Não pode haver discussão? Junta umas centenas de milhões e compra o clube, assim podes fazer as coisas a tua vontade… até lá todos temos direito a dar opinião, e a minha é que não gosto.
Pode e deve haver discussão. Se calhar é o que falta nesta mudança de símbolo. Ir a votação dos sócios e a maioria decide qual é melhor. Não é ninguém num fórum online que sabe o que é certo e melhor para o clube.
Mas o que raio significa ser “mais Sporting”? Todas as opções têm pelo menos um elemento referente ao passado do clube. Todos são “Sporting”, é apenas questão de gosto
Vai ser votado onde? Quando? O que foi comunicado é que a revelação será feita em AG com posterior revelação ao público geral.
Todos são Sporting ao mesmo que nenhum é Sporting, sendo que, como disseste, são exemplos, templates, protótipos. Aqui o que se pede é: canalizar a identidade passada e presente para uma imagem moderna, de futuro. Se tu achas que um símbolo desenhado nos anos 50 representa o que é hoje o Sporting, e o que se quer que o Sporting seja no futuro, eu não acho.
E a tendência que se tem verificado não é de voltar atrás no tempo, por essa Europa fora e nos mais prestigiados clubes.
Para mim, o símbolo deve ter os mais básicos elementos que identificam o Sporting. O seu nome, o leão rampante e o ano de fundação. Estes dados são a certidação de nascimento do clube.
Se se deve usar o nome completo ao apenas a sigla, por uma questão prática e de design aceito que possa haver divergências. O leão é inegociável, como é óbvio. E tem que ser dentro do estilo que temos usado até aqui. Porque leões há muitos e o nosso é único. Adiciono o ano de fundação porque somos um clube centenário, que comemora 120 anos e acho que faz sentido.
Enquadre-se isto num símbolo que seja simples e moderno e estamos relativamente bem. Digo eu, que sou só mais um sócio como outro qualquer.
Os elementos básicos estão bem definidos nos Estatutos. E não consta lá o ano de fundação. Aliás nenhum símbolo da história do Clube teve esse elemento. E nunca foi necessário (lá por outros clubes o terem nós não temos de copiar).
Também o “nome” não diz em lado nenhum que tenha de ser o nome completo. E nesse aspecto ainda menos símbolos de clubes europeus utilizam nome completo, o que faz sentido até por questões desde logo “práticas”. As siglas existem por uma razão e a tripla do Sporting é talvez a mais reconhecida a nível nacional e europeu.
Um símbolo deve ser identitário, directo e aos dias de hoje facilmente legível e “universal”. O exemplo que apresentaste é, a vários níveis, excessivo, redundante e “ruidoso”.
SCP é, per si, um código conhecido e reconhecido, que identifica o clube. Já acrescentar o ano da fundação é algo a ponderar. Em alguns clubes até faz parte do nome, exemplo de um dos clubes de Munique.
Nos últimos anos, o 1906 é um código cada vez mais usado no marketing para identificar o clube. Não ficaria surpreendido que fosse acrescentado, embora essa não fosse a minha opção. Do que vi aqui no fórum, o que é mais diversificado é a configuração do escudo e do leão rampante. O escudo poderá ser mais “limpo”, minimalista, associado a uma ideia de modernidade, ou mais rebuscado, com referência ao passado. Os números das vendas poderão ser esclarecedores sobre a preferência dos sócios e adeptos. Eu também gosto mais do escudo dos anos 40, foi com ele que cresci, embora esteja aberto à inovação. Mas esta não pode romper com a identidade. Finalmente, onde espero maior alteração é no leão. Maior, no sentido de ocupar mais espaço dentro do escudo, e mais simples e ajustável aos diferentes usos, dentro e fora do emblema.