Cherba era um miúdo que fez um disparate que muitos fazem, todos temos momentos de inconsciência, principalmente quando mais jovens… não merecia o castigo que o destino lhe proporcionou.
Passar vermelhos em excesso de velocidade embriagado em plena Avenida da Liberdade não é um disparate, é um crime !
Que ele brincasse com a vida dele, tudo bem, no momento em que põe em causa a vida dos outros, torna-se inadmissível.
Acabou por pagar a factura. E se por um lado me custa ver um jovem promissor acabar com a carreira e com a vida daquela forma, por outro fez por merecer o que lhe aconteceu.
Se não me posso desculpar com arbitragens para certos treinadores, também não vou entrar com a mesma desculpa para outros treinadores. Já o disse noutro tópico: a época 1993/94 (tal como a 2001/02, após a chegada de Jardel) foi das raras épocas nestes últimos 30 anos em que o Sporting, pelo conjunto de plantel + treinador, era favorito para ser Campeão.
Mas 2 coisas marcaram essa época: um gigantesco tiro no pé, na precipitação de Cintra em despedir um técnico de reputação e categoria inquestionável (irónicamente, o infeliz afastamento da Uefa tinha tudo para a médio prazo jogar a nosso favor, com a possibilidade de não haver desgaste etc) trocando-o pelo teórico-adjunto-seleccionador-de-jovens Queiroz que claramente provou não ter unhas para tocar a guitarra que era aquele excelente naipe de jogadores, nem tão pouco soube capitalizar o trabalho deixado pelo Robson.
E, obviamente, o acidente de Cherbakov, que para além de trágico por significar a perda de um talento e activo importante, foi a machadada final no ânimo de uma época que tinha tudo para ser de sucesso e a certa altura entrou em modo auto-destruição, com decisões directivas, jogos e opções do Eterno Adjunto inconcebiveis… (não parando de pensar que, noutros clubes, talvez aquela fosse uma tragédia que serviria para unir e elevar os restantes jogadores a ganharem pelo Cherba, mas enfim…)
Por acaso, muitos Sportinguistas consideram a equipa de 1993/1994 como a melhor dos últimos anos. Porém, eu, apesar de somente uma época de diferença, considero a equipa que iniciou o campeonato de 1994/1995 ainda melhor. Não tínhamos o Paulo Sousa, é verdade, mas tínhamos o Sá Pinto e o Amunike, por exemplo.
Aliás, em termos de comparação entre o nosso plantel e o plantel do Benfica e do Porto, o nosso de 2000/2001 ainda era melhor do que o de 1993/1994 e 1994/1995.
Concordo que a equipa de 94/95 era melhor. Perdeu Sousa mas ganhou Naybet, Marco Aurélio, Amunike, Carlos Xavier e Oceano… isto de cabeça mas acho que não estou enganado. Seria o melhor plantel de que me lembro, de longe, não fosse a falta de um grande GR e um verdadeiro matador
Concordo em parte, mas a verdade é que para além do Paulo Sousa (e do Cherba) ficou a faltar outra coisa para eu pessoalmente considerar o Sporting favorito: já não tinhamos um Treinador acima da média, como era o caso quando tinhamos o Sir Robson. O plantel era melhor que os dos rivais, mas quem os orientava…
Aliás, suceder ao trabalho e bases de Robson, ter ao seu dispôr em épocas sucessivas talvez os melhores plantéis de sempre (a par do de 2001/02) da história recente do Sporting… e não conseguir mais do que uma Taça de Portugal… só prova o quão incompetente e inapto como treinador sénior era (e é) o Queiroz.
Sim, obviamente, mas eu referia-me somente à equipa em si. Além de um treinador, faltava-nos também um relvado. A época de 1994/1995, em jogos importantes, foi disputada num batatal da pior espécie.
O despedimento de Robson - DE ROBSON!! - foi um crime desportivo. Pagámos caro. Pior não poderia ter acontecido.
