O ponto principal deste R&C, e o mais importante, para mim está neste trecho:
À data do presente relatório e face às alterações nos orgãos sociais, o princípio de acordo sobre a reestruturação financeira atrás referido encontra-se em análise e negociação pelo Conselho de Administração da Sociedade, sendo que é expectativa firme de que o mesmo esteja concluído até ao final da corrente época, ou seja, 30 de Junho de 2019.
Aproveitar o desconto da dívida oferecido pela Banca, e pagá-la em conjunto com as VMOC’s (40M das VMOC’s + 40M da dívida), é de vital importância para o futuro do clube.
De resto, é o natural, tendo em conta a não existência de verbas da Champions League (afinal, 12M de euros a menos fazem sempre mossa no saldo final). As mudanças no plantel em janeiro representaram um ganho líquido (o que deixamos de pagar em salários no período foi superior ao que pagamos pelas entradas).
Pelo que vejo, prevê se resultados de fim de exercício na linha do que temos apresentado nos últimos anos em que não fomos á Champions, resultados positivos mas sem grande impacto…resta perceber se ainda vão explodir num caso de venda do BF antes de 30 de junho, a dúvida será essa…de resto não entendo o drama de alguns por aqui…
Reflexões adicionais sobre o R&C do 3o trimestre da SAD:
A rubrica “Dividas a fornecedores” apenas registou uma redução de 44M para 43,5M no espaço de 9 meses, apesar da entrada dos 65 M provenientes da operação de factoring.
Apesar da poupança de 9 meses do salário de JJ e da poupança dos salários dos outros jogadores que entretanto saíram, os gastos de pessoal juntamente com gastos com as cedências temporárias de jogadores apenas registam um decréscimo de 1,6M, face ao periodo homólogo do exercicio económico anterior.
Claro que aumentaste o passivo, como é que isso pagar o empréstimo obrigacionista que falhaste em maio? Achas que a restruturação de dívida que a anterior direção já supostamente tinha apalavrado com os bancos não ia dar num aumento do passivo bancário? Com tesouraria a zero,iam fazer como? E depois óbvio que com esta operação em março pioraste essa situação,agora acredito que foram liquidadas as dividas em atraso mais urgentes,o resto é para fundo de maneio para responsabilidades de curto prazo e para eventuais contratações nesta fase do defeso…
No R&C de final de ano creio que vamos tirar mais ilações, fará 9 meses desta direção, 6 meses de impacto dos empréstimos e contratações/saídas de janeiro a março…não tenho dúvidas que vamos fechar o ano com resultados positivos, só se não saísse ninguém até fim do mês e se gastasse muito a contratar
Qual é a dúvida? Esta direcção não é mais do que a continuação do Godinho, só que com as pontas soltas atadas: a mesa da AG está agora alinhada, a propaganda nos media é maior que nunca, tentando limitar ao máximo o aparecimento de qualquer foco de oposição, e como se não bastasse têm agora um bode expiatório aos olhos dos incautos, o BdC e os “brunistas”
O Sporting está cada vez mais depauperado e isto ainda vai acabar pior que em 2013.