Rankings da UEFA

Visto que um dos objectivos definidos para a equipa profissional de futebol para este ano são terminar num dos primeiros postos, será certamente interessante acompanhar o desenvolvimento destes dois rankings, pois um dele ditará quantas equipas portugueses irão À LC e o outro ditará se seremos cabeças de série ou não e de que pote faremos parte aquando o sorteio das competições europeias.

[hr]

[center]
Rankings dos País 2013/2014

[/center]
Última actualização: 20/09/2013

NOTA: Para Portugal conseguir colocar três equipas na Liga dos Campeões na próxima temporada tem que conseguir manter o 5º lugar.

NOTA 2: A probabilidade de Portugal perder o quinto posto é extremamente baixa porque como é visível pela tabela, a classificação é definida com base nos últimos 5 anos e assim sendo a França prepara-se para perder a sua marca de 2009/2010 que era a melhor alcançada nos últimos 5 anos (15 000) enquanto que a marca que Portugal vai perder (10 000) corresponde exactamente à sua pior. E em segundo lugar a França , este ano, começou bastante mal as competições europeias (tanto o Nice como o Saint-Étienne já foram eliminados da Liga Europa). Assim sendo acredito que é mais provável Portugal subir ao 4º posto (ainda mais pelo claro enfraquecimento do futebol italiano no futebol europeu) do que sermos ultrapassados pela França.

Coeficientes dos clubes 2013/14 (Última actualização: 20/09/2013)

O Sporting este ano vai perder os 14 000 pontos de à 5 anos e este ano não vai praticamente pontuar por não estar nas competições europeias, portanto vamos descer bastantes lugares o que nos custará provavelmente o estatuto de cabeça de série caso ficaremos em 3º lugar e iremos disputar o play off de acesso à LC ou nos levará ao pote 3 caso consigamos o acesso direto ou indireto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Mas os lugares para 14/15 não ficaram definidos no final da ultima epoca (12/13)?

Não tenho a certeza disso.

Mas se calhar tens razão.

E se formos a ver não estamos assim muito longe alcançar a Itália. O Sporting vai perder um dos seus melhores anos, mas reparem também no caso do Inter, que este ano nem na Europa está e também vai perder o seu melhor ano claramente, assim como o Lyon por exemplo.

Infelizmente estes últimos dois anos do Sporting (época passada e esta) vão nos prejudicar imenso em futuras campanhas da Liga dos Campeões. Vamos cair a pico e seremos inclusive ultrapassados pelo Braga.

Por isso é que temos este ano de nos qualificar obrigatoriamente no mínimo no terceiro lugar para chegarmos de novo à Liga dos Campeões!

É indiferente ficarmos no 3 ou 4 pote porque a diferença desportiva dos clubes nesse pote é minima, o 1 e o 2 é que fazem toda a diferença.

:arrow:

Espero pelo menos passar o playoff, o que já vai ser dificil!

Mas há uma grande diferença entre ser cabeça de série ou não ser nos playoffs de entrada para a LC.

Playoff 2013/2014 de entrada à LC:

Cabeças de série

Arsenal (6º lugar)
Lyon (12º lugar)
Milan (14º lugar)
Schalke (16 º lugar)
Zenit [size=9pt](21º lugar)

Não cabeças de série

PSV(28º lugar)
Fenerbahçe (47º lugar)
PAOK (73º lugar)
Paços de Ferreira (134º lugar)
Real Sociedade [size=9pt](fora do top 450)

NOTA: O Sporting CP à partida para esta época estava colocado no 23º posto, teria sido bastante complicado para nós bater em dois jogos qualquer uma das equipas que eram cabeças de série.

Depois do comentário do tsubasa achei melhor comentar aqui a questão, outras variáveis que podem afectar o Sporting na pré eliminatória da champions, como por exemplo, o Liverpool ficar em 4?

Estão atrás do Sporting, o Sporting vai perder 14.0 o Liverpool 24.6, ambos devem ter pontuação parecida esta epoca,
devem-se manter atrás do Sporting.

Por isso sim, se forem ao play-off era uma posição que o Sporting ganhava!

Alias ainda vão cair bem mais que o Sporting!

Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que 24.6 do Liverpool assim como os 14.0 ainda vão contar para o sorteio da fase de grupos só depois é que desaparecem. E se assim for receio que seremos ultrapassados pelo Liverpool porque eles estes anos vão somar mais pontos que nós.

Exemplo: Na época passada o Paços de Ferreira, o Estoril e o Nacional não estiveram nas competições europeias receberam 2.350 pontos.

Já a Premier league dá mais pontos, Aston Villa, Stoke, Everton e Fulham receberam 3.285, quase mais 1 ponto que as equipas portuguesas.

E nós só temos mais meio ponto que o Liverpool portanto, mesmo à tangente, acho que vamos ser ultrapassados. Isto claro se essa tal época contar.

Vi o ranking de 2015, ^-^
para 2014 é como dizes!

contam as 5 ultimas epocas 2013/14 12/13 11/12 10/11 09/10
Sim assim devem passar ainda que seja por pouco!