Eu tenho um quadro enorme com um poster da equipa 1994/1995, poster esse que está assinado, com direito a dedicatória (para o meu pai), pelo Sousa Cintra. Sempre que vejo o quadro (que está em minha casa, pelo que não o vejo tantas vezes como antes), acreditem, olho para aquele quadro e digo: só o Sporting Clube de Portugal conseguiria ter essa equipa e não ser campeão nacional. Já dei por mim a quase meditar em frente ao quadro.
Concordo plenamente, mas com uma ressalva. O plantel inicial do Sporting na época de 94-95 era do melhor q tem passado por Portugal nos últimos 30/40 anos, mas n nos podemos esquecer q após a eliminação prematura com o Real Madrid tivémos de vender Valchkx e o Cadete, pelo que enfraqueceu o plantel um pouco… No entanto, era o plantel + forte da época e tinhamos td para sermos campeões…
A juntar + um caso de arbitragem a outros q aqui tem sido referidos, gostava de lembrar um jogo porto-farense em q é assinalado um penalti a poucos minutos do fim qd o jogo estava empatado. Na marcação desse penalti - assinalado injustamente tá claro - qd o jogador do porto parte para a bola é atirado um very light para cima do GR do Farense (Peter Rufai se n estou enganado) a bola entra…e o árbitro assinalou golo…fdp!!!
Perspectivava-se um grande futuro para o Cherba. Ele tinha tudo para um dia chegar a melhor do Mundo. Recordo-me que na altura havia quem o considera-se o melhor talento do plantel, melhor até que o Figo. Hoje, podia estar a terminar a carreira…e ter o Mundo a seus pés. Foi uma pena…para os sportinguistas, para o Mundo do futebol…e sobretudo para ele.
Eu andava a fazer fisioterapia a um braço (o direito) no qual fiz uma fractura grave no dia 13 de Junho desse fatidico ano de 1993.
De manhã cedo estava a dar no rádio o acidente e que o Cherba tinha lesões na coluna. As fisioterapeutas da clínica quando souberam em que vértebras eram as lesões disseram logo que ele dificilmente voltaria a andar quanto mais a jogar futebol.
Um grande talento que se perdeu devido às más companhias (Kulkov e Iuran devem ter pesos na consciência de terem desencaminhado para a noite um miúdo há pouco tempo chegado a Portugal).
Fica-me na memória o 3º golo dum célebre V. Setúbal - Sporting, que ganhámos 3-1 ou 3-2, salvo erro. O Cherba apanha a bola no meio campo, finta um, aguenta a carga de outro, isola-se e marca o golo do descanso.
Enorme Cherbakov. Que pena para ti. Que pena para o futebol. Que pena para o Sporting.
Melhor golo que alguma vez vi o Sporting marcar, este do Cherba contra o Beira-Mar. O vídeo que anda na net não faz justiça à beleza, geometria e grandiosidade deste golo, pois o ângulo de filmagem não foi o melhor. O golo foi na baliza norte do velhinho José Alvalade e eu estava na bancada sul e digo-vos que visto de frente este golo foi uma obra prima.
Não o vi jogar, não me recorda da sua capacidade, mas sei daquilo que dizem e que me contam e provavelmente seria um dos melhores na sua função e teria um futuro radioso.
Já foi à 17 anos, ainda não tinha visto a reportagem e 17 anos depois, deu-me um aperto no coração ao ver as imagens.
Era um portento…na retina ficará sempre o fantastico golo que marcou aos vendidos do beira-mar numa certa tarde de sabado. Com ele, Balakov, Figo, Stan V., tinhamos seguramente um dos melhores meio campos da europa…os tiros nos pés habituais estragaram tudo.
Difilmente voltaremos um dia a ver jogadores como ele no nosso plantel. dificilmente voltaremos a ver futebol de primeira agua como aquele practicado durante as epocas de 93, 94 e 95.