A nível nacional parece-me que o Vasco Matos seria a melhor opção.
Bons resultados, treinador ainda jovem e com potencial para crescer numa perspectiva semelhante ao Amorim e joga com 3 centrais.
Tem tudo para ser uma boa surpresa e seria alguém para dar continuidade ao trabalho feito nos últimos anos.
Nesta fase é o que precisamos: alguém que conheça o nosso campeonato e que consiga dar continuidade ao sistema táctico (o nosso plantel não está preparado para um 4-3-3 por exemplo).
Mudar agora seria um erro. Não há tempo, nem plantel estruturado para mudanças.
RA foi contratado quando estava a ter o melhor desempenho consecutivo na primeira liga.
JP está com um desempenho frágil na 3a liga.
Admitia o treinador do Santa Clara, que apresenta 1 bom trabalho face aos recursos.
Varandas arrisca demasiado a seguir a Amorim, porque se houvesse 1 treinador minimamente bem sucedido no pos Fergurson, o Man United não andava ainda nesta.altura nisto!
Aliás, admiro-me.o Zenha alinhar nisto. É gestão danosa, meter um plantel de hipoteticamente 450 milhões nas mãos de alguém sem currículo e sem provas dadas, é um ato de gestão sem justificação.
Já disse noutro tópico (ou neste) que falei hoje de manhã com 1 dos adjuntos do Leonardo Jardim, que é meu amigo de infância. O Leonardo Jardim não vem para Portugal, ponto! Já foi convidado para o Sporting antes do Amorim e para os lampiões mais recentemente. Recusou porque não faz parte dos planos dele regressar a treinar em Portugal.
Venha o Cão ou o Bosz mas claro que o Bosz tem caracter e não ia deixar o PSV como o Amorim fez ao SCP dado isso venha de lá o Cão,quero é ganhar para esfregar na cara dos rabolhos tão sorridentes que eles estão.
Simplesmente está nisto pelo dinheiro, não tem paixão pelo que faz. Aliás, quando diz que não vai andar muitos anos nisto, que quer ganhar muito dinheiro e reformar-se cedo, está tudo dito
Como já disse antes, João Pereira tem tudo para dar asneira. É como numa empresa meter o Estagiário a CEO só porque acompanhou a rotina do CEO. Mas o estagiário no que lhe diz respeito, nada tem feito com brilhantismo.
JP está em crescimento, não apresentado modelo consistente nem uma equipa a jogar propriamente bem. Para além disso, resultados, nada. Será um dos treinadores com menos CV e experiência a assumir o Sporting. Recorde-se que o Amorim por todos os clubes que tinha passado, Casa Pia, Braga, tinha apresentado resultados, identidade e trabalho de qualidade. Tinha mais títulos e jogos que o JP, sem comparação.
Com o Sporting a ter os resultados que tem, com o plantel valorizado como está, com jogadores, agora, revoltados pela saída do Amorim… É meter um miúdo sem carta a conduzir um Lamborghini. Um risco tremendo para o clube e para sociedade no que toca à potencial desvalorização de ativos. Não podemos estar sempre na roleta russa.
O Sporting tem de ir aproveitar que a saída é daqui a duas semanas para escolher e trazer uma equipa técnica que possa manter a equipa competitiva e a lutar pelos títulos. Não é a mesma coisa de quando foi buscar um treinador para uma casa a arder, mas também não é a situação preferencial de muitos treinadores de topo. Infelizmente, portugueses, só vejo dois que podem aproveitar o que está feito e manter-nos competitivos: Abel e Conceição. O primeiro duvido que saia agora do Palmeiras e não ia ser barato. O segundo não é se dá com meia estrutura. Estamos um bocado lixados.
Sporting neste momento não tem como ir buscar um treinador que esteja a ter boas performances num clube Europeu de média ou grande dimensão. Caso do Gasperini ou do Bosz.
Concordo que seria muito difícil convencer o Bosz nesta fase. Mas não é certamente por algum constrangimento moral da parte dele em sair a meio, era esse o ponto
Considerando que, atualmente, este plantel foi construído e moldado com base na vontade e adaptabilidade ao esquema tático do nosso atual treinador, e olhando para os possíveis treinadores disponíveis, confesso que nenhum em particular me atraí. Opções como Sérgio Conceição ou Abel Ferreira não me convencem, apesar do bom currículo que têm. Não me dão garantias que, com o que custariam, e com o plantel moldado como está, conseguiriam habituar-se às ideias de jogo e retirar o melhor partido dos nossos atuais jogadores.
Prefiro que se aposte em alguém que conheça melhor a casa, mesmo sendo uma aposta de risco do ponto de vista de currículo, como será o João Pereira, ou seria o Carlos Fernandes, caso pudesse ser equacionado.
Outras opções interessantes, mas também de risco, na onda da possível manutenção do esquema tático atual, poderiam ser o Juan Pablo Vojvoda (tem feito um excelente trabalho no Fortaleza) ou o Vasco Matos (trabalho engraçado o que tem feito no Santa Clara, cujo plantel não tem o nível da atual classificação, na minha opinião).
Perguntei ao Chatgpt para sugerir nomes, tendo em conta o perfil táctico do Amorim e a sua capacidade de liderança. Eis a resposta:
Marcelo Gallardo – ex-treinador do River Plate, Gallardo tem um estilo de jogo dinâmico e ofensivo, com foco na posse de bola e pressão. Ele também tem experiência com jovens talentos, algo que casa bem com a filosofia do Sporting.
Abel Ferreira – o treinador do Palmeiras já demonstrou interesse em voltar para a Europa, e, com o seu estilo disciplinado e taticamente adaptável, poderia dar continuidade ao bom trabalho de Amorim, mas com um toque mais pragmático.
Andoni Iraola – o técnico espanhol que se destacou no Rayo Vallecano e recentemente assumiu o Bournemouth na Premier League tem uma abordagem que valoriza intensidade, pressão alta e transições rápidas, em linha com o que o Sporting já pratica.
Sérgio Conceição (se houver abertura para uma aposta interna na liga) – conhecido por ser um líder enérgico e manter o espírito competitivo da sua equipa. Embora seja um nome controverso, ele poderia trazer uma abordagem mais pragmática e com a mesma intensidade no jogo.
Thiago Motta – atualmente no Bologna, Motta tem uma visão moderna e é adepto de um futebol posicional com foco em transições, o que se alinha com o estilo do Sporting sob Ruben Amorim.
Esses nomes têm a vantagem de manter um estilo próximo ao de Amorim e ao mesmo tempo trazer algo único que se encaixaria bem com a filosofia do Sporting.
O Abel é muito mau. Não percebo como é que se pode considerar uma opção válida.
Além de tacticamente não acrescentar nada, a nível de comunicação é do pior que anda aí… Para não falar que ainda me lembro bem dele a espumar-se sempre que jogava contra nós quando estava no Braga.