Relatório e Contas Sporting SAD 1 trimestre 2020-2021, prejuízo 4.2M

30 milhões de dividas ao Mendes?!?!? Não faz mal, o Vietto e o Wendel não entraram nas contas.

Este clube é só gente alerta.

Dizes isso baseado em que dados concretos?

De cada vez que vendem/compram alguem aumenta a dívida a agentes lol

Uma vergonha

E simplesmente uma estimativa.

Se neste trimestre tiveste 4,1M de prejuízo no próximo trimestre vais ter entre um saldo zero e um prejuízo de 5M ( podes ter um saldo positivo mas dificilmente com a venda do wendel e do vietto da para ter positivo)
No 3 trimestre e 4 trimestre prevejo um prejuízo de 15 a 20M de prejuízo por trimestre da a volta de 40M de prejuízo 50M num cenário mais grave.

Isto no cenário de só termos receitas de tv e sem vender nenhum jogador importante.

Agora no cenário de a partir de fevereiro Março começarmos a ter receita de bilheteira se tivermos bem classificados vamos ter boas receitas muda tudo.

Se reparares o Sporting joga em casa com os rivais na primeira volta tudo estudado para que caso haja adeptos no estádio tenha mos menos receitas e nas modalidades iguais em todas o que vale é que a playofs em todas.

Eu assumiria o prejuízo este ano e não vendia ninguém para vender no ano a seguir e reforçar o plantel para ter um bom lucro que deia para suplantar o prejuízo deste ano.

Mas sempre na condição de estarmos na liga dos campeões se não conseguirmos não podemos ter este prejuízo no fecho do relatório e contas.

Eu fazia assim mas a direção e capaz de vender alguém antes do fecho do relatório.

O que me faz confusão é o valor de 30 a 50 milhões de prejuízo, no final da época.

Vamos lá ver uma coisa, de quanto é a quebra das receitas ordinárias? De quanto foi a redução da massa salarial? Quanto gastámos em aquisições e quanto fizemos em vendas?

Creio que, no tocante a receitas de tv, não vamos levar martelada. E até vamos ter o acréscimo do que não foi pago na temporada passada. Creio…

Portanto, para chegar a um prejuízo dessa grandeza…muita coisa fora do normal teria que estar a acontecer.

Receitas do Sporting época 2018-2019 e 2019-2020

Despesas do Sporting época 2018-2019 2019-2020

Se este ano tiveres receitas operacionais a volta de 40 a 50M era muito bom já mesmo com os 6 M das receitas de televisão.

Se nas despesas conseguires baixar os fornecimentos em 5 a 10M quase impossível e nos gastos com pessoal a volta de 10M a 15M aí acredito tivemos de pagar indemnizações e tínhamos jogadores caros como o mathieu e vietto.

Mas vai dar despesas a volta de 80M a 90M

A SAD estima um prejuízo no exercício de 17,5M e tu estimas de 50M?

Honestamente não compreendo a lógica do teu raciocínio.

Por outro lado e sendo lógico que o covid afeta todos os clubes não fosse o facto de termos 2 plantéis (1 a competir e outro a treinar á parte) e os resultados seriam outros porque o plantel que está a competir deve ser dos que terá menor massa salarial dos últimos largos anos (se calhar idêntico ao do primeiro ano de BdC).

As elevadíssimas comissões são também necessariamente muito preocupantes.

40 a 50M€ é o que é natural de esperar, se pensarmos que deixamos de receber a bilhética e as receitas da UEFA, neste caso por culpa própria.

Há um dado que fica por saber, que se prende com a redução da massa salarial. I.e., quanto é que se reduziu, realmente, e de que maneira é que foi negociado com os atletas o reajuste de remunerações com o problema da pandemia.

Mas há que ter em atenção outro factor: o saldo das transferências (gastámos cerca de 13M€ e vendemos o equivalente a pouco mais de 46M€).

Não sabendo o volume de redução da despesa, fica difícil para mim apontar um valor indicativo.

1 Curtiu

Das duas uma se a sad estima um prejuízo de 17,5M ou está a enganar os sócios ou então está a pensar vender jogadores em janeiro.

Nunca na vida vamos ter um prejuízo só de 17,5M no final do relatório sem vender jogadores e um jogador com muito valor.

O que ouvi foi que a sad estima um prejuízo de 17.5 milhões responsável ao covid mas é o falhanço das competições europeias quem é o responsável.

Estes 17,5M culpam com o covid com receitas de bilheteira camarotes e algum merchandising

Mas para além destes 17,5M junta mais uns 10 prémios da uefa.

Claro que é uma estimativa minha se baixarmos os salários com a venda ou empréstimo de alguns jogadores os valores que digo baixam na minha perspectiva.

Se pensarmos nas receitas do ano passado, o impacto COVID até é superior. 12+9, são 21.

Há que perceber em que medida foi reduzida a despesa.

