Ah. Mais um episódio do “40M dívidas a fornecedores? Desgraça, ruína financeira!”
Como tinha previsto no primeiro trimestre não bateu muito ao lado errei por 2 milhoes no primeiro semestre e continuo na minha estimativa que vamos ter a volta de 50M ( um bocado mais com o Paulinho ) negativos no final do ano sem vender jogadores por isso temos que vender um jogador no mínimo e tentar vender um ou dois excedentarios.
Ter um prejuízo no final do ano a volta de 20M a 30M negativos se ganhamos o campeonato não é o fim do mundo.
Já se sabia que este ano íamos ter prejuízo sem receitas de bilheteira e sem dinheiro das competições europeias.
Dos contratos antecipados de receitas de televisão (factorating ) 65M não é assim nenhum valor catastrófico.
25M de enprestimo obrigacionista a vencer no próximo ano se não me engano. Ao qual eu fazia aproveitava sermos campeões ( se formos claro ) aumentava o empréstimo obrigacionista para 50M para pagar o empréstimo em curso e o resto do dinheiro era para comprar as VMOCS.
Apanhar o balanço do campeonato para aumentar o empréstimo obrigacionista.
100M em empréstimos bancários não é assim nenhuma coisa doutro mundo.
Três aspectos negativos
A compra do Paulinho vai aumentar o prejuízo neste relatório.
A dívida a fornecedores continua a aumentar sem meio de parar.
A dívida do clube aumentar em relação a sad ( não vi isso no relatório mas também não o li todo e se falam aí acredito)
Rafael leão desapareceu do relatório pelo menos não reparei nele como estava no primeiro trimestre.
Mas como é que se consegue dever 28 milhões só a empresários de jogadores?
Gostava que alguém me explicasse.
Talvez porque o anterior presidente pegou num clube com um prejuízo acumulado de quase 200 milhões nas últimas épocas e conseguiu equilibrar as contas. E pasme-se, o Sporting voltou a ser competitivo.
Dai que caso as coisas começassem a descambar em termos financeiros, houvesse confiança na anterior direcção para dar a volta por cima, tal como fez anteriormente.
Não ouvi, vai aos relatórios de contas da sad e vê os custos operacionais da mesma. Em 17/18 passou dos 110 milhões, como os milagres não acontecem todos os dias, eu também concordava que só investindo podíamos fazer frente aos rivais. Não concordo com algumas opções, e o caso Paulinho é um deles, mas não posso aceitar que num ano como este se diga que 6 milhões de prejuízo num semestre seja o caminho para a venda da sad, porque resultados piores que este são vários na última década.
Sendo que nos 2 anos seguintes a coisa passou dos 100M ( custos operacionais), sem Champions e com valor do Activo muito inferior, escapa-me o teu ponto.
6,8 milhões de prejuizo…depois de vender wendell e acuna.
Sabes sequer do que falas?
É que 6M no primeiro semestre normalmente significam 30/40M no fim do exercício pela forma como as receitas estão distribuídas ao longo do ano e dos mercados de transferências. Quando é que foi a última vez que aconteceu mesmo?
No tempo de BdC houve um exercício de claro prejuízo porque se adiou uma venda um mês o que deu origem a mais 20M na venda que o suposto se tivesse querido equilibrar contas nesse ano.
Que ponto? Os dois anos pós BdC foram ruinosos, e sem pandemia. Isso reforça a minha opinião sobre os resultados em análise, sem o Paulinho ( próximo semestre) e com o fator Amorim, a gestão deste ano até está a superar as minhas expectativas que eram bem baixas.
Isso “não interessa” nas contas deste ano, não será por aí. Só meio ano de amortização dos cinco anos de contrato (salvo erro)
O ponto é a tua referência ao “orçamento” ( normalmente o conceito aplica-se aos Gastos com Pessoal, mas é aceitável que se tente abranger outros factores ) no último ano de BdC, quando esses tais Custos Operacionais são equivalentes. Mas sem receitas Champions e num contexto Pandémico.
Ok, percebi. Nesse aspecto os maiores erros já vêem dos últimos 2 anos (alguns mais de trás), andamos a pagar salários de jogadores sem qualidade, pagos a peso de ouro, que depois nem por empréstimo conseguimos enganar alguém. Mas eu gostaria era de perceber qual a alternativa para este ano, porque nas modalidades só vejo queixas de desinvestimento, aqui que a gestão é irresponsável!
O Sporting tem feito um excelente campeonato porque se vendeu ao cunhado do treinador?
Não existe mérito do treinador nem jogadores e alguém ofereceu isto como parte da famosa “golpada”, é isso?
Credo, ainda bem que o brio desta equipa é bem superior às bocas de alguns adeptos.
Vamos lá a ver.
O investimento no futebol vai dar o título ao Sporting?
Vai.
Com tudo aí decorrente?
Sim.
Aposta ganha?
Sim.
Vamos para lá do título em si, razão primeira da nossa existência: ganhar.
Esse investimento e a gestão da SAD criaram condições de luta pelo título, criaram valor ou é o trabalho genial do treinador que nos colocou onde estamos?
Os custos são inadequados ao valor teórico do quadro de profissionais ( sim, muito pelos disparates dos 2 anos anteriores) e num contexto de parcas receitas.
Falaste nos 110M de Gastos Operacionais com BdC.
Teres valores similares actualmente, neste quadro, quando muito do q sustenta desportivamente o futebol são os jogadores da formação, portanto com custos baixos, diz tudo da gestão da SAD.
Sim, o título e coiso. Há título porque o treinador fez um milagre.
No final da época é vender meia equipa e com o dinheiro da UCL as coisas lá poderão equilibrar um pouco.
Meu caro croquette, o super-potente Lask que o diga… mas hey, se para ti é normal dar 14M€ por um treinador com 8 ou 9 jogos profissionais (3º mais caro do mundo, tão só), e 18M€ por 75% do passe do perneta do Paulinho em plena crise pandémica, bem, então parece que está tudo bem.
Não é preciso pensar muito porque gente como Sócrates nos governou durante tanto tempo… com papas e bolos se enganam os tolos.
Está certo então.
Espero só que a negociação feita entre o Sporting e o cunhado do treinador englobe mais do que um campeonato a cada vinte anos.
Contabilidade criativa!
Para os entendidos. Quão mal estão as nossas contas? Olhando para o panorama europeu, deduzo que não estejamos péssimos, dado que as contas estão todas no vermelho e algumas por centenas de milhoes (eu sei, realidades diferentes). Mas aquela rubrica dos fornecedores… 60M… como é que é possível pagarmos aquilo? Mesmo com a entrada na Champions e possível venda de 1/2 jogadores. É complicado deduzo eu.
https://twitter.com/siberianwyvern/status/1366170249742139401/photo/1
Sabes o que não vai acontecer nos próximos 20 anos? A recompra das VMOC’s…