Realidade vs. Mundo Virtual - A base de dados do FM

A discussão neste tópico prende-se não com jogadores e performances virtuais dos jogos, mas sim com a enorma base de dados existente no FM e em outros jogos e/ou plataformas. Na era da informação, este tipo de ferramentas vão assumindo alguma importância, bem como aumento exponencial das transmissões de jogos online, que permitem que qualquer um possa ver jogos de campeonatos com pouca expressão e observar jogadores a que de outra forma não teriam acesso.

Ainda que existam alguns erros e imprecisões, é inegável que esta e outras bases de dados são bastante completas, a wikipedia por exemplo, é outro caso de muitíssima informação compilada num só espaço, que inclui praticamente todos os campeonatos e jogadores do mundo à distância de um clique. No caso do FM, até assume outros contornos, porque para além de mera base de dados de nomes, também funciona como uma rede de “olheiros amadores” que nos seus respectivos campeoantos observam alguns dos jogadores que mais tarde serão incluidos no jogo. É óbvio que é falível, é amador, tem imprecisões, mas vale sempre alguma coisa, por pouco que seja, e mais uma vez digo, performances virtuais de jogadores, a mim pouco interessam, apenas considero importante tudo o resto que envolve o jogo.

Assim, qualquer um pode passar a ter uma opinião sobre o jogador A ou B sem que para isso tenha de estar profissionalmente ligado ao meio. Isto é uma observação como outra qualquer e tem algum valor, e mesmo que não sejamos profissionais, podemos com algum conhecimento de causa opinar sobre a qualidade de determinado jogador e depois até discuti-lo e sugeri-lo como é aliás feito em alguns tópicos desta secção do fórum.

Obviamente que isto nunca irá excluir uma observação in loco, ou um conhecimento próximo do mercado, para se avaliar determinado jogador. Quem trabalha nos clubes e está neste meio, nunca se poderá servir exclusivamente destas bases de dados para aconselhar algum jogador, mas na minha opinião é um razoável ponto de partida para se ter conhecimento de alguns jogadores e mais tarde, se for caso disso levar a cabo uma observação mais completa e pormenorizada tendo contacto directo com os jogadores e o meio que os envolve.

[hr]

[b]Crio este tópico porque a discussão sobre este assunto já ia longa no tópico do Boghossian, tendo começado quando alguém incluiu o nome do Hugo Almeida na comparação com o jogador uruguaio. A discussão dos posts seguintes pode parecer começar assim um pouco do nada, mas foi a melhor alternativa encontrada para se remover este assunto do tópico em questão.

Para já todos os posts sobre esse assunto foram passados para aqui e mais tarde se verá se o tópico fica nesta secção ou se se pode inserir noutra.[/b]

Haja moral…quer dizer…uma equipa limitada como a nossa e ainda consideramos o HAlmeida mediocre. Tomara termos um HAlmeida na equipa…tomara…

O “jogador FM” tem potencial…mas jogar na Argentina n sera o mesmo que jogar na Alemanha pois nao?

Numa vertente de valorização de activos fara sentido apostar num bom jogador jovem e tentar fazer mais valias no futuro. O HAlmeida tvz ja n se enquadre nesta equação…mas em termos de valorização da equipa…seria uma optima aquisição…

Enfim…apenas um desabafo…ja que n temos $ para o HAlmeida.

Mas qual jogar FM rapaz? ja ouvis-te falar em tv na internet por exemplo? e diz-me la quantos golos marcou o hugo almeida na alemanha??
Se para ti o hugo almeida e bom entao exprime a tua opniao. Agora lembra-te que nao es o unico a ter opniao e sim eu sou daqueles que acha que o hugo almeida nao tem lugar no Sporting ate com os jogadores que temos la agora.

já…mas sou do tempo em que se avaliavam jogadores “en la cancha” e não no youtube nem no FM…
Queres a minha opiniao? 95% dos que pedem este jogador nao viram mais que um par d evideos no youtube…

e continuas tu com o youtubes e fms … eu estou a falar de transmissoes integrais de jogos de futebol. Por favor diz-me la entao como e que tu avalias o hugo almeida e porque duvido que tenhas ido a alemanha ver os jogos do werder bremen.
Existem varias maneiras para poder avaliar jogadores, nao e so as avaliaçoes “in loco” que contam, mas sim as proprias transmissoes de tv, e sim mesmo os videos e acessos a relatorios de observadores, tudo isto conta. e nao so apenas observar os jogadores no campo.

