O tópico até pode não ter nada a ver, mas pronto, lembrei-me de o lançar. Numa base de resposta bem sustentada, confesso que passei admirar imensamente Frank Rijkaard do Barcelona, quer pela sua postura, pelos seus conhecimentos, cultura táctica e desportivismo. Depois também gosto muito do mestre Fabio Cappelo.
O tópico até pode não ter nada a ver, mas pronto, lembrei-me de o lançar. Numa base de resposta bem sustentada, confesso que passei admirar imensamente Frank Rijkaard do Barcelona, quer pela sua postura, pelos seus conhecimentos, cultura táctica e desportivismo. Depois também gosto muito do mestre Fabio Cappelo.
Paulo Bento
Vitor Pontes
Manuel Machado
Jesualdo Ferreira
Carlos Queiroz
Fernando Santos
José Mourinho
Luis Norton de Matos
Augusto Inácio (em alguns aspectos)
Nelo Vingada (está a ter uma péssima época)
Fábio Capello
Ricardo Gomes (Bordeaux)
Guus Hiddink (PSV)
André
O tópico até pode não ter nada a ver, mas pronto, lembrei-me de o lançar. Numa base de resposta bem sustentada, confesso que passei admirar imensamente Frank Rijkaard do Barcelona, quer pela sua postura, pelos seus conhecimentos, cultura táctica e desportivismo. Depois também gosto muito do mestre Fabio Cappelo.Paulo Bento
Vitor Pontes
Manuel Machado
Jesualdo Ferreira
Carlos Queiroz
Fernando Santos
José Mourinho
Luis Norton de Matos
Fábio Capello
Ricardo Gomes (Bordeaux)
Guus Hiddink (PSV)André
bem, dizeres “em alguns aspectos” de Inácio e afirmares gostares de Pontes, Vingada e Norton de Matos :shock: sem rodeios, para mim é de bradar aos céus.
já gostei muito do Zeman, de Hector Cúper e era fã de Ivica Osim. Não sei o que será feito do Zeman, nunca mais soube nada dele.
Zeman treina o Brescia… SerieB
Gus Hiddink - Número 1 e depois gosto do Pekerman e do Queiroz.
De resto não me lembro assim de nenhum que goste especialmente. Os grandes monstros que aprecio ou já se retiraram ou já faleceram.
E eles são:
Cruyff e Rinus Michel. Aprecio também o Leo Benhaker, julgo que agora treina a selecção da Trinidad e Tobago.
Alguns de curriculum
Fábio Cappelo
Arsene Wenger
Gus Hiddink
Marcelo Lippi
Capello e Mourinho. Também gostei do Cúper em tempos.
Neste momento Paulo Bento
Neste momento Paulo BentoMais nada...Paulo Bento...
O mouras é o maior. Por tudo. Depois gosto da escola italiana, Capello, Lippi, o Trappa, o Sacchi já retirado. Desta nova vaga gosto muito do Spaletti, detesto o Mancini. Também gosto do Hiddink, os outros holandeses é dó rir. Dos alamães gosto do treinador do Bayern que não me lembro do nome.
Para mim o Paulo nem é comparável pois está acima do patamar dos mortais… :o
O mouras é o maior. Por tudo. Depois gosto da escola italiana, Capello, Lippi, o Trappa, o Sacchi já retirado. Desta nova vaga gosto muito do Spaletti, detesto o Mancini. Também gosto do Hiddink, os outros holandeses é dó rir. Dos alamães gosto do treinador do Bayern que não me lembro do nome.Para mim o Paulo nem é comparável pois está acima do patamar dos mortais… :o
Concordo que o Spaletti começa a mostrar serviço.
Felix Magath. Implementou um 4-4-2 muito interessante no BM e é um grande disciplinador.
Acho estranho gostares dos “Capello, Lippi, o Trappa, o Sacchi” pois todos têm estilos muito defirentes a nível táctico.
André
O mouras é o maior. Por tudo. Depois gosto da escola italiana, Capello, Lippi, o Trappa, o Sacchi já retirado. Desta nova vaga gosto muito do Spaletti, detesto o Mancini. Também gosto do Hiddink, os outros holandeses é dó rir. Dos alamães gosto do treinador do Bayern que não me lembro do nome.Para mim o Paulo nem é comparável pois está acima do patamar dos mortais… :o
Felix Magath. Implementou um 4-4-2 muito interessante no BM e é um grande disciplinador.
Acho estranho gostares dos “Capello, Lippi, o Trappa, o Sacchi” pois todos têm estilos muito defirentes a nível táctico.
André
Sim, são treinadores com diferentes abordagens ao jogo, acho que a diferença é geracional mesmo. Mas se reparares André, a matriz é a mesma. Utilizando uma linguagem mais económico-financeira, o core futebolístico é o mesmo. E é esse core que eu gosto e aprecio. Muita gente acha o futebol italiano chato, muito defensivo, pouca atraente. Eu acho exactamente o contrário. As fintinhas do brasileirão e o carrossel do futebol espanhol são giros, mas para mim nada se compara à abordagem do jogo feita em Itália. É uma filosofia que me agrada. É uma coisa que mistura o fascínio e respeito (muitas vezes até a veneração exacerbada…) pelos “artistas”, mas que é fiel ao trabalho da equipa. À tactica, às compensações, à solidariedade dentro do campo. E depois adoro aquele estilo manhoso de anestesiar os adversários e terrivelmente eficaz e mortífero quando chega a altura da “degola”. Aliás o nosso Sporting da era Bento é um bocado assim e não é por acaso por exemplo que Mourinho diz que quer treinar em Itália, que quer bater-se com os génios tácticos do calcio. Acho que do ponto vista dos treinadores, Itália é a Meca futebolística.
Aliás acho que têm a melhor “escola” de defesas e médios “defensivos” do Mundo, depois têm se não a melhor, das melhores escolas de avançados mortíferos do mundo, falta-lhes muitas vezes aquela fantasia nuclear que nós temos em barda. Mas também se a tivessem eram imbatíveis, assim são só fortíssimos. Como sempre foram.
O tópico até pode não ter nada a ver, mas pronto, lembrei-me de o lançar. Numa base de resposta bem sustentada, confesso que passei admirar imensamente Frank Rijkaard do Barcelona, quer pela sua postura, pelos seus conhecimentos, cultura táctica e desportivismo. Depois também gosto muito do mestre Fabio Cappelo.Paulo Bento
Vitor Pontes
Manuel Machado
Jesualdo Ferreira
Carlos Queiroz
Fernando Santos
José Mourinho
Luis Norton de Matos
Fábio Capello
Ricardo Gomes (Bordeaux)
Guus Hiddink (PSV)André
E o João Couto, esqueci de mencionar o treinador dos nossos Juvenis e acho que ao contrário de muitos Luis Martins, Luis Alegrias, Pedro Caixinha etc acredito que o Couto tem futuro como treinador de seniores…
André
Queiroz?
Estão a mangar comigo! O CROMO não percebe nada de bola… é um autentico Professor Neca!!!
Em Portugal aprecio a capacidade tática de Paulo Bento, a capacidade de motivação de Paulo Bento e a capacidade de liderança de Paulo Bento.
Lá fora acho que o Frank Rijkaard está fazer um trabalho muito bom, que o Mourinho é o Mourinho e que o Capello é um dos melhores de sempre (Campeão pelo Milan, Real Madrid, Roma e Juventos… é obra!)
Queiroz?Estão a mangar comigo! O CROMO não percebe nada de bola… é um autentico Professor Neca!!!
Em Portugal aprecio a capacidade tática de Paulo Bento, a capacidade de motivação de Paulo Bento e a capacidade de liderança de Paulo Bento.
Lá fora acho que o Frank Rijkaard está fazer um trabalho muito bom, que o Mourinho é o Mourinho e que o Capello é um dos melhores de sempre (Campeão pelo Milan, Real Madrid, Roma e Juventos… é obra!)
O Querioz a nível de treino de campo é dos melhores treinadores portuguese. Não tem personalidade firme e é demasiado cavalheiresco para o mundo sujo do futebol mas é excelente a treinar os jogadores (muito melhor que o Avô Cantigas Ferguson) e tem olho para jovens talentos. Bem gostava de o ver de volta no SCP como director desportivo.
Paulo Bento um grande estratega táctico?
Em 5 minutos posso dizer se um jogador é técnicamente bom ou não, não é preciso mais tempo que isso.
Se é atléticamente dotado também se vê ao fim de um jogo.
Se tem disciplina e clarividência táctica? Isso já é mais complicado e são preciso uns jogos.
Sinceramente ao fim de 30 jogos acho que ainda não consiguo dizer se PB é um bom estratega ou não, e quando digo isso quero dizer que não sei se terá visão de jogo para alterar jogos ao intervalo. Que traz a lição bem estudade antes do jogo parece que sim, agora capacidade para alterar a táctica ou sabedoria nas substituições acho que ainda é cedo para afirmar que sim ou não mas tácticamente para mim o PB não é nenhum Mourinho.
Agora a nível de personalidade, disciplina, capacidade de liderança concordo que PB é excelente e sinceramente já desconfiava que nesse aspectos ele ia ser bom pois mais que qualquer capacidade fora do comum para tácticas um trainador tem que ter uma personalidade certa, uma personalidade paternalista mas sensata e nesse aspecto nunca tive dúvidas quanto ao Paulo.
Eu gosto do Capello mas não o acho um grande mestre da táctica. A Juve é practicamente uma cópia do Chelsea, excepto que tem um duplo-pivot (PV e Emerson) superior a CM e ME e quando precisa de técnica para virar o resultado tem ADP enquanto Mourinho tem JC.
A juventus é essencialmente uma equipa operária com jogadores de classe mundial e mais disciplina táctica que outras equipas operárias mas essencialemente a Juve, Chelsea e Bayern são Super-Boavista a jogar um futebol musculado e bastante previsivel e já disse no Natal que nenhuma das 3 conseguiria ganhar a CL pois falta-lhes um grande fantasista no XI. E para além disso o Chelsea tem outros problemas, pois não tem LE, sem TM o Cheslea perdeu o pivot criativo e substituio com ME que não vale um ■■■■■■■ e tem em Drogab um avançado capaz de segurar a bola e é eximio no jogo aéreo mas mas tem a capacidade técnica ou mobilidade do grande Shevchenko ou até mesmo o Trezeguet.
O Chelsea é uma Juve com menos talento.
Quanto ao Capello ter ganho titulos aqui e ali, desculpa lá mas foi campeão espanhol com um futebol FEIO e o ano passado foi campeão com Emerson a dar pontapés em tudo o que aparecia à frente.
As equipas do Capello parecem o Baovista. O hoem até colocou o Savicevic no banco pois queria músculo e não fantasia, pobre Roberto Baggio.
Adorei a Roma de Capello em 2003/04. Que grande equipa com Cassano e Totti com a magia e Samuel e Chivu com o aço.
André
André
Sim, são treinadores com diferentes abordagens ao jogo, acho que a diferença é geracional mesmo. Mas se reparares André, a matriz é a mesma. Utilizando uma linguagem mais económico-financeira, o core futebolístico é o mesmo. E é esse core que eu gosto e aprecio. Muita gente acha o futebol italiano chato, muito defensivo, pouca atraente. Eu acho exactamente o contrário. As fintinhas do brasileirão e o carrossel do futebol espanhol são giros, mas para mim nada se compara à abordagem do jogo feita em Itália. É uma filosofia que me agrada. É uma coisa que mistura o fascínio e respeito (muitas vezes até a veneração exacerbada…) pelos “artistas”, mas que é fiel ao trabalho da equipa. À tactica, às compensações, à solidariedade dentro do campo. E depois adoro aquele estilo manhoso de anestesiar os adversários e terrivelmente eficaz e mortífero quando chega a altura da “degola”. Aliás o nosso Sporting da era Bento é um bocado assim e não é por acaso por exemplo que Mourinho diz que quer treinar em Itália, que quer bater-se com os génios tácticos do calcio. Acho que do ponto vista dos treinadores, Itália é a Meca futebolística.
Aliás acho que têm a melhor “escola” de defesas e médios “defensivos” do Mundo, depois têm se não a melhor, das melhores escolas de avançados mortíferos do mundo, falta-lhes muitas vezes aquela fantasia nuclear que nós temos em barda. Mas também se a tivessem eram imbatíveis, assim são só fortíssimos. Como sempre foram.
FODA-SE, concordo com tudo o que disseste, e dissete bem diga-se de passagem.
Adorei: "estilo manhoso de anestesiar os adversários e terrivelmente eficaz e mortífero quando chega a altura da “degola”
Também prefiro a Seria A a qualquer outro campeonato pois tácticamente é o mais dificil e ai se um avançado marca golos é de merecer mais respeito do que fazer o mesmo em Espanha. São equipas mais defensivas, que atacam com menos gente e por isso mesmo os poucos que atacam têm mais atençaõ sobre si e ai o Fantasista é rei enquanto noutros campeonatos é apenas mais um que está a atacar.
Sou FANÁTICO por defesas, ligo mais aos quartetos defensivos que a qualquer outra posição. Gosto dos 3 grandes e da Roma embora o Inter seja uma decepção ano após ano apesar de em algumas épocas ter ppanteis muito interessantes.
Sem dúvida os Italianos têm a melhor escola de centrais do mundo, tal como nós de extremos e o Brazil de centros-avante.
Concordo que o nosso Sporting joga à Italiana e para mim óptimo (estou nas nuvens) pois adoro esta defesa de aço e disciplina táctica. Não sou daqueles bimbos que querem golos e mais golos e ganhar por 5-3, prefiro 1-0 mas com o jogo sempre controlado pela astucia do treinador e capacidade táctica do seu XI.
Todos os anos existe uma equipa que me agrada.
Gostava muito do Leiria de Vitor Pontes em 2003/04, gostava do Guimarães de Manuel Machado e o seu Nacional e o Braga de Jesualdo também tem os seus momentos. Adorava o Chelsea 2004/05 mas a saida de Tiago nota-se bastante naquele meio-campo onde Makelele não constroi e Lampard não é nenhum playmaker. não admira que o John terry tenha chorado com a saida do Tiago que é para mim o melhor jogador que passou pelo SLB desde o JVP.
Quem é para ti o melhor? O Alessandro Nesta?
O Back-4 do Milan 2 épocas atrás era fantástico com Pancaro, Cafu, Maldini e Nesta, que defesa.
Tu afinal até és porreiro e começo a gostar masi das tuas metáforas. desculpa lá o mau jeito no outro dia mas descendo de uma longa linhagem de teimosos.
André
O Querioz a nível de treino de campo é dos melhores treinadores portuguese. Não tem personalidade firme e é demasiado cavalheiresco para o mundo sujo do futebol mas é excelente a treinar os jogadores (muito melhor que o Avô Cantigas Ferguson) e tem olho para jovens talentos. Bem gostava de o ver de volta no SCP como director desportivo.André
Meu Deus, como é possível que o Queiroz é um bom treinador de campo? Um senhor que encavou jogadores como Cadete, Peixe, Capucho (avançado centro, lembras-te???), Pacheco, Paulo Torres… Stan Valks… queres mais???
QUEIROZ = MONTE DE MERDA COM OLHOS!
O Querioz a nível de treino de campo é dos melhores treinadores portuguese. Não tem personalidade firme e é demasiado cavalheiresco para o mundo sujo do futebol mas é excelente a treinar os jogadores (muito melhor que o Avô Cantigas Ferguson) e tem olho para jovens talentos. Bem gostava de o ver de volta no SCP como director desportivo.André
Meu Deus, como é possível que o Queiroz é um bom treinador de campo? Um senhor que encavou jogadores como Cadete, Peixe, Capucho (avançado centro, lembras-te???), Pacheco, Paulo Torres… Stan Valks… queres mais???
QUEIROZ = MONTE DE MERDA COM OLHOS!
Realmente os exemplos que dás para mostrar que o Queiroz não presta são muito maus… É que nesses jogadores todos aproveita-se o Valcks (que já tinha 30 e tal) e razoavelmente o Capucho… O resto foi só jogadores que não deram nada de jeito.
E todos os outros que ele trabalhou muito bem? Toda a geração de ouro com especial enfoque em Figo… só pra dar um exemplo.
[quote=“Master”]
Meu Deus, como é possível que o Queiroz é um bom treinador de campo? Um senhor que encavou jogadores como Cadete, Peixe,
Peixe? Que tragédia.
Cadete? É pena não termos contratado o Paulo Futre para Queiroz poder encavar ambos esses filhos das ■■■■.
André
Pessoalmente, não gosto do Jorge Cadete pela falta de carácter que demonstrou.
Contudo, não posso deixar de olhar para os números:
Época 1991/92 - Bota de Prata com 25 golos;
Época 1992/93 - Bota de Ouro com 19 golos;
Época 1993/94 - 6 golos no campeonato e 4 golos na UEFA (época “acabou” em Dezembro com a entrada do TECLA 3 Queiroz).
Relativamente ao Peixe pergunto, porque deixou de saber jogar futebol com a transição do Bobby para o Tecla 3? Será só responsabilidade do jogador? Será falta de capacidade do treinador?
Capucho… excelente AVANÇADO-CENTRO :shock:
Cabe na cabeça de alguem? POR FAVOR…
Sempre foi extremo… e sempre foi um excelente jogador. Lembram-se de quantos golos ele marcou ao SPORTING com a camisola dos porcos? Pois… Dispensado à conta do Tecla 3!
Acham que é preciso continuar?
O três casos que supra analiso são de jogadores medianos que, na minha opinião, poderiam ter chegado bem mais longe sem não tivessem o azar de se cruzar com essa besta da sapiência futebolística - o nosso querido TECLA 3!