Rebranding do Sporting

Pela última vez, há 3 tipos de símbolos a circular:

• Genérico - podia ser um Peugeot ou um clube falso do PES
  • Gatafunhada - se é para ter escudo dentro de escudo dentro de escudo fica o que está
  • Escudo clássico atualizado - elegante, distinto (só o Sporting tem este padrão) e dá para camisola, casaco, polo, etc

Não pode haver discussão nisto, o 3º é claramente melhor. Os outros 2 são cópias manhosas da feira.

7 Curtiram

O 3º parece uma mulher de anca larga…

12 Curtiram

Não pode haver discussão? Junta umas centenas de milhões e compra o clube, assim podes fazer as coisas a tua vontade… até lá todos temos direito a dar opinião, e a minha é que não gosto.

3 Curtiram

Pode e deve haver discussão. Se calhar é o que falta nesta mudança de símbolo. Ir a votação dos sócios e a maioria decide qual é melhor. Não é ninguém num fórum online que sabe o que é certo e melhor para o clube.

Opiniões são como os rabos, cada um com o seu.

4 Curtiram

São exemplos, templates, protótipos. Qual é mais Sporting?

Vai ser votado, mais isto não é uma eleição, é um referendo.

Qual dos 3 símbolos é mais Sporting?

estou farto de comer arroz…

2 Curtiram

Mas o que raio significa ser “mais Sporting”? Todas as opções têm pelo menos um elemento referente ao passado do clube. Todos são “Sporting”, é apenas questão de gosto

1 Curtiu

Nenhum deles.
Mas isto sou eu que não percebo nada disto, tal como tu.

Vai ser votado onde? Quando? O que foi comunicado é que a revelação será feita em AG com posterior revelação ao público geral.

Todos são Sporting ao mesmo que nenhum é Sporting, sendo que, como disseste, são exemplos, templates, protótipos. Aqui o que se pede é: canalizar a identidade passada e presente para uma imagem moderna, de futuro. Se tu achas que um símbolo desenhado nos anos 50 representa o que é hoje o Sporting, e o que se quer que o Sporting seja no futuro, eu não acho.

E a tendência que se tem verificado não é de voltar atrás no tempo, por essa Europa fora e nos mais prestigiados clubes.

Para mim, o símbolo deve ter os mais básicos elementos que identificam o Sporting. O seu nome, o leão rampante e o ano de fundação. Estes dados são a certidação de nascimento do clube.

Se se deve usar o nome completo ao apenas a sigla, por uma questão prática e de design aceito que possa haver divergências. O leão é inegociável, como é óbvio. E tem que ser dentro do estilo que temos usado até aqui. Porque leões há muitos e o nosso é único. Adiciono o ano de fundação porque somos um clube centenário, que comemora 120 anos e acho que faz sentido.

Enquadre-se isto num símbolo que seja simples e moderno e estamos relativamente bem. Digo eu, que sou só mais um sócio como outro qualquer.

1 Curtiu

Não digas isso.. uma vez disse aqui que toda gente devia comprar camisolas oficiais da loja verde… só não me cuspiram na cara porque não dá…

Só me faz lembrar o símbolo do Coritiba.

Os elementos básicos estão bem definidos nos Estatutos. E não consta lá o ano de fundação. Aliás nenhum símbolo da história do Clube teve esse elemento. E nunca foi necessário (lá por outros clubes o terem nós não temos de copiar).

Também o “nome” não diz em lado nenhum que tenha de ser o nome completo. E nesse aspecto ainda menos símbolos de clubes europeus utilizam nome completo, o que faz sentido até por questões desde logo “práticas”. As siglas existem por uma razão e a tripla do Sporting é talvez a mais reconhecida a nível nacional e europeu.

Um símbolo deve ser identitário, directo e aos dias de hoje facilmente legível e “universal”. O exemplo que apresentaste é, a vários níveis, excessivo, redundante e “ruidoso”.

2 Curtiram

Em momento algum eu disse que “tinha de ser”. Só dei a minha opinião com base no que eu acho.

2 Curtiram

O leão do emblema novo não combina com o escudo do emblema antigo.

1 Curtiu

Então modernizar o símbolo é colocar um antigo? Não me parece que vá ser desse estilo.

1 Curtiu

SCP é, per si, um código conhecido e reconhecido, que identifica o clube. Já acrescentar o ano da fundação é algo a ponderar. Em alguns clubes até faz parte do nome, exemplo de um dos clubes de Munique.

Nos últimos anos, o 1906 é um código cada vez mais usado no marketing para identificar o clube. Não ficaria surpreendido que fosse acrescentado, embora essa não fosse a minha opção. Do que vi aqui no fórum, o que é mais diversificado é a configuração do escudo e do leão rampante. O escudo poderá ser mais “limpo”, minimalista, associado a uma ideia de modernidade, ou mais rebuscado, com referência ao passado. Os números das vendas poderão ser esclarecedores sobre a preferência dos sócios e adeptos. Eu também gosto mais do escudo dos anos 40, foi com ele que cresci, embora esteja aberto à inovação. Mas esta não pode romper com a identidade. Finalmente, onde espero maior alteração é no leão. Maior, no sentido de ocupar mais espaço dentro do escudo, e mais simples e ajustável aos diferentes usos, dentro e fora do emblema.

SL

Chegou-me agora este leak! O que acham?

24 Curtiram

Se tivesse mais patas comprava 3! :partying_face: