Nao encontrei topico, por isso decidi abrir um. Quando tiver oportunidade faco comentario.
Fico contente pelo resultado ser positivo, já se sabia que o lucro seria pouco ou nenhum mas desde que seja verde estamos no bom caminho.
Estou surpreendido pela positiva. Confesso que estava apreensivo mas é sempre bom ter lucro, mesmo que seja pouco.
Isto é relativo a 3 meses, ou seja, já estão aí as aquisições para esta temporada e mesmo assim tivemos lucro.
O facto de ser pouco leva-me a crer que teremos que realizar alguma venda, em Janeiro ou no final da época, mesmo que não seja muito avultada (10M).
Até estou surpreendido que não seja prejuízo! A tendência será para o lucro se tornar em prejuízo. Se vendermos um jogador até 30 de Junho podemos acabar com resultado positivo.
Li assim muito por alto mas destaco a subida acentuada dos custos com pessoal. Nada que seja muito surpreendente.
Urge fazer uma limpeza no número de jogadores que temos com contrato. Acho importante que ganhemos mais uns tostões na Liga Europa e que consigamos captar ainda mais o capital dos chineses. Pode ser que esta visita recente se traduza em alguma coisa!
Pelas minhas contas e assim por alto temos que fazer cerca de 10M em vendas para obter resultado positivo, o que é incrível tendo em conta que pouco vendemos e não tivemos a champions. Já me estou a mentalizar com a venda do William e de, provavelmente, mais 1 ou 2 jogadores no verão.
Se nos apurarmos para a UFL no fim da época e fizermos uns 40 ou 50M em vendas liquidas vamos conseguir a melhor época financeira da historia do clube, isto 3 anos depois de quase fecharmos portas. Fantástica gestão.
Esperado, investiu-se muito este ano face às receitas comparando com o ano passado, sem patrocinador e sem Champions as coisas tocaram-nos…
O Sporting continua preso pelo alto passivo que ainda tem, e que nos cortas as pernas quando temos que investir, o problema é esse! Espero que caso conseguirmos uma boa valorização do plantel, que no fim do ano se venda, e que se abata logo a divida!
101M€ de passivo corrente… fds
Se tivéssemos ido à Champions estava-mos com uma almofada suficientemente confortável para chegar ao final da época com lucro e até mesmo para uma eventual derrota coma a Doyen. Mesmo assim não é um drama ter prejuízo este ano. Apesar da UEFA andar em cima de nós, é bom não esquecer que no ano passado lucrámos quase 30 milhões. Acredito que, no entanto, alguém será vendido até ao final do exercício por bom dinheiro e que acabamos o ano desafogados.
Erro algo insignificante, mas é um.
Não acredito que se enganaram e colocaram Manchester City.
Não vou colocar a img, mas vocês encontrarão :mrgreen:
No entanto estou deveras surpreso com o saldo positivo.
Bryan Ruiz 90% (a) Jul-15 Fulham F.C. Jun-18 1.320M€
Edinaldo Pereira 100% (a) Jul-15 Udinese Calcio SPA Jun-19 3.020M€
Teo Guitierrez 90% (a) Jul-15 C.A. River Plate Jun-18 3.738M€
Total 8.078
Eu do Relatório todo destaco as páginas 55 e 56.
Leiam bem os textos :lol:
Ja contam com o encaixe da champions? 3 fase de eliminação.
Já tirei a duvida sem vendas deve rondar um prejuizo a rondar os 12,5M/13M
Acabámos com lucro :mais: :mais:
Os gastos com salários quase duplicaram em 3 meses. Vamos ver a evoluçao da época… Se formos campeões este será um mal menor.
Tinha algum receio de um aumento de gastos de pessoal mas nunca imaginei que pudéssemos saltar para mais do dobro. Tendo muitas duvidas que o plantel hoje esteja mais bem apetrechado que no passado , entre a evolução dos que lá estavam (com naturais actualizações remuneratórias) e novos , parece-me manifestamente exagerado. Dei uma vista de olhos mas não encontrei grande justificação (meramente mais investimento) , podendo acreditar que alguns prémios poderão ter sido alapados a esta rubrica e que a mesma irá ser reduzida ao longo do ano (ainda que no ano passado a trajectória tenha sido de pequeno incrementos).
Mediante a permanência de boa parte dos jogadores e do falhanço da Champions , os resultados são bastante satisfatórios e agora vamos ter uma trajectória negativa que poderá facilmente ser amortizada com uma venda e desfazendo-nos de pesos salariais.
