Alguém tem ideia de quem tenha sido? Penso que já li que tinha sido o Janos Hrotko, e perguntei ao meu Chefe de Projecto que é neto dele se era o caso, mas ele disse que não sabia…
Já agora quem foi o primeiro jogador estrangeiro a jogar no futebol português?
Fazendo uma análise não muito rigorosa do Almanaque do Sporting, uma vez que assumi que os nomes tipicamente portugueses pertenciam, de facto, a portugueses, o primeiro estrangeiro que actuou com a nossa camisola terá sido um avançado romeno de seu nome Possak, que actuou em alguns jogos das épocas de 1935/36 e em 36/37, sob a batuta do Joseph Szabo.
Estreou-se num jogo a contar para o Campeonato de Lisboa em que vencemos o Carcavelinhos por 4-2. Por outro lado, o seu primeiro golo surgiu num jogo também referente ao Campeonato de Lisboa em que espetámos 5 secos ao Barreirense!
Curiosamente, este Possak foi o treinador da equipa na época de 1934/35, mas não faço ideia porque é que passou a ser jogador uma época depois.
Os primeiros estrangeiros (análise pouco rigorosa do Spittelau):
1935/36 e 36/37 - Wilhelm Possak (Avançado - 15j, 7 g) - Roménia
1935/36 - Jaguaré Vasconcelos (GR - 7 jogos, 0 golos) - Brasil
1944/45 - Andrés Mosquera (Extremo - 2j, 1g) - Espanha
1953/54 e 54/55 - Janos Hrotko (Médio - 33j, 5g) - Hungria
Quanto ao primeiro estrangeiro a jogar em qualquer clube português, não disponho de dados.
SL
Muito obrigado pela resposta. Pronto lá vou ter que dizer ao homem que tava enganado… sempre posso dizer que foi o primeiro hungaro 8)
Neste site http://sportingcp.home.sapo.pt/ há muita informação sobre as nossas equipas do passado, e a fazer fé nessa informação havia no Sporting de 1907/08 um jogador chamado Jacob Eagleson, não me perguntem é a nacionalidade dele
Provavelmente inglês. Ao que parece havia uns quantos ingleses a actuar nas equipas de Lisboa. O campeão de 07/08 (Carcavelos) é até referido no Almanaque como uma equipa Made in England
Quanto ao Eagleson, o Almanaque do Sporting não tem as fichas dos jogadores dos primórdios, mas ele aparece na ficha de jogo do primeiro benfas (ou Sport Lisboa)-SCP, em que ganhámos 2-1 :D.
Penso que estará descoberto o primeiro estrangeiro do SCP!
Já agora quem foi o primeiro jogador estrangeiro a jogar no futebol português?
É mais fácil procurar o primeiro português. Os primeiros jogos em solo português, no final do Século XIX, foram disputados por equipas de britânicos, marinheiros e funcionários de empresas. Só aos poucos é que começaram a aparecer jogadores portugueses - e mais tarde equipas - nesses jogos. E acho que as primeiras equipas portugueses ainda mantiveram escoceses e ingleses a dar uma perninha durante algum tempo. Não esquecer que até meio da primeira década do século XX, o futebol era, em Portugal, um desporto burguês e completamente amador. Não havia clubes propriamente ditos; apenas equipas de amigos e conhecidos e que convidavam quem bem entendiam para jogar.