Publico vs Sporting

Estive a ler a notícia do Público e realmente o que eles dizem é inacreditável, desmentindo-se na própria notícia. Fucking unbelieveble.

Podem ler em http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1215640

A noticia diz:

1. Bagão Félix confirma haver uma dívida de 8,4 MEUR fora do “totonegócio”
  2. O totonegocio refere-se às dividas até 31 JUL 96, que ascendiam a 11,3 MEUR
  3. O “publico” dá a lista dos 100 clubes que NÃO ESTÃO ABRANGIDOS pelo totonegócio → ou seja, como podem incluir o Sporting?

Mais à frente, e aqui começa a vergonha da notícia (nem vou bater mais no ponto 3…):
4) “de acordo com a lista hoje divulgada” (-> ou seja, a lista das novas dívidas), o Sporting é o clube com a maior dívida (3 MEUR) segundo a notificação de 16 Dez passado entregue à FPF (-> ou seja, as dívidas do totonegócio…misturam uma lista com a outra…)
5) Bagão Felix reafirma que estas dividas são as que tinham sido referidas à FPF (-> ou seja, BF realça mais uma vez que as dividas são as que já tinham sido referenciadas)
6) BF “recusa-se a dizer qual o clube com a maior divida” → mais uma vez reforça que a divida do toto é pública, conhecida, e totaliza 11,3 MEUR, mas que a outra dívida não é pública por uma questão de confidencialidade fiscal. O “público” misturou propositadamente a lista pública do “toto” com a lista desconhecida das novas dívidas de 8,4 e que pelos vistos não incluem os clubes do totonegócio…
7) Xeque-mate: BF “fez questão de sublinhar que as SAD e os clubes de futebol “estão a cumprir as suas obrigações correntes”.” → mesmo com vários desmentidos em directo, o publico inventou factos.

Inacreditavel, vindo de um jornal que na sua secção de desporto já demonstrou várias vezes estar bastante abaixo da bitola do resto do jornal

Tem cuidado que o Mauras ainda te ouve :lol:

O Sporting ganhou 5-0, se calhar nem aparece :roll:

lol

O site do Sporting já desmintiu tudo.

O grande Mauras vai aparecer, como sempre.

Gostava que ele explicasse esta notícia. O Sporting desmentiu tudo portanto tenham calma :wink:

O grande Mauras vai aparecer, como sempre.

Gostava que ele explicasse esta notícia. O Sporting desmentiu tudo portanto tenham calma :wink:

Heh. Foi só uma picardia minha, nada de ofensivo (espero que o Mauras assim o considere).

Caros,

Antes demais deixo-vos um comentário importante: vocês colocaram aí um link de uma notícia do publico.pt e não do público. As notícias do publico.pt são muitas vezes feitas com base em material LUSA. Parece ser esse o caso dessa notícia citada. De qualquer forma isso não iliba o publico.pt de conferir a lógica da notícia, mas por vezes num serviço última hora isso é complicado de fazer em toda a linha.

Amanhã farei questões sobre a tal notícia que foi falada no estádio. Confesso que não estou dentro do assunto nem a segui logo não sei.

Posso já garantir-vos é uma coisa: no Público não existem guerras e perseguições ao Sporting nem a clube nenhum. Assim como no Público não existem “cabalas” com semanários para dar cabo de governos ridículos.

O Público paga o preço que poucos ou nenhuns jornais pagam neste país: o da imparcialidade. No Público já eu vi notícias bem azedas para o nosso próprio patrão, o Sr. Belmiro, é difícil ser mais independente que isso. O Público pode errar, ACHO que acontece a todos, agora inventar factos e notícias não inventa.

Recordo um caso recente relacionado com o atletismo, onde um jornalista nosso que é uma pessoa impecável, uma paz de gente, cometeu uma imprecisão na notícia e logo foi atacado pelo Sporting como se de um vil perseguidor da nação verde e branca se tratasse.

Pelo que sei a “luta” Sporting -> Público (a seta tem uma razão) tem um passado, assente numa notícia que o Público uma vez deu e que em teoria não era exacta nos números (coisas parecidas com esta) e que acho que ainda corre em tribunal.

Caros,

Antes demais deixo-vos um comentário importante: vocês colocaram aí um link de uma notícia do publico.pt e não do público. As notícias do publico.pt são muitas vezes feitas com base em material LUSA. Parece ser esse o caso dessa notícia citada. De qualquer forma isso não iliba o publico.pt de conferir a lógica da notícia, mas por vezes num serviço última hora isso é complicado de fazer em toda a linha.

Amanhã farei questões sobre a tal notícia que foi falada no estádio. Confesso que não estou dentro do assunto nem a segui logo não sei.

Posso já garantir-vos é uma coisa: no Público não existem guerras e perseguições ao Sporting nem a clube nenhum. Assim como no Público não existem “cabalas” com semanários para dar cabo de governos ridículos.

O Público paga o preço que poucos ou nenhuns jornais pagam neste país: o da imparcialidade. No Público já eu vi notícias bem azedas para o nosso próprio patrão, o Sr. Belmiro, é difícil ser mais independente que isso. O Público pode errar, ACHO que acontece a todos, agora inventar factos e notícias não inventa.

