Preparação Epoca 2024/2025

O facto de ainda ninguém ter aberto este tópico é sinal do nosso bom momento.
Em anos anteriores em Janeiro\Fevereiro este tópico já tinha grandes desenvolvimentos.

Obviamente que nesta fase é muito dificil de fazer previsões, dado que existem muitas incognitas tais como:

  • Seremos Campeões?
  • O Ruben Amorim vai manter-se à frente do projeto?
  • Vendas

Acredito muito sinceramente que ficaremos no top 2, e como tal ou diretamente ou via play-off (claro que temos de o ganhar) estaremos na proxima liga dos campeões.
Muito se tem falado da receita da proxima Liga dos Campeões, mas por tudo o que li irá existir um aumento de receita mas não será tão exponencial como muita gente falou.

Relativamente ao Ruben Amorin, mesmo com muitas teimosias (que custam muito a entender) penso ser a pessoa certa para continuar a liderar o nosso caminho “vitorioso”.

Não tenho dúvidas que no final da época muitos jogadores irão ter abordagens e veremos as que conseguimos resistir.

Diomande e Inácio - os 2 centrais vão ter certamente muitas abordagem e propostas. Gostava que saísse apenas 1 e pelo valor da cláusula, e se tivesse de escolher seria o Diomande, embora seja um dos centrais com mais potencial da Europa (não estou a exagerar) o facto de ter clausula mais elevada e termos 2 boas opções para o lado direito da esquerda.

Morten e Gyokeres - ambos os jogadores foram caros mas penso que surpreenderam positivamento todos os adeptos. Era fundamental que ficassem mais uma época

Nuno Santos, Pote, Morita e Edwards embora nenhum destes jogadores tenha valor de mercado próximo do valor das Claúsulas de Rescisão, não me admira que os empresários possam fazer alguma pressão para as suas saídas para realizarem os contratos da “sua vida”. Se não sairem com estas idades para os grandes campeonatos, será dificil vir a acontecer mais tarde. De qualquer forma gostaria que fizessemos um esforço e ficassemos com todos, embora o Edwards precisa de uma “lavagem cerebral”, não pode passar de craque a nulidade exibicional em poucos dias.

Venda do Fatawu penso que seja certo a sua venda, não sei valores ao certo mais deve rondar 10M

Desejos para próxima época:

  • reforma de Neto e Adan
  • Acabar a teimosia Esgaio e ser oferecido a alguém

Considerando estas 3 saídas mais a vendo do Diomade, faria um plantel deste tipo.

Guarda Redes: Contratação, Israel. Callai voltaria a ser emprestado.
Ala Direito - Catamo e Fresneda. Importante o Fresneda ser testado para se entender se é solução
Centrais - Juste, Quaresma, Coates, Inácio e Reis. Acredito que o Rafael será emprestado. Dado o potencial de lesões do Juste e Coates necessitavamos de um central jovem, testar o Muniz ou contratar.
Ala Esquerda - Nuno Santos e Reis. Gostava que o Bondo fosse testado na pré-epoca, embora fosse fundamental um jogador com outra categoria para assumir esta posição.
Medio Centro - Morten, Morita, Mateus Fernandes e Bragança (os últimos 3 jogos foram muito bons). Se o Pote ficar no plantel emprestava o Koba e Essugo. Da equipa B gosto muito do Marco Cruz e Diogo Abreu espero que seja emprestados para boas equipas.
Extremos- Pote, Trincão (não era de descartar tentar comprar % de passe ao Barça, está a nivel elevadissimo), Edwards
Avançados - Gyokeres, Paulinho e Contratação (tanto pode ser PL como o extremo mas tem de ter golo. Não me importava que fosse o Mujica)

Se o Diomande saisse por 80M, mais a venda do Fatawu e o acesso Liga dos Campeões penso que financeiramente estavamos equilibrados e com potencial de dar os retoques necessários no plantel, possivelmente com margem para se aumentar o suposto “tecto salarial” para se tentar manter alguns dos melhores jogadores.
Importante acrescentar valor no lado Esquerdo por um jogador diferenciado, quer seja na Ala como Extremo. Se fosse possivel vender o Paulinho e contratar o Mujica não pensava 2 vezes. Embora considere que deveriamos ter 3 opções para a frente de ataque.
Obviamente que saindo mais jogadores fosse fundamental conseguir substituir com qualidade.

