Preparação da Época Desportiva 2018/19

Boa noite.

http://dailyvideo90.com/video.php?youtube=MlciEVMpJlE

Recebe assim tanto?
$1,041,310 = 853.908€, isto brutos…

JJ também acredita. Frisou em muitas das entrevistas que deu nos últimos tempos de Carnide e quando chegou qual era o modelo que mais acreditava: 2 AV mais móveis vs 1 Fixo e 1 mais recuado.

O problema é que esse jogo que ele idealiza, nomeadamente a manobra ofensiva, assenta em duas premissas (entre outras claro) muito simples:

• Pressão alta com equipa curta
  • Dois avançados móveis

E o nosso abono de família condiciona muito toda a estratégia da equipa. Tentou-se contornar isto este ano mas o Doumbia que chegou (e viu-se que ia ser aposta muitas vezes no lugar de Bas) era uma sombra do que já foi.

Tenho 99% de certeza que o Bas vai ficar por cá. Resta-nos arranjar um Doumbia a sério (Andone?) que venha motivado e que o nosso treinador saiba gerir muito bem estas duas opções em termos psicológicos e de tempo de jogo.

2 avançados moveis como o Cardozo?

Basta um móvel e via-se muito a diferença com Podence em campo.

O que me parece é que desde o ano passado, ele começou a fugir ao seu normal e caminhar mais um 4321 ou 433, um erro a meu ver

2 avançados móveis como Lima e Rodrigo / Slimani e Téo.

Assim que Cardozo saiu ele disse que preferia essa maneira de jogar

Por outro lado, em que é que a forma como a equipa jogava em 15/16, é comparável com trabalhos anteriores de JJ? A não ser pelos 2 avançados?

Por acaso também sou daqueles que aceito que por um bom valor (30M), se venda o Bas Dost.
Marca muitos golos, mas nos jogos cruciais, até à data…“nada”… É bom jogador, mas para mim, falta-se a capacidade de pressão do futebol moderno…
Não é comparável, mas para quem viu o jogo Juventus- Nápoles, sabe do que eu digo…os jogadores do Nápoles, mantiveram uma pressão constante, mesmo (lá está), avançados incluídos…

Por mim, Rui Patrício, William e Bas Dost podiam ser vendidos.

Com esse dinheiro, abatíamos dívida e investíamos em três excelentes reforços.

Não impede que o possa fazer perfeitamente só com 1 como aconteceu.

A forma de jogar do JJ tem evoluido com o tempo e em função de alguns jogadores, neste momento tem evoluído para pior (a meu ver) e a culpa nao é do Bas Dost.

Não sou totalmente contra a venda do Bas Dost mas mais pela possibilidade fazer dinheiro e por poder diminuir a carga salarial, alias desde a sua chegada, disse que era craque mas é um jogador para guardar 1/2 anos e vender justamente pelo salário e pela idade/encaixe.

Agora essa discussão da culpa do pouco jogo ofensivo ser do Bas Dost, acho ridícula.

Depois há também a questão de quantos jogadores vão sair, William, Patricio, Gelson, Coates, Bas Dost, Coentrão?

acho muito e por isso é que já no ano passado defendia a venda do William e/ou do Rui também.

Impedir demasiado tempo as saídas dos jogadores leva a que se chegue a um ponto em que existem demasiados a poder/querer sair e acontece o que aconteceu.

é que para além destes, ainda se vai falando de muito interesse em Bruno Fernandes, Battaglia, Piccini e Acuna.

Obviamente não podemos vender tudo de uma vez.

Com o encostar do Carrillo e entrada do João Mário notou-se maior diferença pq são jogadores muito diferentes.

Ainda assim consegues encontrar alguns paralelismos: Enzo - Adrien, Gaitan - Bryan; Carrillo - Salvio.

Mas o principal acho que eram as ideias de pressão a campo inteiro e muita presença de jogo interior (mesmo o otário do peruano, como faz Gelson cada vez mais, vinha muito para dentro pq não tavas obrigado a despejar bolas de 5 em 5 min)

O jogo interior era fortissimo porque… João Mário, William, Adrien e um Bryan que nunca mais se viu.

Não era propriamente uma caracteristica das equipas de JJ nos vermelhos.