Recordo um caso recente relacionado com o atletismo, onde um jornalista nosso que é uma pessoa impecável, uma paz de gente, cometeu uma imprecisão na notícia e logo foi atacado pelo Sporting como se de um vil perseguidor da nação verde e branca se tratasse.

Pelo que sei a “luta” Sporting -> Público (a seta tem uma razão) tem um passado, assente numa notícia que o Público uma vez deu e que em teoria não era exacta nos números (coisas parecidas com esta) e que acho que ainda corre em tribunal.

Concordo com o que dizes quanto à qualidade do jornal em geral (para mim o melhor em Portugal (bem, também não é dificil, a concorrencia do JN, 24horas e CM…). Mas a secção de Desporto normalmente deixa-me azia porque me parecem exageradamente lampios, sobretudo nas apreciações dos jogadores das várias equipas, como aconteceu num ano em que fomos campeões e naquele exercicio dele em que avaliam os melhores 11 de portugas e estranjas só lá estava 1 ou 2 sportinguistas. A Borla não faria melhor.

O episoódio que falas do processo do Sporting vs Publico, eles referem no jornal, dizem que o julgamento ainda não acabou (acho que o Sporting pediu uma indeminzação de 100 mil contos) e que esta notícia prova que eles têm razão. Ou seja também se deixam cair na tentação fácil de falar porque têm a faca e o queijo na mão. Qualquer desmentido virá amanhã em letrinha pequena e num canto escondido.

Um jornalista tem uma arma na mão e não são aceitáveis “imprecisões”. Qualquer noticia tem que ser fundamentada e documentada, uma coisa é estarmos aqui a escrever baboseiras que umas poucas dezenas de pessoas lêm, outra é um jornalista que vai ser lido por dezenas de milhar e que se fizer m**** verá a sua m***** amplificada como verdade absoluta por todos os outros orgãos de comunicação.

Pois tá claro Alemid… tu e todos nós podemos fazer merda na nossa vida, nas nossas profissões, pq somos humanos, os jornalistas não, são seres a quem se exige infalibilidade lol.

Bullshit. Todos cometemos erros, ainda para mais numa profissão onde dependes da informação que terceiros te passam, e essa informação não é nem sempre a mais correcta nem sempre a mais desinteressada.

Pois tá claro Alemid... tu e todos nós podemos fazer merda na nossa vida, nas nossas profissões, pq somos humanos, os jornalistas não, são seres a quem se exige infalibilidade lol.

Bullshit. Todos cometemos erros, ainda para mais numa profissão onde dependes da informação que terceiros te passam, e essa informação não é nem sempre a mais correcta nem sempre a mais desinteressada.

Não foi isso que eu disse mas já que queres fazer a comparação: se eu fizer m**** na minha profissão sou penalizado por isso. Um jornalista pode cometer erros mas não inventar factos. Se não sabe, que não invente, que peça para meter uma foto no sitio em vez de escrever mais 2 linhas com parvoices.

Ai as fontes…

Alemid,

Uma coisa são imprecisões e erros, outra é inventar coisas. Eu estava a falar sempre da primeira.

Pois tá claro Alemid... tu e todos nós podemos fazer merda na nossa vida, nas nossas profissões, pq somos humanos, os jornalistas não, são seres a quem se exige infalibilidade lol.

Mas afinal a principal função do jornalista não é investigar os factos que comprovam a notícia?

É que para fazer cópias, chega uma secretária…

é só palpites :). Falar do trabalho dos outros é fácil. Mais fácil ainda é colocar desde logo a sua seriedade em causa.

Os jornalistas são hoje em dia as bruxas de Salem imoladas… de um lado a pressão dos patrões, dos interesses, das falsas informações que valem mto dinheiro, por outro a pressão da básica multidão que gosta de sangue.

Tb… só vai para a profissão quem quer. Por isso mesmo nunca quis ser jornalista.

Ai as fontes…

EHEHEH!!! :smiley:

Ora aqui está uma resposta com “alcance” de míssil de cruzeiro! :smiley: :wink:

é só palpites :). Falar do trabalho dos outros é fácil. Mais fácil ainda é colocar desde logo a sua seriedade em causa.

Uma das maiores verdades que já aqui li. É Pena que não servir para todas as pessoas e todas as profissões ! :wink:

Uma das maiores verdades que já aqui li. É Pena que não servir para todas as pessoas e todas as profissões ! :wink:

Olha outra com “alcance” de Tomahawk! :smiley:

O pessoal hoje anda inspirado! :smiley: :lol: :wink:

Realmente, ha incompetentes e desonestos em todas as profissões, os jornalistas estão mais à vista e se calhar são mais criticados. Como acontece com políticos, médicos, hospedeiras, condutores de taxi, treinadores de futebol e jogadores do mesmo…

É verdade que muitos justos pagam pelos pecadores. Eu por mim dou-lhes a ganhar o mínimo que me é possivel, abstendo-me de comprar jornais desportivos e tabloides.