Preparação da Época 22/23 - Formação

A ideia é montar um plantel para B, u23 e u19. Basicamente quem dispensar (incluí jogadores e treinadores), quem manter e sugestões para reforços. Também passa um pouco pelo modelo de jogo (343 dos A vs 433 habitual na formação).

Eu acho que, no mínimo os B, já deviam jogar no modelo dos A e mesmo os u23 não é descabido.
Acho que ambos os treinadores estão a mais, gostava de ver o Vasco Costa do Estoril u23. Inclusive já joga em 343 nos u23 do Estoril logo poderia ser o homem ideal para ajudar nessa transição.
Jogadores fiz uma lista de quem dispensaria ontem. Tenciono depois completar com um possível esboço de plantel. Em termos de entradas já sabemos que regressará o Francisco Canário, PL que estava no Guimarães.

1 Curtiu

sem treinadores competentes, não há talento que resista

1 Curtiu

Sem dúvida por isso digo que se dê também a opinião em relação à continuidade dos atuais treinadores (a esta altura parece unânime) e possíveis substitutos.

1 Curtiu

Fala-se muito do Vasco Costa, mas duvido que ele saía do Estoril. Está na calha para assumir a equipa principal…

Não é qualquer um que aceita treinar uma equipa sub23, devido a contexto das mesmas. E duvido muito, que o Çelikkaya saía da B. Acho que o problema é mais o contexto (não me esqueço quando na época passada íamos lançados e lhe tiraram o Pedro Marques e o João Silva) do que a competência do treinador.

Então vão buscar para os sub-23 a dupla de sub-19 do Estoril, que também não é nada má.

2 Curtiram

No caso do Çelikkaya até posso aceitar, se bem que algumas opções dele me fazem muita confusão (Edu Pinheiro e Brás serem opções regulares?).

Quanto a isso pode estar lançado mas por outro lado não me parece que o Bruno Pinheiro saia assim tão cedo e se é para estar nos u23 com certeza que os nossos poderiam ser mais apelativos desde que lhe dêem as devidas condições.

1 Curtiu

Pois, a questão do Vasco Costa ele talvez já tenha ambições maiores do q uma Liga Revelação, mas n seria má ideia fazer-lhe um convite para treinar os B.

Sem entrar em grandes detalhes, eu acho q tanto na B como nos sub 23 deve haver mudança técnica, n pq ache o Celikkaya um treinador do mesmo nível do Filipe Pedro, nem perto disso, mas acho q é necessário uma mudança de rumo.

E a mudança de rumo n passa apenas pela mudança das equipas técnicas, é preciso q fique definido logo à partida q os 11 a serem utilizados tanto nos sub 23 e na B devem ser muito mais estabilizados ao longo da época e diminuir significativamente a rotação de jogadores entre escalões.

Só aceito a lógica de um jogador passar dos sub 23 para a B se na lógica de plantel “curto” na principal um jogador da B for chamado de urgência ao plantel principal.

Caso o Amorim continue pelo menos aqui mais 2 anos também n vejo pq motivo os sub 23 e a B n joguem num sistema mais aproximado da equipa principal, até aos sub 19 as coisas devem manter-se como estão.

Mas continuo a achar q devem ser retificadas coisas mesmo antes de os jogadores chegarem aos sub 23, eu acho q o trabalho feito em termos coletivos nos diversos escalões, pelo menos no q vou vendo em confronto direto com os lamps sinto sempre q nos faltam ali coisas, e muitas vezes n passa pela qualidade individual.

Já para n falar q nos anos mais recentes os nossos jogadores pelo menos ali a nível de Iniciados, Juvenis as coisas ainda equilibram com eles, mas ali a partir dos Juniores e na transição para o futebol sénior a nível dos sub 23 e B é q sinto q eles cavam uma distância muito maior.

Em resumo, é importante fazer essas trocas como dizes, mas é preciso olhar para o q é feito antes de chegarem aqui, depois n sei se tem sido feito um esforço de maior investimento na Formação ou n, na minha opinião já devia ter sido feito há muito tempo, e por várias Direcções q deixaram as coisas estagnar.

