Relatório e Contas Sporting SAD 1º semestre 2019-2020

PRINCIPAIS PONTOS DO RELATÓRIO E CONTAS DA SAD

SPORTING 28-02-2020 23:52

Por
Redação

O Sporting divulgou, esta sexta-feira, o relatório e contas da SAD do primeiro semestre e teve um resultado líquido positivo de 2.8 milhões de euros e conseguiu amortizar em 17 milhões de euros a divida bancária.

Destaques do relatório:

Crescimento das receitas de merchandising, bilheteira e patrocínios em 5 por cento

Venda do Raphinha por 21 M€ e Thierry Correia por 12 M€

Acordo com o Daniel Podence/Olympiakos por 7 M€

Volume de negócios semestral de 91,5 M€ (período homólogo 89,2M€)

Resultado líquido positivo de 2,8 M€ (período homólogo 6,4M€)

Capital próprio negativo de 20,8 M€ (período homólogo 23,6M€)

Indemnizações de 6,6 milhões de euros, que geram poupança líquida de 35 M€

Amortização de dívida bancária no valor de 17 M€

A Bola

Sporting apresenta lucro de 2,8 milhões de euros no primeiro semestre da época

Números revelados à CMVM

O Sporting anunciou na sexta-feira que a SAD fechou o primeiro semestre da época 2019/2020 com um resultado líquido positivo de cerca de 2,8 milhões de euros, conseguindo também uma amortização da dívida bancária de 17 milhões de euros.

No Relatório e Contas relativo ao primeiro semestre da época 2019/2020, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting explica que conseguiu um resultado positivo de 2,8 milhões de euros, o que representa um decréscimo face ao período homólogo do ano passado (6,4 milhões de euros), com os ‘leões’ a explicarem que este semestre incluiu o valor de cerca de 6,5 milhões de euros de indemnizações com jogadores.

“A rubrica de ‘Gastos com Pessoal’ registou um decréscimo de 741 mil euros fruto da reestruturação efetuada no plantel, incluindo um valor de indemnizações de 6,5 milhões de euros, que permitirá uma poupança futura superior a 35 milhões de euros. Adicionalmente, é de referir que os gastos com remunerações ao pessoal e jogadores decresceram 5,3 milhões de euros”, refere o documento.

O Sporting explica que o volume de negócios semestral atingiu o montante de cerca de 91,5 milhões de euros, superior aos 89,2 milhões de euros do semestre do ano anterior.

“O resultado operacional de transações de atletas atingiu o valor de 26,8 milhões de euros, acréscimo de 30% face ao período homólogo, resultado de vendas de direitos desportivos de 48 milhões de euros”, salienta, explicando que para estes valores contribuíram as transferências de Raphinha, Thierry Correia ou Bas Dost.

O documento demonstra ainda uma redução do capital próprio negativo para 20,8 milhões de euros, quando no período homólogo era de 23,6 milhões, bem como uma amortização da dívida bancária no valor de 17 milhões de euros.

O Sporting revela também um crescimento das receitas de ‘merchandising’, bilheteira e patrocínios em 5%.

Record

As contas de 1 de julho a 31 de dezembro de 2019

O Sporting revelou, no comunicado das contas enviado à CMVM (clicar aqui para ler na íntegra), que a SAD teve um lucro de 2,82 milhões de euros no primeiro semestre da atual época desportiva, que decorreu de 1 de julho a 31 de dezembro de 2019. Este valor é inferior em 56,2% aos 6,44 milhões de euros de lucros no período homólogo da temporada de 2018/19, mas os “leões” dizem ser de salientar que este semestre inclui o valor de 6,58 milhões de euros de indemnizações com jogadores.

Por seu lado, o resultado operacional de transações de atletas atingiu os 26,8 milhões de euros, um acréscimo de 30% face ao período homólogo, em resultado de vendas de direitos desportivos de 48 milhões de euros, refere o documento, explicando que para estes valores contribuíram as transferências de Raphinha, Thierry Correia e Bas Dost, entre outros.

Já o volume de negócios semestral ascendeu a 91,5 milhões de euros, um aumento de 3% face aos 89,2 milhões do mesmo período da época anterior.

Neste relatório e contas, a SAD destaca também a amortização de dívida bancária no valor de 16,77 milhões de euros, bem como o crescimento das receitas de merchandising, bilheteira e patrocínios em 5%.

