Pro Evolution Soccer 2016

Tive 2 anos sem jogar Pes. Aliás, sem comprar jogos. Também os únicos que comprava, sempre, era precisamente o Pes e o Nba2k. Nunca investi muito em outros jogos. Estou a pensar voltar a comprar este ano.

Só quero que me esclarecam uma merda:

Porque é que o Fifa tem muito mais adesão por aqui ? Há campeonatos e ligas do fórum, e o tópico está sempre a crescer. Andei a perguntar isto a mim mesmo nos últimos anos. Porque sempre fui comprador do Pes, mas sempre me intrigou se não estaria “errado”, e talvez existisse um produto melhor (Fifa). Este interregno faz-me colocar-vos esta pergunta. Já não jogando há 2 anos, se fosse mudar de marca, esta talvez fosse a altura ideal.

Já o experimentei, ontem, após aquela vergonha do Sporting… :mrgreen:

Realmente lançar o jogo sem os planteis actualizados não lembra a ninguém.

Não sou a melhor pessoa para avaliar o jogo. Jogava muito o PES 04 (ou 05? Não me lembro ) e só voltei a comprar o jogo em 2013, quando ofereci uma consola ao puto e só tenho jogado quando o miúdo está para aí virado.

Não conheço o FIFA. Ou as últimas versões, pelo menos.

Relativamente ao PES16 e por comparação com o que conhecia, registo o maior realismo gráfico e nos movimentos dos jogadores e a superior inteligência artificial. Fui destroçado no primeiro jogo pelo PSG… :mrgreen:

O salto qualitativo relativamente ao último que conhecia ( 2013 ), é enorme.

[member=14764]KingJames

Um jogador de PES olhará sempre de lado para o FIFA… Aconteceu exactamente o mesmo comigo.
Sempre joguei PES (desde o velhinho ISS PRO 98), passei centenas de horas no PES 3 e regressei em força no PES 2013, deixei de lado o 2014, voltei a comprar o 2015 e agora o 2016.

Pelo meio, quando comprei a PS4 (Outubro 2014), tentei experimentar o FIFA (no caso o FIFA15). Ouvia o pessoal a falar tanto dele e como vinha com a consola, dei-lhe uma oportunidade… Joguei 4 ou 5 jogos, fechei e vendi-o para comprar o PES2015.

Acho que isso de deve à habituação a um jogo… Estamos formatados para o PES e o FIFA causa-nos confusão. Acredito que a situação seja igual aos jogadores de FIFA.

[member=11692]Lion73

Eu também me virei para o PES para esquecer a desgraça do Sporting… ^-^

Resultou um bocadinho porque não andei na net a ler os comentários.

Eu jogo os dois, tenho preferido o Fifa mas sou um PES fanboy. Vamos ver este ano

Eu só jogo PES e GTA… :inde:

Digamos que me deu uma vontade tão grande, que foi só vestir uns calções, havaianas com que ando em casa, e ir à Worten mais próxima. Já tenho o Pes.

Dois anos depois compro um jogo <3

Voltando bem atrás(porque considero importante para contextualizar a tua pergunta)…

Estamos em 2006, o PES 6 saiu e após muitos anos de grandes jogos feitos pela Konami (e de um “marketing” que funcionava basicamente do boca a boca dos fãs) a série finalmente atinge uma escala de sucesso verdadeiramente planetaria. O jogo foi uma maquina de fazer dinheiro para a Konami e estabeleceu definitivamente o PES como o rei dos simuladores de futebol.

Chegamos a 2008 , e EA preocupado com ascensão recente do PES (embora convêm não esquecer que apesar de tudo o FIFA continuava a vender milhões!Afinal de contas estamos a falar do jogo que o usa o nome da maior instituição de futebol do mundo e só o nome do jogo vende) decide tomar medidas que vão para sempre mudar o rumo do seu jogo.

Decidida a acabar com o estilo clássico arcade do franchise e a criar algo mais semelhante a um simulador (e aproveitando o facto que neste momento estávamos a passar por uma transição de geração de consolas, ps2-ps3) contrata o director do conhecido Championship Manager , David Rutter.

Facto interessante! Algo que muitos jogadores de FIFA desconhecem ou nem sonham é que o Rutter era um fã massivo de PES (o próprio o confessou no passado)! E muita da filosofia dele para o jogo passava por trazer a jogabilidade PES para outro nível no FIFA.
Aproveitando a nova geração de consolas e tecnologia da PS3(e x360) o FIFA 08 é o começo de sete anos de glória para a série. Nesse jogo é introduzido mecânicas de jogo revolucionárias como movimento 360º dos jogadores por exemplo.

Voltando ao PES, após muitas noticias que documentavam as dificuldade que Konami estava a ter em desenvolver o jogo nesta transição de consolas o PES 2008(tardiamente) é lançado.

A expectativa era enorme mas o resultado final foi uma decepção e um sinal do que estava para vir.O jogo estava repleto de bugs e falhas, o lendário edit dos anteriores PES foi completamente decimado e a ideia final que ficava é que o jogo parecia um port mal amanhado do motor de jogo do PES 6 (verdade seja dita que não foi a primeira vez que isto aconteceu, o PES2 para PS2 foi algo semelhante).

Muitos jogadores de PES estavam desapontados, e começaram a dar uma hipótese ao FIFA e reparam que 08 tinha de facto ideias e conceitos revolucionários muito interessantes.

Chegamos ao PES 2009, novamente a expectativa era enorme e quando a maioria dos jogadores pensavam que o 2008 tinha sido um acidente de percurso eis que somos brindados com o arcade fest que era o PES 2009 (parecia mais um virtua striker que um PES).

Do outro lado temos um magnifico FIFA 09 que é o culminar das brilhantes ideias do 08 e da nova filosofia do Rutter para o jogo (que ironicamente copiou muitos aspectos do velho PES e levou os para outro nível).
Obviamente que muitos jogadores desiludidos com o rumo da série deram definitivamente uma oportunidade ao FIFA(e por lá ficaram).

O resto é história, e em relação ao PES passaram-se sete anos de maus e medíocres jogos (um ou outro pelo meio com uns conceitos interessantes mas definitivamente inferiores ao que a competição apresentava).

As vendas do jogo cariaram a pique e a cada lançamento cada vez mais se ia ouvindo as vozes dos fãs a preconizar o fim da série.O próprio lendário criador da série (Seabass) foi colocado numa prateleira pela Konami e a partir do PES 2013 a série foi entregue a um jovem director (Matsuda).

O FIFA capitalizou os erros da Konami nestes últimos anos (e muito mérito tem de ser dado ao Rutter pela sua visão) e elevou a série para patamares de popularidade intocáveis.

Temos também de perceber que a maquina de marketing e hype por detrás do FIFA é enorme e incomparável.Estamos a falar de um franchise que vendeu mais de 100 milhões de cópias para a Electronic Arts na sua história.É uma das galinhas dos ovos da EA.E a empresa investe milhões no jogo pois sabe que vai ter retorno.

Mesmo quando a Konami tem um jogo desta qualidade como o PES 2016 será difícil combater o marketing e o hype por de trás de um FIFA (mesmo que a Konami apresente um produto melhor).O FIFA virou o jogo da moda, sim o marketing e o hype por detrás ajudam mas também é verdade que houve um bom trabalho no passado que o levou a esse estatuto.

Ponto assente, a maquina da EA esta bem oleada neste momento (ao ponto de lançarem jogos que parecem meros patches e mesmo assim o seu público os apreciar) e dificilmente o PES vai atingir novamente o nível de popularidade que atingiu com o PES 6.
Temos uma nova geração de jogadores que cresceram com o FIFA, e para eles esse é o jogo de eleição.

A Konami tem no entanto uma oportunidade de ouro com este novo PES revigorar a série, e de certa forma comparo o mesmo ao FIFA 08 no sentido que pode dar uma nova vida a uma série que parecia não ter futuro.

A base para o futuro esta aqui, agora é aperfeiçoar a mesma(pois ainda esta longe de ser perfeita) e deixarem de meter a o pé na poça tantas vezes.

Alguém que iniciou uma Master League com o Sporting no PES2016 …

https://www.youtube.com/watch?v=Tzi7_8O03FM

O PES 2016 está fabuloso e já tenho o José Alvalade para ele. ;D

Fica aqui a dica aqui para quem joga no PC.

