Quem foi o melhor avançado que viram jogar?

Pois é, sempre que marcavam um golo era do Vidoso!
:rotfl:

:rotfl: E o mais engraçado é que fiquei a olhar para o ecrã feito parvo um ou dois minutos antes de perceber!

Melhor avançado que vi jogar foi Ronaldo, mas melhor jogador que vi jogar foi Rivaldo :slight_smile: .

Peço desculpa por reavivar isto, mas ocorreu-me que o melhor avançado que vi jogar não foi nenhum dos (todos eles muito bons) aqui listados: Eric Cantona. Espanta-me muito que não o tenham referido.
Nem gostava dele nem nada, mas era simplesmente de cortar a respiração. Naquele seu período de graça tudo lhe corria bem, era impressionante. Não foi por acaso que apareceram as camisolas do MUFC com o número sete e o nome «God».
Recuando no tempo, a lista é injusta para os ainda mais antigos, inclusive portugueses. Outro nome, também relativamente antigo, de que me recordo com admiração é o de Paolo Rossi.

Ele se fosse futebolista na actualidade seria imensamente realizado já que com o fornecimento da Net às massas e consequente aparecimento de um indindável número empresas de apostas, ele faria dinheiro ao máximo…

Cantona era, de facto, um génio.

Para mim, o único em quem votava que não fosse holandês. Ruud Van Nistelroy é um hino ao futebol, Marco Van Basten é capaz de ter sido o melhor ponta de lança de sempre, e que pena tê-lo visto partir tão cedo, e Dennis Bergkamp é a definição de classe e finesse.

:arrow: Concordo com tudo! Marco van Basten foi, para mim, o melhor de todos eles. A escola holandesa tem sempre bons avançados e actualmente gosto bastante de Kuyt e Huntelaar, apesar de ainda estarem a milhas dos nomes supracitados.

Ainda me recordo daquele golo na final do Euro 88, contra o que era na altura o melhor Guarda-Redes do mundo, o soviético Rinat Dassaev, aquele volley quase sem ângulo.

Para recordar:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=5j1Z-0ZMM5Q&feature=related[/youtube]

Caro Alfie,

Foi essa laranja mecânica que me fez e faz gostar e muito da selecção holandesa! Aliás…sempre torci pelos Holandeses desde 88, tanto em Mundiais como em Europeus, só sendo ultrapassados em interesse/devoção pela selecção nacional (a partir de 96).

Outros dois avançados que me fazem :drool: ao vê-los jogar:
Henrik Larsson
Zlatan Ibrahimovic

Alguns dos que estão na lista não os vi jogar no seu topo de carreira. Talvez por ver videos de golos (e que golos) o Van Basten tenha sido mesmo único.
Quanto aos que tenho memória de ver jogar, o melhor goleador foi Jardel, no futebol moderno nem deve haver mais ninguém com uma eficiência daquelas.
EM termos de avançados Ronaldo do tempo do Barcelona foi o melhor que vi.

Maior parte dos que estão na lista foram brilhantes, mas vou destacar 3.

Jardel: não há definição, e tenho a impressão que se tivesse sido um gajo com juizo ainda hoje era jogador pra facturar uns 15 golos/ano.

Bergkamp: juntava a frieza de um avançado com o recorte técnico que não está ao alcançe de muitos. Cada golo que marcava era um hino ao futebol jogado com verdadeira técnica. Brilhante.

Ibrahimovic: este desde pequeno que lhe devem ter ensinado “assim que vires a baliza chuta nem que seja da bandeirinha de canto”. O gajo ás vezes é muito birrento, mas quando esquece isso e se põe a jogar como deve ser, faz golos fantásticos. Raramente perde oportunidades na cara com o GR, quando por vezes há muitos pontas de lança que cara a cara com o GR ficam a tremer.

Dos que vi jogar destaco, por ordem de preferência:

1º van Basten
2º Gary Lineker
3º Jurgen Klinsman
4º Bergkamp
5º Ronaldo
6º Gianluca Vialli
7º Shevchenko
8º Larson
9º Ibrahimovic
10º Pauleta

como so me lembro de ver futebol para ai desde 94 lol aqui fica a minha lista

1º jardel

que maquina de fazer golos. nao tinha tecnica mas tambem nao precisava :mrgreen:

2º ronaldo (em barcelona)

jogador brilhante no 1-para-1, quando arrancava ninguem o parava…ate que o joelho o parou :inde:

3º batistuta

grande ponta de lança!!! contra ele apenas o facto de ter passado muitos anos num clube como a fiorentina

exactgamente a minha leitura apenas acrescentava em quarto alan shearer.

[font=Tahoma]Uma vez que a maioria parece nunca ter ouvido falar sequer de Cantona, sugiro que procurem os vídeos.
(http://www.google.com/search?hl=en&rls=com.microsoft%3Aen&q=eric+cantona+goals&btnG=Search)

Os seus títulos principais foram estes:

[i]Leeds United
Football League First Division
Winner (1): 1991-92
FA Community Shield
Winner (1): 1992

Manchester United
Premier League
Winner (4): 1992-93, 1993-94, 1995-96, 1996-97
Runner-up (1): 1994-95
FA Cup
Winner (2): 1993-94, 1995-96
Football League Cup
Runner-up (1): 1993-94
FA Community Shield
Winner (3): 1993, 1994, 1996

Individual
PFA Players’ Player of the Year
1994
FWA Footballer of the Year
1996[/i]

O mais curioso é que esteve suspenso algum tempo pelo meio, fruto de acontecimentos controversos.
Ganhou 4 vezes a Liga Inglesa, pelo MUFC, entre 1992 e 1997, só tendo perdido a edição de 1994-1995, em que o MUFC ficou em segundo lugar. Marcou 9 golos pelo Leeds United (que venceu a First Division) e 64 pelo MUFC.
No auge da sua forma, quando já todos sabiam como o marcar, marcou um golão a Vítor Baía («And in the first leg of their 1996/1997 UEFA Champions League quarter-final against United, Porto were caught by goals from David May, Eric Cantona, Ryan Giggs and Andy Cole in a memorable 4-0 win for United.»; [size=8pt]http://www.uefa.com/newsfiles/ucl/2003/1059564PK.pdf[/size])
Em 2001 foi votado Jogador do Século pelos adeptos do MUFC, pelo seu papel influente no retorno do clube ao topo após anos de jejum.[/font]

Ao vivo - Jardel, tinha movimentações na área que punham os centrais adversários completamente “à nora”

via TV - Van Basten

Thierry Henry.

Lembro-me duma jogo dele em Milão, frente ao Inter. O Arsenal ganhou 5-1 (!) e ele fez, talvez, a melhor exibição que eu já vi por parte de um jogador.

E, aproveitando o facto d’ele ter marcado agora um golinho, o Pippo Inzaghi também é dos melhores, um dos meus favoritos. Ninguém finaliza melhor que ele. Nasceu em fora de jogo, já dizia o Ferguson.

O meu idolo, não me canso de ver as maravilhas que este senhor fazia :clap: :clap:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=tOndOgb-dEU&feature=related[/youtube]

Sim, grandes avançados foram aqui falados, MAS, para mim, o melhor golo alguma vez marcado (até agora) não é dum avançado.

Para mim, esta obra de arte não tem palavras:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=KNs4w2k6qNo[/youtube]

E o famoso golo do Messi depois de fintar meia equipa?