Prospecção de treinadores

Duma coisa tenho praticamente a certeza, se o JJ sair dos Lamps o próximo treinador deles é o Rui Vitória, quase 90% de certeza.

Cheira-me que temos:

Benfica - Rui Vitória
Porto - Leonardo Jardim
Braga- Paulo Fonseca

Sporting -???

Sempre admirei o Paulo Fonseca (apenas 3 derrotas em 29 jornadas, fantástico!!!), mas ao analisar friamente o futebol praticado pelas várias equipas do nosso escalão, talvez o Marco Silva do Estoril fosse o mais adequado para um Grande, como é o Sporting.
O Estoril é uma equipa que não tem medo de assumir o jogo e que, apesar de terem jogadores rapidíssimos na frente, conseguem praticar um futebol pausado e organizado, em passes curtos e desmarcações constantes.

Não me importava nada que ele viesse.

Já eu acho:

Benfica- Rui Vitória
Porto- Jorge Jesus
Sporting- Leonardo Jardim

Para o Braga é capaz de ir o Paulo Fonseca, mas sinceramente isso interessa muito pouco.

Eu cá acho que se o Jesus não ficar no carnide, o Orelhas vai apostar num estrangeiro, à Quique Flores style.

Sinceramente não tenho opinião que treinador vamos ter para a próxima época mas enquanto continuarmos com nomes de treinadores que fazem 1 ou outra boa época num clube razoável para comandar o Sporting vamos estar sempre a cometer os mesmos erros do passado. Estamos com muitos problemas financeiros é verdade mas temos de começar por este cargo e só depois pensar em jogadores.

Nos últimos anos tivemos treinadores atrás de treinadores que nada fizeram. Exemplo mais tremendo, Paulo Sérgio faz uma boa época no Guimarães e vamos logo lá buscá-lo. O Jesualdo até que tem capacidades mas vontade de estar de verde e branco é muito pouca pelo que para mim é logo um factor a pôr de lado.

Quem deve ser, neste momento não consigo dizer mas na minha opinião devíamos investir aqui 1º antes de pensar em jogadores pois um bom treinador consegue fazer uma boa omelete a partir de alguns ovos.

Cada vez mais …Jorge Jesus.

Não fosse o “limpinho, limpinho” e eu estaria contigo nessa.

Não é só uma questão de treinador. É preciso ter em conta a equipa técnica no seu todo. Treinador principal, adjuntos, treinador de guarda-redes, preparador físico (importantíssimo), observador. (Equipa médica e scouting à parte.)

Quando se fala em abstracto de um clube ter estrutura e de oferecer boas condições ao treinador para fazer um trabalho competente, é preciso compreender em concreto o que é que isso significa.

Ao equacionar um Paulo Ferreira ou um Marco Silva para treinador principal, é preciso analisar as competências da equipa técnica que eles trazem, no seu todo. O clube deve ter a capacidade de preencher as lacunas abaixo de um nível de excelência.

Por isso é que qualquer treinador tem sucesso no Porto, por exemplo, e no Sporting não.

O Sporting precisa de preparar essa estrutura, isso não acontece de uma época para a outra, por isso acho tão arriscada a aposta num treinador com pouca experiência.

Daí que a necessidade de implementar desde já o tal Departamento de Metodologia. Seria um importante complemento ao trabalho da equipa técnica.

E o Jesus está interessado?

Qualquer clube estrangeiro - e queira-se, ou não, Jesus está bem cotado lá fora - lhe oferecerá, pelo menos, o triplo daquilo que o Sporting lhe poderá pagar.

Jesus passou 4 anos a viver à tripa forra; grandes orçamentos, bons jogadores, capacidade por lutar por títulos importantes. Agora, perto dos 60 anos e habituado ao bem bom, chega a malta do Sporting e diz-lhe: “Grande JJ, isto aqui é para jogar com putos e com um ou outro jogador que formos capazes de repiscar”…ao que JJ responderá “Então, xau!”

Obvio que queria o Jesus mas atendendo à nossa realidade atual, sem Liga Europa, acredito que nos tenhamos que enveredar por uma solução mais low cost e se assim for a minha escolha, sabendo do risco inference, seria no Marco Silva. Gosto muito do futebol do Estoril e da forma como aborda os jogos, todos para ganhar, seja em que campo for.

A ver vamos…

Isso são situações transitórias que acho que não se deve valorar muito. Foi infeliz , também sei que foi em resposta a uma certa pergunta. Não ache que isso deva impedir a chegada de um elemento de imensa qualidade ao nosso clube.

Mas não acredito nada. Nem que seja pela péssima relação com o Inácio.

Sim , tens razão. Não custa “sonhar”.

Andamos (andam todos) sempre à procura do novo Mourinho, é preciso não esquecer que quando o Mourinho chegou a treinador principal já tinha escola, de muitos anos, em clubes grandes.

Mesmo o Vilas-Boas teve escola.

O Paulo Fonseca e o Marco Silva estão a ter um bom desempenho em equipas de menor dimensão. Mas dão garantias de fazer um bom trabalho no Sporting? Lamentavelmente não dão.

Têm pouquíssima experiência e em termos de escola estão mais próximos de um Paulo Sérgio ou de um Carlos Carvalhal, do que de um Vilas-Boas ou de um Mourinho.

Defendo a solução Bielsa, o treinador ideal para transformar “culturalmente” o futebol do Sporting.

Se Jesus perder o campeonato e a Liga Europa é muito provável que fique livre. O Sporting deveria pelo menos tentar a sua contratação, seria estúpido não o fazer.

Existem nomes interessantes (Leonardo Jardim, JJ, Bielsa…) mas duvido que sejam para o nosso bolso excepto Jardim, mas falar em Vitor Pereira… WTF :o

:arrow:

No campeonato Português tirando Jesus também preferia o Marco Silva mas como Paços, Guimarães e Estoril vão à Europa, não sei se algum desses vinha para o Sporting na situação actual.

Entram na europa mas pouco ou nada farão, comparar qualquer desses ao Sporting? ^-^
Qualquer treinador ou jogador desses clubes vinha para o Sporting até a ganhar menos lololol

Depois do que vi nos quatro jogos que fez, juntem aí outro à lista de treinadores a ponderar: Sérgio Conceição. Já tinha a pulga atrás da orelha mas agora não tenho dúvidas que está ali treinador. O pai dele é (era?) um grande Sportinguista e posso-vos afiançar que o Sérgio tem um carinho enorme pelo Sporting. Seria para ele um grande prazer treinar o clube! :great:

Não desgosto do Sergio… :great: