Quartos de final

Este tem sido um Mundial sem surpresas de tal forma que entre os oito sobreviventes apenas a Ucrânia se pode considerar como penetra, posição conseguida porque no único grupo onde não prevaleceu a lógica, a Suíça ficou à frente da França colocando os franceses no caminho da Espanha que como de costume ficou pelo caminho juntando-se à Republica Checa e à Holanda no lote das selecções mais fortes que já regressaram a casa.

Entre os oito quarto-finalistas estão seis dos sete países que já foram Campeões do Mundo de forma que não é de estranhar que tenhamos já nesta fase algumas reedições de finais recentes como serão os casos do Brasil-França (98 ) e do Alemanha-Argentina (90) naqueles que serão os grades embates destes quartos-de-final.
O próprio Inglaterra-Portugal também tem alguma história e prevê-se muito equilibrado, calhando à Itália a pêra doce vinda do leste.

A minha aposta para as meias-finais mantêm-se:
Itália-Argentina e Portugal-Brasil, embora neste caso eu preferisse a França, mas nesta fase já estou como o outro “quem vier morre”, esperemos é que não seja pela boca

Eu também acho que Portugal enraba os gasganetos e vai às meias com o Brasil, até pela historia recente, tanto em clubes como selecçoes desde 1986 para cá… :arrow:

Eu também acho que Portugal enraba os gasganetos e vai às meias com o Brasil, até pela historia recente, tanto em clubes como selecçoes desde 1986 para cá... :arrow:
É isso mesmo! Em 2000 mandámos para casa os ingleses no Euro 2000. Em 2004 o FCP mandou para casa o Manchester na LC. Em 2005 o SPORTING mandou para casa o Newcastle e o Middlesbrough na UEFA. Há pouco tempo o SLB mandou para casa o M.United e o Liverpool.

E apetece-me mesmo MUITO acrescentar esta linha:
“Em 2006 Portugal mandou para casa os ingleses no Mundial 2006” :smiley:

Bora là comer bifes ao jantar, sábado!

Apesar de ser sempre cautelosa, também estou confiante para o embate com a Inglaterra. Apenas receio as bolas paradas e algum ranço que caracteriza esta selecção porque, de resto, em termos de jogo jogado considero que somos superiores.

Em 86 tb lhes ganhamos no Mexico ainda que n servisse de muito… :arrow:

Apesar de ser sempre cautelosa, também estou confiante para o embate com a Inglaterra. Apenas receio as bolas paradas e algum ranço que caracteriza esta selecção porque, de resto, em termos de jogo jogado considero que somos superiores.

Acho que em termos de ranço também não nos podemos queixar… :wink:

Foi uma 1ª parte equilibrada entre duas equipas que jogando no mesmo sistema utilizam filosofias de jogo totalmente diferentes com os alemães apostando num futebol mais fisico e directo e nos remates de fora da área, enquanto os argentinos privilegiam a posse de bola e apostam no talento dos seus jogadores.

Apesar dessa aparente vantagem dos sul-americanos eles nunca arriscaram nada preferindo esperar pelo erro adversário e foi na sequência dum canto que chegaram à vantagem aos 5 minutos da 2ª parte.

Seguiu-se a reacção dos germânicos empurrados por uma arbitragem que até aí tinha sido normal e voltou a sê-lo depois do golo do empate que foi um castigo para uma Argentina de quem se esperava mais nos contra-ataques que raramente saíram e que se revelou excessivamente cautelosa.

No prolongamento a Alemanha parecia mais fresca mas a Argentina conseguiu manter o equilíbrio que justamente prevaleceu no resultado final.

Nos penáltis ganhou a habitual frieza alemã :cry:

Afinal ainda percebo mais disto do que pensava. A Argentina finou-se como eu previa, sem brilhar desde a fase de grupos, e só se aguentou como se aguentou à custa do árbitro, tanto no jogo do méxico como neste em que uma grande penalidade sobre ballack devia ter dado a vantagem à alemanha.

Uma equipa que deixa Tevez no banco nos jogos que deixou e que congela Messi não merece muito mais, pekerman desiludiu-me profundamente. A Alemanha pelo seu lado mostrou grande fibra apresentando até um futebol simples mas atractivo (apesar do jogo ter sido uma seca na primeira parte), sempre com olhos na baliza e com pé quente.

A nós bastava-nos um podolsky ou um klose para termos outras chances.

Quanto ao nosso jogo não acredito muito pelo simples facto de que acho que era fruta a mais. Era épico demais despacharmos os bifes novamente, debilitados, perseguidos e com meio Portugal contra o homem. Era lindo demais. E eu não acredito em utopias. Pode ser que me surpreendam, mas prefiro ver as coisas com realismo e pensar que nos vamos bater bem, sem envergonhar Portugal, mas que vamos cair, sobretudo se Gerard e Lampard atinarem de vez, e que mesmo assim regressamos como heróis que somos (embora nessa altura se soltem as viboras todas novamente).

Quanto às meias, se lá fossemos acho que teriamos mais chances contra o brasil do que contra a frança. Nunca ganhamos à França, levamos sempre nos cornos, é como com a itália. O brasil é um perigo danado mas com sorte dá abébia na defesa e cede. O brasil é por outro lado uma equipa a quem se exige que joge sempre bonito senão começa a ficar mau ambiente, e isso é bom para o adversário.

Vitória tranquila e esperada da Itália sobre uma Ucrânia muito macia de tal forma que até deu para poupar esforço mesmo que a sorte do jogo os tenha acompanhado.

Agora vamos ter uma meia-final parecida com o jogo de hoje à tarde. Os alemães não jogam mais do que aquilo mas entram em campo sempre para ganhar, os italianos não arriscam muito mas são sobretudo eficazes.

Afinal ainda percebo mais disto do que pensava. A Argentina finou-se como eu previa, sem brilhar desde a fase de grupos, e só se aguentou como se aguentou à custa do árbitro, tanto no jogo do méxico como neste em que uma grande penalidade sobre ballack devia ter dado a vantagem à alemanha.

:slight_smile: sem brilhar desde a fase de grupos, sim talvez tenhas razão porque na fase de grupos se viste o Argentina-Sérvia como eu não podes ter ficado com essa impressão porque foi um massacre. Mas concordo que a Argentina tirou e muito o pé do acelerador justamente quando era mais preciso. Ainda hoje por exemplo os Alemães ganharam da unica maneira que alguma vez conseguiriam, ou seja nos penaltys onde são infaliveis. Das 4 vezes que a Alemanha necessitou de desempatar por penaltys venceu sempre (são frios os homens). Mas é só isso, jogasse a Argentina metade do que jogou no jogo com a Sérvia e os Panzers hoje tinham perdido de certeza, basta ver que (mesmo jogando mal) só a Argentina tentou ganhar o jogo dentro dos 120 minutos, os Alemães tiveram sempre como objectivo levar o jogo para os penaltys, o que aliás conseguiram. Estás ligeiramente enganado em relação á arbitragem o que eu vi foi um penalty claro a favor da Argentina a 7 ou 8 minutos do fim e duas oportunidades de golo uma do Lucho e outra do Maxi Rodriguez nos ultimos 15 minutos. Acresce dizer que no meu entender uma vitória quando acontece é quase sempre justa, excepto quando esta é atingida através do recurso á lotaria dos penaltys, neste caso não é justa nem deixa de ser é apenas a sorte que tombou para aquele lado.
A Alemanha não me convençe minimamente, não têm grande fio de jogo, limitam-se a fazer centros largos para o ponta-de-lança, são bons no aspecto fisico mas há ali verdadeiros toscos. Não me importava de ter o Klose de facto, pois é oportuno. O castigo é justo para a Argentina, pois é melhor equipa e tem melhores valores individuais (fora os que não foram ao torneio) tinham obrigação de ir até á final.

É evidente que estão aqui em discussão alguns conceitos subjectivos que têm muito a ver com os gostos pessoais de cada um.

Eu sou um confesso adepto do futebol onde a criatividade se sobrepõe à força e penso que quando os latinos conseguem acrescentar ao seu talento, a raça e o rigor táctico necessários no futebol moderno, são imbatíveis. Daí a minha preferência pelo futebol argentino, que é o que mais se aproxima dessa mescla entre a arte e a força, embora também seja capaz de reconhecer a beleza dum jogo à boa maneira inglesa, com a bola sempre perto da baliza, que no entanto na maior parte das vezes só resulta bem entre ingleses.

Chegados aqui podemos perguntar como é que uma equipa tão pobre como esta Alemanha, conseguiu empatar com uma Selecção com o potencial desta Argentina.

Na minha opinião a resposta chama-se José Pekerman.
O seleccionador argentino não quis assumir a superioridade da sua equipa e optou por jogar na expectativa e isso é o pior que se pode fazer perante os alemães que tem a sua mentalidade vencedora como principal arma, temê-los é dar-lhes ainda mais confiança.

Mesmo assim a Argentina teve a sorte do jogo pelo seu lado e marcou quando ainda nada tinha feito para o justificar. Nessa altura acreditei que estava tudo decidido, pois parecia-me evidente que bastaria pressionar um pouco os alemães, que obrigados a arriscar cometeriam inevitavelmente erros fatais.

No entanto os sinais dados por Pekerman para o relvado foram no sentido contrário. Começou por tirar um médio de ataque para meter um trinco e acabou por inexplicavelmente preferir Cruz a Messi ou mesmo Saviola, numa altura em que os alemães já começavam a dar baldas lá atrás, onde jogadores talentosos e rápidos poderiam ser decisivos.

Recuando a Argentina acabou por sofrer um golo e depois faltou força física e psicológica para impor o melhor futebol num ambiente totalmente adverso.

Acho que foi um jogo equilibrado decicido na cobardia do treinador Argentino e também com a lesão do gr argentino. Tenho a impressão que se Messi tivesse em campo, principalmente no prolongamento, altura em que os alemães foram-se abaixo fisicamente, o resultado teria sido outro.
A verdade é que os alemães, sem jogarem muito, têm como grande vantagem a garra que colocam em campo, que faz com que superem muitos (todos até agora) os obstáculos que lhe apaecem pela frente.

Agora vão-se encontrar 2 das equipas mais ‘felizardas’ e antipáticas, no meu ponto de vista. A própria Itália teve bastante sorte na forma como ganhou, com a Ucrânia a perder golos incríveis numa mistura de azar e incompetência, que abriu completamente as portas das meias-finais aos italianos.

A não ser que o tapado do Parreira faça alguma coisa, o que é pouco provável, acho que vamos levar com os francius.

Dito e feito.
Vitória mais do que justa dos franceses.

Adorei ver o melão do Jorge Gabriel e dos outros dois merdosos agora na RTP N, até metem nojo…

  1. justa do principio ao fim, o primeiro remate digno desse nome dos Brasucas foi obtido aos 90 minutos o que só por si diz bem do controle do jogo por parte dos Françeses, na 2 ª parte depois do Zizou abrir o livro foi o descalabro. Esteve sempre mais perto a França do 2-0 do que o Brasil do Empate. Engraçado os arrogantes e superconvencidos estão todos a marchar para casa :wink: