Retro Gaming

Não encontrei um tópico dedicado ao retro gaming, pelo que abro este para podermos falar de todos os aspectos dedicados a retro gaming, desde consolas, emuladores, roms e tudo o resto.

Começando com a minha experiência, recentemente tenho usado o meu rog phone 2 para jogar playstation 2, mais especificamente “Champions of Norrah” e “Champions of Norrah: Return to Arms”, através de um emulador que é o NetherSX2. Tenho gostado bastante da experiência. Ainda tenho que ripar o Gran Turismo 4 para testar a ver como corre e o tekken tag tournament, que eram os jogos que mais gostava de jogar na PS2.
Comprei agora também muito recentemente uma ambernic rg35xx H para emular uma parte das consolas que não precisam de tanto processamento desde game boys, ps1, mame, arcade entre outras, tão recente que ainda não recebi, :sweat_smile: depois coloco aí a experiência.
Anteriormente já tinha montado um raspberry pi com roms de vários sistemas diferentes e montei um joystick de arcada com peças que mandei vir de uma loja no uk, isto ainda antes do brexit, mas que ficou com uma qualidade muito boa e corria jogos PS1 sem grande problema também.

Falem aí das vossas experiências.

2 Curtiram

Como tenho uma Nvidia Shield, uso-o mais como box android, mas dá para usar emuladores e jogar jogos antigos, quer seja do Spectrum, Amiga e outros como consolas antigas. Dá para usar uma gamepad tambem.

Cheguei a ter o MAME no portatil para os jogos do Spectrum, arcade (Maquinas de jogos antigos) e consolas antigas.

Eu para ROM’s para Android costumo utilizar este site: https://m.coolrom.com

De resto sempre fui um amante de consolas e sinto aquele friozinho na barriga ao lembrar-me de quando era miúdo. Foram momentos especiais.

A minha primeira consola foram daqueles clones da NES, neste caso uma Terminator 2 :face_holding_back_tears:, depois uma Master System 2. Tinha dezenas de jogos, alguns deles algo raros e que eram uns jogaços. Na altura em que já bombava a Playstation emprestei isso e nunca mais me a deram, porque verdade seja dita não dava o devido valor. Hoje arrependo-me imenso por ter sido banana.

Também tive experiências fantásticas com amigos e familiares com a Mega Drive.

Sega Saturn tive uma, assim como PS1 e PS2, qual esta última ainda guardo alguns títulos.

Mais tarde investi numa XBOX 360e agora tenho uma XBOX ONE que practicamente não lhe toco, por vicissitudes da vida.

Em termos de retro gaming, há uns anos voltei a comprar uma Mega Drive 2 e alguns títulos que lá tenho guardados, entretanto investi numa NES e SNES Mini Edition, que são as minhas meninas.

Com muita pena minha não consegui comprar a Mega Drive Mini e estive bem perto, e a PS1 Mini igualmente. Hoje em dia é practicamente impossível adquirir uma destas, pois os scalpers estragaram esta merda toda.

O MAME…

Acho que gastei muitas mais horas da minha vida com esse emulador do que qualquer outro tipo de jogos…

Street Fighter era o meu “must”. Mas entre isso, Pinball, Shinobi, Cadillac & Dinossaurs, Toki, Metal Slug, sei lá, Arcades eram top.

1 Curtiu

Sei que há sites de venda online em Espanha com muito material de retro gaming, componentes e mais algumas coisas até para arcade. Tenho aqui um forum espanhol sobre arcade e outros jogos, tudo o que é preciso: https://arcadeforever.forumfree.it

Ainda tenho uma Sega Saturn e funciona. Já pensei em vendê-la, mas creio que para já vai ser conservada. Infelizmente, tenho poucos jogos e só tenho um comando. Os meus pais ofereceram-ma em 2.ª mão. Nunca desfrutei o suficiente dela, uma vez que a determinada altura deixou de armazenar os saves dos jogos. Vim a descobrir mais tarde que era falta de uma pilha. Com pena minha, também nunca consegui jogar com jogos traficados, o que significa que tudo o que tinha era original.

1 Curtiu

Eu tive uma sega saturn, que foi a primeira consola que tive e desfrutei muito dela… Gostava muito dos jogos que que tinha, infelizmente ficou com uma ex-namorada, que não sei o que lhe fez, mas tinha ficado muito melhor nas minhas mãos, ainda hoje me arrependo de não a ter ido lá buscar. Mais tarde joguei numa ps1 emprestada, principalmente pro evolution soccer, resident evil 2 e o tony hawk pro skater 2 que eu e um colega já estávamos em fase de tentar completar as gaps todas. Há uns 20 anos comprei uma ps2 da qual tenho uma colecção considerável de jogos, alguns deles que ripei e agora tenho jogado no telemóvel. Zero jogos piratas em consolas e muitos escudos/euros gastos.

1 Curtiu