Excelentes intervenções até agora pessoal! :great:
Fica aqui a minha abordagem:
O meu processo de identificação e proposta de jogadores para o SCP passa, basicamente, pelas seguintes fases:
-
Identificação de lacunas no plantel do SCP tendo em conta o objetivo de o aproximar daquilo que considero a minha referência de plantel ideal.
O plantel ideal é um referência dinâmica, vai pois variando com o tempo, com a minha própria aprendizagem e com a evolução do próprio mundo do futebol, e tem como orientação fundamental a capacidade de incluir um conjunto, o mais alargado possível, de soluções ofensivas e defensivas para a maior diversidade de desafios possível.
Deve pois incluir um conjunto de competências de ordem técnica, tática, física-morfológica e mental que nos permitam ter sempre trunfos para responder com sucesso a todas as dificuldades que o universo de jogos que temos que enfrentar, cada um com a sua história, nos colocam.
A uma equipa, para ter sucesso, não basta ter um conjunto de bons jogadores.
Não chega… É preciso ter a inteligência de perceber isto!
Para se ter sucesso, é preciso ter um conjunto de atletas que, para além de qualidade, no seu todo, resultam num plantel completo e equilibrado nas seguintes 4 dimensões:
Técnica
Trata de aspetos relacionados com a técnica individual (condução de bola, capacidade de passe/receção, drible, …) e com skills específicos como, por exemplo, remate (incluindo média-distância), marcação de lances de bolas parada, etc…
Táctica / Estratégica
Trata de aspetos relacionados com a capacidade que o jogador tem de desempenhar com rigor tático os diversos papéis que lhe podem ser destinados. Aqui é também importante a capacidade de aprendizagem que o jogador possa ou não ter. Isto está também relacionado com aquilo que muitos chamam de entendimento do jogo.
Física-morfológica
Trata de aspetos relacionados com resistência física e com a morfologia do atleta(altura e peso corporal).
A resistência física é um aspeto absolutamente fundamental. Um jogador com pouca resistência, só joga 50 ou 60% do tempo na plenitude das suas faculdades, não só físicas, mas também técnicas e mentais.
A altura e o peso corporal, desde que sem prejuízo dos aspetos técnicos médios do plantel, deve contribuir para garantir à equipa capacidade de choque e contundência em todas as zonas do terreno.
Um aspeto também fundamental no futebol moderno.
Mental
Trata de aspetos relacionados com a própria personalidade dos jogadores mas que é afetada também pela capacidade do treinador em motivar a equipa e com os resultados que vão aparecendo.
Uma coisa é certa, tal como nas outras vertentes, tem que se tentar contratar jogadores fortes a este nível logo à partida.
Ou seja, não basta contratar bons jogadores.
É preciso ver a construção da equipa como a construção de um todo harmónico que tem nota alta em todas estas vertentes nas contas finais.
Quem entra, preferencialmente, deve vir preencher lacunas, deve vir somar competências ao plantel e não vir ser meramente redundante!
-
Com as lacunas identificadas, procura e identificação de jogadores que possam ser uma mais-valia para o plantel na lógica referida no ponto anterior.
É precisamente aqui que surge o problema para um forista.
Um forista não dispõe dos recursos de tempo e de informação que um scouter profissional de um clube.
É-lhe, muitas vezes, muito difícil, endereçar, em relação a jogadores mais desconhecidos (que, ainda por cima, são aqueles que podemos pagar), aspetos como o rigor tático do jogador ou mesmo com o seu entendimento do jogo. Não deixam obviamente de ser aspetos muitos importantes sobre o jogador mas só a observação de muitos jogos completos em vídeo e in loco permitem tirar conclusões finais.
Confesso que, no meu caso, não tenho condições para endereçar esta vertente com o grau de detalhe que gostaria. Deixo isso para os scouters profissionais e para quem dispõe de mais tempo do que eu.
Aquilo que eu faço para avaliar um jogador é o seguinte:
Vou identificando os jogadores que se parecem enquadrar com as necessidades do plantel.
Tenho várias vias:
- Recorrendo ao meu próprio conhecimento dos campeonatos e dos jogadores que resulta dos jogos que vejo, incluindo os que derivam da minha atividade nas apostas.
- Fazendo análise estatística de algumas posições em sites de referência
- Analisando os jogadores propostos por outros foristas (ajuda preciosa)
Pós-identificação, gosto de ver todos os vídeos possíveis sobre os jogadores em causa.
Sou fã do youtube. Não concordo nada com quem desvaloriza esse tipo de vídeos.
Por esses vídeos pode-se perceber muita coisa desde que se tenha cuidado.
Já se sabe que ali só aparecem os bons momentos e, por outro lado, é preciso estar atento ao tipo de adversários com que as skills são apresentadas.
Uma coisa é certa, nesses vídeos percebe-se logo a qualidade técnica do jogador.
Até com um minuto isso se percebe e, para mim, em certas posições, isso é verdadeiramente fundamental.
Depois, como não quero ser enganado com as skills que o jogador apresentou nesses vídeos, eu quero confirmar se elas são regulares e sustentáveis no tempo. Isso só é possível fazer com uma análise detalhada dos seus números ao longo do tempo e tendo em conta a idade.
Por exemplo, ver um vídeo de um ponta de lança em que se mostra 15 golos fabulosos só tem muito valor se, por trás, estatisticamente, o jogador apresentar métricas de concretização fiáveis.
Se aquilo que eu vejo no vídeo está de acordo com aquilo que eu vejo nos números, então considero que existe alta probabilidade de estar perante um jogador de interesse. Se não estiver, então é muito provável que o jogador não seja fiável e o vídeo não passou de uma habilidade de quem o fez para iludir quem o vai ver.
Isto é o que eu faço!
Resumidamente:
- Identificação de lacunas do plantel
- Pesquisa de jogadores que podem resolver essas lacunas.
- Análise mais detalhada desses jogadores em vídeos e em estatísticas.
- Caso o jogador passe na avaliação de vídeos e estatísticas, falo dele como uma possibilidade interessante.
Acho que, para um mero forista, já é muito bom.
Afinal, não sou pago né?