Qual o Médio Centro Ofensivo?

Era interessante saber qual o médio centro ofensivo que ao longo da época estará em melhor posição de integrar o 11 de acordo com os foristas. Em qualquer data será possível ao forista alterar a sua posição. Vou fazer isto para todas as posições, sendo que no caso dos defesas centrais e dos 2 avançados será permitido aos foristas votarem em dois jogadores. Também se quiserem que acrescente mais alguma opção na votação é só dizerem (pode algum jogador poder jogar nalguma posição que não me esteja a lembrar, posso esquecer-me de alguém, pode entrar um novo jogador, pode subir um júnior, etc). O esquema considerado é o 4-4-2 com o meio-campo em diamante (1-2-1).

Romagnoli.

É um dos principais motores da equipa, é um jogador com uma criatividade fora do normal, é rápido, chuta bem… Um fora-de-série.

O único que me parece poder discutir o lugar será Vuckcevic.

Não diria melhor, o roma está num grande momento de forma, so espero que continue!

Roma,esta muito bem de forma.

Romagnoli para já tem o lugar, no entanto pode rapidamente ficar sem ele.
Depende quer da longevidade do seu momento de forma quer da concorrência possibilitar ou não coabitar noutras posições do onze.

vukcevic…

tem maior capacidade de organizar, melhor meia distancia e maior capacidade defensiva que o romagnoli…

para o romagnoli guardo-lhe o lugar de 2º avançado para poder dar largas ao seu futebol com menos preocupaçoes defensivas…

Sem dúvida nenhuma: o “Ranholas”.
O Romagnoli subiu muito no final da época passada e, aparentemente, assim continua.

Romagnoli e Vuk vao alternando …

Em termos de equilíbrio da equipa, neste momento o Simon

Romagnoli e Vukcevic são opções. Eu para já escolho Romagnoli.

Eu acho que devem jogar Vuk e Roma em simultaneo, alternado os dois entre o centro e a esquerda. Penso ser a melhor opção, visto que devemos aproveitar as excelentes qualidades de um e de outro.

Gosto deles todos mas o Romagnoli está em forma …

Votei Roma, mas alternando muitas vezes com o Vuk, meio - meio…

Pois, aqui é Romagnoli ou Vuckevic, para já Romagnoli, mas podem ir alternando durante a época e conhecendo o Paulo Bento isso deve acontecer.

o nº 10 é um lugar chave e requer estabilidade… a preparaçao do jogo ofensivo é dependente das caracteristicas do nº 10 e sendo o romagnoli e o vukcevic jogadores completamente diferentes a imposicao de um titular indiscutivel é indispensavel…

estar a trocar de jogo para jogo de nº10 (com caracteristicas diferentes) é descaracterizar a equipa e nunca mais ter um processo ofensivo bem delineado e fluido…

na minha opiniao ha lugar para os dois no onze titular (tal como para izmailov, moutinho e veloso) ainda para mais nao tendo um avançado de grande categoria para fazer dupla com o liedson…

Primeiro, o Vuckcevic defende muito menos que o Romagnoli, visto ser um bocado forte demais fisicamente. na lateral esquerda, nunca recuou para ajudar a equipa nas tarefas defensivas. O Romagnoli do final da época, já fazia a nivel defensivo o mesmo papel que o Liedson, ou seja, pressão no inicio dos ataques da equipa adversária.

Segundo, essa tua do segundo avançado foi uma que encaixou na tua cabeça. Mas vê lá se te recordas, que o Sporting joga com dois pontas de lança e não, com um ponta de lança e um avançado a apoiar. Certo? Nunca na vida, o Romagnoli iria fazer esse papel no Sporting, pelo menos enquanto tivermos o Paulo Bento ao comando.

Depois, se existe algum jogador para ir alternando com o Romagnoli, é mesmo o Izmailov. É o unico que não se consegue encaixar nas alas, pelo menos na esquerda não dá. Resta ver como se comporta na direita mas penso que vai cair para o meio na mesma. Já o Vuckcevic, não sendo um médio interior esquerdo de raiz, consegue adaptar-se bem aquela posição.

nao concordo com nada daquilo que escreveste… (só concordo com a parte do “essa tua do segundo avançado foi uma que encaixou na tua cabeça”)…

primeiro: o vukcevic tem mais cabedal para andar na luta do meio campo e disse que era um jogador aguerrido… por isso, apesar de no ultimo jogo nao ter auxiliado muito defensivamente (pode ser por se estar a adaptar a um novo sistema de jogo e numa nova maneira de defender que implica recuar até encostar ao defesa esquerdo, coisa que nao devia estar habituado a fazer já que normalmente assuma um papel no meio campo central) acredito tenha maior capacidade defensiva principalmente na ocupacao de espacos…

o romagnoli nunca defendeu bem, apesar de roubar algumas bolas nao era muito eficaz no posicionamento e no acompanhamento dos jogadores que vinham de tras…

o paulo bento jogou muitas vezes com djalo e liedson na epoca passada e na grande maioria das vezes o djalo nao assumia o papel de ponta de lança mas sim de avançado solto que ia ás linhas laterais ou entao ser o primeiro apoio ofensivo… para fazer este papel acho que o romagnoli tem muito maiores qualidades…

parece-me óbvio que o izmailov é o unico que consegue imprimir alguma velocidade ao meio campo daí achar que pode ser a melhor opcao para fazer o papel do nani… um dos interiores tem que ter velocidade e capacidade de romper de modo a criar desequilibrios… no izmailov só me preocupa a capacidade defensiva mas parece que se anda a portar muito bem nesse aspecto…

Pupo… 8)

Então pronto, não sabes sequer se ele tem maior capacidade de vir atrás para auxiliar na defesa. Tens apenas fé que isso aconteça para que possa caber no teu esquema. Pelos jogoa que tenho visto dele e pelas referências que colocaram aqui no Fórum acerca deste jogador, simplesmente não recua para defender e está apenas preocupado em atacar. É bom, porque precisamos de qualidade ofensiva mas por outro lado, deixa a lateral esquerda praticamente só com o defesa. É isto que eu tenho visto, por isso não posso supor apenas na minha cabeça que ele vá defender. Pelo o que deu para ver, não é esse homem que projectas.

o romagnoli nunca defendeu bem, apesar de roubar algumas bolas nao era muito eficaz no posicionamento e no acompanhamento dos jogadores que vinham de tras..

Lá está, mas roubar bolas não é o papel de um numero 10. O máximo que ele tem feito, é perseguir os adversários e tentar colocar-lhes pressão na entrada para o nosso meio campo. A mais não é obrigado, porque ele não tem de saber defender como um Polga. O papel dele não é defender mas sim pressionar os adversários, e isso ultimamente ele tem feito permitindo assim aos seus colegas mais recuados recuperar certas bolas devido a esse pressing feito não só por ele, mas tambem por Liedson.

o paulo bento jogou muitas vezes com djalo e liedson na epoca passada e na grande maioria das vezes o djalo nao assumia o papel de ponta de lança mas sim de avançado solto que ia ás linhas laterais ou entao ser o primeiro apoio ofensivo... para fazer este papel acho que o romagnoli tem muito maiores qualidades...

Acho que estás a confundir os papeis. O Liedson e o Yannick são pontas de lança, mas o Paulo Bento concede-lhes liberdade para se movimentarem no campo. Nesse sentido, quando nós jogavamos com a dupla Liedson/yannick, na verdade nunca tinhamos nenhuma ponta de lança, porque nenhum deles fica parado na área. Uma coisa é um ponta de lança móvel, outra é um segundo avançado. São coisas completamente distintas e enquanto o Paulo Bento estiver ao comando, nunca vamos jogar com um segundo avançado.

parece-me óbvio que o izmailov é o unico que consegue imprimir alguma velocidade ao meio campo daí achar que pode ser a melhor opcao para fazer o papel do nani... um dos interiores tem que ter velocidade e capacidade de romper de modo a criar desequilibrios.. no izmailov só me preocupa a capacidade defensiva mas parece que se anda a portar muito bem nesse aspecto...

Tenho de ver como é que ele se comporta na direita, mas na esquerda ficou provado que ele gosta de jogar no meio e partir dessa posição deambular para uma das alas. Penso que na direita, vai acontecer exactamente o mesmo daí que me parece que ele é forçosamente um numero 10. Do lado esquerdo simplesmente não funciona porque vem diversas vezes para o meio, vamos ver como se comporta do lado direito mas se fizer o mesmo, o lugar dele passa a ser obrigatoriamente no meio visto que fica uma ala sem ninguem (a dele), como aconteceu no Sábado.

Julgo que o Paulo Duarte aflorou uma questão fundamental, romagnoli e vukcevic (ainda que eu não conheça muito do montenegrino) são dois jogadores de características distintas, e uma solução que acarrete uma ‘rotatividade’ (a famigerada :D) entre os dois não me parece aplicável, porque estou convencido que a mecânica ofensiva da equipa será significativamente alterada.

Já tinha abordado superficialmente, num outro tópico, as características do Roma: não é um nº10 puro, é um rompedor, sendo que o seu raio de acção são essencialmente os últimos 20, 30 metros. É um elemento que deambula por toda a frente de ataque, descaí para as alas, sem bola é sempre dinâmico e explora com muita inteligência os espaços vazios (principalmente em diagonais). Oferece quer amplitude quer profundidade à equipa, e com bola procura sempre provocar desiquilibrios através de iniciativas individuais (e no um para um é fortíssimo) e passes de ruptura.

Já o Vuckcevic aparenta ter um perfil de organizador, e é (aparentemente) um jogador mais estático, sendo ele o utilizado exigiria (ainda) mais dinâmica dos médios interiores, e (ainda) mais disponibilidade dos laterais para subirem. Além disso, confesso que tenho algum cepticismo em relação à aptidão do Vuk para nº10… capacidade de passe terá, resta saber se terá a visão de jogo e a velocidade de execução necessárias a essa posição.

Já agora, uma nota paralela: tenho lido por aqui avaliações à prestação do montenegrino como interior esquerdo, e penso que há um equívoco generalizado, talvez derivado de uma comparação com o Nani (tendencialmente mais extremo): para essa posição a velocidade não é um atributo fundamental, não será por aí que não se adaptará a essa função, preocupa-me mais a inépcia táctica que ele revela, pouca dinâmica e pouca disponilibidade/capacidade para auxiliar em tarefas defensivas não são um bom augúrio. Mas se a aposta é utilizar o jogador como interior, até seria interessante experimentá-lo como interior direito, para explorar eventuais diagonais com bola e o recurso ao forte pontapé que lhe é atribuído.