1 Curtiu

Também é uma hipótese. Em relação ao Çelikkaya não tenho uma opinião muito forte. Acho que devia sair mas acharia um escândalo ele ficar.

Para mim este é o ponto mais importante. Falas e bem na nossa dificuldade em nos superiorizarmos aos lamps a partir dos u17. Eu acho que tem muito a ver com isto. Eles têm equipas B, u23 e u19 bastante estanques. É verdade que eles têm vários jovens a jogar em mais que em escalão mas não é como nós tipo semana junior, semana u23, semana B e recomeça.

Para se ter ideia o Pedro Santos só fez 2 jogos nos B e de resto foi u23 e youth league mais nada. O Martim Neto só fez 2 jogos nos u23 e de resto foi B e youth league. O Cher Ndour só fez 3 jogos nos u23 e de resto foi B e youth league. Mesmo o Diego Moreira só anda entre u23 e u19 (tem apenas 1 jogo na B), sendo que nos u19 é basicamente youth league e fases finais.

Aqui já é mais um palpite mas eu acho que em boa parte fazemos isto porque não temos jogadores de qualidade em quantidade suficiente para manter as 3 equipas competitivas e depois andamos a esticar a manta em todas as direções.

1 Curtiu

Ainda que tenham feito uma temporada desapontante, não me chateava muito se o Celikkaya continuasse com a equipa B, quando teve os melhores jogadores disponíveis ainda conseguiu mostrar qualquer coisa.

Os sub-23 é que precisam urgentemente de uma equipa técnica nova. Tudo bem que o plantel não é fantástico, mas na Liga Revelação poucos o são e quase todos jogam melhor que nós. É inadmissível.

5 Curtiram

Um esboço do que acho que podem ser estas equipas

Equipa B:

Callai/Vasco Gaspar
Marsà/Rodrigo Rêgo (?)/Catena(aqui será preciso contratar mais para acrescentar qualidade)
Nazinho/Gonçalo Costa (?)
Diogo Travassos/ Hevertton (?)
Renato Veiga/Lamarana Jallow/Diogo Abreu/Marco Cruz/Lucas Dias
Vando Felix/Mateus Fernandes/Chermiti/Kiko Felix/Tiago Ferreira (?)

Estou a contar com os que já cá estão, assumindo que o Rodrigo Ribeiro, Essugo, Esteves e Fatawu começam a integrar mais a equipa A, mas isso pode nem acontecer
Obviamente que espero mais contratações e não apenas o Diogo Abreu, vamos ver o que o futuro nos espera.

Dispensas: Gonçalo Pinto, Diogo Almeida, Lamba, Rafael Fernandes, Diogo Brás, Babacar Fati, Edu Pinheiro, Edson Silva, João Daniel, Paulo Agostinho.

1 Curtiu

Equipa Sub-23

Diogo Pinto/Papuna Beruashvili (?)
João Muniz/Gilberto Batista/ Emanuel Fernandes/ João Ferreira/ João Pereira (para mim o Muniz é o melhor daqui, mas para o ano ainda é Junior de 1° ano acho).
Martim Marques/David Moreira
David Monteiro/Gonçalo Braga
Samuel Justo/Tiago Augusto/Eduardo Barbosa/Tiago Octávio/Domingos Andrade
Diogo Cabral/Rodrigo Marquês/Francisco Canário/Lucas Anjos/Luís Gomes/André Gonçalves/Isnaba Mané/Nicolai Skoglund

Provavelmente até estão aqui demasiados jogadores, naturalmente alguns até irão sair, mas para mim estes são os que não faz mesmo sentido ficarem:

Lista de dispensas: Rafael Lopes, Óscar Garcia, Adriano Almeida, Daniel Rodrigues, Rafael Carvalho, Rafael Besugo, Gonçalo Batalha, Rafael Moreira, Danilo Luís, Tiago Rodrigues

2 Curtiram

Os sub-23 devia ser para acabar o mais depressa possível. Não precisamos desse nível competitivo nem de ter tanto jogador com contrato.

