Vitor Peseiro (amigo)- Está na China e ganha muito dinheiro. Gosta de jogadores feitos e com muita experiência, o que para nós não é grande coisa, Está com um projeto aliciante e não voltará a Portugal. Já deu o salto ao ser campeão nacional, tem o sonho de treinar na Premier. Foi campeão duas vezes e ambas por incompetência do amigo do Vieira. A mentalidade dele não se coaduna com o Sporting Clube de Portugal, onde iria sofrer muito num clube onde os jogadores são deuses. Odeia isso, fruto da vida de mouro que teve de levar para chegar onde chegou;
Berizzo- Treinador muito culto tacticamente e inteligente. Joga com uma pressão muito alta e o seu estilo de jogo de posse, encaixa que nem uma luva nos atuais jogadores, apesar de Bas Dost não funcionar com ele, pois gosta de um avançado completo na frente. O seu futuro dificilmente passará por Portugal. Está numa das melhores ligas do mundo, tem agora um projeto aliciante no A.Bilbao e não o veria a meter os pés no Tugão;
Setién- Carta fora do baralho, ultrapassado;
Pedro Martins- Tem carisma e é bom rapaz. Não o vejo a apresentar uma qualidade de jogo e processos para um clube que tem as ambições do Sporting Clube de Portugal;
Gio van Bronckhorst- Bom treinador, a mesma situação do Berizzo;
Miguel Cardoso- Bastante interessante do ponto de vista táctico e aceitaria de bom agrado treinar o Sporting Clube de Portugal. Vai se queimar agora em França, porque não soube gerir o balneário e poderá ser esse o calcanhar de Aquiles dele. Gerir os egos num Sporting Clube de Portugal é diferente do Rio Ave ou do Nantes.
Como gosto de um jogo fluido, vertical e bastante veloz, tenho outros nomes em mente…
Oh [member=22933]Ehrmantraut então tu colocas de lado um Silas (início de carreira), o Luís Castro (bons trabalhos no porto B, Rio Ave, Chaves), mas consideras um Pedro Martins? Algo aí está mal. O Pedro Martins já mostrou o que vale, é um treinador limitado, com uma ideia do jogo de pouco entusiasmo, nunca se destacou com um grande trabalho e tem um discurso frouxo. O Silas é um projecto a acompanhar, parece que quer vingar no futebol com boas ideias, veremos onde chega. O Luís Castro é já bem conhecido, nem vou acrescentar mais nada.
Diria que, neste momento, nenhum treinador português tem qualidade para treinar o Sporting que se quer campeão. Contudo, a prospecção é importante e convém irmos acompanhando a evolução dos treinadores portugueses e o aparecimento de novos valores no futebol europeu.
O Almeyda, que foi falado para nós, é que podia vir para a Europa. Parece-me alguém muito competente, com o seu sistema em 4x4x2, com uma vincada intenção de ser forte na organização ofensiva. Resta ver se há alguma clube médio que queira apostar no argentino.
Percebeu mal forista, não rebaixei o Vítor Pereira. Fez dois bons campeonatos, mas quando digo que foi por incompetência do amigo do Vieira é porque tanto no primeiro ano em que o Vítor foi Campeão, como no segundo, jj teve tudo para os ganhar. No primeiro ano esbanjou 6 pontos de avanço e no segundo ano esbanjou uma diferença de 5 pontos. Foi tudo no fim e com isso não retiro mérito nenhum ao Vítor.
Com o Bétis, ficou em 6º lugar. E é a Liga Espanhola, não tem qualquer comparação com a belga. Tudo isso com um futebol de muita qualidade (de elevada nota artística, como diria o nosso antigo treinador) e potenciando vários ativos. Está a fazer um excelente trabalho. Por cá faria maravilhas.
Marco Giampaolo, Roberto De Zerbi (finalmente num projecto adequado a um treinador como ele numa divisão principal), Ralph Hasenhuttl, Aurelio Andreazzoli e Jorge Almirón. Qualquer um deles era uma aposta interessante, e dentro do perfil ‘treinador com ideias dignas de um grande’ há aqui para vários gostos.
Se for um treinador português, tirando os Villas Boas, Jardins e Fonsecas, vão ser mais uns aninhos sem ser campeão.
A mim, conhecendo o preconceito contra treinadores estrangeiros só porque “não conhecem a liga” e aquilo a que já estou habituado, parece-me que está tudo reunido para o Pedro Martins vir para o Sporting na próxima época
Sai de Portugal depois de ter treinado algumas das melhores equipas tirando os grandes, sai com boa imagem, vai para um país onde o Olympiacos deve regressar ao títulos e regressa a Portugal tentando a sua sorte num grande.
Este é o filme que estou a ver neste momento. O mercado de treinadores tugas, tirando alguns nomes, é tiro no escuro completo
Atualmente descartaria qualquer treinador português. Os melhores têm ligações ao Mendes ou promiscuidade com outros agentes que nos são nocivos, tentaria um espanhol ou estrangeiro que trabalha-se aqui no País vizinho.
Não ponho de lado, dou-lhes tempo. Acho mesmo que treinarem um clube que tenha a ambição assumida de se apurar para a Europa pelo menos já lhes dá um mínimo de tarimba que precisarão para um Sporting. Orientar um clube com uma massa adepta de um Braga ou Guimarães.
O Pedro Martins tem oito épocas de Liga Portuguesa. A meu ver fez um bom trabalho no Marítimo, coordenando bem com os escalões inferiores do clube (nomeadamente equipa B), na época 15/16 apurou o Rio Ave para a Europa e chegou às meias-finais da Taça de Portugal, na época seguinte (16/17) apurou o Guimarães para a Europa ficando em quarto lugar, à frente do Braga, ficando a oito pontos do terceiro classificado. Ainda foi à final da Taça de Portugal.
O desempenho tem sido positivo ao longo de quase uma década de primeira liga e foi em crescendo até uma má época passada onde tinha pedido para ir para o Olympiacos de início. Neste momento no Olympiacos tem 6 jogos e 5 vitórias, tendo passado pré-eliminatória da Liga Europa (7-1 a seu favor nos dois jogos contra o Luzern) e playoff (4-2 no agregado contra o Burnley). Muito golo marcado mesmo na Europa.
Em Portugal, particularmente na época 2016/2017 no Guimarães, jogou um futebol ofensivo e de qualidade. Ficou com mais 12 pontos e mais 16 golos marcados que o Marítimo, a equipa que se seguiu a Braga e Guimarães na classificação esse ano.
É um treinador com alguma qualidade e percurso ascendente que nem uma má época (a passada) impediu que passasse de Marítimo para Rio Ave, Rio Ave para Guimarães e Guimarães para o campeão grego. O Silas e o Luís Castro estão a começar os seus percursos na Liga portuguesa.
Dito isto, as minhas opções preferenciais continuariam a ser (por esta ordem) Vítor Pereira, Eduardo Berizzo, Abel e Andreazzoli. Os dois primeiros seriam mais caros mas chegariam cá com outro estatuto (e são treinadores ambiciosos e vencedores, além de tacticamente conhecedores), os últimos dois são dois bons projectos de treinador em fase de afirmação, que no final da época penso que estarão ambos preparados para dar o salto.
Tenho acompanhado em pormenor a carreira do Pedro Martins, tenho mais conhecimento do trabalho no Marítimo, e a minha convicção é que lhe falta qualidade para treinar um clube com aspirações de campeão, com a pressão de ser campeão e a exigência de ser forte na organização ofensiva. É um treinador limitado, chega para fazer carreira na Liga Portuguesa em clubes de pressão média, mais que isso é para esquecer e nem gosto de colocar limites às pessoas, é mau da minha parte, mas é a minha firme convicção.
O Luís Castro está mais que consolidado na Liga Portuguesa. É um treinador com muitos anos de futebol, um trabalho meritório nas camadas jovens, dois bons trabalhos no Rio Ave e no Chaves, veremos agora o que faz com o Guimarães, onde a qualidade do plantel é relevante. O Silas sim, concordo, está a começar e é preciso lhe dar tempo.
Gosto da versatilidade do Abel, já a elogiei, contudo há ali algo que me deixa de pé atrás.
Em relação ao Pedro Martins, não posso concordar com a gestão/articulação da/com a equipa B. Numa das épocas, face ao grande arranque de campeonato da equipa B e início hesitante da equipa A, o PM fartou-se de armadilhar o trabalho do treinador da B. Levava para a convocatória jogadores que faziam parte da estratégia de jogo do treinador da B que nem sequer ficavam nos 18 convocados, somente para que o sucesso da B não levasse a uma mudança técnica na equipa A. Levava os guardas redes todos da B para os treinos da A, chegando a ter 6! Guarda redes a treinar. Tudo para preservar o lugar. Obviamente que os resultados da B começaram a baixar com esta estratégia.
Quanto aos treinadores falados, Berizzo, Almeyda, Abel,Vítor Pereira, Silas e Luís Castro são nomes interessantes, a diferente escala. Não conheço suficientemente o Andreazzoli para opinar, mas vou tentar pesquisar sobre as suas ideias de jogo.