Fazendo um exercício especulativo e de merceeiro, eu diria que, mantendo a despesa nos 108M e a receita deduzida de bilhética e UEFA nos 47M€, temos aqui um défice de exploração de 60M€. Se tomarmos em linha de conta o saldo das transferências, estamos a falar nos “teus” 30M€, que podem subir em função do pagamento do restante preço do Tabata. A receita da TV retroactiva deve cobrir o acréscimo do preço do Tabata, portanto, podemos assumir que são 30M€.

Mas os gajos andaram a prometer que baixavam a massa salarial…

Não vi o relatório em detalhe, li o resumo do comunicado na imprensa e o que me parece é que falam num prejuízo estimado de 17,5M, prejuízo total e não “apenas” prejuízo covid19 + restante prejuízo. A estimativa é feita a data de hoje, ou seja, do dia de hoje até ao final da época a receita e despesa estão perfeitamente identificados, não há lugar a surpresas, só por incompetência falhavam… A única surpresa que pode acontecer é lá para março termos adpetos no estádio.

Vamos ver então mas não me acredito que só tenhamos isso de prejuízo no final da época.

mas se for este o prejuízo no final da época sem vender jogadores importantes e manter a equipa competitiva até ao final da época e um resultado excelente.

Junta a estes 30M mais uns 10M de resultados financeiros no final do relatório.

Os resultados do primeiro trimestre da época 2020/21 resultam do efeito incontornável das consequências causadas pela pandemia COVID-19, cujo efeito tem sido global, não sendo a Sporting SAD excepção, estimando-se um impacto negativo em cerca de 5 milhões de euros no trimestre agora findo e no total da época em 17,5 milhões de euros.

Primeiro trimestre deste ano e do ano passado

2018-2019 2019 -2020

La está o que eu entendo e estes 17.5M e só perdas com receitas bilheteira e merchandeising.

As competições da uefa não estão aí.

Mas espero estar enganado e termos só um prejuízo no final do ano de 17,5M

De grosso modo, concordo com a tua estimativa. Julgo que sem mais nenhuma venda e sem receitas de bilheteira, o resultado final sera um prejuizo entre 40 e 45 milhoes. No entanto tambem acho que iremos optar por pelo menos uma venda algo significativa antes do fecho das contas a Junho de 2021.

1 Curtiu

É impossível termos só 17,5 milhões de prejuízo!

Estou de acordo com as estimativas que aqui têm feito.
No ano passado, entre receitas UEFA e vendas liquidas, fizemos à volta de 100ME para ter um lucro final de 12,5ME. Ou seja, mantendo-se tudo o resto igual de um ano para o outro, teríamos que fazer 87,5ME entre UEFA e vendas liquidas para ter breakeven.

Ora, as receitas UEFA vão ser à volta de zero e, em vendas, devemos ter feito pouco mais de 32ME até agora. Ou seja, estaríamos a apontar para um prejuízo a rondar os 55ME.

O que é que pode fazer isto variar a sério?
Diria que são novas vendas (esta é óbvia) e uma variação nos custos com o pessoal que é de ter esperanças que possa acontecer porque neste 1ºtrimestre reduziu-se quase 5ME esta variável. Se isto acontecesse nos 4 trimestres, aqui era uma variação a nosso favor de 20ME.
Aí já estaríamos a apontar para um prejuízo a rondar os 35ME.

Como as coisas costumam ser sempre muito ligeiramente piores do que as minhas estimativas feitas desta forma simplista, apostaria num prejuízo entre os 40 e os 60ME.

Notas finais:

Surpreende-me que um plantel tão fraco como o nosso tenha um custo de manutenção tão elevado. Não são valores assim tão inferiores aos dos nossos rivais e, sinceramente, deviam ser…

Ninguém tenha dúvidas de que a situação financeira do SCP é grave.
Embora o nosso capital próprio não esteja muito negativo (ao contrário da situação incrível do FCP), isso é enganador por causa da situação das VMOC e por causa da capacidade que o FCP tem de valorizar muito melhor o seu plantel no mercado do que nós.
Na realidade, ambos estão muito mal com o FCP a parecer completamente desgovernado com um capital próprio negativo de 150ME e um prejuizo anual a superar os 100ME. Valores assombrosos. Felizmente para eles, não vAI ser tão mau este ano dadas as vendas já realizadas e dado o percurso que estão a fazer na LC.

O mercado que fizemos este ano foi um autêntico milagre inesperado e pode ser a nossa salvação.
O pacote Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Porro, Fedhal ao qual se soma a emergência de Palhinha, Nunes e Nuno Mendes podes valer nos próximos 2 ou 3 anos uns bons 200ME.
Se não fosse isto, estávamos completamente lixados da vida!

Como eu sempre disse, a salvação do SCP só pode passar por uma política desportiva de elite que nos permita comprar grande qualidade barato para depois vender caro. Ter na estrutura pessoas capazes de fazer isto vale mais do que milhões, vale biliões. Pessoas dessas não têm preço.

PS:
Ando a dizer isto há mais de 20 anos…

1 Curtiu

Ja ha muito tempo que nao olhava para as contas do Sporting. Decidi abrir estas e fiquei assustado.

156 milhoes de passivo corrente.