So o vi por alto e na diagonal… pelo que percebi aumentámos os ativos em 40M e também o passivo em 50M…
Excelente!
Falhei a minha previsão por apenas 2ME…
Primeira nota importante deste R&C:
O valor de receitas UEFA e mais-valias de vendas de jogadores que tivémos que fazer para o breakeven estabilizou e foi de 99,5ME!
Para termo de comparação, se não estou em erro, o SLB está nos 138ME!!!
Tendo em conta que fomos campeões e temos um plantel bem mais valioso (até o tf o confirma), isto prova muito maior eficiência por parte do SCP.
Efetivamente, fizemos mais com menos e isto é um GRANDE MÉRITO!
Isto é a coisa mais importante que pode haver num clube!
Mas ainda há espaço para melhorar muito se deixarmos de gastar 5ME em suplentes do Estoril que depois não jogam…
Até agora:
SCP: +12ME (Capital Próprio = +20ME)
SLB: -31ME (Capital Próprio = +82ME)
Ficamos então à espera do FCP…
PS:
Se vendermos o Gyokeres, apanhamos o SLB em Capital Próprio…
Isto era impensável há 3 ou 4 anos.
Estou muito satisfeito com a nossa situação!
Claro, são as vendas do mercado passado e as contratações do Gyokeres e do Hjulmand.
Ainda só li a introdução mas já fiquei agradada com isto:
“A Sporting SAD regista, pela primeira vez na sua história, o terceiro ano consecutivo com Resultado Líquido
positivo. É o quarto exercício com registo positivo em cinco. A época de excepção ocorreu no pico da
pandemia de COVID-19.
Em consequência desta performance, pela primeira vez em mais de 20 anos, a auditora responsável pela certificação legal das contas e relatório de auditoria removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD”
Notas para o futuro:
- Para o exercício de 24/25, sem mais vendas, e pressupondo que SLB e SCP chegam aos 8avos da Champions, estou a prever um prejuízo no SCP a rondar os 10ME e um lucro no SLB ligeiramente acima dos 30ME. No fundo, é exatamente o contrário das contas de 23/24. Isto deve-se às vendas que o SLB fez e às vendas que este ano, e bem, o SCP não quis fazer.
- Não estou nada preocupado com o futuro do SCP. Nas receitas mais importantes e que o SCP melhor controla, as vendas de jogadores, somos, dos 3 grandes, quem está melhor posicionado para os próximos anos. Temos um plantel jovem e cheio de qualidade. Ninguém tem tantos e tão bons jogadores vendáveis como nós. ESTA É A NOSSA VERDADEIRA SEGURANÇA!
- Se a lógica prevalecer e nos qualificarmos outra vez para a Champions, não é de descartar que possamos ultrapassar o SLB em Capital Próprio dentro de 1 ano. É que às receitas da Champions, vão-se certamente somar 2 ou 3 grandes vendas. Estou convencido que vamos fechar um ciclo dentro de 1 ano.
- Fechando-se efetivamente um ciclo dentro de 1 ano, o desafio vai ser o de repor a qualidade que vamos perder. Não faltará dinheiro para fazer esta reposição. Mas não podemos falhar nisso! Às grandes vendas que vamos fazer teremos que responder com compras ainda melhores para manter o clube a funcionar em pleno! Esse momento vai determinar decisivamente o nosso futuro para os anos seguintes!
Conclusão:
Estamos numa boa situação desportiva e financeira, comparativamente com os nossos rivais.
Temos o futuro nas nossas mãos.
Mas não nos podemos distrair e temos que perceber que vai haver alguns momentos profundamentes estratégicos nos quais não podemos mesmo falhar!
Isso foi do que entrou… mas nao se regulariza valores?
Mas pronto… de resto o aumento de gastos no pessoal é obvio quando se é campeao e ha premios a pagar e renovacoes a fazer
Eu nao sou grande analista de contas… vejo-as da forma como levo a minha vida… o passivo nunca podera ser superior aos ativos… nem metade sequer… mas pronto… a nivel pessoal é uma coisa e a empresarial é outra…
Caros Accionistas,
A época 2023/2024 foi uma época especial.
Especial porque viu o Sporting CP ser Campeão de futebol masculino.
Especial porque assistiu a vários recordes que não eram registados desde os tempos áureos dos Cinco
Violinos, na década de 1940.
Especial porque fomos Campeões pela segunda vez em quatro épocas.
Desde 2018 que o nosso objectivo principal é a criação de valor a longo prazo, capacitando o Clube para
entrar, a cada época, em condições competitivas que lhe permitam lutar por títulos.
Só é possível alcançar este objectivo, de forma consistente e eficaz, no ponto de intersecção de
performance desportiva, critério de investimento e solvabilidade financeira.
A Sustentabilidade do Clube vive da interdependência destes factores.
Foi também por isso especial pelo equilíbrio conseguido nestes três aspectos.
A Sporting SAD regista, pela primeira vez na sua história, o terceiro ano consecutivo com Resultado Líquido
positivo. É o quarto exercício com registo positivo em cinco. A época de excepção ocorreu no pico da
pandemia de COVID-19.
Em consequência desta performance, pela primeira vez em mais de 20 anos, a auditora responsável pela
certificação legal das contas e relatório de auditoria removeu do seu parecer a incerteza material
relacionada com a continuidade da Sporting SAD.
A juntar a estes resultados (e também por eles) esta época viu ganhar vida um investimento muito
ambicionado − o fecho do fosso do Estádio José Alvalade. Um desígnio há muito desejado, e que permitirá
a criação de uma nova proposta de valor no arranque da época 2025/2026, que elevará o nível da
experiência de todos os Sócios e adeptos, a um novo e distintivo patamar em Portugal.
Continuamos conscientes de que concluímos apenas a primeira volta do caminho que traçámos.
Foi uma primeira volta essencial para construir as bases que nos permitem, hoje, viver uma alteração de
paradigma na realidade do Sporting CP e dar início a uma Nova Era.
Bem-vindos e obrigado!
Sporting Sempre!
Ao contrário.
Ativo subiu 57M, Passivo 44M e claro o resultado líquido explica os 12M que faltam.
Pois a lei básica (para quem não saiba) é: Ativo = Passivo + Capital Próprio (onde entra o resultado)
Está visto que não é só a bola entrar. Apesar de ajudar e muitoooo. Gostava era de ver o passivo a baixar. Mas penso que neste caminho brevemente pode vir a ser possível.
Reestruturação de dívida com a Sagasta através da realização da nova operação de titularização,
o Lion Finance N.º2 e extinção da dívida originalmente pertencente ao Novo Banco; e conversão
dos VMOC por parte do SCP, efectivando-se o aumento de capital da SAD de 83,895% para 87,994
Esta aqui uma bela possibilidade de adquirir um investidor externo com a alienaçao de uma percentagem minoritaria da SAD…
Mas entrou mais - Fresneda, Koba… O aumento é que se deve sobretudo a Gyo e Hjulmand
De louvar. Vamos por mais. É este o caminho.
No geral parece-me bem positivo o relatório.
Conseguimos um resultado positivo sem estar na Champions e logo de 12.1M€, isto mostra bem a nossa vitalidade financeira. Houve muitos contributos, se mantivermos esses contributos, somando as receitas da Champions e ainda vendas pelos valores das cláusulas, podemos atingir daqui a 1 ano um resultado formidável (mesmo investido bem em novos atletas, pois temos essa capacidade).
Destacar os passes dos atletas, temos 100% dos passes excepto do Geny onde possuímos 25% (daí ser irrelevante a sua venda). Isto é bom e sinal de vitalidade económica. No entanto, no caso do Trincão só teremos direito a 50% de uma futura venda, no Edwards 75%.
A receita com merchandising. Subimos quase 6M€ em vendas e isso é realmente muito bom, os lançamentos da camisola CR7, da camisola comemorativa da Taça das Taças, ajudou imenso e foi excelente jogada de marketing.
Gastamos mais 1M€ em refeições, os nossos meninos andam a comer muito caviar. É cortar.
Mas é provável vendas de jogadores ainda no ano 2024/2025, certo?
E se assim for, já não haverá prejuízo.
2 pontos especialmente negativos: o primeiro é devermos qualquer coisa como 13M€ à gestifute (nao pára de aumentar) e outra é o facto da nossa tesouraria continuar problemática nomeadamente quando temos responsabilidades para satisfazer em 1 ano de 180M€…
gostava de saber quais os planos para pagarmos 108M a fornecedores nos próximos 12 meses, quando temos cerca de 29M a receber de clientes durante o mesmo período e temos menos de 10M no banco…
A coisa não está perfeita, bem longe disso, mas o caminho está a ser bem traçado.
Para tal é preciso ir sempre a liga dos campeões, mantendo o tipo de mercados que temos feito. 4/5 épocas seguidas de ligas dos campeões e mantendo o registo assertivo de ida aos mercado e a coisa sim começa a ganhar bons contornos.
O facto de ser à Gestifute tem apenas a ver com os jogadores que foram transacionados. Temos tido sempre este problema de estar a pagar muitas vezes 10% de comissão nas nossas transferências.
A dívida da Gestifute cresce de 1 milhão e tal para 10M porque pagámos 10% de comissão na nossa maior venda do exercício (Ugarte) - o que quero dizer é que o problema não é ser a Gestifute, mas sim estarmos a pagar estas comissões obscenas.
Sobre a 2a parte, os 52M de dívida financeira até 1 ano não dizem respeito ao EO 21-24? Se sim, penso que pagamos esse como EO 24-27, é o que costuma acontecer pelo menos.
@Bravo_leao já existe este tópico