Outro aspecto que penso ser importante, é apostar na subida de divisão da Equipa B, não faz qualquer sentido estar na Liga 3.

1 Curtiu

O SCP, para o equilíbrio financeiro em 24/25, tem que fazer 80ME em receitas UEFA e/ou mais-valias de vendas.

Vendas: Mais-valia: 126ME
Gyokeres (mais valia de 60ME)
Inácio (mais valia de 60ME)
Fatawu (mais valia de 6ME)

Situação financeira resolvida (saldo: +46ME).
Se formos à Champions (receita estimada de, no mínimo, 60ME), passamos a um lucro acima de 100ME. Será o melhor resultado sempre de uma SAD em Portugal por cima de uma situação financeira que já é razoável agora.

É por esta razão que proponho um investimento forte para aumentar ainda mais a qualidade da equipa numa época em que, mais uma vez, só estarão disponíveis 2 lugares Champions.

Saídas principais:
Gyokeres (não conseguimos manter)
Inácio (não conseguimos manter)
Adan (já não serve para o SCP)

Entradas principais:
GR (10ME) → Um Bento para o lugar do Adan.
Central (15ME) → Descobrir outro Diamonde para o lugar do Inácio.
Médio defensivo (15ME) → Outro Hujlmund para dar descanso ao dinamrquês.
Extremo (20ME) → Um extremo físico à imagem de um Hulk para termos um póker de extremos de características diversificadas.
PL (25ME) → Descobrir outro Gyokeres.

Estamos a falar de um investimento de 80/90ME em 5 craques caros, jovens e com brutal margem de valorização financeira.
Com estes valores, em 5 espero acertar 4 contratações.
Ou seja, na prática, sairão 2 craques e entrarão 4 craques.
A equipa sairá muito fortalecida de um ano para o outro ao mesmo tempo que as contas estarão melhores que nunca!

Devia ser este o plano!

PS:
Estou a assumir os risco de não mexer nas laterais defensivas e de só ter 2 PLs.
Reavalia-se no mercado de inverno.

4 Curtiram

Saídas: Paulinho, Esgaio, Adan, Neto, estes obrigatórios, caros, idade, falta de qualidade.

Vendas: Gyo + Inácio se possível Edwards, os 2 primeiros dificilmente ficam, o 3° com intuito de mudar as características do lote de avançado direito.

Contrações: GR, DC, Ala esquerdo, Avançado esquerdo, 2PL pelo menos.

Isto contando se o Edwards ficar senão era um ataque praticamente novo em contratações, sendo que é obrigatório 3PLs.

Considerava sempre propostas pelo Morita, Nuno, Bragança, Reis, mesmo sendo todos eles jogadores importantes, pelo valor certo davam ainda mais margem para melhorar o plantel, Pote apartir dos 50 igual, ainda que so devam sair 2/3 dos mais importantes a meu ver.

1 Curtiu

Tenho sérias duvidas que saiam tantos jogadores.
Determinante manter os jogadores que têm um valor de mercado baixo, mas são peças sólidas do plantel, falo de Morita e Nuno Santos.

Qualquer revolução no plantel é um acto de gestão ridículo por 2 fortes razões:

Não há dinheiro para contratar demasiados jogadores de qualidade.
E se insistirmos em contratar muitos, acabamos obrigados a reduzir o investimento por jogador. Ora, o nosso scouting não consegue ter uma elevada taxa de acerto assim.

Revoluções num plantel são desastrosas 90% das vezes.
O principio da estabilidade é fundamental num plantel competitivo.

7 Curtiram

Tópico da preparação da próxima temporada aberto a meio de março e muito a custo… é um excelente sinal. :smiley:

4 Curtiram

O Adan e Neto já não jogam, o Esgaio idem, joga a favor ou quando os jogos tão resolvidos ou quando desistimos de competir, o Paulinho é fraco e joga numa posição onde temos de ter 3 bestas, se chamas a isto revolução então que seja.

Concordo em manter as segundas linhas: Coates, Reis, Morita, Nuno, Bragança para se puder investir nas carências do plantel.

