O nosso clube, fundador da modalidade em Portugal e detentor de 5 campeonatos Nacionais, tem vindo a adoptar uma posição de extinção das variadíssimas modalidades, com a premissa de que não há dinheiro para sustentar as modalidades amadoras.
Como se pode ver ainda à pouco tempo através do exemplo do Belenenses, a secção de Rugby é a única que não dá prejuízo.
Para ajudar a direcção do SCP que obviamente não está interessada em despender capital na recriação da secção de RUGBY, meti as mãos ao trabalho e resolvi chegar a um acordo com um dos núcleos do SCP e montar uma secção de RUGBY, de inicio só com escolinhas de formação, mas com um plano de em 5 anos ter uma equipa sénior a disputar a divisão de honra.
Desta maneira o SCP não terá de gastar qualquer verba, apenas ficar com a glória.
Gostaria de receber o vosso “feed Back” acerca desta iniciativa e se alguém está disposto a dar uma mãozinha.
Eu gosto muito do rugby e veria com muito agrado essa modalidade no nosso clube. Acho que devias falar com o Tomás Morais (actual seleccionador) que é uma pessoa que é sportinguista e até já colaborou com a actual direcção. Certamente ele poderá te elucidar sobre os prós e contras.
eu sei que o rugby está na moda, mas eu não gosto desse desporto, no entanto ficaria muito satisfeito se o nosso clube tivésse mais moldalidades amadoras e gostaria também de te dar os parabens pela iniciativa, porque para criticar estamos cá todos, para fazer são poucos.
Uma das dificuldades desde logo é arranjar um local para treinos e jogos.
A nível de equipamentos não seria nada complicado, tenho a camisola de Rugby da Samoa, equipada pela Puma, que é muito parecida com a nossa. Bastaria trocar a cor cinzenta pela verde e ficaria excelente para o Sporting (diria até, de fazer inveja às restantes modalidades).
Sou um ex-praticante da modalidade, muito me agradaria ver o Sporting com Rugby.
O Sporting podia perfeitamente partilhar com o “meu” CDUL um dos muitos relvados do estadio universitário numa fase inicial… Mesmo que fosse muito longe, duvido que algum dia façamos as tristes figuras que o fifica faz no rugby
É uma aposta a considerar, e se convencemos o Morais a vir coordenar a secção ou até mesmo treinar de certeza que com ele vinham os melhores valores do rugby nacional, e aí começavamos a dominar a modalidade.
Ainda para mais é uma modalidade que está em voga e que atrai muito público. De certeza que seria auto-sustentável.
A razão porque eu não revelei o núcleo (não me levem a mal), tem a ver simplesmente com o facto de faltarem ainda pelo menos dois meses até ter tudo a marchar.
Vou apenas omitir por agora qual o núcleo, mas em relação ao local, neste momento tenho 2 em vista.
Tudo vai depender dos preços e disponibilidade de tempo nos relvados.
Os dois locais podem ser ou o novo complexo da CML na Alta de Lisboa ou no Estádio 1º de Maio Alvalade.
Quanto a partilhar os campos com o CDUL, receio que rapidamente secasse a enchente de miúdos que tem afluído ao clube após Mundial, seria de certo modo injusto para com o CDUL que tão bem tem representado o Rugby Nacional e a intenção deste trabalho é obviamente criar mais e melhores pólos onde a modalidade pode ser jogada.
A ideia será apanhar um local da Cidade sem esta modalidade.
A razão porque eu escrevi esta missiva foi para ter uma ideia da receptibilidade do plano por parte da malta.
Quanto aos companheiros que disseram não gostaram da modalidade, sinceramente parece-me a mim que se aprenderem as regras do jogo vão achar-lhe muita piada.
Se fores jogador, antigo Jogador, ou treinador certificado, deixa o teu email para entrarmos em contacto.
pessoalmente, nao gosto de rugby, mas se nao der prejuizo, e houver quem leve o projecto para a frente, pq nao? so nao gostaria é que isso pudesse levar ao desaparecimento, de outras modalidades, o pessoal nao tem dinheiro para tudo, se vai apoiar o rugby, nao vai apoiar o futsal, ou andebol, pessoalmente acho q o campeonato portugues de hoquei em patins precisa mais do sporting que o de rugby.
É uma modalidade que aprecio. Era um espectador assíduo do torneio das 5 nações, quando era petiz. Gostava muito do Blanco, da França.
Mas o gosto pessoal não é para aqui chamado. Seria o regresso de uma modalidade histórica do Clube, cujo jersey deu origem ao actual, e com grande potencial de captar jovens praticantes para o nosso Clube.
Apoio a 100% este tipo de iniciativas, desde que com os pés bem assentes, como parece ser o caso do hóquei em patins.
Quanto a campos dou-te 3 hipóteses:1º de Maio, Alta de Lisboa(Musgueira) e também na Alta de Lisboa, uns que vão ser construídos e que ainda não se sabe a quem vai pertencer.
Já agora uma pegunta:já jogaste rugby?
Jogaste em que clube?
PS:quanto a ajuda posso fazer um pequeno trabalho de bastidores por enquanto se for necessário…