Flávio:
Se quiseres interpelar-me, faz isto:
Querias fazer o quê?
E não isto:
Comprar os passes inteiros dos jogadores e não vender nada?
… que é colares-me argumentos que em lado nenhum os podes vislumbrar. :great:
Já aqui perdi muito tempo a analisar e opinar, na medida do pouco que sei, sobre os nossos R&C desde 2002 e mesmo sobre os dos nossos rivais, para falar destas coisas com ligeireza.
Há mais de um ano e vou-me repetir, que defendo o recurso a este tipo de financiamento. Escrevi-o aqui no fórum. Porque me parece mais saudável que o endividamento bancário ( até pelo aumento inerente da nossa dívida, já por si gigantesca ), porque me parecia já na altura que a torneira dos bancos iria fechar e porque me parecia também que este tipo de parcerias implicaria mais cuidado na prospecção, partilhando o custo de investimento e mais tarde a valorização dos activos.
Também escrevi que não concordava que entrassem, neste tipo de fundos, os passes dos jogadores que já faziam parte do plantel e com os quais tivemos custos residuais. Falava eu dos jogadores da formação, principalmente.
E o que é que vemos? Vemos os nossos jovens alienados, alguns não sabemos quais foram os valores nem quais foram as avaliações atribuídas. Tal como vemos jogadores como o Carrillo e Rinaudo ( e outros ), cujo custo foi baixo, o potencial de valorização tremendo e nem metade do passe temos! Vendes o Carrillo no fim da época por 20M e 6M são para o teu clube! Com um prejuízo que previsivelmente será 4, 5 vezes maior! Não é uma gota de água mas não anda longe, portanto vendemos o Rinaudo também por 20… recebes mais 7M. Não são 2 gotas de água, mas é um copo que não chega a ser meio cheio, portanto vendemos Wolf por mais 20. E recebes mais 7M. Vendas com estes três: 20M. E ainda ficarás longe de equilibrar as contas.
E entretanto o(s) fundo(s) receberam 14+13+13. 40M. Para um investimento de sua parte que pouco terá ultrapassado os 5M.
Isto é meramente um brincadeira, um exercício. A alternativa em si parece-me a possível, mas mal montada. Sinto que o Sporting foi tomado de assalto. Sei que o momento foi propício a que se tivesse negociado de calças nas mão, mas não deixa de ser motivo de preocupação, para já apenas isto… veremos se o Sporting consegue recomprar os passes, veremos em primeiro lugar se realmente consegue valorizar os seus activos e se o vislumbre de competência visível no reforço da equipa, se manterá no final do ano, na gestão de activos do clube.