Espero que esta entrevista ponha fim aos comentários que envolvem o BES. Isto é a prova que a maioria das críticas feitas ao SF carecem de fundamento e baseiam-se, na sua maior parte, em suposições. Independentemente do SF estar ou não a fazer um bom trabalho.
E quem escreve isto é… Bernardo Ribeiro. O “talking-head” de serviço no Record. Na minha terra diz-se que quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Estas “notícias” saem por causa da AG extraordinária, e vão intensificar-se à medida que se aproximam as eleições. Aquilo que efectivamente se concretiza, é outra coisa completamente diferente. Portanto, nada como uma auditoria externa para saber o que DE FACTO se passa nas contas do Sporting, bem como o que se negociou e anda a negociar.
Leia-se “vender o clube a retalho com a passagem do estadio e academia para a SAD” e consequente “venda de 40% das accoes da SAD a um futuro dono” ficando o Sporting a ser dono de nada mais do que o resto das dividas
Acho incrível que entre tantas críticas que fazem ao SF não haja uma que seja fundamentada com factos…
Os dados que vieram a público nos últimos dias serviram para calar a corrente de foristas que regularmente faziam referências ao domínio que o BES exerce no Sporting. Não só é o BCP de longe o maior credor do Sporting como ainda o SF não é funcionário do BES (todos sabemos como nasceu a ideia da ligação ao BES).
Depois, mais uma vez, COMO SE NÃO BASTASSEM TODAS AS VEZES ANTERIORES, o SF repetiu que os principais talentos só serão vendidos se forem pagas as cláusulas de rescisão. Isto é um duro golpe naqueles que dizem que o Moutinho, o Veloso e o Liedson já estão vendidos…
Enfim, se querem criticar, ao menos façam-no com dados concretos e de forma fundamentada.
Queres fundamentos? Nao foi FSF a dizer que queria fazer um aumento de capital da SAD com a passagem do estadio e academia do clube para a SAD? Ou andamos a imaginar coisas?
E o facto da maior parte da divida ser do BCP o que é que tem de incompativel com o BES ter posto lá alguem que defenda os seus interesses também? A isto se chama mais um exemplo do que é uma lavagem cerebral feita pelos jornais.
Não andas a imaginar coisas. Isso será feito tal como esteve previsto desde que o SF se candidatou à presidência do Sporting. Não é nada de novo. Aliás, pergunta aos presidentes do FC Porto e do Benfica quais as percentagens das acções das respectivas SADs que os clubes detêm.
Quanto ao BES, sabes muito bem que a ideia geral neste fórum é que o Sporting está dependente do BES e que o SF, como funcionário do BES, está a prejudicar os interesses do Sporting para defender os interesses do seu patrão (=BES) e, indirectamente, os seus próprios interesses. Ora, fica demonstrado que a influência do BES no Sporting é muito inferior à que era pensada. Quanto muito, poderiam falar no BCP em vez do BES, porque é ao BCP que o Sporting deve grande parte do seu passivo. E o SF nem sequer é funcionário do BES, quanto mais do BCP…
E estás novamente a partir de puras suposições. Estás a dizer que o SF foi colocado no Sporting pelo BES para defender os interesses dessa instituição bancária. Isso não tem ponta de fundamento, é pura suposição da tua parte. Não tens um único argumento que comprove o que estás a dizer. Em primeiro lugar, não foi o BES que votou no SF para presidente do Sporting. Em segundo lugar, o SF não é funcionário do BES, como eu já disse. Em terceiro lugar, teria muito mais lógica ser o BCP a colocar gente no Sporting para defender os seus interesses, porque se o Sporting hipoteticamente entrasse em falência, seria o BCP a instituição bancária que teria mais prejuízo.
Repito, avancem com factos, com argumentos.
Senão vou começar a dizer que o LFV, sócio do FC Porto, foi colocado no Benfica pelo PdC para zelar pelos interesses do FC Porto. Entre outros exemplos sem sentido…
Esta noticia de hoje, mais esta e mais esta de ontem são boas noticias. A confirmarem-se verei cumprir aquelas que foram para mim as mais importantes promessas eleitorais destes corpos sociais: reduzir o passivo para níveis que ponha fim ao estrangulamento financeiro, para que, em consequência, se possam manter os melhores jogadores.
