Quem são para vocês as 10 maiores figuras da história do Sporting?

Aqui vai a minha lista:

1 - José Alfredo Holtreman Roquette (Mais conhecido como José Alvalade)
2 - Visconde de Alvalade
3 - Francisco Stromp
4 - António Stromp
5 - José Travassos
6 - Fernando Peyroteo
7 - Joaquim Agostinho
8 - Carlos Lopes
9 - Fernando Mendes
10 - António Livramento

Justificações:
1 - Sócio fundador, o primeiro sócio número 1 e o seu terceiro Presidente, para além de ter vestido a camisola do Clube em três modalidades (futebol, críquete e ténis).
http://www.wikisporting.com/index.php?title=José_Alvalade

2 - Alfredo Augusto das Neves Holtreman foi agraciado pelo Rei D. Carlos com o título de 1º Visconde de Alvalade.
Foi assim que José se lembrou do avô quando decidiu fundar um grande Clube e lhe foi pedir dinheiro. Este não hesitou e adiantou-lhe 200 mil reis, disponibilizando ainda terrenos da sua quinta para a construção das instalações desportivas e sociais do Clube, que ficaram conhecidas como o Sítio das Mouras. Ficou imediatamente declarado sócio protector e foi eleito o 1º. Presidente do Sporting, funções que cessaria a 4 de Janeiro de 1910.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Visconde_de_Alvalade

3 - Foi o primeiro grande símbolo do Sporting. Estreou-se na equipa principal de futebol aos 16 anos. Foi um dos dissidentes do Campo Grande Football Club. Primeiro treinador Campeão pelo Sporting. A 1 de Julho de 1930 faleceu por vontade própria, na agonia de uma doença grave, escolhendo o dia em que o Sporting festejava o seu 24º aniversário, e ficou perpetuadamente como o sócio nº. 3, número que possuía na altura. Tem o nome eternizado na rua Francisco Stromp, no Grupo Stromp e nos prémios Stromp.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Francisco_Stromp

4 - Um dos fundadores, estreou-se na equipa principal de futebol com apenas 15 anos. Foi o primeiro atleta olímpico português e recordista nacional em diversas especialidades. O seu nome ficou imortalizado na rua António Stromp.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=António_Stromp

5 - A sua vinda para o Sporting foi precedida de alguns episódios rocambolescos, com o FC Porto a perder a corrida, apenas porque falou mais alto o sportinguismo do jogador. Tornou-se no “motor” da célebre linha avançada que ficou conhecida como os Cinco Violinos, conquistando oito Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa ao serviço do Clube. Tornou-se no primeiro jogador português a actuar numa Selecção da Europa, passando a ser conhecido como “Zé da Europa”. A 27 de Março de 2015, dia em que foi colocada a primeira pedra do Pavilhão João Rocha, foram inauguradas as Ruas Vítor Damas e José Travassos.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Travassos

6 - Peyroteo foi o maior goleador da história do futebol português e mundial, com uma média de 1,6 golos por jogo, que torna os seus feitos inigualáveis, e todos os adjectivos que possamos encontrar para qualificar este portentoso avançado, serão insuficientes para que se perceba a sua dimensão. Conquistou um Campeonato de Portugal, cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, oito Campeonatos de Lisboa e a Taça Império.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Peyroteo

7 - Joaquim Agostinho foi o melhor ciclista português de todos os tempos. Em 1984 decidiu regressar ao seu Sporting. No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Agostinho que vestia a Camisola Amarela, sofreu um hematoma epidural agudo no crânio, por não usar capacete, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho. Mas mesmo assim voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting. Seria operado em Lisboa, dez horas após do acidente, tarde de mais. O campeão nacional por 6 vezes consecutivas faleceu no dia 10 de Maio de 1984 com apenas 41 anos. No Tour em treze participações ficou oito vezes nos dez primeiros, entre as quais estão dois 3º lugares, com cinco vitórias em etapas, incluindo o mítico Alpe d’Huez a 15 de Julho de 1979, onde foi colocado em sua honra um busto em bronze. Venceu 5 voltas a Portugal e alcançou, ainda, um 2º lugar na Vuelta a 11 segundos da vitória.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Joaquim_Agostinho

8 - Melhor atleta português de todos os tempos. 10 vezes Campeão Nacional de Corta-Mato, 5 vezes Campeão de Portugal na pista. Ajudou o Sporting a conquistar 7 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, competição que ganhou individualmente 3 vezes, entre muitos outros títulos nacionais e regionais que o Clube venceu com sua sempre importante participação, fosse no Corta-Mato, na Pista ou na Estrada. Na Maratona foi Recordista da Europa, Recordista Mundial e Campeão Olímpico, sendo nesta dura prova que se tornou no primeiro português a conquistar uma Medalha de Ouro no maior evento desportivo do Mundo. Antes já tinha conquistado uma Medalha de Prata nos 10000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, que era a primeira da história do Atletismo português, e entre muitas outras corridas, ganhou ainda por duas vezes a clássica São Silvestre de São Paulo, no Brasil, que era considerada como a mais importante prova de estrada do mundo.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Carlos_Lopes

9 - Fernando Mendes foi o capitão da mítica equipa que conquistou a taça das taças para o Sporting Clube de Portugal. Mais tarde foi treinador campeão e trabalhou também na área da formação.
http://www.wikisporting.com/index.php?title=Fernando_Mendes

10 - António Livramento é considerado o melhor hoquista de todos os tempos. Conquistou 8 campeonatos nacionais, 1 taça dos campeões europeus (troféu que reconquistou mas como treinador). Pela selecção nacional alcançou 3 títulos de campeão do mundo e 7 da Europa (competições que voltaria a vencer também como treinador). António Livramento faleceu a 7 de Junho de 1999, com 55 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. O seu caixão foi coberto por 2 bandeiras, a do Sporting Clube de Portugal e a da Federação Nacional de Patinagem. A France Express anunciou que “Morreu o Pelé do Hóquei em Patins” o que mereceu o seguinte comentário por parte do Prof. Moniz Pereira: “Não seria antes Pelé o Livramento do Futebol?”
http://www.wikisporting.com/index.php?title=António_Livramento

É sempre muito difícil dizer quem foram as principais 10 individualidades, tive de deixar de fora nomes como o Professor Mário Moniz Pereira, Aurélio Pereira, Vasques, Albano, Jesus Correia, entre muitos outros. E admito que, alguns deles, principalmente os que referi, tinham lugar na lista

:mrgreen:

Fernando Peyroteo | Wiki Sporting - O expoente máximo do futebolista portugês. Nem Cristiano Ronaldo conseguirá suplantar os seus feitos
Francisco Stromp | Wiki Sporting Um exemplo de Sportinguismo e por todos nós recordado pela Camisola Stromp!
Jesus Correia | Wiki Sporting Um atleta que deu muitos titulos no futebol e no hoquei e um dos 5 violinos!
Equipahttps://www.wikisporting.com/index.php?title= 1963/64 Vencedores do unico Trofeu de uma prova europeia oficial
João Rocha | Wiki Sporting o Grande Presidente!
Aurélio Pereira | Wiki Sporting O nome que a formação do Sporting tem no Mundo deve-se a ele!
Vítor Damas | Wiki Sporting Para mim, o melhor Guarda Redes Português de sempre!
Moniz Pereira | Wiki Sporting O Sr. Atletismo. Somos o 2º maior clube do mundo me troféus em grande parte devio ao Professor.
Joaquim Agostinho | Wiki Sporting uma força da natureza que levou o nome do Sporting e de Portugal além fronteiras.
António Livramento | Wiki Sporting Numa modalidade que me diz muito, Livramento foi o Cristiano Ronaldo do Hoquei. Nunca haverá ninguém como ele.

jogadores:cinco violinos(Vasques,Jesus Correia,Travassos,Albano e Peyroteo),Hector Yazalde,Manuel Fernandes,Krassimir balakov,Ricardo coração de leão (Sá Pinto),Liedson

figuras dentro do clube (treinadores,dirigentes,atletas das modalidades):Joaquim Agostinho,Francisco Stromp,Moniz Pereira,Carlos Lopes,João Rocha,Visconde de Alvalade,Bruno de Carvalho,Aurélio Pereira,Rogério Alves e Sara moreira

Desculpem lá, mas num tópico para eleger as maiores 10 figuras da História do Sporting, como é que entra o Rogério Alves mesmo? :shifty:

e a sara moreira tb :smiley:

eu não consigo escolher 10 figuras é impossível e injusto para muitos que ia ter de deixar fora

Rogério Alves? Sara Moreira? Isto é para os apanhados?

para mim são e não tenho vergonha nenhuma do admitir.
A Sara conheceu-a pessoalmente e é uma grande leoa, dá tudo pelo clube.Já nos representa á muitos anos e puxando um bocado a brasa a minha sardinha porque a conheço para mim já é um símbolo do clube.
O Rogério Alves é capaz de ser o Sportinguista (que mais poder têm no nosso burgo) que mais defende o nosso Grande Amor.
É um exemplo de pessoa, um grande Homem, e defende o clube com unhas e dentes sempre com classe e elevação.
O titulo do tópico diz “quem são para vocês as 10 maiores figuras da história do Sporting” né?
Ora eu deste titulo deduzo que também possam ser figuras que embora tenham contribuído directamente para o nosso clube (presidente da mesa da AG) também contribuem indirectamente representando o Sporting no exterior.
É só a minha opinião. :great:

Do meu tempo, mas apenas do qual me recordo.

