Projecto - Emblemas do Sporting

Fiquei na dúvida sobre onde colocar este tópico, já que não é um assunto da wiki propriamente dita, ainda que a possa vir a enriquecer.
Optei por este local, porque se o publicasse no Media Center do Sporting o mais provável era afundar que nem um prego antes que alguém que nele pudesse ajudar o visse. Aqui sempre me asseguro que alguém o verá, ainda que seja para se queixarem de querer encher de trabalho os wiki devs. :mrgreen:

[hr]

Venho aqui sugerir que a nossa comunidade dê início ao estudo e uniformização da imagem dos vários emblemas do clube. Talvez seja só eu que fico incomodado com a falta de qualidade das únicas imagens dos nossos antigos emblemas que temos hoje em dia, mas realmente não acho que estas versões ferrugentas e defeituosas façam jus à grandeza do Sporting e seus símbolos.

[center]
[/center]

Sugiro que se faça a interpretação heráldica dos emblemas, que se escreva a sua descrição heráldica e que por fim, se criem ficheiros de imagens rigorosas para cada um dos emblemas e que se publiquem os resultados na wiki.

[hr]

Eu próprio não me importo de fazer a maior parte do trabalho, mas preciso da ajuda de outros foristas para, encontrar literatura heráldica, definir as normas para as imagens (dimensão, formato do ficheiro, etc.), escolher o programa em que se irão criar, e ainda para que alguém me oriente em questões de design, nomeadamente na tradução mais adequada para sistemas de classificação de cores dos esmaltes da heráldica, nomeadamente o vert, argente, or e sable.

[hr]

Agora digam-me, quem me pode ajudar? Acham que vale a pena levar este projecto a cabo? Acham a metodologia correcta?

Acho uma excelente ideia, e sim acho que isto devia ir para a frente (nao contem é comigo, não percebo nada de edição de imagem, mas se puder ajudar em qualquer outra coisa) :great:

Saúdo o Projecto :clap:

Concordo que seria interessante, mas um bocado dificil de executar a 100% mas com estes Wiki Devs nunca fiando… porque conseguem encontrar\achar o mais pequeno pormenor e completar o que parecia já completo.

:clap:

Quanto aos desenhos, não sei… Corel Draw, Indesign, Photoshop, Irfanview… e como tamanhos considerados grandes, para que se possam usar em várias vertentes, tais como Icons, Wallpapers, Símbolos, e outras coisas.

Seria melhor se calhar desenhar em Vector, apesar do Photoshop não o ser… mas a isso, deixo a consideração de outros.

:clap: :clap: :clap:

A ideia é muito boa!

Se o resultado final forem os emblemas com grande qualidade, então vamos ter um produto muito bom!

:clap: :clap: :clap:

P.s: Infelizmente, não percebo nada de edição de imagem para ajudar ???

Infelizmente não tenho conhecimentos para ajudar, mas a ideia parece-me boa. :clap: Aguardemos para ver no que dá

encontrei isto

Apesar do leão não ser igual (ou não me parece) não está nada mau :smiley:

Boa ideia, mas não é fácil de pôr em prática. Porém, com colaboração e ajuda, como por exemplo o contributo do sermak, não vai ser tão difícil. Em relação a heráldica, uma boa dica é ires às páginas das autarquias, como por exemplo Câmaras Municipais e Freguesias, e veres como é feita a descrição dos seus símbolos heráldicos. E também há bases de dados na internet sobre heráldica. Uma busca mais profunda e é possível encontrar algumas coisas sobre esse(s) tema(s).

Usei essa como avatar durante uns tempos e provavelmente ainda a vou voltar a usar.

Edit: www.seeklogo.com/sporting-clube-de-guadalupe-graciosa-logo-130804.html

aqui: Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube de Portugal na secção dos emblemas, há alguma informação sobre isto e umas poucas referências que podem ajudar.

Para fazer uma coisa bem feita em termos de heráldica, ou é alguém com conhecimentos (e nunca pode fugir muito ao que diz o brasão dos condes de Pombeiro), ou alguém que tenha conta no geneall.net, penso que eles têm um fórum onde se pode discutir estas coisas e obter ajuda.

Sinceramente, a partir das imagens velhas eu conheço agluém que poderia fazer algo bom, mas dá uma trabalheira, e a pessoa já não tem para onde se virar. do meu lado fica como projecto para quando houver tempo, mas duvido que seja tão cedo.

No entretanto, se alguém avançar com a heráldica, ou se tiver tempo com o tratamento de imagem, era bom. Mas essencial era descobrir quais as cores originais por ex. do primeiro símbolo, há alguma imagem melhor? Noutro tópico (dos caches) disse-se que o primeiro emblema tinha a rebordo e o SCP a dourado! Descubram essas coisas sff.

Estou convencido que o Dr. Mário Casquilho tem acesso a imagens melhores, até porque é capaz de haver exemplos no Mundo Sporting.

Quando falas das cores originais, falas do rebordo e sigla ou dos tons dos esmaltes? É porque na heráldica o verde só tem um tom. Não deve é ser fácil traduzi-lo para sistemas de cores tipo RGB…

falo das cores realmente utilizadas… o verde dos emblemas terá ou deverá ser o que realmente usámos… penso eu de que, isto é só atirar ideias para cima da mesa, precisamos de alguém com mais conhecimentos, e já agora de ver se arranjamos emblemas ou fotos em melhor estado.

não podemos é deixar esta iniciativa morrer :great:

Desconhecia a existência deste tópico quando criei este: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=46018.0[/url]

Se o autor não se opuser, sugiro a fusão de ambos, pois o que aqui se pretende discutir e apresentar, insere-se perfeitamente no contexto do que tinha pensado para o outro tópico. Excelente ideia joaommx!

Não me oponho à fusão.

A ideia é boa mas como várias pessoas aqui disseram é complicado colocá-la em prática, principalmente por quem não perceba de heráldica (tenho apenas umas noções) e/ou design. Eu diria até que isto é mais uma tarefa que deveria ser encomendada pelo clube a profissionais.

Isto é algo que o Sporting deve/devia ter feito como referes. Penso que quando fizeram a mudança de imagem em 2001, algo do género pode ter acontecido. Já tentei ter acesso ao manual de normas do Sporting, quando conseguir partilho essas informações convosco.