Qual é o plano de ajustamento para o Sporting?

Estamos num período que pode ser definido como o pior da nossa história. O Sporting encontra-se numa fase de transição global, onde tudo será/deverá ser alvo de inspecção e escrutínio. Aos adeptos/sócios deverá ser colocada a seguinte questão.

Qual o espaço de tempo que estaremos nós preparados para não sermos reais candidatos ao título?

Com o finalizar desta época, começamos a preparar um projecto desportivo que se pretende sustentável em termos financeiros, mas também desportivos. Quantos anos demorará este a produzir efeito?

Esta questão é a meu ver decisiva para a forma como pretendemos abordar todo este “plano de ajustamento”. Pretendermos 2, 3 ou 4 anos para voltarmos a ser reais candidatos significa, em cada dos casos política de aquisições diferentes e uma exigência diferente nos nossos recursos humanos.

Ao que consta, queremos um projecto desportivo baseado na formação é por isso importante que tenhamos uma organização interna e uma gestão de activos que seja tão boa ou melhor que a dos nossos adversários. Casos como os do Carrillo que frequenta espaços noturnos, são casos que têm de ser analisados e evitados. Se os jogadores no Porto não têm os mesmo comportamentos que cá em Lisboa, a culpa é evidentemente também da nossa estrutura.

Como aproveitar e evitar que se percam talentos como o Paim e o Diogo Rosado?

Segundo informações que recolhi o nosso orçamento será cerca de 15 milhões de € para o próximo ano. O que nos obriga a ser muito metódicos para conseguirmos ser competitivos.
É necessário conseguirmos identificar os jogadores que devido a serem mais imaturos, precisam de maior acompanhamento e estabelecer um programa especial de integração no futebol profissional. Quantos anos demoraremos a deixar de ter esta lacuna e a conseguir ser eficientes nesta transição? Não basta ter uma equipa B, precisamos de bons psicólogos e um programa de desenvolvimento que abranja os [19-22] anos.

Como devemos proceder com a comunicação social?

O Sporting é o clube que menos comunica e que mais desinformação tem à sua volta. Quando comparamos com o Porto e o Benfica fica exposto o nosso “amadorismo”. Que temos de fazer para ter uma comunicação social ao “nível” da do Benfica? Quantos anos demora a criar esta relação? Lembro-me que antes do Vieira chegar ao Benfica a comunicação deles era muito semelhante à que o Sporting tem nos dias de hoje. Portanto a diferença de adeptos não justifica toda esta diferença de tratamento.

Que tipo de estrutura teremos?
Muito temos debatido sobre a entrada de jogadores com carisma em Alvalade, mas nesta fase de emagrecimento do clube deveríamos apostar em reunir profissionais que sejam tão bons ou melhores que os nossos rivais.

Qual o modelo de desenvolvimento do Clube?
O Porto e o Benfica apostam num modelo de compra e rentabilização de activos, tendo como base uma boa exposição através das competições europeias? Qual será o nosso? Aposta na formação? Qual a idade ideal para que se venda um jogador oriundo da formação ?

Fica a questão qual é o plano de ajustamento para o Sporting?

Muito curto! Aliás, para alguns nem existirá para além de alguns meses.

Os jogadores do porto também saem à noite e tivemos muitos campeões que saiam à noite. Aliás, temos ídolos (nem todos, mas a maioria tem-nos como grandes figuras) que não faziam mais nada… O problema não é o frequentar espaços nocturnos, é mais abrangente. É sim a mentalidade e comportamento. Grandes campeões (do passado e presente) frequentam espaços nocturnos ou deitam-se para lá da meia-noite na maioria da semana (obviamente que não estou a falar em bebedeiras e cama por rotina para lá das 4 da manhã). Dificilmente terão longevidade, mas podem ser muito competitivos. Quantos não aparecem a dizer que só sossegaram para lá dos 27/28 anos?

O único grande clube português que tinha um jogador a treinar-se antes do colegas era o Sporting. Pelo menos, que tal fosse público. O problema não é o sair à noite, é o facto de o jogador não ser competitivo. É uma estrutura cognitiva que falha. É comportamental. E pode ser corrigido, em muitos casos. Ele pode não sair à noite e treinar mal à mesma. Ele pode não sair à noite, mas ficar noite fora agarrado à Playstation. É uma questão de mentalidade e comportamento. Se mudares isso, podes deixar de te preocupar com as saídas nocturnas.

E acho muito estranho os treinadores nas divisões inferiores olharem para um tipo e saberem logo que não está em condições e nos grandes necessitarem de espiões e gorilas atrás dos jogadores… Faz-me confusão.

Bem… can’t save them all, Doc! :lol:

Depois há irrecuperáveis. Não sei no caso do Rosado, mas no Paim… Se bem que o acompanhamento precoce evita. Mas os clubes, nesta matéria, falam muito mas apostam pouco. E os treinadores também, até porque têm a mania que são doutores na área.

Exactamente. É essa a forma de pensar dos clubes e dos treinadores. E dá […digamos… cócó…]. Não é assim.

Ah, e 15 milhões é de loucos. Ou são milagreiros ou não estão a ver bem o filme…

O Sporting vende menos jornais e dá-se menos ao respeito.

Com 15 milhões? Boa sorte com isso!

Receitas! Desenvolvimento é apostar os recursos financeiros no que realmente interessa e nos traz proveitos. Se crias cães de raça e essa é a tua vida, vais apostar em indivíduos de estirpe duvidosa e alimentá-los mal? Não, dás é ração da boa. Queres indivíduos saudáveis, fortes!

Um jogador não deve ser vendido pela idade. Isso é estupidez. O contexto deve ser outro!

Isso dos 15 M neste momento não passa de um “mito”.

O BdC nunca referiu 15 M, referiu sempre pelo menos 20 M (metade do orçamento atual que é 40 M).

E de lembrar que depois ainda poderás ter dinheiro vindo dos investidores (isto segundo o presidente).