GR: *1, Israel
DC: Diomande, Just, *2, Quaresma, Reis, Coates
AlaEsq: *3, Nuno
Ala direito: Geny, Fresneda
MDF: Huljmand, Koba
MC: Mateus, Morita, Bragança
AE: Pote, *4
AD: Trincão, Edwards
PL: *5,*6

É isto que espero, + Quenda, Barroso, Muniz, com oportunidade na pré época para Bondo, Nel, RR entre outros.

Sinceramente insisto nos 3PLs de topo mas duvido muito que aconteça a não ser que o Nel ou RR explodissem em plena pré época.

Quanto ao meio campo o reforço será o Mateus, até porque querendo o mínimo de mexidas é incomportável irmos buscar outro médio de custo elevado e manter os que temos, acho que o Mateus ganha o lugar com Koba/Bragança á espreita e Morita inicia a titular e vai tendo sempre muito tempo de jogo, Essugo para emprestar.

Quanto ao investimento, acho que por menos de 80 milhões consegues ir buscar 6 grandes jogadores.

2 Curtiram

Não vale a pena fazer planos sem saber se o Amorim fica ou sai. Sem o Amorim, o novo treinador pode ter ideias tácticas diferentes, logo o plantel não pode ser igual.
De qualquer forma, bom seria sempre só sair um dos melhores, a ideia deve ser ficar com o máximo de jogadores importantes possivel.
O mais lógico é que saia o Inácio ou o Diomande, pela pressão do mercado. Ao contrário aqui dos outros, eu acho que podemos ficar com o Gyokeres, ele nunca jogou champions e pode querer ficar mais um ano

1 Curtiu

GR: contratação , Israel
DC: Diomande/Inacio, contratação ,Just, Quaresma, Reis, Coates
AlaEsq: Nuno, M Reis
Ala direito: Geny, Fresneda
MDF: Huljmand, Koba
MC: Mateus, Morita, Bragança
AE: Pote, contratação (fatawu?)
AD: Trincão, Edwards
PL: gyo, Paulinho

Obrigatório ir buscar um Guarda-redes
Um central dependerá das vendas.
Também devíamos ir buscar um 4o extremo, dependendo da situação do Fatawu

Também gostava de ver outra opção para a ala esquerda, mas não me parece prioritário e dependeria do saldo já depois de efetuar as vendas e compras

Acho que ninguém quer perder o Gyo mas por 100M e tudo o que significa vai embora basta algum clube querer, á cabeça Arsenal, Chelsea até United devem estar malucos.

O mesmo para o Inácio por 60 ou Diomande, aqui ainda podíamos aumentar a cláusulas, que no caso do Inácio é curtíssima, mas com propostas destas vão embora.

Com o que recebes + título e Champions direto e vendas dos emprestados tens tudo para fazer um plantel bem superior a este.

Nesta fase da época, ainda há demasiadas duvidas para ter noção de como estará o plantel para 24/25.

Há Amorim (e 3-4-3) ou nao? Há champions? Conseguimos segurar o Gyo? Quem recebeu propostas irrecusáveis?

Saindo Amorim, a minha aposta treinador recaíra pelo Franck Haise, treinador do Lens. Outras soluções interessantes seriam o Paulo Fonseca ou Daniel Sousa (nomes como Jardim e Lage viram à baila mas não me acredito que passe disso). Apostando na manutenção do 3-4-3, precisamos de contratar jogadores um GR, um jogador para a ala esquerda (que jogue na frente e na ala) e um ponta de lança, para alem de substituir quem saísse. Para alem das receitas extraordinárias da liga dos campeões, parece-me certo que vamos vender pelo menos o Inacio e o Fatawu e so aqui estarão 70-80M (dependendo do valor da opção, da % do passe e se temos opcao para comprar mais do fatawu). Para alem disso seria importante aproveitar para tentar vender o Edwards (30M para a premier league nao me parece descabido, recebendo 20M) e o St Juste (5 ou 6M para a Bundesliga ou Eredivisie). Despachar o Esgaio e tentar vender alguns jovens que nao vao chegar à A (Sotiris, Tanlongo, Esteves, Justo, Diogo Abreu). Deixar o Dario e o Afonso Moreira a rodar na primeira liga.

GR: Reforço 1, Israel, Callai (enquanto joga na B)
AD: Fresneda, Geny
DC: Diomande, Quaresma, Coates, Pontelo, Matheus Reis, Reforço 2
AE: Nuno Santos, Reforço 3
MC: Hjulmand, Morita, Mateus, Dani, Koba
EE: Pote, Reforço 3
ED: Trincao, Reforço 4, Quenda
PL: Gyokeres, Paulinho, Reforço 5

Reforço 1: GR experiente, batido e habituado a jogar em equipas com obrigação de ganhar. Uma contratação ao estilo do Adan e que possa dar uma solução a baliza durante 2 ou 3 epocas enquanto se avalia a situação do Callai. Jogadores como Rulli ou Dubravka são um exemplo.

Reforço 2: O substituto do Inácio. É preciso arranjar alguem com margem de progressão, promissor e que ao mesmo tempo possa assumir a titularidade no lado esquerdo do trio de centrais. Lilian Brassier do Brest ou Abakar Sylla do Estrasburgo eram excelente opções por valores a rondar os 15M.

Reforço 3: um extremo puro, canhoto, que seja capaz de jogar no trio de ataque e na ala esquerda. Um nome que me vem logo à cabeça é o do Roger, novo miudo do Braga. Sairia muito caro mas enquadrava-se muito bem neste papel. É o tipo de jogador que faria a diferença

Reforço 4: Avançado interior para jogar na direita e ser opção a sair do branco. Aqui pode entrar um dos argelinos da primeira divisão como o Guitane ou o Belloumi (os dois convocados agora para a seleção A)

Reforço 5: Paulinho tem 32/33 anos. Gyo pode sair a qualquer momento. E preciso comecar a preparar a sucessão na frente de ataque. Pensaria no Alvaro Rodriguez do Real Madrid Castilla para este lugar. E preciso um avancado jovem para ser desenvolvido um ano antes de assumir

É a época mais difícil de preparar porque não sabemos se o Amorim continua. Eu acho que sai, independentemente se ganhamos ou não o campeonato.

Mas reforço que o Amorim é a peça fundamental deste projeto e que a sua saída é meio caminho para o início do fracasso do Sporting. Sou totalmente a favor da sua permanência, mesmo que isso justifique uma revisão salarial.

1 Curtiu

Desses clubes que falas se calhar só o Arsenal vai á Champions. Vamos ver o que o Gyo decide, sente-se bem aqui e vai Champions (hopefully).
Em Janeiro tb toda a gente o levava e ninguém levou.

Em relação ao médio, concordo que o Mateus deve ter a oportunidade de ser avaliado antes de concretizarmos o investimento que eu disse.
E o mesmo se aplica ao Quenda em relaçâo à posição de extremo/ala ofensivo.

Primeiro testa-se jogadores da formação promissores, depois é que se avança para investimentos elevados. Sim, isto é verdade e deve ser regra.

O Fatawu se ficasse seria aposta a ala e não a extremo.

O RA pretende outras características num extremo, mas não vale a pena a discussão pq ele vai ficar em Inglaterra

A menos que consigamos um jogador de patamar superior ao Morita, ou um jovem com muito potencial ( por exemplo Redondo) a minha preferência seria apostar num ala.

Mas constinuo a sonhar que o Gyo fica mais uma época

É quase impossível um jogador que marca 30 e tal golos no Sporting e tem 14 assistências até março que fique no Sporting na época a seguir. Mesmo que o Sporting peça 100 milhões.

1 Curtiu

É impossível… a menos que ele queira!

1 Curtiu

Nao é quase impossível. Claro que se alguém bater a cláusula muito provavelmente sai mas não é certo que saia. O Bruno ficou cá dois anos e meio e era dos melhores jogadores do mundo. Havendo outros ativos que podemos vender (Inacio, Diomande, Edwards, Hjulmand ou Pote) por valores de 30M ou acima, nao temos obrigação nenhuma de o vender. Ate porque não acho que vão oferecer os 100M por ele.

2 Curtiram

Única preparação necessária é manter Hjulmand - Gyo - Morita - Inácio - Bragança e Pote.

Com + um redes (ou 2).

1 Curtiu