Ate porque hoje evoluimos bastante na tecnologia e tu com um jogo gravado consegues observar todos os lances desse jogador e ires adicionando os movimentos que o jogador faz mais vezes, a maneira como recebe e controla a bola, se ao rematar costuma inclinar o corpo etc etc, e isso vais adicionando a medida de jogos que tens, e quando a epoca chega ao fim nem sequer precisas de uma avaliaçao ao vivo. E com isto nao quer dizer que essa avaliaçao nao e importante.

Se as pessoas viram no youtube ou nao isso nao sei, e sinceramente nao quero saber porque nao me diz respeito, eu vi jogos suficientes dele para afirmar que do que ja vi ate hoje, do hugo almeida e do Bogho, digo-te que gastava o dobro do dinheiro no Bogho em relaçao ao hugo e sem pensar muitas vezes.

Agora se me perguntares se existe risco? e obvio que existe, tanto numa contrataçao como na outra. basta lembrar que o postiga foi o melhor marcador da taça uefa e hoje e o que se ve. Isto so para dar um exemplo.
Qualquer contrataçao tem o seu risco.

Qtos jogos viste dos Newells? Sabes…este jogador antes de começar a epoca na Argentina (a sua 1) já era pedido por N users…que suponho que viam todos os jogos do poderoso Cerro do Uruguai. Curioso…

Eu gosto do Bogohossian…pelo menos dos pouco que vi. Nao esta em causa o seu potencial…esta mesmo em causa o choque que me causa as considerações acerca do HAlmeida; offtopic…

Opiniões sim…mas convem saber o terreno em que pisamos…e a relaidade que nos rodeia e em que vivemos.

Já agora…o Newells tem um bonito campo.

Nao te sei dizer ao certo mas vi uns 8/9 jogos, comecei a ver por curiosidade porque o user paraver ( que e um user de quem sigo alguns dos seus posts) falava bastante entao comecei a ver.

Sao opnioes, eu nao gosto do hugo almeida, tem fisico tem sim senhor, mas e pouco mais que isto, tem um forte remate mas nao o sabe usar, e pouco ou nada movel, e um ponta de lança estatico na area. Nao acho que a nao ser centimetros acrescente mais alguma coisa de relevo ao plantel.
Ao contrario do bogho por exemplo que apesar de tambem tem poder fisico, e um jogador muito mais movel que o hugo almeida.

Mas o bogho e so um exemplo. Ja foi referido muitas vezes o departamento de scouting do Sporting, que ate a data de hoje ja tinha informado de varios jogadores mas depois o Sporting a maioria das vezes perdia as negociaçoes ora porque nao ia no timing certo ora por ser caro de mais. Nao tenho a minima duvida que eles tenham jogadores referenciados que sejam melhores que o hugo almeida.

Sao opnioes e nao passam disso. Nem eu sou dono de razao nenhuma. Apenas entre 1 jogador e outro prefiro aquele que para mim tem as melhores caracteristicas. E ja para nao falar da margem de progressao que um tem e outro ja nao.

la vem a historia do fm … ha aqui pessoas quando nao conhecem os jogadores vem com a historinhas do fm … claro esta que lisandros, luchos, falcaos, anderssons e outros que tais sao bons e no fm … Depois ficam muito surprendidos enfim
Nao sabem pelo menos nao comentem o que nao conhecem.

O Lucho era titular da selecção…não sei o que está aí a fazer. Anderson e Falcao sempre se soube o que eram como jogadores e sempre prometeram muito. Quem seguia o campeonato argentino sabia bem o que valia Lisandro. Agora tu vais-me dizer que vias o campeonato uruguaio?

:arrow:

Eu também nunca percebi essa história de se falar de FM’s e youtube’s quando não se conhecem os jogadores. Eu pelo menos se não conheço fico calado, não venho assumir que todos os outros só conhecem os jogadores por causa disso, apesar de haver casos óbvios em que é isso que se passa.

E qual é o espanto de alguém ver jogos de campeonatos “manhosos” e que não interessam a mais ninguém ? Aqui há uns tempos vi um jogo entre o Wisla Cracóvia e o Levadia Tallinn para as competições europeias. Será que havia mais alguém aqui a ver esse jogo ?? Não me parece, mas eu vi-o e comentei-o aqui no fórum. Vi-o para seguir um jogador “de FM”, como gostam tanto de dizer (Nikita Andreev) que só por acaso até marcou um belo golo…

Também vi alguns jogos do Lech Poznan de propósito para ver o Lewandowski, entre outros casos.

Dito isto, não conheço o Boghossian nem nunca o vi jogar, mas admito perfeitamente que haja por aqui quem o tenha visto e que tenha gostado.

foi bom teres dado exemplos de jogadores mais conhecidos que o Papa no meio. E para que não restem duvidas, refiro-me à altura em que ainda jogavam na A.Sul.

@SCP Fan:

Obrigado por confirmar que o catalisador do seu interesse é o supracitado jogo.

Não ha ng que fique a conhecer um jogador por um jogo…ainda para mais na TV. Ninguem.

Não me leve a mal, não tenho nada a ver como gasta o seu tempo, mas ver jogos de futebol para analisar jogadores é uma função bem remunerada. Não o faça de graça…nem pela TV.

Caro Wanderlust, está enganado, tirou uma conclusão precipitada. Não vejo jogo algum por determinado jogador ser bom no FM, o que me levou a querer ver o jogo do tal jogador foram apenas e só as estatísticas que tem na vida real. Que eu saiba essas não foram inventadas e as carradas de golos que marcou aconteceram mesmo, não foi sonho nem jogo virtual. E quanto ao jogador em questão eu também não lhe disse que conhecia o jogador, nem disse que era algum craque só porque vi um jogo dele.

Neste sentido a única coisa para que o FM interessa é como uma base de dados de nomes (isto ninguém pode negar), nada mais. Se lá são bons jogadores ou não não me interessa para rigorosamente nada, e apenas me serve para conhecer nomes aos quais de outra forma não teria acesso. Já não tenho idade para dar alguma importância a exibições virtuais, não tenho 15 ou 16 anos.

Já deu para perceber que talvez tenha ou tenha tido alguma ligação profissional a esta área, e por isso desvaloriza estas observações/análises de ditos “amadores”. Percebo-o, mas talvez não o devesse fazer de maneira tão linear…

Quanto ao resto, de facto não tem de se preocupar na forma como dedico o meu tempo a isto, faço-o porque quero e gosto. E também ninguém garante que não o venha a fazer no futuro de forma remunerada, nunca se sabe… :great:

@SCP Fan

Eu n desvalorizo e respeito as opinoes de todos. Mas como ja escrevi anteriormente (aqui ou noutra thread qq), é preciso ter os pes bem assentes no chao e conhecer bem o meio que nos rodeia.

É preciso ter algum cuidado com algumas afirmações peremptorias (digo-o de forma generlarizada sem entrar em particularizações).

Ha varios clubes a trabalhar bem na area da prospecção.
Por vezes parece que se entra numa onda de descredibilização pq os reforços (quando os há) não são os pretendidos pelos adeptos. Vamos ser pragmaticos: as novas tecnologias colocaram ao dispor do adepto N ferramentas que possibilitam a pesquisa e recolha de algumas informações sobre clubes e jogadores. Reforço a ideia do “alguma informação”.

O que se tem assiste aqui e em outros lados é que a fasquia ficou mais alta…e a tolerancia dos adeptos ficou um pouco condicionada a factores inexistentes há um bom par de anos. O futebol não é ciencia; tudo gira à volta de tomadas de decisão sustendadas por N factores. Isto torna o jogo fantastico, qualquer um pode opinar e com algum trabalho de pesquisa até pode parecer melhor que o director de futebol do seu clube.