O capital próprio negativo passou de 23,6 milhões de euros para 20,8 milhões.

Destaque ainda para a redução do activo em cerca de 17,9 milhões de euros, de 301,20 para 283,29 milhões de euros, essencialmente devido a três efeitos: i) redução do valor do plantel com a venda e amortização de jogadores na presente época , ii) redução do valor de clientes não correntes relacionado com o acordo de transação efectuado entre a Sporting SAD, Gelson Martins e Atlético de Madrid, e iii) aumento da rubrica de outros devedores e caixa.

A Tasca do Cherba

Os preços aumentaram em média 6%

A receita aumentou 5%…

Venderam tanto jogador à pressa: bas dost, thierry, raphinha e só têm 2.8M de lucro?

Se fosse um certo maluco tinhamos alguns notáveis a pôr em causa a gestão deste clube. Eu acho normal. Estou habituado a décadas de ‘temos de poupar’ Roquette e afins, mas depois os resultados eram sempre péssimos.

E isto era quando ainda tinham jóias para vender. A partir daqui vai ser bonito.

Isto é gestão danosa. Já chega!

1 Curtiu

Não é mais 1 é o valor actualizado (à data) receitas futuras adiantadas que vai diminuindo todos os 6 meses

1 Curtiu

A nova moda agora é pagar comissões quando se vende e pagar comissões quando se compra. O Sporting é um maos largas…futebol assim é fácil.

A sério que depois das vendas e dispensas todas e da construção deste plantel de trampa o que sobra são 3M de lucro e massa salarial “praticamente igual”?

Como comentei na altura, até mais na brincadeira. Eles iam tentar compensar a perda de afluência com aumento das GB. Menos adeptos no estádio mas quem vai paga mais e compensa. Aparentemente conseguiram.

Não sei se para o ano continua a resultar pois para o ano o pessoal já vai avisado e se é para ver o espectáculo miserável que se vê este ano, se calhar vão pensar duas vezes.

Mesmo com a questão do aumento preços ano de 6% não existe qq Aumento de Receitas

Se eu perder 100€ na rua
e no ano seguinte só perder 95€
Não aumentei 5€ ou 5%
Perdi na mesma em relação ao q já ganhava e perdi 195€ em 2 anos !!!

Aqui a perda é de 20% e com actualização preços superior a 30% vs 17/18

honestamente, estou-me a marimbar para as receitas…

Esta direção disse que o Sporting vivia acima das suas possibilidades, que tinhamos mt gastos e que não se podia voltar a repetir a época do “All-in” de 2017-2018.

Esta direção disse que tinha q se baixar os custos, viver na realidade, fazer mais com menos…

Esta direção está há 1 ano e quase 6 meses à frente da SAD. Pensei: " é desta que vamos ver ter umas contas à séria, com um claro controlo de gastos para se equilibrarem com as receitas"

Fiz uma análise mt simples:
1º semestre do All In (AI) vs 1º Semestre da presente temporada (PT)

Gastos com o Pessoal: 37,6me (AI) vs 35me (PT) - choca ver estes números tendo em consideração os jogadores de um e outro plantel e as respetivas equipas técnicas

FSE: 10,2me (AI) vs 14,7me (PT) - What!!! como é q é possível?!! Grandes aumentos nas rubricas Subcontratos, trabalhos especializados, honorários e outros FSE’s…cheira mm a compadrios e merdas e clinicas para cá e para lá!

Gastos com transação de jogadores - 2,5me (AI) vs 10,6me (PT) - que maravilha…empresários e amigos tudo a ganhar dinheiro…ainda se fosse para a equipa estar mais reforçada…:frowning:

Gastos Financeiros - 3,6me (AI) vs 7,7me (PT) - Apollo no seu melhor e antecipação de receitas da NOS com gastos com o factoring tb a render…mas n é para o Sporting

Com a apresentação destes valores reais, simples e diretos, desafio pessoas defensoras da atual direção a justificarem os mesmos e a continuarem as mesmas lengas lengas que escrevi em cima e a dizerem frases como “herança pesada”, “trabalho invisível”, etc, etc

4 Curtiram

Deixa-me tentar

Pesada Herança

Dívida a Fornecedores
44.029 junho/18 Final All In
54.191 dez 2018
50.729 dez 2019

Rendimentos Operacionais
53.618 Dez all in
44.942 Dez 2018
43.586 dez 2019

Gastos Operacionais
54.491 Dez all in
53.930 Dez 2018
59.682 Dez 2019

Resultados NEGATIVOS Operacionais sem Transações

-     873 Dez all in
   -  8.988 Dez 2018
   -16.115 Dez 2019

Desisto

3 Curtiram

Espera … agora sim vou conseguir defender a Pesada Herança (pq faltam as vendas de atletas) e a “melhoria” com Varandas

Vendas - gastos com vendas
27.991-2.484 = 25.508 Dez All In
44.294-11399 = 32.995 Dez 2018
47.957-10.584 = 37.373 Dez 2019

Ficamos com
Resultados operacionais já com Vendas
13.257 em dez All In
11.563 dez 2018
10.696 dez 2019 uppp diminuíram tb

Epahhhh e o Resultado Líquido ?
Deixa ver …

RLE Resultado Líquido Exercício
9.680 dez 2017 All In
6.406 dez 2018
2.964 dez 2019

Porra Desisto …

2 Curtiram

Afinal em Dez 17/18

Tínhamos
Mais receitas Operacionais
Menos despesas Operacionais
Melhores Resultados Operacionais
Semelhantes Amortizações
Menos de metade dos Juros
E mesmo com menos em Vendas
Melhores Resultados Líquidos

Melhores Resultados Desportivos
Melhores Activos para rentabilizar
Melhores Resultados Desportivos
Melhor Activo
Melhor Passivo
Menos Endividamento
Menos Antecipação Receitas

Era necessário ajustar custos pela perda da LC (nada foi feito, pelo contrário) mas tínhamos Melhor Futuro que hoje e afinal fazíamos bem mais com menos DESPESA !!!

3 Curtiram

O “Problema” não será este ano , os resultados do exercício serão residualmente positivos ±5M€

Mas para resultado Zero serem necessários 44+55 (Bruno)= 100M€ em Vendas de Atletas (Mais de 100% dos rendimentos operacionais) já não é Risco Financeiro é GESTÃO DANOSA CONSCIENTE !!!

Igual verba será necessária a partir de Julho
Temos ainda Activos da Pesada Herança e sairão Matheus Pereira, Bata, Wendell, Coates, Acuna … não chega nem de perto aos 100M€ Provavelmente nem a metade necessários com esta actual estrutura custos.

mesmo com essas Vendas e outras vamos regressar aos >40M€ PREJUÍZOS de Godinho Lopes e um plantel ainda mais miserável .

Plantel Titular para 2020/2021 será
Max
Ilori
Neto
Rosier
Borja
Doumbia
Eduardo
Vietto
Camacho
Plata
Sporar
Vergonha !!!

Gestão DANOSA !!
INSUSTENTÁVEL!!!
INADMISSÍVEL!!!

1 Curtiu

Gastaram mais 50M€ quando se exigia contenção e acerto em Contratações.

Contratações Cirúrgicas ? 2 anos depois mais de 12 contratações e quem destes é Titular sequer ?
Sporar q chegou mês passado ?
Quem deles vale o q foi pago sequer ?

Fodaxxxxx foram 50M€ !!!

Esta Gente não pode GERIR mais o SCP nem 1 dia !!!

1 Curtiu

Ganhamos 1 milhão com o Bas Dost? Lol

O contrato da NOS continua a bombar forte… a este ritmo na próxima época teremos tudo estourado e nem 2 anos passaram do início da vigência do contrato!

Vai varandas, continua a estourar €…

É o regresso da ‘austeridade à Roquette’, que foram todos os anos de Roquette, Dias da Cunha e afins onde TODOS os anos havia uma necessidade enorme de poupar dinheiro e não temos as mesmas armas e temos de ser muito poupadinhos e todos os anos se enterrava o Sporting ainda mais.

É falar, falar, falar, mas resultados ainda piores que com um ‘maluco’ gastador sem curso de alta finança.

Se ainda fossem grandes vendas ainda se compreendia, não o são.

Bom dia, alguém com mais conhecimentos na área consegue fazer uma análise comparativa entre a situação financeira actual do porto e a do Sporting?

Parece me que o porto terá de passar pelo mesmo processo que passa o Sporting neste momento.

SL