Peço desculpa por reavivar isto, mas ocorreu-me que o melhor avançado que vi jogar não foi nenhum dos (todos eles muito bons) aqui listados: Eric Cantona. Espanta-me muito que não o tenham referido.
Nem gostava dele nem nada, mas era simplesmente de cortar a respiração. Naquele seu período de graça tudo lhe corria bem, era impressionante. Não foi por acaso que apareceram as camisolas do MUFC com o número sete e o nome «God».
Recuando no tempo, a lista é injusta para os ainda mais antigos, inclusive portugueses. Outro nome, também relativamente antigo, de que me recordo com admiração é o de Paolo Rossi.
Ele se fosse futebolista na actualidade seria imensamente realizado já que com o fornecimento da Net às massas e consequente aparecimento de um indindável número empresas de apostas, ele faria dinheiro ao máximo…
Para mim, o único em quem votava que não fosse holandês. Ruud Van Nistelroy é um hino ao futebol, Marco Van Basten é capaz de ter sido o melhor ponta de lança de sempre, e que pena tê-lo visto partir tão cedo, e Dennis Bergkamp é a definição de classe e finesse.
:arrow: Concordo com tudo! Marco van Basten foi, para mim, o melhor de todos eles. A escola holandesa tem sempre bons avançados e actualmente gosto bastante de Kuyt e Huntelaar, apesar de ainda estarem a milhas dos nomes supracitados.
Ainda me recordo daquele golo na final do Euro 88, contra o que era na altura o melhor Guarda-Redes do mundo, o soviético Rinat Dassaev, aquele volley quase sem ângulo.
Foi essa laranja mecânica que me fez e faz gostar e muito da selecção holandesa! Aliás…sempre torci pelos Holandeses desde 88, tanto em Mundiais como em Europeus, só sendo ultrapassados em interesse/devoção pela selecção nacional (a partir de 96).
Outros dois avançados que me fazem :drool: ao vê-los jogar:
Henrik Larsson
Zlatan Ibrahimovic
Alguns dos que estão na lista não os vi jogar no seu topo de carreira. Talvez por ver videos de golos (e que golos) o Van Basten tenha sido mesmo único.
Quanto aos que tenho memória de ver jogar, o melhor goleador foi Jardel, no futebol moderno nem deve haver mais ninguém com uma eficiência daquelas.
EM termos de avançados Ronaldo do tempo do Barcelona foi o melhor que vi.
Maior parte dos que estão na lista foram brilhantes, mas vou destacar 3.
Jardel: não há definição, e tenho a impressão que se tivesse sido um gajo com juizo ainda hoje era jogador pra facturar uns 15 golos/ano.
Bergkamp: juntava a frieza de um avançado com o recorte técnico que não está ao alcançe de muitos. Cada golo que marcava era um hino ao futebol jogado com verdadeira técnica. Brilhante.
Ibrahimovic: este desde pequeno que lhe devem ter ensinado “assim que vires a baliza chuta nem que seja da bandeirinha de canto”. O gajo ás vezes é muito birrento, mas quando esquece isso e se põe a jogar como deve ser, faz golos fantásticos. Raramente perde oportunidades na cara com o GR, quando por vezes há muitos pontas de lança que cara a cara com o GR ficam a tremer.
[i]Leeds United
Football League First Division
Winner (1): 1991-92
FA Community Shield
Winner (1): 1992
Manchester United
Premier League
Winner (4): 1992-93, 1993-94, 1995-96, 1996-97
Runner-up (1): 1994-95
FA Cup
Winner (2): 1993-94, 1995-96
Football League Cup
Runner-up (1): 1993-94
FA Community Shield
Winner (3): 1993, 1994, 1996
Individual
PFA Players’ Player of the Year
1994
FWA Footballer of the Year
1996[/i]
O mais curioso é que esteve suspenso algum tempo pelo meio, fruto de acontecimentos controversos.
Ganhou 4 vezes a Liga Inglesa, pelo MUFC, entre 1992 e 1997, só tendo perdido a edição de 1994-1995, em que o MUFC ficou em segundo lugar. Marcou 9 golos pelo Leeds United (que venceu a First Division) e 64 pelo MUFC.
No auge da sua forma, quando já todos sabiam como o marcar, marcou um golão a Vítor Baía («And in the first leg of their 1996/1997 UEFA Champions League quarter-final against United, Porto were caught by goals from David May, Eric Cantona, Ryan Giggs and Andy Cole in a memorable 4-0 win for United.»; [size=8pt]http://www.uefa.com/newsfiles/ucl/2003/1059564PK.pdf[/size])
Em 2001 foi votado Jogador do Século pelos adeptos do MUFC, pelo seu papel influente no retorno do clube ao topo após anos de jejum.[/font]
Lembro-me duma jogo dele em Milão, frente ao Inter. O Arsenal ganhou 5-1 (!) e ele fez, talvez, a melhor exibição que eu já vi por parte de um jogador.
E, aproveitando o facto d’ele ter marcado agora um golinho, o Pippo Inzaghi também é dos melhores, um dos meus favoritos. Ninguém finaliza melhor que ele. Nasceu em fora de jogo, já dizia o Ferguson.