Para mim é estúpido acabar com os sub-23 e passo a explicar. É uma transição importante para jogadores que vêm do Juniores ou até dos Juvenis e ainda não têm espaço na B; não é uma equipa assim tão cara porque a maioria dos jogadores vem da nossa formação e não tem grandes contratos: aposto que o salário do Battaglia é tanto como a desta equipa inteira. Finalmente, por exemplo, o Porto por não ter sub-23 tem perdido imensos jogadores com valor, até para nós.

4 Curtiram

Se não tem espaço nos B e não servem para ser emprestados, então é porque não tem qualidade para jogar no Sporting. É um patamar desnecessário para o Sporting. Qual é a necessidade de ter 50 jovens com contrato até aos 23/24 anos? Quanto ao salário do Battaglia, ou de quem quer que seja, não me parece que sirva para fundamentar esta decisão. E não me parece que o facto de os jogadores virem do Porto para cá esteja relacionado com termos equipa sub-23 até porque nem o Marco, nem o Gonçalo tem sido utilizados nesse patamar e certamente não será o Diogo a ir para lá. Quem dos habituais dos nossos sub-23 é que tem reais hipóteses de chegar à equipa principal ou de ter valia sequer para o Top-10 da Liga? (10 utilizações ou +)

3 Curtiram

Só o exemplo do Esteves já me fez rir

Equipa B:

GR → D. Callai (entre A e B), Vasco Gaspar, Diogo Almeida

DL → D. Travassos, Hevertton S., F. Nazinho, Adriano A./Contratação
DC → Cont, C. Lamba, J. Marsá (entre A e B), Rafael F./R. Rêgo (+ Emanuel F. nos sub-23)

MD → D. Essugo (se não subir à A), R. Veiga, Domingos A.
MC → D. Abreu, M. Menino, Mateus F., L. Dias

EXT → A. Fatawu, T. Ferreira, Vando F., Kiko F.
AV → R. Ribeiro, N. Skoglund, P. Agostinho

Equipa Sub-23

GR → D. Pinto, G. Pires/S. Gomes

DL → D. Monteiro, G. Braga, Martim M., D. Moreira/J. Ferreira
DC → E. Catena, J. Pereira, Emanuel F., Marlon J.

MD → T. Octávio, E. Barbosa
MO → M. Cruz, T. Augusto/D. Rodrigues, S. Justo, Lamarana J.

EXT → D. Cabral, Isnaba M., A. Gonçalves, L. Anjos
AV → Y. Chermiti F. Canário, Danilo L.

Equipa Sub-19

GR → Francisco Silva, Salvador Gomes/Guilherme Pires

DL → Leonardo Barroso, José Silva, Rodrigo Dias, Óscar Garcia
DC → Pedro Silva, Gaunsbaek, João Muniz, Guilherme Silva

MD → Henrique Arreiol, Alexandre Brito
MO → Manuel Mendonça, Rodrigo Abreu, Guilherme Santos, Mamadu Djaló

EXT → Luís Gomes, Saná Fernandes, Afonso Moreira, Aldair Kandala
AV → Vivaldo Semedo, Pedro Sanca (também pode ser extremo), Rafael Nel

1 Curtiu

Mas a equipa de sub-23 esta época era os restos de todas ss outras equipas. Lá por isso não significa que seja benéfico acabar com ela (na minha opinião). Quanto à qualidade para a chegar à A, olhos no Jallow. De resto, até podem chegar mas este é o que vejo com mais potencial

O Bruno Tavares ainda tem contrato com o Sporting na próxima época? Se sim, até poderia ser útil na equipa B. Resta saber é se vem da Póvoa com mais cabeça, o talento ainda lá está.

Nem conto com ele. Não me parece que esteja com condições físicas minimamente adequadas à prática de futebol profissional.

Até 2025