Revisão do Código de Trabalho

Paracelsus, vamos comparar os salários praticados na Suécia, Alemanha e em Portugal?

Esse é um bom exercício, e se tiveres tempo gostava que me apresentasses os resultados.

O tempo realmente não abunda, principalmente se for pesquisar os salários dos médicos praticados na Suécia ou no resto da Europa. Agora é mais fácil colocar uma tabela dos salários mínimos praticados na Europa. Mas penso que tens conhecimento ou noção da disparidade que existe entre Portugal e o resto da Europa. Aliás, nesses países, Suécia e Alemanha, nem existe salário mínimo, porque será, pergunto eu?

Mas a sério, se tiveres oportunidade, peco-te para colocares a tabela de salários mínimos em Portugal, Alemanha e Suécia (salário mínimo que que cá existe e tem valor estipulado, embora eu não o saiba… é a partir desse salário que são feitas as contas para vários parâmetros da reforma).

Assim, podemos comparar, e até para obter quanto é que é pago por hora, tendo em conta os meses extra e as horas a mais ou a menos por semana. Concerteza que na Suécia o salário será melhor, mas não tão melhor como queres fazer crer… as diferencas não são essas acima de tudo.

Segundo esta notícia, a Suécia não tem salário mínimo:

Não, segundo a notícia, na Suécia “não há uma imposição legal que regule a remuneração mínima mensal”, o que é diferente. Existe um valor considerado como mínimo que serve de base a toda as negociacões entre as uniões de trabalhadores e os empregadores.

Em principio estou de quase total acordo com a necessidade de flexibilizar as relações laborais e entendo perfeitamente o excesso que é exigirem-se mundos e fundos (mesmo que com salários baixos) mas depois não estar preparado para dar em troca.

O que me chateia (como ao Pinheiro de Azevedo) é que as exigências são sempre em relação ao trabalhador, mas nada se exige ao comportamento asqueroso da maioria das empresas.

Este plano funcionaria na quase perfeição se:

• O Estado estivesse em condições de garantir, fiscalizando, uma eficiente politica de Segurança Social

• Os trabalhadores abdicassem dos velhos “chavões” contra o capitalismo (o que não quer dizer abdicar de certos direitos)

• Os “patrões” entendessem que o unico objectivo não pode ser o lucro, sobretudo quando isso implica a exploração e, pior, o aproveitamento de benesses estatais que depois faltam onde devem… na SS.

PS. Alemid, apesar de não ser advogado da Opel, e de desconhecer os termos exactos do fecho, conheço bem demais a empresa para te dizer que tomara que todos fossem como a Opel.