Quanto à “pressão alta”, o perfil principalmente do PL é muito diferente, mas a equipa não a faz por sistema e bem, porque não consegue fazê-la e não é só pelo jogador mais adiantado. Ou se consegue, é pontualmente ( ver 1ª parte do jogo com o Atlético, em Alvalade ).

Óbvio que a culpa não é só dele. Mas é um facto que restringe.

Basta ver pelos jogos grandes desde a sua chegada, acho que este contra o Porco da taça foi o primeiro que ganhámos desde que chegou.

Cabe ao treinador de 8M adaptar-se, o Bas não deixa de ser um grande jogador. Um exemplo de péssima decisão dele, conceber uma dupla de avançados com Alan Ruiz e Bas: zero dinâmica. E atenção que sou daqueles que apesar de tudo tive pena do contexto que o Alan apanhou, acho que com um avançado diferente ao lado (mais Lima/Slimani) poderia ser bem mais interessante.

É esse e é o que (não) fez no Torino. Isso na MLS até eu.

Eu gosto muito do Dost, mas também o vendia por uma proposta na casa dos 30 milhões.

Não consigo gostar do futebol de uma equipa que joga constantemente para o cruzamento, um ponta de lança que praticamente não participa não criação de jogo ofensivo e que não pressiona a defesa contrária.

É um enorme finalizador (em ambos os sentidos), mas falta lhe muita coisa.

Três grandes reforços, sendo que um era para a baliza? O novo GR ia aumentar em quê a qualidade do plantel?

O seu compromisso.

A função do Dost é marcar golos. Marca 30 por época. Querem o quê mais?

Para fazer fintas estão lá outros.

Mas não. Bora vender e ir buscar um Purovic

…Jasper Cillessen…
…Sallin…

Piccini…Coates…Mathieu…Acuña
Ristovski…A.Pinto…Marcelo…Lumor

Gelson…Yokuslu…Bruno Fernandes…Pity Martinez
Matheus…Battaglia…Wendell…Raphinha

…Pavón…
…Rafael Leão…

…Pléa…
…Montero…

Acho que precisamos de contratar alguns jogadores mais agressivos para o ataque, e 1 ou 2 centro campistas de qualidade. Para manter a todo custo só vejo B. Fernandes e Gelson…

Andamos estes ultimos 2 anos com a ilusão de termos um ataque fortissimo só porque temos um grande finalizador.

O Dost é bom jogador e dá jeito, obviamente, a qualquer equipa.

Mas não dá o que o Slimani dava ao jogo. Nem de longe nem de perto. O Slimani tinha menos eficácia e pior posicionamento? Talvez. Mas compensava com velocidade, mobilidade e agressividade, fazendo com que criassemos muitos mais desiquilibrios, linhas de passe,…

Não é ser saudosista. Na minha opinião é realidade: tinhamos uma excelente dupla que se complementava bem (Slimani-Teo) e dum ano para o outro dinamitamos isso trazendo uma dupla mais estática que um par de mumias.

A somar a isso deixamos de ter 2 alas que pensavam muito bem e dominavam os tempos de jogo, momentos de passe… (Joao Mario e “aquele” Bryan).

Obvio que com avançados daqueles o nosso futebol passou a ser mais previsível que os proprios comentários de alguns conhecidos foristas.

Este ano a entrada do Bruno Fernandes a SA veio dar mais imprevisibilidade, MAS… quando ele está aí… deixas de ter também um 8 que municia adequadamente. E Bruno não dá o tipo de movimentação na área “à ponta de lança” que a equipa precisa para criar oportunidades de golo.

Dentro deste esquema onde criamos tão poucos movimentos de ruptura e desmarcações… ainda bem que o PL tem este nivel de aproveitamento, senão seria uma desgraça.

Mas deveriamos, na minha opinião, mudar de paradigma na frente. Obvio que se nos podemos permitir ficar ainda com o Dost e nao vender ninguem, seria bom.

Mas… se existe a hipotese de resgatar o Slimani a preço baixo (ou emprestimo com opção)… claramente venderia o Dost e utilizaria a diferença para trazer um SA. A questão será “acertar” na peça (mas por isso prefiro que volte o Sli e so arriscar num dos 2 avançados… é que tentar 2 novos avançados de raiz sem conhecimento do campeonato nem do treinador… tem grandes riscos de voltarmos a repetir o erro da dupla dost-alan… a qual já não foi assim tão barata… (custou cerca de 18M, ou até mais com os bonus por golos do dost).