Estive a analisar com alguma cautela. Era esperado este aumento de gastos com o pessoal, o ano passado o plantel foi espremido em termos salariais a um nível que era impossível de manter pois haviam jogador a ganhar muito abaixo da sua real qualidade que foram aumentados (João Mário, Jefferson ou Slimani à cabeça).
De resto, estou razoavelmente satisfeito com este resultado. A verdade é que se o Sporting assegurar a presença regular na Champions, estamos a falar de um aumento bastante significativo das receitas que permite manter o orçamento para o futebol no nível atual (que rondará os 40-45 milhões de euros, sendo que temos de incluir aqui os pesos mortos dos excedentários como o Labyad/Viola). Um clube como o Sporting, participando regularmente na Liga dos Campeões, tem capacidade para manter um orçamento para o futebol desta envergadura, o que lhe permite ser competitivo a nível interno e ainda assim apresentar contas saudáveis. Também é preciso ver que este relatório compara com o relatório do ano passado que não incluia a incorporação da SPM na SAD, para o bem ou para o mal (tanto de receitas como de despesas).
Com esta evolução, creio que a Sporting SAD apresentará um prejuizo operacional que rondará entre os 7-10 milhões de euros (e por aqui se percebe o que quis dizer o Bruno quando disse que este plantel foi construido para a Champions: esse valor é efetivamente o valor da diferença entre o que recebemos de prémios atualmente e o que receberiamos se tivessemos ido à UCL!). Ganhar o campeonato também terá um impacto financeiro algo relevante, visto que só em prémios à equipa técnica/plantel deve rondar os 5 milhões de euros, valor que também acredito que será “esbatido” em parte com aumento das receitas de bilheteira, merchandising, etc.
A aposta da SAD foi por um aumento de receitas e prestigio que se consegue com títulos. O Sporting pode não ser campeão este ano, mas creio que não terá dificuldades em assegurar a presença direta na Champions e a valorização de ativos, pelo que este risco diria que é “calculado”. E temos que nos mentalizar que no final da época… Xau William :inde:
Esse “peso” nos custos com o Pessoal não será essencialmente a equipa técnica + Aquilani + Teo + Ruiz
Algumas notas:
- Sem apuramento para a fase de grupos e sem patrocínio da camisola conseguimos Resultados Operacionais positivos;
- Não efectuamos a venda de nenhum jogador fundamental do plantel;
- Grande aumento do investimento no plantel, principalmente ao nível de remunerações. As aquisições de Ruiz, Teo, Aquilani ou Naldo e as renovações de Mané, JME ou Slimani pesam muito neste aumento, mas só JJ representa 10% do total dos custos com pessoal. Fundamental cortar nos excedentários de forma a não ultrapassarmos os 40/45 M no final do exercicio;
- Mesmo assim apresentar um RL positivo é obra;
- Sem patrocínio nas camisolas e parte das bancadas conseguimos uma receita superior nesta rubrica, sendo que agora aparece também a rubrica Loja Verde com um valor bastante simpático;
- Em ano de grande investimento no plantel vendemos menos GB (talvez sejas necessário rever os preços e o modelo). Mas existe um grande aumento nos camarotes;
- Isto pode significar que não existindo um grande patrocinador com capacidade financeira de pagar a camisola, existem vários pequenos patrocinadores a investir no clube. Isso nota-se no estádio, existe mais publicidade e mais variada, é um trabalho de está a ser bem feito pelo clube.
O que este R&C mostra é que, naturalmente, este ano levamos um “arrombo” nas contas comparativamente aos anos anteriores. Este lucro para já significa zero, quer por ser quase nada quer por estarmos apenas no 1º trimestre. Obviamente que a tendência é o prejuízo subir por aí a acima já a partir do 2º trimestre.
De negativo espanta-me o aumento nos custos com pessoal, já se sabia que ia subir muito, mas subir para o dobro!!! Se se mantiver a tendência vamos já para cerca de 45M em custos com pessoal, uma subida drástica.
Do lado positivo o facto das contas apesar de tudo estarem mais ou menos controladas e, provavelmente, uma venda no final da época, antes do fecho do exercício, deve bastar para “limpar” as contas e ter lucro pelo 3 ano consecutivo. Obviamente que W. Carvalho deve ser o eleito.
Estes números são também animadores no sentido em que, se pensarmos numa próxima época com receitas da champions, não quero acreditar que fiquemos abaixo do 2º lugar, a proxima época não deverá ter / precisar de tanta austeridade como muitos quiseram fazer querer e 1 / 2 vendas serão mais do que suficientes… Portanto o Sporting não precisará de se desfazer do plantel.