Qual o clube português favorito dos estrangeiros?

Tenho pessoal conhecido de outros países e geralmente quando conheço pessoal estrangeiro pergunto logo se gostam de futebol e qual o clube português que mais apreciam (isto antes de eu dizer o meu).

80% diz: Sporting!

Não tinha nada pra fazer (inédito!) e fui á procura de threads do género da que fizemos aqui para dizermos os nossos clubes preferidos no estrangeiro.

Ora aqui vai um tópico para ficarem com uma ideia: http://neoseeker.com/forums/40523/t1301317-favourite-foreign-teams/

Nada mal não é? :victory:

Pode valer o que vale mas tenho uma amiga minha brasileira e ela diz que os rapazes que conhece na cidade dela (São Paulo) seguem atentamente a carreira de dois clubes estrangeiros, dos quais gostam bastante: Chelsea e Sporting. :wink:

A mim acontece-me o oposto o pessoal que conheço na Croácia nem conhecia o Sporting :wall: :wall: :wall: em Espanha que vou lá várias vezes só falam do malfica por causa dos espanhóis que por lá andaram e andam e o Oporto lol

Temos uns quantos fãs, sim senhor. Alguém chega áquele fórum e aproxima a malta do SportingCP, fazendo publicidade aqui do estaminé leonino?

Nós é que às vezes temos a mania que somos pequenos, quando não somos! Conheço vários de casos de estrangeiros que torcem pelo Sporting, também. :mrgreen:

Eu já ‘envagelizei’ alguns aqui em Turim. Não é dificil porque eles não têm muito conhecimento sobre o futebol português. Embora a maioria não gosta do benfas, porque segundo eles acham uma anedota eles estarem sempre a dizer que são os maiores do mundo. Já do porto, aos adeptos que não são da juve, baste dizer-lhes que são corruptos como a juve do Moggi.

Em Inglaterra, é o Sporting e o Benfica, este por causa do Eusébio, porque do clube não sabem nada. Do Sporting, conhecem o estádio, o Meade e cruzada do Presidente Rocha contra o “Lisbon” (não me perguntem como).

Eu evangelizei dois em Bologna, não tinham praticamente conhecimento nenhum do futebol português, no entanto e como bons italianos que são assim que tiveram oportunidade compraram um cachecol dos nossos.

Não sou muito viajado, nem conheço muitos estrangeiros, por isso o meu depoimento não tem grande relevância.
Do estrangeiros que conheço melhor, e que por acaso vivem cá, um é inglês, adepto do Cristal Palace, e antes de vir viver para cá já queria ser adepto dos orcs, porque eram famosos graças ao Eusébio, quando ele era miúdo.
O outro é italiano, adepto da AS Roma, e percebia mais de futebol português que o outro, antes de vir para cá (já é da geração «televisiva»), em parte graças a Figo e R. Costa, e até Mourinho, sei lá.
Sabia de Moutinho e Veloso, da Academia e de Cristiano e Nani, tinha boa impressão do Sporting por isso. Por acaso pratica atletismo, e sabia quem foram Mamede (sobretudo) e Lopes, e confessou-se fã de Naide Gomes.
Já levei os dois a Alvalade. O inglês disse sempre mal (infelizmente com razão), calhou termos perdido os jogos. No entanto, na final da Taça UEFA parecia um adepto de longa data. Esse dia foi uma grande festa, antes do jogo, e estivemos nos copos com uns britânicos que ele tinha encontrado no metro, e que vinham torcer por nós. Lembro-me que alguns eram adeptos do Newcastle.
Já o italiano, só assistiu ao 4 a 1 que demos ao FCP para a taça da cerveja.
Gostei da apreciação dele ao jogo, vê-se que percebe do assunto. Começou por não gostar de Adrien, por ser muito lento, e facilmente desarmado. Concordei de imediato, já tinha reparado.
(depois chamei-lhe a atenção para Adrien ter «engatado», e ele concordou, e gabou-o)
Também logo de início começou a gabar Izmailov, que se desmarcava muito bem e estava sempre em movimento. Nessa altura do jogo Izmailov até nem estava a tocar muito na bola, mas era verdade que estava em todo o lado, e às tantas fez várias jogadas vistosas.
(depois, na segunda parte, nem se fala.)
Mas quem lhe encheu as medidas, além de Izmailov, foi Moutinho, porque enfrentava os médios do FCP, com corpo, metendo o pé, disputando as bolas, e lançando contra-ataques.
Pelo contrário, detestou o Picanhas, e sempre que me vê pergunta como é possível ter um jogador tão medíocre no plantel.
Durante o jogo, às tantas o tipo vibrava com aquilo tudo, estava ali um adepto ferrenho. É verdade que o jogo ajudou.
Há muitos anos dei-me com uns tipos de Geneve, fui até lá, e todos os copains deles, conheciam o Sporting, mas é preciso ver que pouco tempo antes tínhamos perdido com o Neuchâtel Xamax FC. A propósito disso, pediram-me para traduzir (e pronunciaram bastante bem!) os insultos que os emigrantes tinham gritado ao árbitro durante o jogo em Neuchâtel…
De resto tenho a impressão que o «Sporting Lisbon» é bastante conhecido lá fora, mas, não sou, como disse, muito viajado, e o grosso dos meus correspondentes é das Américas.
Quanto aos brasileiros, os poucos com quem tenho falado sobre o Sporting conheciam-no todos, sempre devido a pequenas coincidências (mas são demasiadas coincidências), um até era adepto do Sporting cá por causas das cores, que eram as do clube dele lá.
BTW, o inglês anda-me a chagar para o levar ao jogo com o Bayern.

Naoooooooooo…o senhor dá “galo” :lol:

SL

Desde há uns anos que o campeonato português passa aqui no Brasil, e em canal aberto, só este ano, infelizmente, é que passou para um canal fechado, por satélite ou cabo, de modo que para muitos fans de futebol, aqui, o SCP, Benfica e Porto são já bem conhecidos.

Na verdade as pessoas de Turim não gostam do Benfica por outra razão: para eles “Benfica” é uma palavra de azar, porque aquela grande equipa do Torino que ganhou tudo e mais alguma coisa e que era também a base da grande selecção italiana da altura, morreu no lendário acidente de avião de Superga em 1949 quando vinha de Lisboa depois de um jogo precisamente contra o Benfica.

tenho aulas com algum pessoal de que está a fazer erasmus e a maioria deles dizem ter preferência pelo sporting por apostar em jogadores da casa!

A Academia do Sporting hoje em dia é famosa no mundo inteiro (mundo do futebol, bem entendido), esse deve ser um dos factores para a maior popularidade do Sporting no estrangeiro actualmente.
Sem esquecer as participações consecutivas na Champions, pelo menos de Setembro a Dezembro o nome do clube vai sendo falado (este ano até um pouco mais tarde)

O Embaixador do Reino Unido em Portugal, Alex Ellis, é sportinguista. ;D O anterior Embaixador do EUA também ficou simpatizante do Sporting. Nos jogos grandes vão muitos estrangeiros para a A01 com cachecóis do Sporting. Reparei que são estrangeiros, porque têm aspecto nórdico. A maioria deve viver cá. É natural que o Sporting também cative estrangeiros a residir em Portugal que gostem de futebol.

http://ukinportugal.fco.gov.uk/pt

Após este jogo com o Bayern, julgo que a reputação do Sporting ficou um pouco manchada entre os estrangeiros. :frowning:

Por acaso não tenho conhecimentos no estrangeiro, mas assim que tiver vou começar a proliferar esta religião.

Podem vir os lamps… podem vir os portistas…

O Sporting será de longe o melhor clube desportivo português! E do mundo aquele que forma mais craques nos escalões de formação…

Cumps.

Eu conheci alguns alemães recentemente e tentei espalhar algum conhecimento pelo Sporting, tendo até na altura do sorteio dos 1/8 da Champions, respondido às palavras deles que estávamos lixados com o Bayern, que nós iamos dar baile aos gajos (e nenhum deles gosta do Bayern). Como é óbvio, alguns deles vieram na 4ª à noite perguntar o que se tinha passado, pelo que penso que a 1ª impressão deles do nosso Clube é capaz de não ser a melhor :frowning:

Ao falar do Sporting aos estrangeiros, deve-se lembrar os jogadore cá formados, Futre, Figo, Ronaldo, Simão e Quaresma a ver se eles conhecem ou não. Depois deve-se recordar que a vitória mais expressiva nas competições europeias pertence ao Sporting, 16-1. Depois referir que as vitórias mais expressivas em todas as competições nacionais (Campeonato, Taça, Supertaça e Taça da Liga) pertencem ao Sporting. Depois deve-se apontar o facto de o mais produtivo avançado da história do futebol ser o saudoso Peyroteo, com uma média de 1,66 golos por jogo. Depois recordar que já ganhamos um troféu europeu, uma Taça das Taças. Depois talvez lembrar que o 2º melhor marcador de sempre dos campeonatos europeus foi Yazalde com 46 golos numa época. Depois se calhar referir o facto de sermos o 2º clube do mundo com mais troféus colectivos e individuais. Depois lembrar Agostinho, Lopes e Livramento.

E quem não conhecer o Sporting nunca mais o esquece.

E quem duvidar da sua grandeza de certeza que lhe cai o queixo.

E não esquecer que fomos o clube convidado para disputar o primeiro jogo da taça dos campeões.