Sou absolutamente contra o relvado sintético, que eu saiba, não estamos na Russia sob temperaturas rigorosas, para termos de utilizar relvados sintéticos.
Falo, por experiência própria, os relvados sintéticos, além de provocarem queimaduras, também são pródigos em provocar lesões.
Vi muitos colegas meus a lesionarem-se com gravidade em sintéticos, muito mais do que em relvados naturais, eu próprio, nunca tendo nenhuma lesão grave, por vezes tenho bastantes dores nas costas, fruto das quedas no sintético.
Nenhum grande clube tem relvado sintético, porque razão seríamos nós a tê-lo ?? Se há problemas com o relvado, peçam uma indeminização ao Taveira, e com esse dinheiro um tratamento decente para o nosso relvado…
Eu acho que muitos aqui esquecem que ja tivemos um relvado bom e aceitavel neste estadio e ate se portou bem durante algum tempo, ainda nao tinhamos os sistemas de manutencao e o nome era tipo Desso Grassmaster que e um relvado natural reforcado por fibras sinteticas.
E um relvado muito usado por esta europa fora e como ja disse tivemos o mesmo e esteve bem durante algum tempo, so que depois houve um concerto ou sei la e ficou estragado e depois mudaram para outra marca sem se saber bem porque. :inde:
Portanto esse Grassmaster deve ser mais caro que outros relvados, mas a maioria das vezes quando se compra barato acaba por ficar muito mais caro por causa de falta de qualidade.
E no nosso caso podemos misturar incompetencia continuada a tratar do assunto!
Isto tem solucao tenho a certeza sem ser expert de relvados, so que e preciso de haver alguem que trate do problema e depois de resolvido nao deixar andar ate estar tudo em trampa novamente se e que me percebem.
E uma coisa sei as tentativas de recuperacao de um relvado que ja esta desfeito em trampo nunca vai ter os resultados desejaveis, principalmente quando e usado para a pratica de futebol de forma regular!
Tem que mudar e tratar do verde desde o principio e nao deixar ir abaixo para depois tentar recuperar ou pior pintar!
Com a venda do naming do estádio conseguimos comprar esse tal “Desso Grassmaster”, trata-lo e substitui-lo de tempos a tempos para ficar sempre impecável. Nem percebo onde está a dúvida, qual sintético qual quê!
Artificial nunca, nem no estádio, nem nos campos de treinos e formação. Haja competência, que a relva desenvolve-se em condições com o clima mediterrâneo que temos.
Eu lembro me que houve uma altura que relvado estava em muito boas condições,só que depois fizeram o concerto dos AcDc e a partir dai nunca mais o conseguiram recuperar ao estado em que estava anteriormente.
É preciso um tapete novo e uma empresa competente que consiga um tratamento eficiente ao mesmo,um relvado artificial de alta qualidade é muito caro e em termos de custos(porque também necessita de manutenção)não sei se ficará muito longe dos custos de um relvado natural.
O problema mais que a nível de estrutura do estádio,falta de Sol etc…é o dinheiro!Se houver dinheiro para investir a sério num relvado e manutenção ele vai estar em condições,o problema é que não há.
Há essa hipótese Desso Grassmaster e ainda há o sistema FAVVS que o psilva já sugeriu aqui. Estas duas soluções, em conjunto com o equipamento SGL concept que já adquirimos, e teríamos um relvado de topo. A questão é? Será que há vontade disso? É que, por pouco mais que o preço de um sintético de última geração, e temos isso. Olhem para o relvado o Emirantes, quem usa estes três sistemas, e tirem as vossas conclusões.
O Sporting já teve o Desso Grassmaster (que é de qualidade top), só que se “esqueceu” que não é apenas meter a relva e já está. Ou seja, esqueceram-se da manutenção e sucedeu que ao fim de uns anos a zona das raizes estava completamente podre, obrigando a novo relvado (e nessa altura escolheram outro de muito menor qualidade e desde então é só problemas).
E há até a hipótese de por a funcionar uma coisa que que os portugueses não são mauzinhos de todo que é a massa cinzenta ao serviço da pesquisa estabelecendo protocolos com universidades para uma solução customizada com menos custos…
Penso que o futuro passará por aí. Seria bom que todas as equipas desde os infantis aos seniores A podem-se jogar em Alvalade. Traria mais gente para o clube e os jogadores estariam em contacto permanente com a massa associativa.
O ideal era um bom relvado natural. Mas o artificial, neste momento, apresenta vantagens bastantes significativas.
Referia-me ao levar a AG! O estudo, claro que é necessário, mas levar este assunto à AG? Não se pode debater tudo em AG. Se assim for, não vale a pena ter CD.