Revisitar TINTIN

[center]
[/center]

Eu tinha 9 anos quando, pela mão de uma tia velhota, fui levado a entrar na Livraria Bertrand, no Chiado. Ia à procura de um livro, mas não sabia qual. Depois de muitas voltas, trouxe para casa um álbum de banda desenhada chamado “O Caranguejo das Tenazes de Ouro”.

Hoje, passados tantos anos, lembro-me de folhear as páginas daquele livro e, espantoso, lembro-me das sensações que ia tendo. Nasceu para mim, na manhã daquele sábado, o único ídolo que fui capaz de conservar durante toda a vida – Tintin.

Hoje, passados tantos anos, quando recordo a minha infância e adolescência, é inevitável colocar entre os momentos mais marcantes, a leitura e descoberta de cada nova história do miúdo repórter.

Outros houve, fascinantes e insubstituíveis, como Corto Maltese ou Blake e Mortimer, mas nenhum conseguiu acompanhar-me de forma tão presente e nítida.

Não me interessa perceber porquê – até para não quebrar a magia – mas Tintin é Tintin e, para mim, foi ele que derrotou Al Capone e ganhou a corrida a Armstrong e Aldrin. Quem acreditar no contrário, não pode ser inteiramente feliz.

Abro este tópico, à procura de quem me acompanhe nesta missão fascinante de revisitar Tintin.
Relembrar as suas aventuras, discutir os seus álbuns, recordar as melhores tiradas e, porque não, discutir as inevitáveis polémicas.

Vamos a isso, tintinólogos!

Gostava (e ainda gosto) do timtim!!! E do mitico capitão Haddock e o milu :rotfl:

O melhor era o Serafim Lampião… :lol: era mesmo o típico lampião… :mrgreen:

Na minha infância era um fã incondicional do Tintim. Fiz a colecção toda e reli várias vezes os livros. Acho que a grande qualidade das obras do Hergé era a própria narrativa e a construção das personagens. Desde o capitão Haddock até ao professor Girassol, todos estes personagens tinham características muito próprias que os tornavam muito interessantes. Depois, as histórias também eram muito bem construídas, com muitos twists e momentos cómicos. No meio disto tudo, acho que o próprio Tintim era a figura mais desinteressante dos livros.

E agora a pergunta que todos os leitores da saga fazem: porque é que o Tintim não tinha namoradas? E fazia-se sempre acompanhar por um cão pequeno com um nome um pouco dúbio (Milu)? :mrgreen:

A assexualidade das personagens principais deriva do catolicismo extremo de Herge. O amor só podia ser concebido no casamento católico, mas é óbvio que um homem casado não poderia ter as aventuras que o Tintim tem. A assexualidade das personagens é uma constante na BD belga, muito católica - revê-se nos Estrumpfes, Spirou, Blake and Mortimer, Lucky Luke para não citar mais :slight_smile:

Nisso sempre foi muito diferente da BD americana, cujos clássicos costumam ter um par (Popeye, Donald, Mickey, o Superhomem e outros super heróis costumam ter uma namorada).

Agora, um pouco de propaganda patrocinada pelo gabinete do turismo da Bélgica :wink: Quem passar pela Bélgica fica obviamente bem servido com o Museu Herge em Louvain-la-Neuve, o museu official da Tintinologia:
http://www.museeherge.com/

Mas prefiro o Museu da BD Belga, em Bruxelas, mais completo e diverso:
http://www.comicscenter.net/en/home

Curiosa a minha relação com esta muito carismática figura. Não era adepto da série, nem sequer demonstrava grande iniciativa em o ser, até ao dia em que, não sei se se recordam deste facto, um jornal português (Diário de Notícias?) começou a, após aquele típico pagamento adicional no acto de compra do jornal, distribuir a série.

Fiquei fã e li todos os livros até então publicados.

Era o “Independente”, e também foi assim que comecei a ficar ainda mais fã do que já era.

TinTin não sou fã nunca gostei, sou rapaz de Asterix e Obelix

Fã declarado. Tenho quase todos, senão mesmo todos os livros. Guardados religiosamente, para a posteridade. Hergé era um génio, as ilustrações são de uma simplicidade evidente mas ao mesmo tempo tão reais.

Os meus favoritos são a saga “Os charutos do faraó” que foi depois continuado no “O lótus azul”. Mítico do ponto de vista gráfico o “Tintin no Tibete” e também o “Rumo à Lua” + “Explorando a Lua”…

De quando em vez deito-me e pego num livro do Tintin antes de ir dormir. Viciante… :great:

PS: Um dos personagens que mais me irritou, o Abdallah (No país do Ouro Negro):

Vamos começar com a joga :wink:

Num álbum, o Tintin leva com um livro, bem grosso, por sinal, na cabeça.
Qual o nome desse álbum?

Quem responder, é obrigado a lançar a próxima questão.

Nota: este simples jogo de pergunta/resposta/pergunta não invalida que o tópico continue a receber outro tipo de comentários, notícias, criticas, polémicas e outras memórias sobre o Tintin ou Hergé. Aliás,foi com esse propósito que o abri.