Olá pessoal
há anos que procuro a verdadeira receita do molho do frango assado á Portuguesa, todos o conhecem mas ninguem me quer ajudar. :‘( :’(
Se alguem tiver pena de mim …
A SIC fez uma pequena reportagem no Teodósio na Guia, que para mim tem o melhor frango de churrasco que já comi, e nessa reportagem eles explicam algumas coisas mas fecham-se em copas quanto à receita do molho, que será o principal segredo.
Pelo que eles dizem aí leva óleo e alho, sendo a malagueta facultativa, pelo que se vê na internet os restantes ingredientes devem ser limão, um pouco de álcool, whiskey ou brandy por exemplo, e possivelmente um pouco de manteiga e pimentão doce em pó. Agora quanto às quantidades só experimentando.
:venia: :venia: :venia:
agora sei, graças a ti, que o frango de churrasco a Portuguesa é o Frango à Guia.
não consegui ver o vídeo da SIC mas achei isto:
Molho para Frango à Guia
Fev 21, 2011 by José Besteiro
Aqui há tempos, via Twitter, um amigo lançou um pedido de molho para frango à Guia.
Como conseguir uma receita decente do caldo mágico parece um segredo de estado, partilho aqui, a vantagem de ter morado na Guia ao pé da churrasqueira Agapito onde aprendi a fazer o molho deles.
Trabalhei em Albufeira 5 anos, onde dirigi unidades de restauração, e este foi o molho para Frango à Guia que criei com o chef Sardinha, a partir da receita do Agapito, há quase 20 anos…
Molho para Frango à Guia
125 gr Manteiga pura clarificada (sem soro)
Sumo de 1 limão (coado)
1 dente de alho mto bem picado
Orégãos q.b
1 cálice (50 ml) de Brandymel
Opcionalmente podem picar, a gosto, 1 ou mais malaguetas para esta mistura.
Se aquecerem ou ferverem o molho, tenham atenção que o álcool (neste caso Brandymel) não deve ferver junto e a manteiga queima mais depressa que outras gorduras.
Essa receita não é a verdadeira receita do molho do frango à Guia, eles explicam isso nos comentários do blog, é uma receita inspirada nela mas diferente. A receita verdadeira do molho não leva oregãos e leva óleo e manteiga em vez de só manteiga. Eu experimentava fazer também com uma pitada de pimentão doce em pó.
o melhor molho para frango, para depois, é o da churrasqueira da Praça do Chile. São os melhores frangos de Lisboa e arredores, o da Guia em comparação não vale metade.
pede-se “um com molho de limão para as crianças e um com molho de limão e molho picante, sem medo no picante”. :mrgreen:
1ª fase- Sal, Óleo ou azeite (pouco) , mostarda, colorau ou pimentão doce e alho a gosto.
2ª fase- Temperar com Sumo de limão, vinho branco (ou cerveja, depende dos gostos), um cálice de whisky ou brandy (não exagerar).
vou ter de encontrar a mostarda Portuguesa que é muito diferente das que uso por aqui na suiça, mas com certeza, este fim de semana já posso dar o meu feedback
um grande obrigado à todos
So um pequeno à parte. Para mim, que sou do Algarve, o melhor frango assado fica em Portimão num restaurante que é o alentejano. Atendimento muito fraco mas o frango é top. Para quem gosta mais de molho carregado em alho al(meu caso) a churrasqueira de portimao é também muito boa. Ambos com batata frita caseira.