Relatório e Contas Sporting SAD - Primeiro trimestre 2013-2014

Sim, as vendas de jogadores foram determinantes na obtenção do lucro alcançado (a meu ver, dada a bagagem herdada, fantástico), contudo, é adequado, porque oferta à análise uma condicionante que a complementa e robustece, mencionar os bom negócios conseguidos nas vendas, negócios que garantidamente não ocorreriam - o passado, para tristeza de todos, fala por si mesmo - se o Presidente não fosse o homem que actualmente ocupa o cargo.

A SAD permanece em perigosa realidade, mas é perceptível o principiar de um modelo de gestão, desportiva e financeiro-económica, sustentável que, daqui a uns tempos não tão longínquos quanto a maioria julgava, produzirá os muitos desejados e necessários resultados.

O Presidente é sério e, tão ou mais importante, competente: saberá, ultrapassando os obstáculos todos, reconduzir o Sporting à grandeza para a qual foi, em 1906 e pela obra do visionário José de Alvalade, fundado.

Alguém que desbloqueie o tópico do Presidente, pois quero escrever umas coisinhas sobre a coisa - muitos consideram aquilo um artigo merecedor de aplausos… - que o Daniel Oliveira fabricou/regurgitou/defecou sobre a bandeira e os que não apreciaram as declarações do Presidente sobre ela.

A direção ainda está no inicio, mas nota-se um excelente trabalho. A quanto tempo não apresentávamos lucro? Este é o caminho a seguir e com certeza que o Presidente saberá ultrapassar os obstáculos, com a ajuda de todos nós!
Obrigado a direção pelo trabalho que têm desenvolvido :clap:

Cedidos e dispensados
12/13 - 637k
13/14 - 5M

Sem a venda desses jogadores e sem dispensas, passava a 4

Com CL passa a positivo, pq levas logo com 7M só por passares a fase de grupos. Cada jogo ganho anda a volta de 800k certo ?

Mas isto de andar ao ses e futurismo é complicado…

No presente não está mau e nota se evolução.

O Futuro, parece-me, será brilhante

Sent from my HTC One using Tapatalk

Julgo que o RC mostra progressos a nível financeiro.
Finalmente temos saldo positivo, embora tenha sido conseguido à custa das vendas do Armindo e do Tiago. O que já era expectavel.
Folgo por ver o enfase na redução de custos operacionais com pessoal e com o plantel. É um caminho arduo, mas é o único que nos levará a sair desta crise enorme em que (ainda) estamos metidos.
Espero e acredito que a consolidação orçamental seja a nossa prioridade enquanto clube. As contas ainda são demasiado assustadoras para se pensar em dar folga ao cinto. Não há volta a dar ao texto e quanto mais depressa estancarmos a hemorragia, melhor. Julgo que as contratações de Inverno serão espartanas. Tanto em quantidade como em custo.
É a realidade que temos e que teremos num futuro próximo.

Cabe à direcção fazer o possível com a hercúlea herança que recebeu. Cabe aos jogadores darem sempre o melhor de si.
Cabe aos adeptos apoiar financeira e fisicamente, de modo a ajudar o clube a reerguer-se.
Vai demorar algum tempo, mas estou convicto que, quando esta tormenta tiver passado… seremos MUITO mais fortes.

Depois de anos a apresentar resultados negativos, existir um documento que no fim diz Lucro, é de aplaudir.

O mais importante é existir um rumo e estes números são a consequência de uma política que tem como principal objectivo reorganizar o clube financeiramente tornando-o sustentável.

É verdade que estes números só foram possíveis com a venda de jogadores, mas isso não pode ser visto como algo negativo, porque afinal de contas, esta também é uma das vertentes da actividade da SAD. Por outro lado, poucos clubes no mundo são rentáveis sem esta parte do negocio, porque as receitas de merchadising, publicidade, cotização ou venda de lugares no estádio, não cobrem os custos operacionais de uma equipa de futebol.

Por isso, as receitas com a participação na LC e a venda de jogadores assumem capital importância.

