Programa que calcule distancias entre pontos

eu tou a fazer a minha tese de fim de curso e tenho que analisar uns modelos de dentiçao de estao em gesso. vou fotografar e depois preciso de marcar uns pontos nos dentes e saber a distancia entre esses pontos

ja andei à procura no google e afins e nao encontro nenhum programa que me ajude. alguem me pode ajudar?

Podes sempre esperar que aumentem a resolução do google earth. Depois metes os moldes de gesso no telhado de casa e passados uns dias vais ao programa, vês as coordenadas de ambos os pontos e usas aquela função que calcula as distâncias entre 2 pontos.

Agora a sério, já experimentaste perguntar a um professor teu?

:stuck_out_tongue:

lol

ja pedi mas nenhum sabe :inde: tou em medicina dentaria, os gajos percebem pouco mais do que dentes lol

Bem, suponho que se os pontos estiverem num plano paralelo ao da fotografia e se a fotografia estiver na proporção 1:1 para o objecto real, bastará medir a distância entre os pontos na fotografia com uma régua.

:think:

Com uma regua, como já sugeriram, mas em vez de estar preocupado em saber se a foto está à escala de 1:1, medir directamente no molde.

Ou então, colocar um objecto do qual saibas a medida no interior e no mesmo plano que o molde, que te sirva de comparativo na fotografia.

Acho que tu precisas é de um algoritmo para reconhecimento de imagem. Calcular depois a distância entre os pontos é o mais fácil. Se o teu objectivo for uma coisa minimamente automatizada, claro. Caso contrário, para meia dúzia de imagens, à régua é o melhor.

não sei muito bem como é que poderás fazer isso… uma coisa parece-me clara: precisas de pontos de referência que te forneçam alguma medida no plano da distância

uma maneira de o fazeres poderia ser com uma régua colocada no plano da distância que queres… depois tiras a fotografia ao conjunto molde mais régua… pegas na fotografia e copias para um programa de desenho (por exemplo autocad) e consegues facilmente medir todas as distâncias no plano da fotografia a partir das medidas da régua (por exemplo fazendo um scale para adaptar as unidades do desenho ás unidades da régua)…

um modo ainda melhor é fazendo um molde tridimensional num programa de cad… mas isso dá mais trabalho (mas pode ser interessante)… se não estou em erro há tecnologia que faz isso automaticamente (uma espécie de scanner tridimensional)…

eu queria evitar ter que fazer a mao, porque sao 100!!! modelos lol mas ja vi que vai ser o mais simples e rapido

obrigado pessoal

Isso no Matlab não é muito complicado de fazer, mas convém saber trabalhar com o programa…