É lamentável que a Konami continue a lançar estas versões híbridas para PC, alias pela conversa dos seus responsáveis não me admirava que mais tarde ou mais cedo cessassem o desenvolvimento do jogo para PC.

Outra dica desta vez para Ps4:

Nesse site vão encontrar os kits e logos de todas as equipas da premier league, além disso tem fotos dos treinadores e logos de todas as competições no jogo (já coloquei o logo da Liga nos por ex).

Ontem perdi um tempo a ver o edit do jogo, facilmente editei os equipamentos do Arsenal com os kits do link.A boa noticia é que o processo é fácil mas invariavelmente editar tantos equipamentos vai consumir muito tempo (que saudades dos OF ).

Isto é assim. Quem joga PES desde o ISS Pro Evolution sabe bem quem é o rei dos simuladores de futebol. Passou por uma fase menos boa, onde o FIFA começou a ganhar terreno, acontece. Mas estará sempre nos nossos corações e nas melhores recordações de infância. As míticas tardes de jogatana com amigos e vizinhos. Quem perder, dá lugar a quem está de fora…

É uma história de amor.

[member=14186]Alexandre10 , grande revisão histórica. Excelente. Obrigado.

[member=14186]Alexandre10 e restantes:

Para quem está desactualizado em relação a PES desde a PS2 e arranjou este para a PS3: onde nas internets recomendam estar atento a material como os logos, ligas, estádios, etc. ?

[member=14186]Alexandre10 , obrigado pela demonstração do sweetfx, já no PES 2015 tentei usar e de facto os gráficos ficam mil vezes melhores, mas não sei colocar isso a funcionar corretamente, sempre que coloco isso no jogo o jogo fica lento, são necessárias configurações que não sei fazer.

O meu PC é este, montado por mim.

Caixa NOX Coolbay SX

Fonte alimentação 700W

Motherboard Asus M5A97 LE R2.0

Processador AMD FX 8120 Eight Core Processor 3.10GHZ

Memória 8GB DDR3 1333 MHz

Placa Gráfica Asus Nvidia 630GT 1GB GDDR5

Disco 64 MB de 1TB Sata 6gb.

Windows 10 Professional x64 PT-PT.

Se souberes alguma forma de configurar isso e que possas ajudar agradeço, muito obrigado.

Tks :beer:

Neste momento estou mais dentro da scene da ps4, mas se vir algo para a ps3 eu partilho aqui.

Eu desde o PES 2013 que deixei de jogar no pc o jogo (o meu macbook já não o aguenta), por isso temo que não te posso ajudar.

Eu uso o sweetfx em todos os jogos, é uma das coisas que adoro no pc, poder personalizar os aspectos dos jogos ao meu gosto.

Sobre a actualização:

We will update you early next week on the roster updates as well as the upcoming new teams and stadium's future availability.

Uma delicia alguns pormenores deste PES.

Pontapé escorpião. :mrgreen:

Se tinha panca pela altura em que jogava horas e horas do 6 no PC era a de ter tudo certinho, direitinho e actualizado quase diariamente. :mrgreen: Enorme obrigado [member=14186]Alexandre10. :great:

Jogo PES desde o seu inicio, desde a super nintendo ISS Soccer Deluxe…mas claro que joguei o primeiro FIFA na megadrive…e fui dando uns toque no fifa aqui e ali. Mas sempre joguei PES e fui jogador de PES, até ao PES6…a partir daí o FIFA descolou, e praticamente larguei o PES…

Chegamos a este ano, e eu acho sinceramente que estão empatados em termos de qualidade. Ambos com defeitos e virtudes, mas mto iguais. O ano passado foi um cheirinho, este ano o gap para mim foi-se.

Tenho o PES2016 na PS4, e já tenho o FIFA16 pelo EA Access na One.

Tenho jogado mto mais PES. Mas também sei que tem muito a ver com o factor cansaço. Cansado de muitas mecânicas do FIFA que se mantêm.

Gosto de ambos, quando acabar o periodo de 10 horas do EA Access na One, irei comprar o jogo no dia 24 setembro quando sair (dia de anos :P) para a PS4 em princípio.

Depois logo vejo se fico com os dois ou vendo um deles.

[member=14186]Alexandre10, na boa, obrigado na mesma. :great: