O confronto europeu do Sporting com a Fiorentina, com primeiro encontro já no dia 18, referente ao play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, permitirá o reencontro entre amigos de longa data. É que, em Portugal, os tifosi viola são adeptos fervorosos do Sporting e, em Itália, o apoio incondicional das claques leoninas, em particular a Juventude Leonina e a Torcida Verde, vai para a Fiorentina.
A ligação de sangue, suor e lágrimas começou em 1997, quando alguns elementos das duas principais claques leoninas se juntaram aos tifosi da Fiorentina presentes em Lisboa para apoiarem a equipa num duelo com Benfica, nos quartos-de-final da então Taça das Taças. Desde então, a ligação com a claque 7 Bello e Collettivo Autonomo Viola foi ganhando força e sendo fomentada com a presença de elementos das claques em causa nos jogos europeus de Sporting e Fiorentina. Quando o Sporting actua em Itália, como foi o caso dos duelos recentes, para a Champions, com Inter de Milão e Roma, as claques leoninas acolhem alguns viola, e o mesmo se verifica quando a Fiorentina se desloca a Portugal ou Espanha.
A relação de proximidade reflecte-se igualmente nas inúmeras coreografias das claques leoninas, muitas inspiradas nos adeptos italianos. Até os cânticos são idênticos, e diferenças só mesmo no idioma. Por tudo isso, dia 18, em Alvalade, não vão faltar tarjas e sinais de amizade entre as claques, as quais deverão conviver nos momentos que antecedem os desafios de Alvalade e do Artemio Franchi. É caso para dizer que são queridos… inimigos.
Sim, sempre abrir um tópico quando já existia sítio para se falar disso :shifty: Vai procurar os 94 e vê se encontras algum!
O que me podes acusar é de abrir tópicos sobre que depois foram bloqueados porque a fonte não foi vista como fidedigna, apesar de nunca o fazer por blogs, só por sites estrangeiros que mesmo assim para mim estão à frente de qualquer Bosta ou Rascord; ou tópicos que foram vistos como inúteis (apesar de serem muitos mais os bastante úteis)
Sinceramente, não percebo essa perseguição. Mas pronto, apanhei a reputação injustificada e agora ela não sai mais. Cada vez que leio coisas dessas fico com menos vontade de continuar a tentar melhorar esta comunidade que sempre foi o meu intuito com os 94 e os quase 7000 posts…
Sou tão mau user que elucidei o “Leao de Paris” e ainda pus 4 vídeos. E o que é que tu fizeste? Ataques pessoais sem o mínimo de sentido ou justificação!
Sim conto, não existo sequer uma funcionalidade de estatísticas no quadro de utilizador do fórum.
Podia fazê-lo e a contagem chegaria rapidamente às 40, mas isso é desnecessário e não trás nada de “interesse” ao fórum. Passa bem…
E claro comerias as tuas palavras quando visses participação activa e interessada tua nesses mesmos tópicos!
Já agora Illcitus desculpa a reacção, mas estou farto de coisas do género. Ao Greendevil não peço desculpa porque o seu maior divertimento é fazer exactamente o que acabou de fazer.
Não te preocupes. Como já te critiquei a ti pela abertura de alguns tópicos, já critiquei bastantes outros. Penso que da minha parte, não te podes queixar de qualquer perseguição pessoal.
Quanto ao tópico, a mim não me parece despropositado. Vem proporcionar informação que para muitos deve ser nova.
É impressão minha ou nesta relação entre as claques do Sporting e as claques da Fiorentina o sentimento das claques do Sporting é muito mais forte que o sentimento dos Fiore?
Acho a pergunta muito pertinente e informativa para quem ainda não sabe, não vejo para quê tanto drama. Há pessoas que parece que buscam popularidade no Forúm tratando mal os outros por coisas mínimas ou armando-se em moderadores em vez de se destacaram pela sua participação, opinião ou argumentos.
Não creio. Para te dar um exemplo os Ultras da Fiorentina foram apoiar o Sporting… na Bélgica, contra o Gent este ano na Liga Europa.
Em alvalade no jogo contra a Fiorentina eles chegaram a gritar SPORTING e em Florença fizeram o mesmo pois tive a sorte de poder la ir e presenciar aquele bonito momento, para não falar na coreografia que fizeram claro.