Acho que as opiniões que li aqui sobre ele (não hoje, mas ao longo deste mês ou assim) são completamente reaccionárias. Quando estava no Ajax devia ser um dos treinadores mais sugeridos aqui, agora como a vida lhe correu muito mal no Dortmund há gente que até o mete abaixo do Sá Pinto :mrgreen:
Quanto à minha opinião, houve de facto coisas em que ele tanto no Dortmund como até durante a passagem no Ajax (a espaços aqui) me desiludiram um bocado no modelo dele. Sou um fã assumido da escola que ele supostamente segue (Cruyff), mas noto que o modelo dele é demasiado rígido em vários momentos ofensivos, assim mais tipo o do Van Gaal, por exemplo. Ainda assim é um bom treinador, capaz de meter uma equipa a pressionar/reagir à perda de forma muito agressiva e algo organizada, com uma equipa bem estruturada com bola e capaz de criar boas situações para os extremos, em particular. Para além disso, já foi aqui referido que ele é tão ou mais teimoso que o Jesus no perfil de jogador em que aposta, o que é capaz de ser verdade, mas para mim é um ponto a favor porque prefere um tipo de jogador que me agrada mais :mrgreen: No Ajax jogava com o Schone a 6, que é basicamente um médio criativo, e sentou rapidamente os 2 cavalos de corrida/bestas que lá tinha (Gudelj e Bazoer, diga-se de passagem que são ambos bons jogadores). Acredito que fosse gostar muito do Geraldes, por exemplo.
Se quiserem saber mais, podem sempre traduzir (se conseguirem ler bem inglês aconselho usarem o DeepL) esta parede de texto - do melhor blog de análise futebolística do mundo - sobre as origens dele. Até era quando ele me entusiasmava mais, apostava mais vezes em sistemas arrojados por exemplo (como o 343 losango).
Se ele vier mesmo posso tentar desenvolver mais até, mas assim em jeito de resumo, para o contexto da nossa liga o que me cria um bocado mais de dúvidas é essa rigidez/falta de dinâmica em alguns momentos ofensivos. De resto é um treinador que pode encaixar bem no contexto de um grande, com um modelo preparado para enfrentar adversários bem inferiores (o que constitui a maioria dos jogos aqui).
Exatamente,esse é o problema dele subestima adversários um bocado como o Miguel Cardoso E joga pela beleza…também tem tendência para usar muitos médios e estar sempre a jogar ao ataque e esquecer se de que tem que jogar para o resultado…
Mistura de cruiff com Guardiola
Agora futebol espetáculo era garantido e podia ser que tivesse aprendido alguma coisa desde 2016
Não resultaria. O Dortmund deixava muito espaço nas costas da defesa e sofria contra avançados rápidos (no Ajax não me lembro se isto acontecia), portanto cá estava feito ao bife contra duplas de avançados Jhon Murillo - Mabil ou porcarias do género. Seria preciso sermos demidores no ataque para compensar.
Dito isto, eu gostava que viesse. Porque fala-se de muito pior; porque ver o Sporting jogar deixaria de ser um tédio; e porque conseguiria valorizar muito jogador que temos que anda meio desaproveitado (Geraldes, Wallyson se os tornozelos deixassem. Sendo que o vejo a pegar no Tiago Djaló e a espetá-lo no XI da A como o ‘seu’ novo De Ligt)
Preferia muito mais o Bosz ao Sá Pinto. O holandês parecendo que não chegou à Final da Liga Europa com o Ajax, jogadores como Onana, De Ligt, Davinson Sánchez, David Neres, Dolberg e Justin Kluivert explodiram durante o seu reinado.
Quanto ao seu trajeto no Dortmund, aquilo não correu nada bem, mas não é por isso que não tem qualidade para ser o nosso treinador.
Hei-de dar uma vista de olhos nesse link. Confesso que quando me falam em rigidez de modelo acabo sempre por torcer um pouco o nariz. Mas se for a escolha, parece-me uma aposta que no papel faz algum sentido.
Apesar de não ter ganho nada, pelo perfil formador e ter ido a final da Europa, parece ser melhor opção que Sa Pinto.
Mas também para mim até Daniel Ramos e Miguel Cardoso eram melhores que Sa Pinto, a não ser que fosse para fazer uma limpeza de balneário. Aí o coração de leão era o homem ideal.
Por acaso isso não me preocupa assim tanto - a não ser que ele se dê aqui tão mal a aplicar as suas ideias como no Dortmund, mas duvido. As equipas do Bosz em organização defensiva (e mesmo coordenação da linha em situações de transição) não são grande coisa, de facto, mas a reacção à perda é muito forte e ia sufocar boa parte dessas jogadas à partida. Quanto ao Dortmund, para além de ter sido de longe a equipa em que o Bosz esteve mais longe de aplicar as suas ideias (mesmo naquela fase inicial em que ia ganhando), a qualidade das equipas alemãs na transição é completamente diferente da do tugão. Tanto em termos colectivos como acima de tudo na qualidade individual dos jogadores a quem essas transições vão parar, um Mabil ou um Murillo podem ser muito rápidos mas vão ter uma taxa de sucesso na definição desses lances claramente inferior a alguns dos avançados que andam pelas equipas alemãs mais “pequenas”.
É um dos melhores treinadores para assumir o Sporting neste momento.
Tecnicamente as suas equipas praticam um futebol muito apelativo, com grande dinâmica ofensiva e mobilidade.
Tacticamente, na organização defensiva foi ele que criou a defesa à zona antes do JJ.
Tenho algumas dúvidas que do que sei dele o Miguel Cardoso se venha meter nesta caldeirada. Mas a verdade é que este delay em ir para França também pode ser um compasso de espera para ver se o lugar vagava.
Se estamos entre Sá Pinto, Rui Faria e Miguel Cardoso - não acho que nenhum tenha o que é preciso para o Sporting -, então o último seria a minha escolha.
Gosto muito do Silas.
Conheci-o em 2015, em contexto profissional, dois anos antes de se tornar treinador principal.
Ele para além do Belenenses, para quem nao sabe, também treinou a equipa do Sindicato no ano anterior…
Acho que pode vir a ser um grande treinador, tem TUDO para isso. Mas convém ficar no Belem pelo menos mais um ano para consolidar as suas ideias, ainda nao tem a experiência necessaria para o Sporting, na minha opiniao.
E na altura em que estamos, com esta instabilidade, podia-se queimar completamente.
O Sá Pinto tinha jogadores com ordenados em atraso;
Tinha o Duque no banco, que como o Inácio já revelou, preferia perder os jogos para nao pagar os prémios de jogo;
Tinha a merda do Godinho;
Já falei na parte em que tiveram de vender jogadores para pagar ordenados nessa altura?
Enfim, queimou-se por que achou que podia virar a má fase do clube na altura…
Nao faço ideia quem será boa aposta, sinceramente, mas nao gosto da ideia de um estrangeiro que nao tem noçao de nada do que se passa…