilidades na Federação.

SL

Claro que a competência não se mede pelo seu sportinguismo, mas gostava de o ver na secção