Carlos Lopes, Fernando Mamede, Joaquim Agostinho, António Livramento, Manuel Fernandes, Sr. Aurélio Pereira, Presidente João Rocha, Presidente José de Sousa Cintra, Presidente Bruno de Carvalho, Augusto Inácio.

Peyroteo
Travassos
Manel Fernandes
Inácio
Damas
Liedson
Livramento
Joaquim Agostinho
Paulinho
Bruno de Carvalho

10 não chega, e ainda por cima falamos apenas das mediaticas. Existem milhares de Sportinguistas anónimos (e não estou a falar dos sócios ou adeptos, atenção!) que deram TUDO ao nosso Clube, com prejuízos familiares, pessoais e financeiros assinaláveis! Eu, pessoalmente, conheço algumas dessas pessoas, e sei muitas destas histórias!

Para eles, a minha homenagem, pois se é verdade que houve todas essas figuras incontornáveis da vida do SCP, a verdade, é que sem estas a quem me refiro, este Clube não existia. OU se existisse, era um clube de bairro. De carolas.

:arrow:

Tens razão, mas pediram apenas 10 das maiores figuras, levei para que fossem Presidentes, dirigentes ou atletas, mas se formos por ai, o SPORTING sem todas as suas gentes seria pouco mais que nada.

Mas concordo com o Paulinho. Tem de estar nos 10. Presidentes passam e ele fica sempre. Ganda Paulinho! :venia: :clap: (a sério!)

Muito boa lista

Rui Patrício

Adrien Silva

William de Carvalho

Enquanto estiverem a jogar com a camisola do Sporting devem constar entre as 10 maiores figuras…, pois estiveram na final que consagrou o maior feito da História do futebol de Portugal e em muitos jogos da competição. Integraram o 11 base. Rui Patrício foi o melhor guarda-redes do Euro 2016.

Enquanto estiverem a jogar no Sporting devem estar entre os 10. :idea:… É uma opinião pessoal, mas é difícil pedir feito desportivo maior a qualquer um dos nossos futebolistas.

1 - Paulinho, o nosso simbolo
2 - Peyroteo, o goleador
3 - Francisco Stromp, a honra
4 - João Rocha, o presidente
5 - Carlos Lopes, o querer
6 - Agostinho, a força
7 - Livramento, o esquadro
8 - Moniz Pereira, o senhor
9 - Damas, o felino
10 - Patrícia Mamona, em representação das mulheres que tb merecem.

E mais uns milhares…

Fernando Peyroteo | Wiki Sporting e Cristiano Ronaldo | Wiki Sporting sendo o Cristiano o expoente máximo do atleta de futebol da nossa História.
Francisco Stromp | Wiki Sporting O atleta perfeito.
Jesus Correia | Wiki Sporting Herói de uma geração
Rui Patrício | Wiki Sporting Para mim, o melhor Guarda Redes Português de sempre!
Moniz Pereira | Wiki Sporting Representa o ser Sporting
Joaquim Agostinho | Wiki Sporting O nosso Merckx
António Livramento | Wiki Sporting Herói de uma geração
Aurélio Pereira | Wiki Sporting Formação do atleta Sporting
Carlos Lopes | Wiki Sporting O Sporting Olímpico

Visconde de Alvalade,Francisco Stromp,Joaquim Agostinho,Carlos Lopes,Antonio Livramento,Joao Rocha,5 violinos (Todos ao mesmo nivel),Aurelio Pereira,Professor Moniz Pereira,Equipa que conquista a Taca das Tacas. Bem sei que estao mais que 10 ai mas para mim e injusto destacar um dos 5 violinos ou um da equipa que conquista a Taca das Tacas. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!

São muitos para se conseguir colocar só dez.

  • José Alvalade
  • Os Stromp
  • Os 5 violinos
  • Morais e toda a equipa que ganhou a finalíssima da Taça das Taças
  • Aurélio Pereira
  • Joaquim Agostinho
  • António Livramento
  • Moniz Pereira
  • Carlos Lopes
  • A equipa feminina que ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo