Estamos num período que pode ser definido como o pior da nossa história. O Sporting encontra-se numa fase de transição global, onde tudo será/deverá ser alvo de inspecção e escrutínio. Aos adeptos/sócios deverá ser colocada a seguinte questão.
Qual o espaço de tempo que estaremos nós preparados para não sermos reais candidatos ao título?
Com o finalizar desta época, começamos a preparar um projecto desportivo que se pretende sustentável em termos financeiros, mas também desportivos. Quantos anos demorará este a produzir efeito?
Esta questão é a meu ver decisiva para a forma como pretendemos abordar todo este “plano de ajustamento”. Pretendermos 2, 3 ou 4 anos para voltarmos a ser reais candidatos significa, em cada dos casos política de aquisições diferentes e uma exigência diferente nos nossos recursos humanos.
Ao que consta, queremos um projecto desportivo baseado na formação é por isso importante que tenhamos uma organização interna e uma gestão de activos que seja tão boa ou melhor que a dos nossos adversários. Casos como os do Carrillo que frequenta espaços noturnos, são casos que têm de ser analisados e evitados. Se os jogadores no Porto não têm os mesmo comportamentos que cá em Lisboa, a culpa é evidentemente também da nossa estrutura.
Como aproveitar e evitar que se percam talentos como o Paim e o Diogo Rosado?
Segundo informações que recolhi o nosso orçamento será cerca de 15 milhões de € para o próximo ano. O que nos obriga a ser muito metódicos para conseguirmos ser competitivos.
É necessário conseguirmos identificar os jogadores que devido a serem mais imaturos, precisam de maior acompanhamento e estabelecer um programa especial de integração no futebol profissional. Quantos anos demoraremos a deixar de ter esta lacuna e a conseguir ser eficientes nesta transição? Não basta ter uma equipa B, precisamos de bons psicólogos e um programa de desenvolvimento que abranja os [19-22] anos.
Como devemos proceder com a comunicação social?
O Sporting é o clube que menos comunica e que mais desinformação tem à sua volta. Quando comparamos com o Porto e o Benfica fica exposto o nosso “amadorismo”. Que temos de fazer para ter uma comunicação social ao “nível” da do Benfica? Quantos anos demora a criar esta relação? Lembro-me que antes do Vieira chegar ao Benfica a comunicação deles era muito semelhante à que o Sporting tem nos dias de hoje. Portanto a diferença de adeptos não justifica toda esta diferença de tratamento.
Que tipo de estrutura teremos?
Muito temos debatido sobre a entrada de jogadores com carisma em Alvalade, mas nesta fase de emagrecimento do clube deveríamos apostar em reunir profissionais que sejam tão bons ou melhores que os nossos rivais.
Qual o modelo de desenvolvimento do Clube?
O Porto e o Benfica apostam num modelo de compra e rentabilização de activos, tendo como base uma boa exposição através das competições europeias? Qual será o nosso? Aposta na formação? Qual a idade ideal para que se venda um jogador oriundo da formação ?
Fica a questão qual é o plano de ajustamento para o Sporting?