No nosso caso, o primeiro passo esta feito, que foi criar uma estrutura financeiramente sustentável, acabar com a pouca vergonha que eram as comissões que se pagavam a tudo e todos. Precisamos ainda de melhor muito na área comercial e parcerias.

Também muito importante para ajudar a ter contas mais saudáveis, é o regresso à CL, afinal de contas só a participação na fase de grupos garante 8 ME, fora os prémios por vitoria e a parte correspondente aos direitos televisivos.

Por fim, não acho que seja possível emagrecer muito mais a parte salarial, sob pena de perdermos competitividade. Portanto não há magia aqui. Sem a venda de jogadores e a participação nas competições europeias, dificilmente teremos contas com lucro.

Resultado positivo, evidentemente. Com o tempo apresentaremos ainda melhores resultados.

Para já, muito bom o trabalho que tem vindo a ser feito :mais:

É esse o meu medo, mas creio que a explicação passará pela venda ou rescisões com os “pesos mortos”, tais como Jéffren.
Só aí, a redução do encargo é significativa agora, se chega para reduzir aos tais “35% face à estrutura actual”, não me parece de todo possível, ainda para mais com CL à vista.

ELias, Jeffren e Labyad, significam cerca de 5M anuais em salários. Neste relatório trimestral constam também alguns pagamentos de salários a jogadores como Boulah, Gooch, Pranjic, Evaldo, Bojinov, que não já fazem parte dos quadros. A margem de redução existe e não é tão pequena quanto isso.

Espero ansiosamente pelos posts de certos blogues relativos ao R&C. Para já parece que está difícil… :mrgreen:

Com 20M por Bruma e Ilori esperava mais tendo em conta que gastamos muito pouco em compras, ou seja, no próximo trimestre quase de certeza iremos voltar aos valores negativos.
Claro que é muito melhor que em anos anteriores, mas fica a ideia de que para o ano se quisermos voltar a ter lucro temos que novamente vender por muitos milhões e gastar pouco ou nada.

Já eu não tenho assim tantas certezas… :twisted:

Até porque o porto apresenta lucros sem vender jogadores.

é sempre bom quando vem alguém para nos ensinar :angel:

Portanto tendo em conta a venda do Elias, e a dispensa/venda de Labyad e Jéffren que são os 3 mais bem pagos do plantel (já o eram quando a 1º autocarro de entulho foi vendido/dispensado) e como é que a SAD vai dar prejuízo?

Há malta que gosta de dizer mal ou estar do contra só para poder atingir o Presidente…

É verdade. Existe essa margem, mas caso nos classifiquemos para LC é preciso dar um salto qualitativo no plantel. Não digo que tenha de se gastar os 5 ME em salários com novos jogadores, mas para termos uma participação digna nessa prova reforços vão ser precisos, por isso parte do valor que se poupa, terá que ser gasta nos salários de novos jogadores. Portanto acredito que pode haver uma poupança, mas não tão grande assim.

O trabalho que foi feito não foi bom…foi extraordinário.

Estas contas reflectem a Reestruturação (que ainda não esta completa) logo é natural que tenha esses valores a pesar nos números finais. A acrescentar a isso um conjunto de situações que espero ver resolvidas já em Janeiro, elias, labyad e jeffren.

A acrescentar a isto os valores da Liga dos Campeões para o ano, a valorização da marca Sporting e a entrada de investimento espero naturalmente melhorias.

Os grandes estão todos em situação de eminente falência, é assim que vivem, o Sporting vai antecipando esse choque com a realidade que tanto o porco como os benfica vão encarar.

A realidade dos seus planteis é insustentável…e é aqui que vai, mais uma vez, entrar a grande vantagem competitiva do Sporting…a sua formação.

Continuar a arrumar a casa de forma racional e solida.

Uma pergunta … quando a reestruturação estiver oficialmente / contabilisticamente concluída então a redução será ainda maior , certo ?

Menor divida , menores juros , maiores possibilidades de lucros

Os encargos financeiros serao menores, sim.

Pró ano se quisermos ter lucro, basta ir buscar os credíveis outra vez… é sempre a aviar!

Agora em vez de 20ensinar é 20ver100saber, parabéns pela criatividade :great: