Regresso do Sorteio na Arbitragem Portuguesa...

Quando da aplicação do sorteio o clube raramente tinha razões de queixa. O boifica ao invés ficou incomodado pela falta de ajuda e tratou logo de arregimentar alguns clubes+APAF para acabar com o sorteio :menos:

A menos que tenhamos um corpo excepcional de árbitros, todos a bom nível ou então que assumamos que não têm grandes competências, mas o nível é o mesmo… Não sou favorável ao sorteio. Normalmente, na altura do pénalti, escolhe-se o melhor, aquele que mais garantias me dá de marcar. Tem uma lógica, a do melhor para a situação de maior dificuldade ou risco. Sim, todos os jogos devem ser encarados com igual respeito, mas a verdade é que não são todos de igual dificuldade.

A incompetência e corrupção não se apagam com sorteio. Posso sempre pressionar ou corromper após sorteio. Profissionalização de árbitros e observadores, com perda efectiva de remuneração quando as falhas das equipas de arbitragem e as classificações dos observadores ultrapassam o simples erro humano e se nota o erro grosseiro. Patamares de remuneração em número suficiente (e com poucos elementos por patamar) que tornem subir muito atractivo e descer problemático, assim os próprios elementos competem entre si e denunciam favorecimentos a outros (que os prejudicam).

A verdade é que os árbitros erram porque sabem que assim serão “nomeados” para muitos jogos importantes e assim ganham mais.
A corrupção não se verifica após a nomeação ou sorteio, isso seria óbvio demais.
Como pretendes que existam perdas de remuneração se, os árbitros (ou alguns clubes) têm tanto poder que se alguns amigos descem de divisão (veja-se os lampiões Bruno Esteves e Paulo Baptista) alargam o quadro da 1ª divisão com mais 2 árbitros para eles não descerem :menos:
Enfim eram dois fdp que eu pensava já não apanhar este ano!

As outras ligas têm um número mínimo de portugueses no 11 inicial? :stuck_out_tongue:

se forem sorteios como o do calendario da liga hão-de ser bonitos

Engraçado notar que os últimos dois campeonatos ganhos pelo SCP foram exactamente aqueles aonde havia sorteio dos árbitros. Coincidências… :think:

Com a força que a frutaria actualmente detém, é impossível pensar num sorteio.

E depois lêem-se odes à famosa ‘estrutura’ e ‘organização’ da frutaria. País triste, este, aonde se bajula a corrupção. Não admira que até as finanças estejam sob administração externa.

A única alternativa seria criar uma frente com os clubes ‘pequenos’, apoiado pelo presidente da liga, para voltar ao sorteio. mas como a FPF está dominada por um fruteiro que aparece nas escutas, duvido.

Não percebi.

Mas posso dizer que a corrupção existe a todo o momento. A partir do momento em que há presidentes a ligar para saber quem foi nomeado para o jogo X ou Y, é porque não trataram disso antes, mas querem tratar agora. Como é óbvio, há quem esteja sempre “tratado” e baste um telefonema a lembrar quem é o verdadeiro patrão e quem o faz subir na classificação.

Grande parte da corrupção está aí, na avaliação. E os observadores então é um mar… ui!

Eu não pretendo nada. Quem pretende profissionalizar é que deve pretender. Não tem lógica profissionalizar e não haver tratamento diferenciado no salário e punição efectiva por erro grosseiro.

Se depois há quem manipule isso? Mas eu disse que não? Só que já esta,os a falar de outra coisa. Hoje me dia isso também existe, chama-se “jarra”. Quem vai para a “jarra”, perde pontos e perde jogos, logo dinheiro. o problema é se entra algum por baixo da mesa. mas siso são outros contos.

Mas olha que se forem profissionais e não tiverem outra fonte de rendimento, os que são prejudicados pelo esquema têm maior tendência a abrir a boca. Uma coisa é perder um extra e não abrir a boca para não perder mais. Outra coisa é andar 10 meses ou mais a levar metade para casa, enquanto outros se enchem.

[hr]

Curiosamente o boavista, lá pelo meio, conseguiu um campeonato graças aos árbitros, à secretaria, aos cafés e à porrada em campo.

Agradece mas é a quem lá estava dentro da estrutura e sabia bem a trampa que é o futebol português.

Sem esquecer a distracção de alguns na primeira época, já com faixas e tudo. E nunca, mas nunca, esquecer o importante contributo (vital, diria eu) desse enorme jogador, o Secretário! Sem ele, não sei. :mrgreen:

Ouve, este país não funciona sem corrupção. Está em todo o lado. Se removesses toda a corrupção, 72 horas depois este país berrava, deixava de funcionar por completo.

Aí não ? Tou a ver… já não há é gente honesta, nem nos cargos de poder… nem a comentar.

A “jarra” não passa de uma ilusão. Os árbitros têm de parar de X em X jogos e descansar. O que acontece é que quando vão para a jarra e cumprem aí o descanso, na realidade acabam o ano com o mesmo numero de jogos com que acabariam sem esse castigo.
O problema é que parte da classe tem poder a mais como se viu agora nesta coisa das classificações. Os “internacionais” rebelam-se contra o presidente e conseguem manter dois árbitros “vermelhos” que nem sequer são internacionais, na primeira categoria e agora querem a substituição do Vitor Pereira pelo Carlos Carvalho, um porco corrupto que exerce as funções de presidente do conselho de arbitragem do porto!
Existem interesse por trás de tudo isto e estes tipos defendem que os levou até lá!
É como o mercedes oferecido ao Bruma pelo empresário (ou pelos porcos). Agora o puto faz o que o Baldé quer pois está em dívida.
A maioria destes árbitros nunca chegariam à 1ª categoria sem a ajuda de alguém. Depois andam a pagar favores.
Por isso disse atrás que o sorteio é a melhor maneira, pois agora, quando são nomeados já sabem o que deles espera quem os elevou à 1ª categoria.

Deu-te para a introspecção? Fazes bem, aprende-se muito sobre o Self. :great:

[hr]

Não chega. Se devem favores, vão favorecer. Ou no jogo do patrão ou lixando os rivais do patrão noutro jogo qualquer à mesma hora e a milhas do patrão.

Não é verdade que Portugal só funcione com corrupção. Dá mais trabalho, é preciso calcorrear mais calçada, mas quem não quer compactuar com certos “procedimentos” não compactua e ponto! É uma questão de princípios, daquilo que nos foi ensinado no berço, não é nenhuma inevitabilidade genética! :arrow:

Não estava a dizer isso. Estava a dizer que estamos demasiado habituados ao amigo nas finanças que trata da coisa, o tipo na Câmara que ajuda no projecto, o agente/ guarda que nos saca a multa ou avisa das operações Stop, etc, etc. Há localidades (eu vivo numa), onde os pequenos favores já são tão normais que as pessoas encaram tudo como se fosse normal. Mas está longe de ser um pré-determinismo. Agora, noto que em muita coisa, já faz parte do protocolo institucional e nem é visto como corrupção. É o pequeno favor…

Tens razão, estamos (como país, como sociedade) impregnados de “favores”, “tachos” e “cunhas”. É indiscutível, não vale a pena negar. No entanto, faço uma ressalva. Ter uma rede de contactos, gente que se conhece por razões profissionais, por clientes, por fornecedores, por projectos, por conferências, feiras, demonstrações, viagens ao estrangeiro, etc, e depois tirar partido disso para construir um negócio, uma empreitada, uma empresa, um contrato, um serviço, não encaixa nesse perfil como é evidente. E hoje por hoje vivemos todos cada vez mais conectados, é impossível ignorá-lo.

Mas a corrupção é endémica, e a mais grave a alto nível e nas lideranças do país. Que está podre, que precisa de uma limpeza geral dos interesses instalados que corroem o tecido vivo do empreendedorismo nacional, o verdadeiro, de gente com ideias, com energia para dar e vender, com formação não só intelectual e técnica, mas ética e moral. Que está farta, que quer virar isto, e todos os dias se depara com esta pouca-vergonha constante. Mas tenho esperança, porque sinto que ventos de mudança começam a soprar. Ainda que a pouco e pouco. É impossível continuarmos a viver desta maneira. :arrow:

Ter uma rede de contactos e construíres uma comunidade que interage nada tem a ver com o tipo que tem um primo que tem acesso ou trabalha nos serviços e te passa à frente, o vizinho que te não passa a multa porque é vizinho, o caramelo que te avisa de um negócio da empresa onde ele trabalha para que tu possas lucrar com isso e ficares a dever uma, entre milhares de outros exemplos que podia dar. E sim, vejo isto quase diariamente e acho que as pessoas já nem sabem passar sem tal. E era disto que eu estava a falar.

O maior problema é que falo muitas vezes com pessoas que me dizem que isto não é corrupção. São pequenos favores, mãos que se lavam mutuamente, pequenos nadas que não chateiam ninguém. Mas chateiam.

Vai acabar por ser o mesmo.

Sorteios onde as bolas têm todas o mesmo nome…

A não ser que saia tudo do mesmo pote, mesmo assim, há sempre o velho método das bolas frias/quentes.

Se o organizador do sorteio for o mesmo que nos últimos anos sorteou o calendário das Divisões Profissionais - com Porto-Benfica sempre numa das últimas três jornadas, vai ser bonito… :whistle:

Cheira-me que estão a adoptar as melhores práticas internacionais. :twisted:

Champions league draw rigged 2013 proofs on Turkish TV with vibrating balls

o que eu espero é ouvir as claques cantarem o nome do apitador, morada, telefone, etc.
RESPEITO, PRECISA-SE!