Os foguetes deita-los-ei quando e se a ocasião devida chegar. Mas, a ser alcançado, será digno do meu aplauso de pé. Porque além de vermos satisfeito um compromisso - o que nos tempos que correm é de saudar - saberei reconhecer que se tratou de um trabalho executado sob uma conjuntura económica dificil, e, sobretudo, num contexto de profundas divisões internas, e onde poucas vezes houve solidariedade e compreensão, com acusações e insinuações que indicavam o caminho inverso. Penso até que desde o tempo do bigodes e talvez de Amado de Freitas que não se via uma direcção tão contestada, resultado de uma fractura que nem os 3 anos decorridos após as eleições lograram corrigir. Contestação essa personalizada na sua maioria no seu (nosso) presidente e que bastas vezes roça ou utrapassa o insulto e o desprezo pelo seu bom nome.
Faltam 4 semanas para o fim do mês, pouco tempo portanto, para aguardarmos pela confirmação. Veremos se é acção ou apenas reacção a fenómenos como este, por exemplo. Falta também apenas um ano para o fim deste mandato, altura em que se perceberá melhor o caminho que foi percorrido.
Os foguetes deita-los-ei quando e se a ocasião devida chegar. Mas, a ser alcançado, será digno do meu aplauso de pé. Porque além de vermos satisfeito um compromisso - o que nos tempos que correm é de saudar - saberei reconhecer que se tratou de um trabalho executado sob uma conjuntura económica dificil, e, sobretudo, num contexto de profundas divisões internas, e onde poucas vezes houve solidariedade e compreensão, com acusações e insinuações que indicavam o caminho inverso. Penso até que desde o tempo do bigodes e talvez de Amado de Freitas que não se via uma direcção tão contestada, resultado de uma fractura que nem os 3 anos decorridos após as eleições lograram corrigir. Contestação essa personalizada na sua maioria no seu (nosso) presidente e que bastas vezes roça ou utrapassa o insulto e o desprezo pelo seu bom nome.
Este parágrafo traduz muito bem aquilo que eu penso.
A imaginar coisas andas tu. O Benfica saiu da gestao de um ladrao, nao tinha patrimonio imobiliario como o Sporting, e comecou por ter uma SAD controlada a 51%. Mais tarde (2007) reforçaram a participacao do clube na SAD de 50% para 70%
Quem é que anda a imaginar coisas?
Caminho inverso faz o Sporting que quer passar de 80% para 40%.
Se o FSF toma decisoes favoraveis ao BES é indiferente o BES ter 100% da divida do Sporting ou só 1%. Tens exemplos concretos de gestao danosa, a compra por 650mil euros do Tiui (jogador livre), a venda da Alvalaxia que era prometido iria dar entre 50M€ e 100M€ (o que dá uma média de 75M€) e depois foi vendido tudo abaixo dos 50M€ com clausulas danosas para o Sporting (vai ao topico do Leao da Verdade e le o que o Paracelsus escreveu por ex) e ainda com comissoes pelo meio de 3% entregues a pessoas conhecidas.
Se nao queres ver factos é contigo, agora nao venhas cá dizer que nao há factos.
Não tão oportuno todavia, como as notícias que o motivaram. Acho uma coisa bestial que, em 2 anos de mandato, ou seja em cerca de 700 horas de transpirada dedicação ao Sporting Clube de Portugal, a única acção unanimemente aplaudida por todos os sportinguistas tenha sido a venda de Nani por um valor record (e mesmo assim aplaudir a direcção será um pouco injusto, porque será ao Manchester a quem teremos de agradecer por ter sido mais uma vez o balão de oxigénio para o orçamento do futebol, que mesmo assim foi parcialmente gasto em Tinónis e Pirulitos).
E agora de repente, num espaço de 2 ou 3 meses, curiosamente em coincidência com o facto de um punhado de sócios se ter começado a mexer e a falar em barbaridades como “alternativa”, “AG extraordinária” e “auditoria às contas”, começam a cair em catadupa medidas de gestão e discursos épicos. Ele é campanhas de angariação e favorecimentos aos sócios, cujos planos estavam na gaveta há não sei quantos anos, ele é inauguração da WEB TV que já tinha condições para ser implementada desde a construção do estádio, ele é jantares de celebração do ecletismo, ele é discursos de “vamos ser maiores do que o Beifica”, ele é empréstimos obrigacionistas que não constituem novidade nenhuma e que não me lembro de ver tão noticiados em anos anteriores, enfim…
E agora, para colmatar, é revelado que está em vias de conclusão a renegociação do passivo, muito embora nada esteja assinado e decidido. É caso para perguntar: o que andou esta gente a fazer nos 2 anos anteriores, e porque é que só agora se começam a ver coisas que já deviam estar em andamento? Obviamente que a pergunta é de retórica, porque a resposta fica óbvia quando o representante máximo do clube reconhece que só dedica uma hora por dia ao clube.
E já agora, jovem leão:
não te iludas antes do tempo. Vamos deixar de ser obrigados a vender jogadores, porque um deles já está praticamente vendido, senão nunca era oferecido como garantia aos bancos. E já agora, nada do que pudesse ser feito bem daqui para a frente poderia lavar certos episódios do passado, como os resumidos neste post do FLL:
Ainda não explicaste como é que o SF anda a favorecer o BES. Estou à espera ainda…
A compra do Tiuí, do Purovic ou do Had não são da responsabilidade do SF, por isso podes colocar esse argumento de parte.
Quando à venda da Alvalaxia, em que te baseias para dizer que podia valer até 100 milhões de euros? Nas declarações de alguém da oposição interna do Sporting? Eu não sei exactamente quanto valeria o património não desportivo, mas também duvido que tu saibas.
Quanto à percentagem da SAD que o Benfica controla, obrigado por teres esclarecido esse assunto.
Porém, pergunto-te onde foste buscar o número 40. O Sporting ficará com 40% das acções? Pergunto primeiro onde foste buscar esse valor e depois em que te baseias para dizer que com 40% o Sporting perde o controlo da SAD. Isso não é tão linear. Eu não trabalho nesse meio, por isso tenho que me abstrair de comentar, porém conheço quem trabalhe na área e foi-me explicado que mesmo com 40% das acções é possível controlar facilmente a sociedade. Não me perguntes como, porque não sei explicar, mas prometo que vou tentar encontrar a explicação.
Seja como for, ainda não ouvi o presidente dizer que vão ficar a controlar 40% das acções da SAD.
Por acaso, seria justo referir que o SF prometeu conclusões precisamente para esta altura (fim da época 2007-2008). Portanto, está simplesmente a cumprir o prazo.
Depois, porquê criticar a aplicação destas medidas? Deixemo-nos de guerras, há que aplaudir as novas medidas em vez de nos servirmos delas para criticar o presidente.
Até hoje, o SF não mentiu a respeito de nenhuma das suas grandes promessas eleitorais. Pelo contrário, tem cumprido ou pelo menos trilhado o caminho para tal.
o passivo irá brevemente para os 150-160 milhões
não foi vendido nenhum talento por valor inferior ao da cláusula de rescisão
Nenhum jogador entra no plantel do Sporting, sem a aprovacao de FSF portanto se ter a ultima palavra nao é responsabilidade nao sei o que é.
Foi o FSF que disse que a venda seria entre 50 e 100M€. Ou só ouves as partes que te interessa?
Outra vez declaracoes do FSF, que quer reduzir para os 40% a participacao do Sporting sob argumento que ninguem iria votar contra o que o Sporting queria. Toda a gente sabe que isso é apenas meio caminho até alinarem completamente o Sporting até à participacao minima de 15%. De promessas nao cumpridas está o inferno cheio, os sportinguistas já deviam ter aprendido a ser mais espertos com as promessas do Roquette.
Sinceramente Balacov se nao sabes as coisas como elas sao, entao nao andes a distribuir as tuas opinioes por aí como se soubesses. O FSF esta a reduzir o passivo à custa da venda de tudo o que o Sporting clube tem e ainda por cima ao desbarato. Patrimonio imobiliario, estadio, academia, accoes. Dessa maneira até eu sou capaz.