Como também estou preguiçoso (e até acho que foi boa a ideia original do tópico) vou só dar os meus 2 cents:
A ficar sem qualquer ordem preferencial:
É o melhor central da equipa, provavelmente o melhor dos últimos largos anos, começou ainda há pouco o seu percurso no clube e terá tendência a valorizar ainda mais no futuro dado que ainda é novo.
Por muito que chegue uma proposta estratosférica (e aquilo falo mesmo em valores 40 - 50 M), seria um erro do tamanho do mundo abdicar já de um jogador que fez a época de estreia que fez, ainda para mais sendo um goleador e tendo uma atitude irrepreensível que tanta falta faz a este clube. Só seria ponderável por valores na ordem dos que referi acima acompanhado de um empréstimo altamente improvável e mero wishful thinking de Slimani.
Independentemente da novela do defeso passado e do rendimento muito aquém do esperado prejudicado também por duas lesões relativamente graves, jogador do qual o Sporting não pode abdicar com facilidade fruto não só da valia desportiva (e nem substituo minimamente à altura tem para já), mas da atitude de dar tudo que pelos vistos volta a ser excepção e não regra neste clube com muita pena minha.
Num patamar abaixo destes 3:
Não precisa de descrição. Guarda-redes de excelência apesar de continuar frágil nas saídas às bolas, histórico e capitão. Ainda assim, não seria por aqui que a casa ruía se fossemos competentes a contratar um substituto.
É o melhor extremo do Sporting a milhas de todos os outros e por isso é naturalmente jogador para ficar. Ainda assim, jogador com potencial para ter neste defeso propostas similares à do João Mário no ano passado e nesse caso seria sempre um excelente negócio para o clube.
A sair ponho também 3 jogadores acima de todos os outros:
Nem vale a pena dizer mais nada. Desistiu há ano e meio de ser jogador de futebol e com isso já lixou praticamente todo o valor de mercado que tinha. Não quer dizer que rescindisse, mas dado que tem contrato tem que sair nem que seja por empréstimo. Não faz qualquer sentido este jogador (do qual já fui quase fanboy) fazer parte do plantel do próximo ano.
Por muito que seja um excelente homem e profissional (como tudo indica), não vai dar mais do que deu este ano e esse rendimento é claramente insuficiente para o Sporting. Não chocaria se ficasse como mera opção do banco, mas tenho dúvidas que pudesse ser útil mesmo dessa forma e seria necessário renovar com ele quando já é dos mais bem pagos do plantel. Vender para um mercado periférico e fazer algum dinheiro dado que tem valor de mercado justificado.
Este é fácil de justificar. Sem qualquer nível para o Sporting. Vender tentando no mínimo recuperar parte do investimento ou pelo menos emprestar a ver se valoriza qualquer coisa.
A juntar a estes 3 na parte das saídas:
Não me chocava se ficasse como mera alternativa na lateral esquerda, mas o nível é de tal forma insuficiente e está de tal forma queimado que o melhor mesmo é vender. Ainda para mais vale qualquer coisa no mercado e podia ser uma fonte de receita interessante.
Um pouco similar à questão do colega acima, até não chocava se fosse uma mera alternativa a um titular, mas até pela questão morfológica dificilmente rende o mínimo para o nível Sporting sendo chamado 10 ou 15 vezes numa temporada. Não ganha certamente mal e está a entrar agora na idade em que se atinge o pico da valorização. Se tivéssemos uma rede decente de contactos não duvido que o conseguíssemos colocar recebendo algum no processo.
Neste grupo de jogadores a sair não considerei obviamente Campbell que regressará ao seu clube.