Há coisas no entanto que nunca mudam. O trabalho de campo tera sempre de ser feito.

ha muiita gente que comecou por ai … por exemplo so no vitoria de guimaraes estao 3 pessoas que começaram a fazer relatorios de alguns jogadores do campeonato brasileiro e um dia decidiram entregar isso ao presidente e ao que parece agora ate foi uma boa ideia.

Eu sou um dos que gosta de ver e seguir jogadores, e uma coisa que gosto fazer por puro gozo, e nao me consigo ver a fazer isso no futuro.
Quanto ao que se fala de fm e youtube tu de certeza que ja percebes-te a mensagem ate nos posts que surgiram a seguir… O que se fala e quando nao se conhece o jogador vem logo gente a falar que nao conhece e se alguem disser que o conhece e que ate gosta dele, vem logo dizer que e do fm ou do youtube ou de outra coisa qualquer… E isso ao fim de um tempo começa a cansar.

Obvio que nao e uma avaliaçao correctissima e que tu possas entregar a uma pessoa que faça isso profissionalmente, mas ao longo do tempo vais conhecendo bastante do jogador e formulas a tua opniao. Exactamente o que toda a gente faz com os jogadores do Sporting por exemplo. Duvido que no fim de meia epoca as pessoas ja nao tenham uma opniao sobre o jogador x ou y.

Eu percebo o que tu queres dizer, uma avaliaçao por tv e sempre diferente e muito menos conclusiva do que uma avaliaçao no campo, mas isso nao te impede de formulares uma opniao sobre o jogador X tendo em conta aquilo que ele vai fazendo.

Relembro que o jogo Football Manager tão apregoado aqui, tem uma base de dados que é feita por olheiros (alguns de clubes) contratados em regime de prestação de serviços pela Sports Interactive. Isto explica por exemplo o facto do Everton já ter tentado comprar a base de dados à Sports Interactive antecipando o acesso à informação meses antes do jogo sair. Não estou com isto a defender uma avaliação de um determinado jogador apenas com base neste jogo mas acho que há pessoas que substimam a base de dados e a avaliação que é feita por verdadeiros departamentos de scout. Eu sei que parece ridiculo mas acreditem que é uma realidade e alguns treinadores já se pronunciaram sobre isto.

Por mim ate os clubes podiam utilizar a base de dados como uma ferramenta não prescindindo claro a prospecção do jogador na vida real claro

Quem fala do FM desconhece de certeza que é uma base de dados extremamente fidedigna. Não é um pé-de-chinelo que se lembra de dar notas ao jogadores, são milhares de informadores amadores que acompanham todos os jogadores, até dos distritais, de todos os países.

Agora, é normal haver erros, é normal haver jogadores que tenham melhores notas só porque o observador engraçou com ele. Mas não me venham dizer que na maior parte dos casos as informações não são correctas.

Ibrahimovic, Kallstrom, Akinfeev, Elmander, De Rossi, Obi Mikel, Carew, etc, todos eles eram já considerados grandes jogadores de FM ainda antes de darem o salto nas suas carreiras.

Eu não jogo FM à largos anos, mas lembro-me do meu tempo, e quase todos os pequenos grandes jogadores das pequenas ligas chegarm a grandes equipas europeias.

Ainda há uns tempos, li que um clube português usava o FM para esses fins, na altura lembro-me que a pessoa que foi entrevistada disse que depois iriam avaliar os jogadores no terreno. Muitas vezes até se acabava por confirmar o valor do jogador, mas já tinha acontecido casos em que eram autenticos barretes, e outros casos que os jogadores nem existiam :shifty:

Não tenho a certeza, mas penso que era o Vitória de Setúbal.

Agora mais a sério. Percebo o que vocês dizem e isso sempre se notou. Lembro-me de um super Saviola e um super Palermo quando ainda pouca gente dava algo por eles. Mas também me lembro de um Pedro Silva que acabou com 7.60 (média) a época. :mrgreen: