Eu admito que nestes tempos estranhos dou por mim a ir para o utubi e recordar as conquistas do nosso Clube que vi com os meus 31 anos vividos. Como tal decidi abrir este tópico em que a ideia é de dois em dois dias posto um video de uma dessas 16 conquistas em que todos possamos partilhamos de algum tipo de alegria e quem sabe falar de memórias desse momento. Se acharem por bem também podem partilhar videos que achem memoráveis mas ter que ter alguma relação à época em que estamos a falar. Vamos a isso?
Comecemos então com a conquista da Taça de Portugal em 1994-1995.
Quem esteve presente neste jogo?
Foram 13 anos de espera desde o ultimo titulo por parte do nosso Clube.
Quem festejou que nem um maluco?
Ou melhor, quem admite que correu nu pela rua com apenas o cachecol ao pescoço?
A mais marcante para mim, nascido em 1998, foi a Taça de Portugal de 2014/2015, em que estive presente na Final. Um jogo de loucos, que na altura teve imenso significado - por diversos motivos. Fui às lágrimas, com o cabelo pintado de verde, foi um dos melhores dias da minha vida.
É de notar que nesta época acabamos em 2 lugar com um plantel considerado por muitos uns dos melhores que já passaram pelo Clube. Batidos pelos fruteiros do nosso ex-treinador…Bobby Robson.
Certo. Agora que reli a tua mensagem inicial, vejo que me precipitei.
Ok, falando então sobre essa conquista e sua altura. Não era nascido, mas pelo que sei, através de relatos, leituras e visualizações, o erro nessa altura foi mesmo o despedimento do Robson. O plantel tinha muita qualidade, mas tirarem de lá o Robson depois da eliminatória na Áustria para colocarem a equipa nas mãos do Queiroz…
Erros de precipitação que, infelizmente, fazem parte da nossa história.
Vi esse jogo na TV.
A expectativa era grande já que não ganhávamos um título há uma série de anos.
Era uma taça desejada.
No final muitos festejos mas nada que se comparasse com o festejo do título de 99/00.
Neste ano também chegamos à Final do Jamor em que a nossa derrota por 3-1 ficaria marcada pelo assassinato de um adepto leonino com um verylight por parte das toupeiras. O jogo deveria ter sido cancelado imediatamente, uma vergonha nacional que marcará o futebol português para a eternidade.
Tinha alguma estima pela Octávio (que dps perdi) por causa deste período.
Ganhou por 2x ao FCP, numa altura em que isso era pouco habitual.
Esse jogo da supertaça e o jogo das meias da TPortugal, a que assisti com grande expectativa no velhinho Alvalade, vencemos por 2-1 com uma grande exibição do Afonso Martins, salvo o erro.
Lembro-me perfeitamente da loucura que foi nas ruas assim que o apito final aconteceu. O país literalmente encheu-se de verde e branco de cima abaixo. 18 anos de espera fizeram que toda a gente saísse a rua para comemorar, eu era um cachopo de 10 anos mas fui de cachecol para o Rossio em Viseu gritar, pular, abanar carros, musica aos berros.
Uma coisa linda de se ver.
De relembrar que poderíamos ter feito a dobradinha mas infelizmente perdemos a segunda māo da final do Jamor por 2-0 contra os fruteiros, tínhamos empatado a primeira por 1-1, mas que raio importava isso? O que mais ambicionávamos estava feito!! CAMPEÕES!
Sim, claro eu falei noutro sector pq normalmente o ataque e o Jardel são mais falados.
Mas em centrais tinhas o Quiroga (jogou muito pela seleção Argentina), o Babb, outro internacional, o Beto, o André Cruz e o Rui Bento que fazia bem o lugar.
Um excelente naipe.
Este plantel era muito bem apetrechado.
Infelizmente não há videos nenhuns deste jogo no ututbi mas há a curiosidade de ter sido o primeiro trofeu do CR7 já que ele estava no banco e como podemos ver nesta foto.
Super Leixões do Carvalhal. Vendeu-nos cara a derrota na Taça e ganhámos com um golo em fora-de-jogo do Jardel. Houveram duas equipas que nos deram muito trabalho nessa época. O Leixões, do Carvalhal, que andava pela II Divisão B, e o Setúbal do Jorge Jesus. Contra o Setúbal, na primeira volta, ganhamos num balão do Beto para o Jardel, que mata no peito e fuzila o Bossio com um golaço, já nos descontos. Na segunda volta empatamos o jogo, que daria o título, com um bis do Jardel, insuficiente para vencer. Aliás, nesses dois jogos o Jardel faz três golos mas fica a excelente réplica do então jovem Hugo Alcântara, que poderia ter tido uma carreira melhor.