Presidência de Sousa Cintra 1989-1995

Concordo contigo parcialmente…em teoria os planteis das épocas 91/92 e 92/93 eram inferiores aos das épocas anteriores, contudo em 93/94 e principalmente em 94/95, tinhamos uma senhora equipa.

Aliás, e sem demérito para ninguém, se pegares no 11 base campeão em 99/2000 e no 11 base de 94/95, e quiseres fazer o melhor 11 possível, se calhar só escolhes 4 jogadores da equipa campeã (schmeichel, andré cruz, duscher e acosta)…

1 Curtiu

Na minha opinião o único ano em que o plantel do Sporting com o Sousa Cintra realmente perdeu qualidade face à época anterior foi precisamente 91/92. Isso foi muito pela saída do Oceano e Carlos Xavier para a Real Sociedad, também um conflito entre o Douglas e o Marinho Peres em 91 na meia final contra o Inter, onde na época seguinte o Douglas perdeu espaço na equipa, e também o facto de o Fernando Gomes se ter retirado em 91. Se juntarmos a isso a quebra de rendimento do Ivkovic foram muitos problemas. Única coisa positiva nesse ano foi o Marinho Peres ter lançado o Peixe e Figo como titulares depois do mundial 91, e o Paulo Torres ter começado a alternar jogos com o Leal. O Marinho Peres nem terminou a época e ficámos em quarto atrás talvez do melhor Boavista do Manuel José, jogavam muito e venceram a Taça nesse ano contra o Porto.

Já agora alguém falou no Abílio Fernandes e presumo que tenha sido o responsável pelas contratações do Nelson e Capucho, creio que chegaram em 92, se juntarmos a isso as contratações do Juskowiak, Cherbakov e Valckx o salto com o Robson em 92/93 foi bom, só que tínhamos muitos problemas defensivos, o Venâncio foi para o Boavista em troca com o Barny, e a dupla com o Valckx não deu certo.

O que eu quero dizer com o Cintra é isto, e não é saudosismo, fosse pelo Abílio Fernandes a pescar jovens promissores, fosse o Robson talvez a indicar o Valckx não sei se o Juskowiak e Cherba também, mais tarde com o Queiroz foste buscar o Sa Pinto, para não falar nos regressos do Oceano e Xavier, depois Marco Aurélio/Naybet/Vujacic ou Amunike, a verdade é que o Cintra foi criando condições para o Sporting ser mais competitivo.

É certo que foram também trapalhadas como mandar o Robson embora, ter delegado poder total ao Queiroz que tinha olho para contratar mas era péssimo nas relações humanas, basta ver o modo como colocou de lado o Cadete, Pacheco, criou mau ambiente com o Valckx e Balakov, enfim… depois também falhou na forma como deixou arrastar as renovações do Figo e Peixe, além de ter sido asqueroso como mandou entregar a carta de rescisão ao Cherbakov numa cadeira de rodas.

Errou, mas arriscou, quis ganhar e perdeu. Mas tentou, mesmo que não tenha sido ele a indicar essas contratações a verdade é que com o passar dos anos o Sporting contratava jogadores promissores em Portugal e a nível internacional, então a contratação do Balakov foi genial.

Se dúvidas houvesse basta ver como o Queiroz elogiou o Sousa Cintra numa entrevista em comparação com o Santana Lopes/Norton de Mattos.

Quem nos dera a nós termos contratações desse tipo agora, é certo que foi antes da Lei Bosman e o futebol mudou muito, mas o BDC que critiquei quando ele e o Inácio contrataram jogadores sem qualidade ou quando delegou tudo no JJ, foi capaz de contratar Slimanis, Bruno Fernandes, Coates, Acuna, Mathieu, já nesta direção tenho dificuldade de encontrar uma contratação decente.

Depois quando vejo a forma como são promovidos os Platas na Imprensa e avençados do Varandas é de rir. No tempo do Cintra nem calçavam aqui.

Juskowiak, capucho, disso ninguem quer saber, NA HISTORIA FICARÁ COMO UM TRAIDOR…

bebam uma agua das pedras que isso passa.

Para mim 94/95 é o expoente máximo desse Sporting dos anos 90. Tinhas praticamente todo aquele plantel de 93/94 + Amunike, Sá Pinto e Naybet se bem me lembro. Faltou o Paulo Sousa nesse ano e um grande GR praticamente.

É difícil comparar eras.
Hoje em dia com as redes sociais, a percepção e o nível de discussão são diferentes.
Antigamente, o diário desportivo era uma instituição, p. ex.
Só me lembro bem do fim desse período mas:

sublinhar o que já referiram: o FCP tinha o futebol português dominado, era muito difícil ganhar.
Lembrar o 6-3 (ou 3-6), que foi um trauma - e até marcámos 1º pelo Cadete.
E a eliminatória com o Real Madrid para a Taça UEFA, apesar de não termos passado foi marcante: a bola ao poste do Jusko, a deslocação em si.

E se me permites faltou tb um grande avançado… jusko ainda era jovem e pouco fiável, cadete saiu no inicio da época e iordanov…era o mochilas…esforçado, grande coração, mt lutador, mas longe de ser um avançado letal…aliás em 34 jogos nesse campeonato, não chegámos aos 60 golos, média inferior a 2 golos/jogo

Metendo-me aqui na conversa o maior erro do Queiroz ( entre vários) foi a forma como ostracizou o Cadete, o rendimento dele caiu a pique desde que o Queiroz chegou ao clube, basta ver que o Valckx também saiu no mercado de Inverno para o PSV, dizia que as palestras do Queiroz nos treinos davam sono, o Balakov estava farto dele, o Pacheco foi encostado em 94, com o Robson rendia, entre muitas outras coisas.

Para o plantel de 94/95 ser perfeito só faltou uma alternativa mais forte ao Juskowiak (talvez Cadete ou reforço), se temos desviado o Preudhomme ao Benfica nessa altura era mel, era um guarda redes do ■■■■■■■, para mim nem há comparação com o Vitor Baía, ele lá pode vir com a conversa de que ele é que ganhava campeonatos mas quem dera ao Baía entre os 35/40 anos ter aquele nível.

Por outro lado com a saída do Paulo Sousa, regressou o Oceano e Carlos Xavier com muito mais andamento do futebol espanhol, talvez aí não tivéssemos médios suplentes de nível, mas depois tinhas jogadores como Capucho/Sá Pinto/Iordanov/Chiquinho Conde/Dani que nem titulares eram percebes logo que talvez o único plantel melhor do que esse foi o de 2001/2002, para mim o de 93/94 era muito desequilibrado, sofríamos muitos golos e aí o Queiroz acertou em cheio com a contratação do Naybet e Marco Aurélio, outra asneira dele foi a dada altura querer fazer do Capucho ponta de lança.

Volto a repetir nas últimas 3 temporadas do Cintra ele fortaleceu sempre o plantel, o de 2001/2002 foi estoirar dinheiro sem sustentabilidade ao mesmo tempo que já andavam todos os anos a despachar os jogadores promissores da Formação através do Jorge Mendes (em 2 anos Viana/Quaresma/Ronaldo).

Apesar do bom trabalho do BDC e a boa primeira época do JJ não considero que o plantel 15/16 estivesse nesse patamar, basta ver que tinhas Figo/Amunike/Balakov.

Com todo o respeito e sem nostalgia não podes meter um João Mário/Bryan Ruiz/Adrien/Teo nesse patamar.

Eu até acho que o Oceano durante a sua carreira evoluiu muito mais do que um William, mesmo não tendo talento. Alguém que tente rebater essa tese, basta ver como ele e o Carlos Xavier são lembrados na Real Sociedad e no Betis querem despachar o William.

1 Curtiu

Sim, os GR eram grades frangos, mas com aquela equipa davam para o agsto. Custariam um ou outro ponto, sim o Continha custou uma eliminatória europeia, mas davam para o gasto interno. É muito fácil apontar o frando do Lemajic nas antas e não ver os 5 ou 6 vermelhos que ficaram por dar ao fcporto.

Não concordo com o que dizes do Juskowiak. Inferior não era. Muito menos bem inferior.

1 Curtiu

O Balakov era um jogador extraordinário. Um verdadeiro fora de série, para mim foi o melhor jogador que vi jogar em Portugal.

1 Curtiu

Presumo que não viste o Yazalde…

1 Curtiu

O Valchx não saiu no mercado de inverno, saiu logo em outubro, após termos sido eliminados pelo Real Madrid.

O gande problema do queiroz sempre foi esse…tecnica e taticamente era topo…do melhor…mas nas relações humanos… além dos exemplos que referes, existiu tb a história com o paulo sousa no intervalo do jogo fc porto sporting já aqui mencionado.

O mundo do futebol mudou mt desde essa altura até agora. Nesses anos ainda não estava em vigor a lei bosman.
As probabilidades de uma equipa portuguesa ter nos dias de hoje uma equipa desse gabarito e valia, são extremamente reduzidas.
Assim de repente, essa equipa de 94-95 tinha:
5 internacionais sub 21 portugueses
5 internacionais portugueses
2 internacionais búlgaros no seu auge e no auge da bulgária)
1 internacional nigeriano (no auge da nigéria de sempre)
1 internacional marroquino no seu auge
1 internacional holandês, numa bela fase da holanda
1 internacional polaco
2 antigos internacionais portugueses
1 antigo internacional jugoslavo.

1 Curtiu

Eu comecei a acompanhar com assiduidade e atenção a partir da temporada 93/94 (atenção limitada, porque nesse tempo eu ia poucas vezes a Alvalade, talvez 3 ou 4, e a maioria dos jogos eram seguidos pela rádio - porra, ainda tenho aqui gravado na minha memória os sons de quando era golo e a voz do gajo que comentava os jogos), mas se há algo que recordo é o meu pai a mandar vir com o Queiroz por causa do 11 inicial inconstante.

O Juskowiak está no meu coração (marcou o primeiro golo do outro mundo que eu vi ao vivo, contra o Boavista), mas, hoje, a impressão que tenho é a de que a sua produção ficou consideravelmente aquém da minha avaliação da sua capacidade.

Olhando para as equipas de 93/94 e 94/95, claro que apenas um clube como o Sporting ficaria a ver navios, ainda que Porto e Benfica tivessem jogadores de qualidade. O mesmo pode ser dito da de 2000/2001. Aliás para mim é mais escandaloso o insucesso da de 2000/2001.

O Balakov não carece de apresentações. Todos o conhecem, incluindo quem nunca o viu jogar. Mas, ainda assim, estou convicto de que até aqueles que o viram jogar não estão cientes do quão acima do normal era o talento do gajo. Podem ir ao youtube ver compilações, tudo bem, mas, se eu pudesse escolher um lance que exibe o talento dele, vão ver o tal golo do Jusko ao Boavista (cruzamento de Figo após jogada de Balakov). Vão ver o domínio, a forma como ele conduz a bola com o pé direito e a assistência. Só predestinados conseguem executar aquele tipo de jogada.

2 Curtiram

Já nem me lembrava que nessa altura os jogadores podiam sair em Outubro. O Queiroz era muito bom era no olho que tinha para indicar quer jovens jogadores portugueses quer fosse a indicar até jogadores no mercado português (Marco Aurélio), além de ter sido ele próprio a ir observar várias vezes o Naybet e Amunike.

Ele já disse numa entrevista ao Expresso que se não fosse o Cintra a intervir esses jogadores não tinham vindo para Portugal, ele conta que o Cintra para desviar o Amunike dos alemães do Duisburg até disse ao gajo para se juntar a nós que os alemães eram uns racistas e nazis. :laughing:

Resumindo, essa transferência também foi julgada na FIFA e o Amunike acho que só começa a jogar em Outubro.

De qualquer forma acho que só na vertente de indicar jogadores é que o Queiroz era melhor do que o Robson, ao nível das relações humanas o Robson dava goleada a ele, os jogadores gostavam muito mais dele e regra geral rendiam mais com ele.

Depois com a vinda do Santana Lopes/Norton Mattos/Carlos Janela não conseguiram arranjar substitutos de nível parecido.

O Assis ( irmão do Ronaldinho Gaucho) era para substituir o Balakov, nem chegou perto, o Ouattara era o substituto do Juskowiak, flopou completamente, o Paulo Alves foi escolha do Queiroz e o Cadete entrou em conflito e foi parar ao Celtic, e o Pedro Barbosa também não tinha a influência do Figo, até o Vidigal veio para substituir o Peixe, além do negócio disparatado de o Santana Lopes para trazer o Barbosa ter pago bem e ainda lhes deu o Capucho.

Claro que o Capucho em 2 anos a jogar na sua posição normal demonstrou logo em Guimarães que podia ter sido o substituto natural do Figo.

Aí mesmo tempo que fazíamos isso, o Porto trouxe o Iuran, Kulkov, Emerson e Rui Barros de volta e a diferença foi abissal, já nem falo 2 anos mais tarde irem buscar o Capucho e Zahovic.

Se uma pessoa analisar a orgia de dinheiro gasto no pós Cintra em comparação com o Porto e os planteis que construímos em comparação com os deles, só dá para rir. Ou chorar.

Foi um verdadeiro desastre para o Sporting a entrada do Norton de Matos/Janela, em poucos anos torraram uma orgia de dinheiro em Leandros, Kmets, Giménez, Carlos Miguel, Hanuch, enfim, um desastre desportivo e financeiro.

Por isso em comparação com essa trupe que veio a seguir, sim, o Cintra foi muito melhor do que eles, apesar de muitas pessoas acharem que o Roquette e Dias da Cunha é que venceram campeonatos.

Eles não construíram nada sustentável, torraram uma orgia de dinheiro, péssimas contratações e vendas, regra geral não sabiam escolher treinadores, tanto que fomos campeões com o Inácio e Boloni, que eram treinadores normais. Vencemos um campeonato em que o Porto estava inteiramente focado na Champions e não nos levava a sério e outro em que o Jardel chegou em Agosto e o Porto foi buscar o Otávio.

Não foi fruto de planeamento, ao contrário do Cintra e mais tarde com o BDC, eles não foram tornando o Sporting mais competitivo, foram enterrando o clube em dívidas e uma vez ou outra acertavam, o problema é que a maior parte das vezes erravam.

1 Curtiu
1 Curtiu

Concordo com tudo o que disseste, mas atenção a uma questão factual e que, possivelmente, mta gente já n se lembra.

Figo, em 93-94, com o Robson, estava na mó debaixo… era um jogador em subrendimento, q já estava a perder a titularidade para o Capucho… com a vinda de Queiroz, explodiu completamente e deu o salto que todos lhe anteviam, mas q já tardava!

A situação foi que o Robson achava que o Figo podia dar muito mais, que estava acomodado, então começou a jogar o Capucho e o Figo a “ganhar raiva” no banco. Depois, e isso foi uma situação rápida, o Figo entra, julgo que contra o Estrela da Amadora, parte aquilo tudo e já não vê mais o banco. Queiroz colheu os lucros, mas quem alimentou a besta foi o Robson.

Atenção que foi com o Roger Spry, creio que era preparador físico que não sei se chegou com o Robson ou através do Manuel Fernandes e alguma ligação ao Allison do tempo do Vitória Setúbal que eles começaram a fazer um trabalho de reforço muscular com o Figo, mas é verdade que a verdadeira explosão foi com o Queiroz, acho que o preparador físico era o Mariano Barreto.

Aliás na época de 93/94 foi a melhor época do Balakov, no mundial dos Estados Unidos ficou no 11 ideal da FIFA.

Já em 94/95 o grande jogador do Sporting foi o Figo, literalmente partiu tudo e carregou com o Sporting às costas, isto porque o Juskowiak começou bem mas caiu durante a temporada e o Balakov teve uma temporada menos fulgurante por causa do Mundial e chegou mais tarde, assim como a relação dele com o Queiroz piorou ao ponto de num jogo em casa ter ficado no banco acho que com o Braga e ter entrado no segundo tempo e fez o golo da vitória e na celebração deu para ver que não estava muito contente com isso.

Aliás para mim dos jogadores formados no Sporting e a jogar com a camisola do Sporting o Figo foi o melhor que vi, se bem antes da Lei Bosman ainda seguravas jogadores por 4 anos na equipe principal, basta dizer que o Balakov esteve 5 anos em Portugal, isso hoje seria impossível.

1 Curtiu

Eu acabei de fazer 50… Vivi isto tudo, nao havia internet e forum, devia e fez por ser campeao, nenhum de nos tinha ideia do pantano… Grande presidente…

2 Curtiram

Lembro-me dum episódio a seguir a um jogo com o carnide, salvo erro, em que perdemos.

Foram entrevistar o Presidente Sousa Cintra no final, o qual estava completamente danado, e este vai de dizer que a culpa de termos perdido era do Oceano.

Só que não! O Oceano nessa altura tinha sido transferido (junto com o Carlos Xavier) para a Real Sociedad.

:joy::rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy::rofl:

—————————————

Entretanto, ficam aqui umas palavras sobre Sousa Cintra de um dos melhores centrais que me lembro de ver jogar com a nossa camisola, a par de Mathieu, Valckx e Marco Aurélio, o grande Luisinho:

“«Tínhamos um grande presidente, mas acho que alguns diretores deixavam um pouco a desejar. Muita confusão, muito ‘ti ti ti’. Para ganhar tínhamos de estar todos a remar para o mesmo lado. Não se ganha apenas dentro do campo» , considera.” - in Mais Futebol

Sousa Cintra era, e é, só rir!..

1 Curtiu