Produto Financeiro "Investir por Paixão"

:arrow:
Onde estão os 100 milhões? :whistle:

Isto vai ser uma Operação Coração (sim aquela dos BURROS lampiões, com que muitos Sportinguistas sempre gozaram… ironias…), apenas tem outro nome e vem num “embrulho” diferente.

É oficial: Os alinhados do projecto Roquette confirmam que são umas autenticas nulidades e perdem toda a vergonha na cara.

Nojo.

Alguém cá de cima parece que tem uns 30 milhões a meter…será agora, sem árabes?

De mim nem 1 euro

SL

Ao ponto que isto chegou. Fechem portas, dêem o clube como falido, os credores saem a zeros, e começamos da distrital. Os adeptos não vão abandonar o clube mesmo que este esteja na 3ª divisão. Se a Fiorentina se conseguiu reerguer, porque não podemos nós fazer o mesmo?

Este sporting não é certamente o clube que aprendi a amar …

Infelizmente, foi logo o que me veio à cabeça.

Frequento este fórum há 2/3 anos e desde aí que ‘ouço’ falar em Refundação. Ao início, achava que era uma ideia parva e sem sentido nenhum. Uma ideia que só os mais extremistas tinham, aqueles que apontam sempre para o pior dos piores casos.

Agora, a cada dia que passa a Refundação me parece uma ideia menos estúpida. Perdíamos o estádio, jogadores, academia, tudo. Mas também perdíamos a corja que lá anda a matar o Sporting aos poucos. Ia ser duro, muito duro, mas não sei se não seria menos mau que ver estes gajos a matar o clube aos bocadinhos :expressionless:

LOl uma mentira escrita muitas vezes nao passa a ser verdade, isto nao tem nada a ver com a famosa operacao coração dos lamps eles estão a vender o capital social da SAD aos sócios como sabemos que ninguém vai comprar vão dizer que a única solução e vender aos estrangeiros…

A vergonha não conhece limites…

Concordo, não é bem a mesma coisa. Porém, na minha opinião, é uma artimanha na mesma. Ou seja, não é nem deixa de ser… uma espécie de “Operação Coração”. Apela à paixão e fervor dos adeptos/sócios, a única diferença é que em vez de um título de “benemérito/adepto/sócio fervoroso”, vendem participações na SAD, que porém é cada vez mais mal gerida e apresenta maiores prejuízos e desvalorização, para a qual a promessa de “salvação” passa pelo investimento externo (maioritário). Ou seja, a troco de dinheiro, dão aos adeptos/sócios migalhas. A ilusão de que estão a investir no Clube, quando o dinheiro é destinado a tapar buracos da SAD e ir para outros bolsos e servir interesses que não os do Clube do qual são adeptos/sócios. Isto à primeira impressão, sem haver ainda dados concretos. Mas não me parece que fuja muito de algo do género. Valorizam-se as acções, depois a promessa deve ser a sua rentabilização e daí a designação de produto financeiro (o que não deixa de ser ambíguo dado o âmbito e o público-alvo que lhe é atribuído).

É, antes de mais, a diminuição/transformação do adepto/sócio para o cliente/investidor. É mais do mesmo. E querem dar assim a volta aos adeptos/associados.

Isto cheira-me a mais VMOCs, num valor inferior, que eles procurarão que sejam subscritas pelos sócios. De mim não levam um cêntimo. Se quero participar no capital da SAD compro acções de forma directa. Isto é mesmo o cúmulo da vergonha, é o desespero, é a prova de que isto está mesmo muito muito mal.

Mas qual Operação Coração? Operação Coração era pura misericórdia. Era dar dinheiro e ter fé no gestor da conta onde o dinheiro era depositado. Não brinquemos com cenas sérias, nem rebaixemos o Sporting a esse nível, porque mal já ele está por causa de quem hoje brinca com ele.

Pelo que percebe, este plano visa permitir a compra de acções por parte dos sócios. Se o receio de perder a SAD para alguém alheio ao sentimento Sportinguista é um perigo real, então a possibilidade de o sócio aumentar a sua presença enquanto accionista deve ser bem encarada por todos nós. Esta ideia vai permitir que eu, Sportinguista, me torne mais relevante na SAD. Multiplicando-o por milhares de outras iniciativas idênticas, os Sportinguistas tornar-se-ão mais importantes. Antes a opção estar nas minhas mãos do que depois ir parar a um credor por causa dos VMOC. Nenhum credor virá a minha casa roubar-me a parte do Sporting que me corresponde.

Eu serei dos primeiros a aprovar, via voto ou investimento pessoal, qualquer medida que dê mais poder de intervenção à massa associativa, nomeadamente ao sócio do Sporting. Criticar a imposição do conceito sócio/investidor de nada vale neste momento porque ele é uma realidade. E qualquer Sportinguista interessado em “investir” na SAD do seu clube certamente não o fará porque o seu perfil de investidor o aconselha. Vai fazê-lo, e fê-lo no passado, porque queria ter uma parte do seu clube.

Já agora, que raio de ideia é essa de refundar o clube? Aceitar essa ideia é aceitar a derrota do Sporting genuíno e a vitória de quem o corrompe desde 1996. O Sporting tem capital humano e financeiro mais do que suficiente para se reerguer, mas este caminho será doloroso e precisará do seu tempo.

Concordo plenamente com esta parte, sobretudo.

Pode nao o ter no Molde, mas nao se distancia no desespero…apesar de eu achar que isto nao passa de uma manobra de distraçao e vai certamente ser utilizada como argumento futuro, nao consigo levar a isto a serio, querem que os Sportinguistas invistam no Clube, novamente, depois da campanha no inicio da epoca? entao que se demitam, sem isso levar isto a serio é…uma brincadeira.

Se a ideia de alguns é esgotar a administração Godinho falindo financeiramente o seu projecto (a margem de manobra é muito curta, duvido de que a falência definitiva deste projecto não arraste também o clube, fechando-o), sejam coerentes e deixem de ser sócios, de comprar bilhetes de época, de visitar o site do clube, de comprar o jornal Sporting, e por aí fora.

Nota-se já o desespero de falta de dinheiro claramente, mas a verdade é que o Chev Chelios tem absoluta razão quando diz que seria uma forma de devolver o Sporting aos sócios. Não sei até que ponto não estaria disposto a investir, mas teria de saber a história completa primeiro…

Uma parte do SCP vai fugir-nos, isso não tenhamos dúvidas, a não ser que o Godinho queira convocar a capacidade financeira do universo Sporting para adquirir a fatia que vai ser, por falta de capacidade de a SAD em a readquirir, transferida para os bancos.

Se assim for, melhor ainda. É uma excelente decisão. Se acontecer, embora estejamos a falar de muitos milhões de euros, os sócios serão de facto detentores da SAD, porque a maioria será dos muitos milhares de accionistas individuais, que depois poderão formar um bloco ou então arranjar forma de as transferir para o Sporting Clube de Portugal.

Antes isto do que qualquer instituição bancária controlar a equipa de futebol do meu clube.

:question:

A falência financeira do projecto da administração Godinho Lopes… vai ser da responsabilidade de quem não aderir a este “produto financeiros”?

Não sei se te apercebeste da “chantagem” (emocional e/ou patrimonial) implícita nesse argumento, mas ela existe. Aliás, mais valia não dares ideias, não me irei espantar se lá mais para a frente vir este “argumento” repetido incansavelmente como argumento de propaganda agressiva do tal projecto da administração.

A falência do que o Godinho representa não acontecerá por causa dos que não aderirem a esta iniciativa, mas o argumento de “nem mais um euro” também não é lógico, como se quem aderisse perpetuasse o Godinho e o Projecto Roquete.

Não tenho garantia de que esta iniciativa é uma chantagem, só o poderei dizer assim que conhecer as suas características. Se a “chantagem” me vai permitir deter uma parte maior do que a que tenho agora (consequentemente reduzindo a possibilidade de um tipo externo a nós tornar-se demasiado importante), ela é bem-vinda. Antes isso do que ir novamente à banca e penhorar mais uma parte do estrutura accionista da SAD.